QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



21 de julho de 2010

DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM MASSAPÊ: UMA PREOCUPAÇÃO QUE NÃO É DA CAGECE, MAIS É DA POPULAÇÃO

Quase que diariamente a população de Massapê presencia o desperdício de água jorrada nas ruas e avenidas do centro e dos bairros de Massapê.

Um total descaso de uma empresa, que na sua insuficiência não resolve nada para conter o ímpeto de água perdida e que, com certeza, somos nós a pagar pela irresponsabilidade.

A culpa neste caso, não é do consumidor. Aas perdas decorrentes da deficiência técnica e administrativa dos serviços de abastecimento de água provocadas por vazamentos e rompimentos de canos é da Cagece.

Infelizmente, a Cagece acha que como temos bastante água no Brasil, não é preciso economizar. Pelo contrário, tivemos um ano bastante escasso e o açude acaraú-mirim não está com seu reservatório como no ano passado, nesse período tinha muita água devido a um ano de muita chuva, que foi 2009.

Tanto desperdício, aliado a um sistema de abastecimento ultrapassado e deficiência de pessoal, a Cagece não consegue resolver tantos furos na tubulação.

Enquanto isso, as nossas autoridades – situação e oposição – não resolvem nada. Se bem que em reunião acontecida dia 13 deste, o deputado Zezinho Albuquerque, através da solicitação do senhor De Assis Machado, se propôs a ter uma reunião com o diretor da Cagece em Fortaleza, para tentar viabilizar o sistema de um outro problema crucial, que é a falta d’água.

Ontem, por exemplo, constatei vários vazamentos na Rua Pedro Olímpio de Meneses-Centro, Travesa José Amâncio, Alto da Cadeia e Alto da Boa Vista.

“Ligamos para a Cagece, contando do desperdício d’água aqui no bairro da Boa Vista, mas até agora nada fizeram e o vazamento está aí mais de uma semana”, diz a dona de casa Maria Aparecida Silva Félix. Segundo um dos funcionários da empresa, fariam o reparo no fim de semana e nada foi feito.

Vi um grande desperdício na rua do bairro Alto da Boa Vista que jorrava uma calda d'água sem parar, borbulhava no calçamento e o precioso líquido perdendo-se pelo rua e matagal abaixo, conforme foto acima.

Ao final da postagem deste assunto, deixaria algumas curiosidades peculiares de um livrinho que guardo com muito carinho, para a Cagece de Massapê:
-Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.
-O corpo humano possui na sua composição 3/4 de água.
-O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água.
-Na água originaram os primeiros organismos vivos que surgiram na Terra, há mais de 3 bilhões de anos.
-São exemplos de doenças de veiculação hídrica: febre, disenteria, cólera, hepatite, poliomelite, malária, dengue, etc.
-O gotejamento de uma torneira desperdiça de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês.
-Um filete de 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.
-Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água. A água é um recurso vital.
Todos podem colaborar fazendo a sua parte: Cagece, agricultores, poder público, empresas, instituições e a sociedade.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário