QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



22 de outubro de 2019

BENEFICIÁRIOS DO INSS SÃO ALERTADOS PARA FAZER ATUALIZAÇÃO E RENOVAR A SENHA


22.10.2019 - Aposentado e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético, devem tomar alguns cuidados para não ter o benefício bloqueado. Mas o principal deles, é atender a convocação e comparecer ao banco para fazer atualização do cadastro para comprovar que estão vivos e fazer a renovação da senha.

A resolução que regulamenta a comprovação de vida e renovação de senha para os beneficiários do INSS, bem como a prestação de informações por meio das instituições financeiras pagadoras, está publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o INSS, quem não fizer comprovação de vida terá seu pagamento bloqueado, bem como pode ter o benefício excluído permanentemente, caso não obedeça aos prazos. Esse procedimento serve para dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, pois evita fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

A comprovação de vida e a renovação de senha deverão ser efetuadas na instituição financeira pagadora do benefício, por meio de atendimento eletrônico com uso de biometria ou mediante a identificação por funcionário da instituição financeira ou ainda por qualquer meio definido pelo INSS que assegure a identificação do beneficiário.

É bem simples: basta apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) a um funcionário. Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

De acordo com o INSS, os bancos vão comunicar os segurados sobre a necessidade de realizar o procedimento por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário