QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



10 de junho de 2009

TASSO JEREISSATI DEVE SE DESPEDIR DO SENADO

Pelo andar da carruagem, o Ceará deve eleger dois senadores progressistas nas eleições gerais de 2010 que devem se juntar a Inácio Arruda (PCdoB) para apoiar o projeto político em curso no País. O deputado Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB, já tem o apoio explícito tanto do governador Cid Gomes (PSB) quanto dos partidos aliados. A dúvida é quanto ao segundo nome a compor a chapa majoritária.
O governador já afirmou reiteradas vezes que somente no próximo ano falará sobre o segundo nome a ter o seu apoio para o Senado. Porém, três nomes surgem na esteira e um deles poderá receber o apoio do Palácio Iracema: José Pimentel (PT), Chico Lopes (PCdoB) e Patrícia Gomes (PDT).
As principais lideranças petistas no Ceará já declararam que o PT terá candidato ao Senado, com ou sem o apoio de Cid Gomes. E o nome apontado é o deputado licenciado e ministro da Previdência José Pimentel, homem da confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O nome da senadora pedetista surge, na opinião de políticos ligados à família Ferreira Gomes, como uma maneira de Cid contemplar seu irmão deputado Ciro Gomes, Contudo o governador, mesmo tendo recebido o apoio do líder tucano nas últimas eleições, não assumiu com ele nenhum compromisso futuro.
Além do mais não seria fácil Cid Gomes, fiel aliado do presidente Lula, apoiar um candidato que faz uma oposição raivosa no Senado e que foi um dos responsáveis pela extinção da CPMF que causou um prejuízo de um bilhão de reais anual a um Estado pobre como o nosso. Revoltado com a perda de R$ 4 bilhões durante o seu governo, ou R$ 8 bilhões em caso de re-eleição, Cid chamou a todos os que votaram contra a CPMF de irresponsáveis e inconsequentes.
Outras posições assumidas por Tasso Jereissati no Senado tem desagrado ao governador cearense e principalmente aos seus aliados. A posição de Tasso contra a Petrobras, envidando todos os esforços, inclusive emprestando o seu jatinho para que o senador goiano Marconi Perillo retornasse a Brasília numa sexta-feira esvaziada para ler o requerimento da CPI contra a empresa orgulho nacional, consolidou a rejeição a ele junto aos setores nacionalistas, notadamente na Região Metropolitana de Fortaleza.
A indelicadeza do senador tucano com o Cid Gomes, dando a entender que Fortaleza foi escolhida para ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014 graças a ele, desconhecendo o empenho do Governador, fez transbordar o pote de mágoas. Foi um golpe abaixo da cintura que o fez perder muitos pontos. Ao ser indagado sobre a posição de Tasso, o Governador simplesmente ironizou afirmando que “ele deve ter lido a coluna do Anselmo Góis”. O colunista de O Globo antecipou dois dias antes a relação das 12 cidades.
Cid tem se mantido distante de Tasso, tanto assim que não compareceu à festa de 60 anos do tucano e muito menos à Fiec, semana passada, quando o senador foi homenageado pela Confederação Nacional da Indústria.Por tudo isso e muito mais, é aconselhável Tasso ir se preparando para se despedir do Senado.
Fonte: Jornal O Estado Ceará
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. rs até que fim um hipócrita vai sair do senado ,que já estava em tempo

    ResponderExcluir