QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



12 de junho de 2015

POR E-MAIL, ASCOM MPT-CE ENVIA AO BLOG INFORMAÇÕES DAS ATIVIDADES CULTURAIS QUE MARCAM O DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NO CEARÁ

Atividades culturais marcam Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil no Ceará
Estudantes e professores de todo o estado vão realizar uma série de atividades neste 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A programação faz parte da campanha nacional “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade”, lançada pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), no dia 1º de junho.

As atividades englobam espaços educativos e de sensibilização ao tema como palestras, gincanas culturais, exposição de arte, apresentação de paródias e esquetes teatrais. Nas cidades de Itaitinga e Limoeiro do Norte haverá caminhada com trio elétrico e carro de som para alertar sobre os prejuízos do trabalho infantil. Em São Gonçalo do Amarante, a manifestação vai começar às 8h com uma carreata e depois tem apresentação de coral e artistas locais. Nos municípios de General Sampaio e São Luís do Curu estão previstas audiências públicas sobre o tema.

Além de mobilizar a rede pública de ensino, o Ministério Público do Trabalho busca estratégias para ampliar a rede de proteção a crianças e adolescentes em todo país, por meio do programa MPT na Escola. Segundo o procurador-chefe do MPT no Ceará, o desafio é ampliar a rede de proteção à infância em todo o país. “Em seis anos, conseguimos reduzir pela metade os casos de trabalho precoce, no Ceará, graças ao Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Mas a situação ainda preocupa, por exemplo, em municípios do litoral norte e região do Cariri”, ressalta.

Referência para o Brasil
O tema “trabalho infantil” é parte do conteúdo nas salas de aula do ensino fundamental em mais de 1.500 escolas do Ceará participantes do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca), o que representa um universo de 317 mil estudantes. Por conta dos resultados alcançados, o Ceará virou modelo para outros estados do país. Tanto que, em 2010, foi criado o “MPT na Escola” com o objetivo de expandir, para todo Brasil, as estratégias de combate ao trabalho infantil adotadas dois anos antes pelo Ceará.

Ascom MPT-CE
(85)3462-3462
(85) 9123-0209
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário