QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



21 de julho de 2009

FUTEBOL:TIME DO CORAÇÃO PODE CUSTAR CARO À SAÚDE, DIZ PESQUISA

Uma pesquisa mostra que o amor a um time aumenta risco de infarto. A paixão é violenta. Difícil encontrar um homem que não sofra por futebol, mantendo a adoração pelo time como uma prioridade. Em dia de jogo, não há programa que consiga tirar o torcedor da frente da televisão isso quando ele não foi ao estádio, mesmo com chuva, para acompanhar a partida. Enquanto o placar não se define, as mãos suam, os palavrões saltam, os gritos explodem e o corpo se dobra de tensão. Segundo um estudo que acaba de ser publicado na revista americana de Cardiologia, o coração do torcedor fica mais sensível nos dias em que o resultado do jogo deixa a desejar. Para chegar à conclusão, os especialistas avaliaram o funcionamento cardíaco de torcedores de futebol americano (nos Estados Unidos, um esporte que desperta tanta paixão quanto o futebol aqui no Brasil)."O tabagismo e a falta de exercícios físicos fragilizam o coração. Mas o estresse também favorece ataques cardíacos, principalmente nas pessoas que já apresentam casos da doença na família", afirma a cardiologista Denise Hachul, do Hospital Israelita Albert Einstein. Formigamento no braço, taquicardia, músculos enrijecidos, boca seca, mãos e pés frios indicam que há necessidade urgente e procurar um médico, mesmo que você não sofra com obesidade ou colesterol alto, por exemplo. Em situações de estresse, seu organismo libera uma série de substâncias (como adrenalina e cortisol) na corrente sanguínea. Quando ocorre de vez em quando, o mecanismo não chega a causar danos. Mas, com a repetição dos jogos e do estresse, essa descarga vai favorecendo o acúmulo de placas de gordura e o infarto torna-se mais provável. "Além disso, quando a emoção atinge níveis mais intensos, o coração pode acelerar demais os batimentos e não suportar a carga de trabalho", diz a médica. Não é à toa, portanto, que o coração do torcedor fica mais vulnerável a paradas quando o time dele perde e o risco aumenta ainda mais quando o jogo pertence a algum campeonato importante ou tem caráter decisivo.
Ainda de acordo com os cientistas, ataques cardíacos e problemas de circulação estão entre os problemas mais comuns nos pacientes/torcedores em dias de emoções intensas no esporte.
MEU PONTO DE VISTA: Essa pesquisa faz uma alerta às pessoas que torcem pelos seus times de coração, a começar por mim, pois sou entusiasmado, apaixonado pelo meus times: Flamengo e Ceará.
Quem me conhece sabe: sou rubro-negro e alvinegro de coração. Futebol é uma Paixão.
Li certa vez um artigo, me foge agora o autor, em que dizia: "dos raros pontos em que os sábios concordam, se você conseguir se livrar da paixão, será forte e perseverante o suficiente para dominá-la, você vai ser um cara feliz". E isso se dá em qualquer campo social.
Mas na vida temos diversas situações que a paixão é nossa aliada. No namoro, no casamento, na política, temos pessoas que são apaixonadas pela fé (seja ela qual for), temos grandes inventores que não fosse a sua paixão pela curiosidade teriam desistido no seu primeiro fracasso e assim por diante. A paixão pode até ser perigosa, mais alimenta nossos sonhos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário