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29 de janeiro de 2016

EMPRESAS TELEFÔNICAS CAMPEÃS EM RECLAMAÇÕES

Em 2015, 78% das queixas de consumidores feitas no Decon Ceará tiveram uma resolução satisfatória ao cliente, segundo balanço do órgão divulgado nesta quinta-feira (28). As empresas de comunicação telefônica seguem na liderança com o maior número de reclamações no estado. Das 8.071 queixas registradas no Decon Ceará em 2015, 3.906 (48%) são contra as telefônicas.


Em seguida, no ranking dos setores mais questionados, aparecem serviços financeiros (2.513 queixas) e produtos de telefonia e informática (870). A empresa com maior índice de resolutividade foi a GVT, que recebeu 239 reclamações no Ceará em 2015 e chegou a uma solução em 91% dos casos.
'CAMPEÃS' DE RECLAMAÇÕES NO CEARÁ
Empresa
Nº de
reclamações
Taxa de
resolução
Oi fixo
1.211
81,77%
Oi celular
634
82,63%
Tim
555
78,42%
Caixa
508
73,53%
Claro Celular
256
86,31%
Vivo Telefônica
247
87,44%
GVT
239
91,74%
Banco do Brasil
222
78,50%
Itaú Card
205
85,63%
Sky
82
84,24%

Perfil do denunciante
A pesquisa mostra ainda que a maior parte das reclamações são feitas por homens (60%) com faixa etária entre 21 e 30 anos (35%). Pessoas com idade entre 31 e 40 anos são responsáveis por 31% das denúncias feita no Decon no Ceará em 2015.

Para denunciar
O consumidor que tiver uma reclamação sobre determinado serviço ou produto oferecido por uma empresa deve se cadastrar no site do consumidor para fazer a reclamação. Ao aceitar os termos, o usuário poderá selecionar para qual empresa quer encaminhar a reclamação a partir da lista das que se cadastraram no site.

Para se cadastrar, a empresa precisa aceitar compromissos como a obrigação de conhecer, analisar e investir esforços na resolução dos problemas relatados pelo consumidor.
G1/CE
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