29 de abril de 2018

COM SILÊNCIO CÚMPLICE DA MÍDIA, TIROS QUEREM ACERTAR LULA

29/04 - Os jornais, que pouco espaço deram ao atentado contra os manifestantes pró-Lula, registram a ação da Prefeitura de Curitiba – regida pelo asqueroso sr. Rafael Grecca (aquele que dizia vomitar com cheiro de pobre – para reforçar a manifestação da Polícia Federal para que se transfira Lula de Curitiba para algum outro lugar, preferencialmente ermo e distante. Os tiros disparado contra os manifestantes – os títulos dizem que o atacado foi “o acampamento”, claro, para reduzir o impacto do crime – estão sendo descaradamente usados para “provar” que se deve retirar Lula de um centro urbano para impedir que seu cárcere seja ponto de convergência da indignação com sua prisão.

O acampamento está num terreo privado, sem atrapalhar a via pública, com um acesso que se dá, basicamente, por uma rua que poderia ser controlada por duas simples guarnições policiais. É claro que isso, de cara, tornaria impossível que qualquer atacante estivesse seguro de poder atirar e fugir, porque o som dos disparos bastaria para que as duas pontas da via fossem bloqueadas.

Mas, em lugar disso, a solução seria transferir Lula para algum lugar que impusesse mais dificuldades aos manifestantes a seu favor. Ou que colocasse os pistoleiros que vão da tiros ao abrigo de áreas vazias, escuras e sem as câmaras que registraram o facínora disparando contra pessoas que dormiam em barracas.

A questão que a mídia não investiga é a de quem fez este atentado tinha conhecimento (ou informação) para saber que sairia dali sem ser incomodado.
Por Fernando Brito – 29/04/2018

DEPUTADA GORETE PEREIRA É VAIADA AO PARTICIPAR DE REUNIÃO POLÍTICA EM MADALENA

29/04 - A deputada federal Gorete Pereira (PR) foi surpreendida neste sábado (29) durante visita ao município de Madalena, no Sertão Central. Ao chegar à cidade, a parlamentar entrou por engano na residência da ex-prefeita Etinha Salgado, integrante de grupo político adversário, onde várias pessoas estavam presentes.

Minutos após descer do carro, a parlamentar foi reconhecida e começou a ser vaiada e chamada de traidora.

Nesse exato momento, surgiu o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, que levou a deputada de volta ao veículo, que se dirigiu ao Centro da cidade, onde acontecia outro encontro político.
(Ceará News)

COM VIAGEM DE CAMILO SANTANA AO EXTERIOR, E AUSÊNCIAS DE ZEZINHO ALBUQUERQUE E IZOLDA, PRESIDENTE DO TJCE ASSUME GOVERNO DO CEARÁ

29/04 - O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Francisco Gladyson Pontes, assumirá o comando do governo do estado na próxima segunda-feira (30).

A solenidade de transmissão do cargo está marcada para as 9 horas no Palácio da Abolição, no Meireles.

Pontes  assume o cargo em razão de mais uma viagem internacional do governador Camilo Santana (PT) e em decorrência de outra situação: as autoridades da linha sucessória poderão ser candidatas nas eleições de outubro e se assumirem o cargo ficarão inelegíveis.

Na linha sucessória natural de Camilo estão  a vice-governadora, professora Izolda Cela; e  o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque. Contudo, os dois também estarão ausentes do Ceará, restando à terceira autoridade a ocupar a governadoria, no caso, o presidente do Tribunal de Justiça.

O desembargador Francisco Gladyson Pontes assumiu a presidência do TJCE no dia 31 de janeiro de 2017, em substituição à desembargadora Iracema do Vale, e ficará no comando do Tribunal até 2019.
(Ceará News)

20 MEDICAMENTOS DO FÁRMACIA POPULAR SERÃO REAJUSTADOS A PARTIR DE SEGUNDA (30)

29/04 - O Ministério da Saúde informou que os valores de 20 medicamentos oferecidos pelo Farmácia Popular serão reajustados para o ressarcimento nas drogarias, a partir da segunda-feira (30), informa o Ministério da Saúde. A população não será afetada pelas mudanças e poderá continuar a retirar gratuitamente em mais de 31 mil farmácias que trabalham com o programa.

O objetivo é reduzir distorções de preço entre o cobrado normalmente e o que o Governo do Brasil paga — em alguns casos, os produtos pagos pelo governo custavam mais de 200% acima do valor padrão. Há ainda alguns casos em que o governo pagava valores defasados em relação ao mercado, o que também será corrigido a partir da próxima semana.

Para garantir que os pacientes que tratam hipertensão, diabetes e asma não fiquem sem medicação, a pasta está realizando a compra centralizada dos remédios, que serão entregues aos municípios caso farmácias desistam do programa. Os cidadãos podem denunciar irregularidades pelo telefone 136.

BACTÉRIA COMEDORA DE CARNE HUMANA PREOCUPA MÉDICOS

28/04 - Epidemia causada por bactéria que devora carne humana intriga médicos na Austrália. Só no estado de 'Victoria' foram registrados 275 novos casos.

Médicos na Austrália pediram investigação urgente para entender por que uma úlcera causada por uma bactéria comedora de carne humana tem se tornado epidêmica no Estado de Victoria.

Casos de Úlcera de Buruli, uma doença de pele mais comumente encontrada na África, aumentaram 400% nos últimos quatro anos, dizem especialistas.

As infecções também ficaram mais graves e se espalharam para novas áreas.
Os médicos não sabem como prevenir a doença, que é causada por uma bactéria que destrói os tecidos.

O Estado registrou um recorde de 275 novas infecções no ano passado, o que representa um aumento de 51% em relação a 2016.

 “Ninguém entende o que está acontecendo e o que está motivando esta epidemia“, disse O’Brien, coautor da publicação, à BBC.

Podemos oferecer pistas, mas não um parecer definitivo. É um mistério.”

Ele disse que algumas teorias envolviam fatores como chuva, tipo de solo e vida selvagem. No ano passado, as autoridades encontraram vestígios da bactéria em fezes de possum, um tipo de marsupial, animal da família dos gambás.

O problema é que não temos tempo para sentar e pontificar sobre isso – a epidemia atingiu proporções assustadoras“, disse ele.

As úlceras são difíceis de tratar e os pacientes muitas vezes experimentam um período de recuperação entre seis e 12 meses. Muitos também precisam se submeter a cirurgia reconstrutiva, acrescentou O’Brien.

No ano passado, quando já alertava sobre o surto da doença, O’Brien explicou à BBC que “a bactéria lentamente devora a pele e o tecido até ser tratada“. “Quanto mais tempo você deixa, pior fica. É uma infecção progressiva e destrutiva.”, diz.

As autoridades de saúde de Victoria dizem ter gasto mais de 1 milhão de dólares australianos (o que corresponde a mais de R$ 2,6 milhões) em pesquisas sobre a doença, e que iniciaram campanhas educativas para aumentar a conscientização sobre o assunto.
(PragmatismoPolítico)

ALERTA: MORTES POR GRIPE H1N1 QUASE TRIPLICAM NO CEARÁ

28/04 - O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela influenza passou de 27 para 91 no Ceará; do subtipo H1N1, foi de 24 para 76. O total de óbitos também aumentou: de 4 para 11. A situação, apesar de séria, ainda não é considerada uma epidemia pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Os casos foram registrados em apenas 16 dos 184 municípios cearenses. 

A recomendação é: se faz parte do grupo de risco e estiver com sintomas gripais (febre, tosse, dor de garganta) deve iniciar o uso do medicamento. “Recebemos novo lote ontem, foram 30 mil comprimidos”, afirmou Tânia. A posologia é de um comprimido a cada 12 horas, por cinco dias. A profissional alertou, porém, que é preciso seguir indicações de prevenção.

Entre as 11 pessoas mortas por H1N1, seis apresentavam comorbidades (imunossupressão, cardiopatia, diabetes, obesidade e pneumopatia crônica).
O Povo

INCONFORMADA COM MULTA, MULHER JOGA TINTA EM AGENTE DE TRÂNSITO

28/04 - O que você faz quando recebe uma multa de trânsito? Fica com raiva? Recorre a outras instâncias? Em Salvador, uma mulher ficou inconformada ao ser punida e decidiu se vingar jogando tinta em um agente de trânsito.

O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (27/4), no bairro de Nazaré, e foi registrado na 1ª Delegacia Territorial dos Barris. De acordo com o delegado Nelson de Almeida Gomes, responsável pela investigação, a motorista recebeu a multa em casa e se vingou em um funcionário da Transalvador — órgão de trânsito da Prefeitura da capital baiana. Ainda não há informações, contudo, se o agente atingido seria o mesmo que aplicou a multa.

A autora fugiu logo depois do ataque. Além da sujeira, o agente ainda teve o celular inutilizado. Isso, inclusive, impossibilitou que ele conseguisse registrar a placa do veículo da mulher, mas ele repassou à polícia o endereço de uma casa em que ela teria entrado logo após a agressão, o que pode ajudar na identificação.

Ainda segundo o delegado, quando for encontrada, a mulher pode responder pelos crimes de lesão corporal, injúria e dano ao patrimônio, já que a farda do agente — que é um bem público — também foi danificada. "Isso é muito ódio no coração", ponderou o delegado, que acrescentou nunca ter visto caso parecido.
(ee)

27 de abril de 2018

NA AL/CE , ZEZINHO RECEBE LIDERANÇAS DE ARATUBA

27/04 - Afinado com municípios de todas as Regiões do Ceará, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) compartilha com prefeitos, ex-prefeitos e líderes políticos demandas prioritárias para o interior.

Nesta semana, o chefe do legislativo cearense, Zezinho Albuquerque (PDT) recebeu o ex-prefeito de Aratuba, Ivan Neto, o presidente do Progressistas naquele município, Alex Colares e a liderança Walner Filho. A pauta da conversa tratava sobre reivindicações da cidade que faz parte do Polo Serra de Guaramiranga.
blog Sobral de Prima

MINISTRO DO TSE DESAPROVA CONTAS DO PSDB E DETERMINA DEVOLUÇÃO DE R$ 5,4 MILHÕES



27/04 - O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desaprovou as contas do diretório nacional do PSDB referentes ao ano de 2012 e determinou que a sigla devolva aos cofres públicos R$ 5,442 milhões devido a uma série de irregularidades na aplicação de recursos do Fundo Partidário.

A pena que Mussi impôs ao PSDB, em decisão monocrática, é muito mais elevada que as conferidas pelo plenário do TSE ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao DEM, que terão de devolver ao Erário respectivamente, R$ 1,5 milhão e R$ 1 milhão, também por conta de irregularidades no Fundo Partidário.

Mussi ainda suspendeu por dois meses os repasses ao Fundo Partidário dos tucanos e decidiu que o PSDB deverá aplicar mais recursos para a promoção da mulher na política.

26 de abril de 2018

GOLPE QUE PROMETE BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA TENTA ENGANAR 600 MIL

26/04 - Interessados em receber o benefício do programa Bolsa Família, do governo federal, estão na mira de hakers. 

O novo golpe, identificado pelo laboratório da PSafe, empresa especializada em cibercrime, já ameaçou 600 mil brasileiros, nas últimas 24 horas.  O objetivo do ataque é infectar smartphones e deixá-los vulneráveis a outros tipos de crime, inclusive com prejuízo financeiro. 

As vítimas receberam uma mensagem de WhatsApp induzindo-as a responder três perguntas se quisessem ganhar 954 reais. As questões eram: “você possui o cartão Bolsa Família?”, “você recebe todo mês?” e “você conhece amigos ou parentes que recebe?”. 

Uma forma fácil de saber que a mensagem era golpe é que o valor do Bolsa Família não é de 954 reais – esse é o valor do salário mínimo. O pagamento do Bolsa Família varia, podendo chegar a 372 reais por mês para famílias em situação de extrema pobreza que acumulam o benefício básico, o variável e o variável jovem.

Independentemente das respostas, a vítima era encaminhada para uma página que pedia o compartilhamento do falso benefício com dez amigos ou dez grupos no WhatsApp. Após o compartilhamento, o usuário era direcionado a outra página de cadastro para fazer download de aplicativos maliciosos.

“O número de pessoas que estão acessando esse golpe está aumentando nas últimas horas. Esse perfil de golpe utilizando a popularidade do WhatsApp tende a ganhar escala rapidamente”, afirma Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para evitar cair em falsas promoções, o especialista reforça a importância de as pessoas criarem o hábito de se certificarem sobre a veracidade de toda informação antes de compartilhá-la com seus contatos.
(MSN)

ANVISA PROÍBE EM TODO O BRASIL LOTE DE PEITO DE FRANGO QUE PODE CAUSAR MENINGITE

26/04 - Está proibida a comercialização de um lote de peito de frango em território nacional por decisão da Anvisa. De acordo com o portal Exame, o motivo é a presença de bactérias que podem causar meningite.

O lote que não poderá ser distribuído ou vendido é 0320, do peito de frango desfiado cozido, da empresa D+ Alimentos. A bactéria identificada é Listeria monocytogenes.

Dentre as doenças que ela pode causar está a meningite, que resulta em inflamação no cérebro e na medula espinhal.

Conforme a Anvisa, a própria empresa emitiu o comunicado de recolhimento. Todo o estoque no mercado será retirado.
Agência Brasil

PRAZO PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE DÍVIDAS DO FUNRURAL TERMINA EM 30 DE ABRIL

26/04 - Os produtores rurais têm até 30 de abril para aderirem ao programa de parcelamento de dívidas com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, conhecido como Funrural. Esse prazo, que inicialmente terminaria em 28 de fevereiro, foi prorrogado através de uma medida provisória (MP) e atendeu solicitação da Frente Parlamentar da Agropecuária.
Ceará Agora

HOMEM PERDE PARTES DO CORPO DEPOIS DE SER LAMBIDO PELO SEU CACHORRO

26/04 - Há um ano e meio, o britânico Jaco Nel brincava com seu cachorro Harvey, um cocker spaniel, quando notou um pequeno arranhão em sua mão.

Ele limpou e desinfetou o corte, e continuou com seus afazeres habituais. Duas semanas depois, ficou doente com o que parecia uma gripe.

Mas Nel não imaginava o que estava a ponto de acontecer: uma bactéria na saliva de seu cão provocou uma infecção que evoluiu para septicemia, uma reação exacerbada do sistema imunológico diante de um processo infeccioso.

septicemia é a principal causa de morte por infecção no mundo. Nel não morreu, mas diz que esteve “muito, muito perto“.

Como consequência de seu choque séptico, ele passou cinco dias em coma e meses no hospital. Perdeu as duas pernas, abaixo do joelho, e todos os dedos de uma mão. Além disso, teve o nariz e os lábios desfigurados, o que lhe causa dificuldade para falar e para comer.

O caso do britânico é muito extremo, mas ele é uma das 20 milhões de pessoas que sofrem de septicemia por ano em todo o mundo.

‘Senti depressão e raiva’
Nel não percebeu o quão doente estava porque, ao se sentir como se estivesse gripado, decidiu descansar e dormiu até o dia seguinte.

Eu devo ter ficado muito doente, porque me sentia confuso e desorientado. Nem escutei o telefone quando os colegas de trabalho me ligaram para saber por que não fui“, disse ao programa Victoria Derbyshire da BBC.

No fim do dia, minha mulher veio para casa e me encontrou em um estado terrível. Mas os serviços de emergência logo se deram conta de que eram sintomas de septicemia e começaram a me tratar com urgência assim que chegaram a minha casa.”

Fazer o diagnóstico cedo é a chave para a recuperação da septicemia: de acordo com vários estudos, 80% dos casos podem ser tratados com sucesso caso a infecção seja diagnosticada na primeira hora.
PragmatismoPolítico 

25 de abril de 2018

DECISÃO DO STF PODE SER O FIM DA “JUSTIÇA MONOLÍTICA”

25/04 - Os colunistas da direita, muito bem instalados nas redações dos grandes jornais, gritam que a decisão do STF de tirar do Açougue de Curitiba as delações da Odebrecht que não guardam relação com a Petrobras, transferindo-as ao seu foro natural, a Justiça de São Paulo (onde está a sede da empresa), diz que isso poderá ser a porta para o livramento de Lula das acusações em relação ao sítio de Atibaia e ao terreno do Instituto Lula que nunca foi do Instituto Lula.

E, ao mesmo tempo, menos que isso e mais que isso.

Menos que isso porque, embora a contrassenso, os processos não foram retirados da vara de Moro, embora devesse e, mais ainda agora, o devam ser, porque não há nos autos conexão evidente destes dois supostos casos com os desvios produzidos por alguns diretores da Petrobras na contratação de empreiteiras, o que é o fio de ligação que justificaria, juridicamente, que os processos corressem em Curitiba.

Não é demais repetir que o princípio do juiz natural é a garantia do Estado de Direito, porque impedie o que sobra na Lava Jato: enviar para um juízo onde se tem a certeza do resultado, para o bem ou para o mal, de qualquer acusação contra alguém.

Algo que está tão evidente que, na discussão sobre as prerrogativas de foro, é comum lermos que fulano ou beltrano vai “cair nas mãos de Sérgio Moro” ou que deseja “livrar-se de Sérgio Moro”. Não sabendo em mãos de que outro juiz cairá, é por conta do “medo” de um julgamento em que só por hipocrisia pode-se achar que não seja de cartas marcadas.

Infelizmente, a decisão do STF não vai ainda ao ponto de tirar os casos da jurisdição de Moro, embora abra, sim, o caminho evidente para isto, que ode acontecer junto ao próprio STF, se o negar o Superior Tribunal de Justiça, diante de um pedido de desaforamento da defesa.

Mas disse, também, que pode ser mais que isso, porque estabelece – ou restabelece – uma lógica processual que foi abandonada no caso do triplex do Guarujá: a de que não há, reconhecido pela própria sentença de Moro, vinculação entre a “atribuição” (seja lá o que for essa novel figura jurídica) do apartamento a Lula e os atos de corrupção na Petrobras.

Mesmo que o apartamento tivesse sido solicitado por Lula ou até recebido por ele, para haver competência do juízo de Moro sobre isso seria necessário o vínculo com a concessão de favores indevidos na Petrobras. E não há absolutamente nada que os vincule a não ser a vontade dos procuradores e do juiz de Curitiba e uma declaração vaga de um delator, preso, que diz que o dinheiro para a reforma do triplex teria vindo de uma “caixa geral” de propinas.

Essa é uma razão para aquilo que não se fez até hoje: garantir que as acusações contra Lula fossem examinadas num juízo, ao menos em tese, imparcial.
E não dirigidas, sob aplausos, para o Açougue de Moro, como vinham sendo, até agora, com Lula.
Por Fernando Brito - 25/04/2018

SUPERMERCADO DEVE INDENIZAR CLIENTE QUE FOI CHAMADO DE “SURDO” E “BICHA”

25/04 - A responsabilidade civil de supermercados por atos praticados por seus empregados é objetiva e somente pode ser afastada quando comprovada culpa exclusiva de terceiros. Com esse entendimento, a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou uma rede de supermercados a indenizar por danos morais um cliente que recebeu ofensas de uma funcionária. A informação é da assessoria de imprensa do TJMG.

O autor disse que o fato ocorreu em 2015: depois de esperar por mais de 60 minutos na fila, quando chegou sua vez, ele foi informado de que não poderia pagar as compras com cartão, pois aquele caixa somente processava pagamento em dinheiro.

O consumidor reclamou da falta de sinalização, mas a auxiliar de caixa respondeu que ele teria ingressado naquela fila “porque quis” e porque era “intrometido”. Já a funcionária do caixa ao lado disse que o homem, além de “cego e surdo”, era “bicha”.

Segundo o autor, as ofensas foram feitas em voz alta, para que outros consumidores e a mãe do cliente ouvissem. “O fornecedor que ofende e inferioriza o consumidor deferindo-lhe xingamentos acerca da sua opção sexual, em fila de supermercado onde estão presentes outros consumidores e a genitora do ofendido, caracteriza ofensa à honra subjetiva do consumidor, cumprindo ao Estado reprimir, com veemência, atos de preconceito, fixando indenização por danos morais em patamares razoáveis com a extensão dos danos configurados”, afirmou o relator, desembargador Luiz Artur Hilário.

Ele afirmou ser improcedente a afirmativa de que o boletim de ocorrência não era documento hábil a comprovar os fatos, especialmente considerando que o próprio gerente do supermercado registrou sua narrativa dos fatos na Polícia Militar. “Ademais, o boletim de ocorrência não é prova única dos fatos narrados, cujo teor ali descrito foi ratificado fielmente pelos depoimentos colhidos na instrução processual”, acrescentou.

Hilário disse ainda que a empresa não trouxe nos autos qualquer filmagem interna do estabelecimento que pudesse demonstrar a inexistência de tumulto ocorrido no dia. Ele e os demais membros do colegiado mantiveram a indenização estipulada pela primeira instância de R$ 30 mil. Na decisão, consideraram o valor suficiente para coibir a empresa de agir dessa forma novamente.

STF TIRA DO JUIZ SÉRGIO MORO MENÇÕES A LULA EM DELAÇÕES DA ODEBRECHT

25/04 - A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) impôs ontem uma derrota ao juiz federal Sérgio Moro, ao decidir retirar dele menções da delação da Odebrecht ao ex-presidente Lula que tratam do sítio de Atibaia (SP) e do Instituto Lula.

Os documentos serão encaminhados à Justiça Federal em São Paulo, por decisão da maioria formada pelos ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Relator do caso, o ministro Edson Fachin e o decano Celso de Mello votaram para que as citações a Lula nas colaborações de oito delatores da Odebrecht continuassem com Moro.

A decisão pode levar a defesa do ex-presidente a contestar a competência de Moro para continuar no comando das investigações.

Em nota, os advogados do ex-presidente afirmaram que a decisão impõe a remessa das ações que tramitam na capital paranaense para São Paulo.

24 de abril de 2018

O MARTÍRIO DE LULA IMPULSIONA O PT

24/04 - O Globo e o Estadão como se as pessoas fossem bobas, dão destaque a uma frase protocolar de Lula, em sua carta ao Diretório do PT, para que o partido “fique à vontade” em relação a defesa de sua candidatura presidencial. Tão protocolar que, de imediato, os dirigentes petistas reafirmara que não há hipótese, neste momento, de apoiar outro candidato, embora, claro, isso possa acontecer à frente.

Na Folha, porém, a pesquisa do instituto ligado ao jornal mostra que, ao contrário, a perseguição a Lula está empurrando o partido de volta aos melhores níveis de popularidade que já teve. 20% dos entrevistados pelo Datafolha manifestam sua preferência pelo partido.

Os “comentaristas políticos”, bem antes, não são capazes de perceber a força que Lula está ganhando com sua estúpida e brutal transformação em mito. Em fevereiro de 2010, auge da popularidade do seu governo, eram 24% os simpatizantes do PT, para que se tenha ideia do que é, hoje, ter 20%.

É que o sentimento da população, para eles, fica em segundo plano diante do”marketing da novidade”, ignorando que o processo político tem uma natureza social e que, nele, “o mercado” só tem tanta interferência quanto tem aqui por conta dos próprios meios de comunicação.

O esforço da Folha para encobrir, apesar dos números, que é a perseguição a Lula que responde pela ascensão do PT, chega a dizer que “a partir de 2017, o PT voltou a crescer, talvez num reflexo da impopularidade do governo Michel Temer (MDB)”. Ora, é só olhar o gráfico e ver que, no pior momento para os petistas o “fora Temer” já era uma unanimidade no país pós-golpe.

O udenismo, no Brasil, sempre teve expressão na classe média e trovões moralistas na mídia. Claro que forma “ondas”, que acabam se desfazendo ao se chocarem com a realidade de exclusão e carência que pretende perpetuar.

E, para estes desafios, seu programa é, literalmente, nenhum, são o de deixar que “o mercado” governe a economia do país, para nos dar, sempre, mais do mesmo que nos oprime. 

Por Fernando Brito - 24/04/2018