QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



7 de agosto de 2009

O SENADO DESCAMBOU DE VEZ PARA A BAIXARIA

Na tumultuada sessão não deliberativa desta quinta-feira (6), os senadores Renan Calheiros (líder do PMDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) trocaram insultos aos gritos e só não partiram para a agressão física porque as poltronas do plenário os separavam. "Essa é a única minoria do mundo com complexo de minoria", já havia dito Renan da tribuna, como que prenunciando o tumulto.Logo após o senador peemedebista ter lido a representação protocolada no Conselho de Ética contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), este se preparava para responder da tribuna quando Jereissati solicitou ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que desse ao tucano o mesmo tempo reservado ao discurso de Renan. Além disso, Jereissati pediu que a polícia legislativa retirasse da tribuna de honra para convidados um senhor que, supostamente, estaria se manifestando a favor de Sarney.
Renan interveio e, impedindo a expulsão do homem, alegou que este estava apenas exercendo seu direito de cidadão. Foi quando a discussão entre Renan e Jereissati tomou corpo, diante de uma sessão desordenada e senadores sem ação.
“Senador Renan, não aponte seu dedo sujo para mim”, interpelou Jereissati, aos gritos.
Renan não deixou barato: “O dedo sujo, infelizmente, é o de vossa excelência. Dedo sujo é o dos jatinhos que você anda [sic] com dinheiro público, que o Senado pagou”, devolveu.
“Pelo menos era com meu dinheiro, o jato é meu, sou eu quem paga. Não ando em jatinho pago por empreiteiros, seu cangaceiro de terceira categoria!”, emendou Jereissati.Em seguida, a frase proferida por Renan foi algo quase impublicável, o que levou ao clímax dos insultos em plenário e Jereissati a apontar quebra de decoro parlamentar. “Seu merda. Coronel de merda”, exclamou Renan, sem que os taquígrafos ou os microfones da Casa tenham registrado o xingamento. Mas, alguns senadores, assessores e até um segurança garantiram que o palavrão foi dito. (Depois dos pedidos de registro por senadores oposicionistas, o xingamento chegou a ser registrado inclusive na página do Senado, mas foi novamente censurado.)Indignado com a injúria, Jereissati recorreu ao regimento interno. "Seu o quê? Repita, repita o que você disse aí! O senhor Renan Calheiros quebrou o decoro. Exijo que seja apresentada representação contra ele."Diante do descontrole absoluto, Sarney, que assistia a tudo da cadeira de presidente, interrompeu a sessão por dois minutos. Mas a decisão não acalmou os ânimos. Tão logo subiu à tribuna, Virgílio, que havia classicado como "vazio" o discurso de Sarney na véspera, voltou à carga contra Renan, instigado por pedidos de aparte de seus pares."O senhor vai se arrepender pelo fato de ter avançado tanto como fez nesta quinta-feira. E não é por lhe querer mal que eu faço essa advertência", disse o tucano, relembrando um dos casos que quase renderam o mandato de Renan, no ano passado, quando este foi alvo de processo por quebra de decoro no Conselho de Ética. "Eu não tenho acusação de lobista pagado contas para mim."
Fonte: Congresso em Foco.
MEU PONTO DE VISTA: Afinal de contas, para que serve o Senado Federal? Seria de bom alvitre banir todos estes gatunos salafrários da política brasileira para sanar tamanha falta de vergonha. Olha só os impropérios: "Cangaceiro de Terceira Categoria versus Um Merda, Um Coronel de Merda". Este é o atual filme do Senado Federal, ou melhor, da política brasileira. Denúncias e mais denúncias arremessadas uns contra os outros e nada se faz, nada se investiga, muito menos se pune.
O que se vê são políticos e seus apadrinhados enriquecendo escancaradamente com o dinheiro público, e ainda riem da impunidade reinante no Brasil.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Alguém tem que tomar alguma atitude, caso contrário essa política brasileira vai virar uma verdadeira bagunça sem fim.

    ResponderExcluir