O
Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério
Público do Estado do Ceará (MPCE) continua com a “Mobilização Coletiva Virtual”
que tem o objetivo de facilitar negociações de dívidas de consumidores com o
segmento bancário.
De acordo
com os organizadores do programa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do Ceará (Fecomércio) identificou que a inadimplência no Estado está em
65%, incluindo os diversos segmentos do mercado de consumo. Com relação às
estatísticas do Decon, os assuntos financeiros representam a maior parte da
demanda, tendo significado 38,54% das 14.755 reclamações notificadas de janeiro
até agosto. Com a Mobilização, espera-se minimizar os efeitos do problema.
As
instituições bancárias participantes do “mutirão” virtual são: Banco do Brasil,
BCV, BMG, Bradesco, BV Financeira, Caixa Econômica Federal, Cifra, Itaú,
Santander e Panamericano.
Os
consumidores interessados em negociar dívidas devem acessar o site, clicando no blog Massapê Indo e Voltando para formalizar a reclamação de forma rápida e prática, sem a
necessidade de comparecer à sede do Decon. Para isso, é preciso informar CPF,
telefone, renda atualizada, as dívidas que possui com a instituição e o valor
disponível para dar entrada na negociação da dívida. A empresa reclamada tem um
prazo de 10 dias para responder o consumidor.
A página
Consumidor.gov é administrada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon),
órgão do Ministério da Justiça, e, no Ceará, tem a base de dados monitorada
pelo Decon. Além de ampliar o atendimento, já que possibilita o registro de
reclamações inclusive em municípios que não possuem órgãos de defesa do
consumidor, a plataforma virtual disponibiliza, de forma transparente, o
percentual de resolutividade, as reclamações respondidas, o índice de
satisfação com o atendimento e o prazo máximo de resposta de cada empresa.
Informações via G1/Ce
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