QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



16 de abril de 2009

23 municípios não enviaram contas ao TCM, Entre eles, Massapê!

Mesmo com a flexibilização do prazo, por conta do feriadão da Semana Santa e do aniversário de Fortaleza, municípios ainda deixaram de enviar as contas de governo ao Tribunal de Contas. A lista dos atrasados será encaminhada ao Ministério Público
16 Abr 2009
O prazo terminou na última terça-feira, mas 23, dos 184 municípios cearenses, ainda não enviaram ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) as prestações de contas relativas a 2008. Pela leis, as contas de governo de cada município devem ser encaminhadas pela Prefeitura à Câmara Municipal, a cada ano, até 31 de janeiro do ano seguinte ao exercício financeiro em questão. Para o caso das contas de 2008, o prazo terminou no dia 31 de janeiro deste ano.

Após esse prazo, o Legislativo Municipal deve, então, enviar as informações ao TCM até o dia 10 de abril seguinte. Este ano, como a data caiu na Sexta-Feira Santa, e, na segunda-feira subsequente, o último dia 13, foi decretado feriado estadual, em função do aniversário de Fortaleza, o prazo foi esticado até a última terça-feira, 14.

Ainda assim, as contas dos 23 municípios citados no quadro ao lado não chegaram. A lista de inadimplentes, contudo, ainda pode diminuir. Conforme a assessoria do TCM, alguns municípios alegaram ter enviado a documentação pelos Correios. Dessa forma, as contas que chegarem poderão ser consideradas dentro do prazo, desde que o carimbo de postagem tenha data de até 14 de abril.

Entre os municípios que deixaram de apresentar suas contas de Governo, estão não apenas pequenas localidades, mas também cidades de médio e grande porte, como Baturité, Tauá e Crato.

Quando as contas não são apresentadas no prazo, o Tribunal define quem é o responsável pelo atraso - o presidente da Câmara Municipal, algum dos gestores municipais ou o próprio prefeito, nos casos em que ele atuar como ordenador de despesa. Definida a responsabilidade, o assunto é encaminhado ao Ministério Público.

As sanções podem variar desde multas até ações judiciais contra o município que não enviou as informações.

Informações
As contas de Governo devem conter, entre outros, documentos, o Balanço Geral das contas anuais, cópias de leis e decretos de abertura de crédito adicional, percentual e comprovação de aplicação de recursos em serviços essenciais, como saúde e educação, e declaração da dívida ativa do Município.

Além das contas de governo, cada município deve ainda apresentar, ao TCM, as prestações trimestrais de contas de gestão dos chamados ordenadores de despesas - secretários ou outros gestores das administrações municipais.

MUNICÍPIOS EM ATRASO

Municípios cujas prestações de contas não chegaram no prazo ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM):

>Alcântaras
>Baturité
>Boa Viagem
>Carnaubal
>Crato
>Croatá
>Guaraciaba do Norte
>Ibaretama
>Itatira
>Madalena
>MASSAPÊ
>Monsenhor Tabosa
>Palmácia
>Parambu
>Pentecoste
>Pereiro
>Pindoretama
>Poranga
>Reriutaba
>Saboeiro
>Salitre
>São Luis do Curu
>Tauá

Fonte: Assessoria de comunicação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará

Esta notícia está no Jornal O POVO de ontem na parte Politica
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário