QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



30 de setembro de 2009

SOBRALENSES SENTEM-SE OFENDIDOS COM MATÉRIA PUBLICADA PELA REVISTA VEJA

A Edição da Revista Veja nº 2132, desta semana, traz uma publicação falando de Sobral com o título "The United States of Sobral", Os Estados Unidos de Sobral. A matéria faz uma referência à cidade, a seus costumes, origens e tradições.
Li a reportagem e segundo a Revista Veja, a nossa capital da zona norte é uma cidade que cultiva estrangeirices com tal exaltação, sendo conhecida no resto do estado pelo título da referida reportagem. O repórter da Revista, Leonardo Coutinho, diz que em Sobral "circulam ônibus escolares americanos (originais), que, além de serem amarelos como os que se veem nos filmes, ainda trazem a inscrição em inglês: School Bus. Lá, pratica-se beisebol – ou uma versão rudimentar do jogo, segundo a confederação brasileira desse esporte. Lá, o Kentucky Derby, uma das mais tradicionais competições do circuito do turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense. A diferença é que, sob o sol do agreste, os jóqueis treinam com calção de futebol. Lá, a população apelidou o parque da cidade de "Central Park", parodiando seu congênere nova-iorquino. A veia, digamos, cosmopolita de Sobral não é nova, mas ganhou força entre 1997 e 2004, quando a cidade foi administrada por Cid Gomes, do PSB, o atual governador do Ceará. Desde então, já há quem veja semelhanças entre o Rio Acaraú, que corta a cidade, e o Hudson, que banha Nova York".
O nobre jornalista acrescenta, ainda, que o município antes de ser administrado pela família Ferreira Gomes, a cidade "mimetizava europeísmos, por obra e graça (muita graça) de um bispo que mandou e desmandou naquelas bandas durante a primeira metade do século XX: dom José Tupynambá da Frota. Ele queria conferir a Sobral um ar francês e, entre outros lampejos geniais, teve a ideia de homenagear Nossa Senhora de Fátima com um monumento inspirado no Arco do Triunfo, erguido em Paris por Napoleão Bonaparte, para comemorar suas vitórias militares. O monumento está localizado na Avenida Boulevard do Arco. Como tem bares e restaurantes, os sobralenses fazem uma associação imediata. Ela lembra a "Champs-Elysées de Paris", diz o colunista social Arnaud Cavalcante. Sob o domínio do socialista Cid Gomes, Sobral passou a se espelhar nos Estados Unidos. Ele começou a imaginar a aparência globalizada de Sobral em 1996, ainda na condição de deputado estadual. Escalado pela assembleia cearense para a árdua tarefa de fazer um périplo(Navegação à volta de um continente) pelas câmaras legislativas americanas, Cid voltou dos Estados Unidos cheio de projetos. No ano seguinte, ao assumir a prefeitura, passou a pô-los em prática.
Seu irmão mais velho, Ciro Gomes, ajudou-o a dar os primeiros passos na americanização de Sobral. Em 1998, Ciro, que frequentou um curso de inglês básico na Universidade Harvard, convenceu uma fundação a doar 36 school buses usados para a prefeitura do irmão. O município precisou arcar somente com o frete dos veículos. Pena que houve um inconveniente: no Ceará, não existem peças nem mecânicos especializados para esse tipo de ônibus. Por isso, eles foram sendo encostados à medida que precisavam de manutenção. Dos 36 ônibus, só três ainda estão em circulação. Numa boa iniciativa, inspirada pelo empenho acadêmico do irmão mais velho, o então prefeito Cid resolveu que daria proficiência em inglês aos alunos das escolas públicas. Para tanto, instalou o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras em um casarão neoclássico onde funcionou aquele que foi o clube mais elegante da cidade, o Palace. Construiu também um museu em memória da missão de cientistas ingleses que foi a Sobral em 1919, para tentar comprovar a teoria da relatividade por meio da observação de um eclipse. Hoje, o prédio abriga um relativamente bom observatório astronômico".
A publicação desta matéria vem causando um reboliço total no meio político cearense. Tanto é assim que nesta semana na Assembléia Legislativa do Ceará, os deputados que dão apoio político a Cid, saíram em defesa da família Gomes e da cidade de Sobral.
O deputado estadual Zezinho Albuqueque criticou o repórter, responsável por escrever a reportagem “The United States of Sobral”, publicada na revista Veja. Segundo o deputado, a matéria maculou a imagem de Sobral, região Norte do Ceará, além não condizer com a realidade do Município.
"Só tenho uma coisa a dizer sobre esse jornalista: ele estava de porre. Ele não sabe onde é Sobral, nunca andou em Sobral, não conversou com as pessoas de Sobral. Na reportagem ele debocha dos sobralenses, dos cearenses e até dos brasileiros", declarou.
Zezinho Albuquerque concluiu seu pronunciamento da tribuna da Assembleia afirmando que os cearenses devem conhecer a cidade de Sobral e toda a sua história de desenvolvimento. "Hoje aquela Região Norte inteira é bastante desenvolvida graças ao povo trabalhador que lá habita. Para mim essa reportagem não passa de perseguição ao deputado Ciro Gomes e esse tipo de coisa vai continuar acontecer até o dia da eleição".
Em função do grande estardalhaço, um grupo de moradores de Sobral pretende realizar forte manifestação contra a revista Veja, em protesto à reportagem publicada. Para a população, a imagem e a história do povo sobralense foram atacadas.
O ato público está previsto para o próximo sábado, dia 3 de outubro, no Beco do Cotovelo, em Sobral.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Esse repórte ñ sabe o que fala, vamos conheçer para depois falar.defederemos o nosso país de qualquer deboche absurdo,vamos fazer um grande manifestação contra essa revista...

    ResponderExcluir