QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



8 de abril de 2012

CINCO MOTIVOS PARA VOCÊ NUNCA MAIS TOMAR REFRIGERANTE


A essa altura dos acontecimentos, com certeza você está cansado de saber que refrigerante faz muito mal. Sem nenhum valor alimentício, essa água açucarada engorda, leva à obesidade, câncer e diabetes, além de outros vários males que não recebem muita atenção nas discussões sobre saúde, mas que mostramos neste artigo, esperando levar você para os sucos naturais, chás e outras bebidas saudáveis. Veja a seguir:
Tanto faz normal, diet, light ou zero, não importa, TODOS os refrigerantes contêm fosfato, ou ácido fosfórico, uma substância que dá à bebida o seu sabor típico e aumenta o tempo de vida dela. Em excesso ele pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose. Mais do que isso, um estudo provou que provoca o envelhecimento precoce e acelerado.
A pesquisa demonstrou que os níveis de fosfato fizeram com que ratos de laboratório morressem cinco semanas mais cedo do que outros cuja alimentação tinha níveis normais da substância.
O Centro de Ciências para o Interesse Público solicitou à Administração de Alimentos e Drogas americana que proibisse o corante artificial caramelo usado na fabricação da Coca-Cola, Pepsi e outros refrigerantes marrons. A razão foi que dois contaminantes na coloração, 2-metilimidazole e 4-metilimidazol, causaram câncer em animais. De acordo com uma lista de 65 produtos químicos sabidamente causadores de câncer, bastam 16 microgramas de 4-metilimidazol ao dia, por pessoa, para representar uma ameaça de câncer. E atenção: qualquer refrigerante (normal, diet, zero) contêm 200 microgramas por 570 ml.
Dentistas norteamericanos deram o nome de um refrigerante para uma doença que eles observam em enorme quantidade de crianças que o bebem – “Boca Mountain Dew”. As crianças acabam com a boca cheia de cáries causadas por níveis de açúcar em excesso. Além disso, um ingrediente chamado óleo vegetal bromado, usado pelos fabricantes para evitar que o aroma separe-se da bebida, é um produto químico usado como retardador de chamas em plásticos.  O produto químico tem sido conhecido por causar distúrbios de memória e perda nervosa quando consumido em grandes quantidades.
Mas não é somente o refrigerante em si que causa problemas. As latas de alumínio onde eles são acondicionados são revestidas com uma resina chamada bisfenol (BPA), usada para impedir os ácidos do refrigerante de reagirem com o metal. A BPA prejudica os hormônios e tem sido associada a tudo, desde a infertilidade e a obesidade até a algumas formas de câncer. E, enquanto a Pepsi e a Coca-Cola estão envolvidas numa guerra para ver qual delas será a primeira a criar uma garrafa de plástico 100% baseada em plantas que elas anunciam como “sem BPA”, nenhuma empresa se mostra disposta a retirar a substância das latas de alumínio.
Os adoçantes artificiais usados nos refrigerantes diet não se desmancham em nosso organismo, nem o tratamento de águas residuais consegue separá-los, antes que contaminem os cursos de água. Em 2009, cientistas suíços testaram amostras de água tratada, rios e lagos da Suíça e detectaram níveis de acessulfame K, sucralose e sacarina em todos, substâncias usadas em refrigerantes diet. Um teste recente em reservatórios de água municipais nos Estados Unidos também revelou a presença de sucralose em todos eles, que além de fazer mal aos humanos, interfere com os hábitos de alimentação de muitos organismos.
Fonte: Portal de Curiosidades
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário