30 de setembro de 2017

LUIZ PONTES E ROBERTO PESSOA AGUARDAM DEFINIÇÃO DE EUNÍCIO OLIVEIRA

Dirigentes cearenses do PSDB e do PR decidiram cobrar uma posição do senador Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB, quanto às eleições do próximo ano. Eles, e dizem não estar sozinhos nessa empreitada, querem saber, o quanto antes, ainda neste ano, qual a disposição do senador em disputar um cargo majoritário, de governador ou à reeleição, e, se com os aliados do pleito de 2014 e 2016, ou com o grupo situacionista, apoiando a pretensa reeleição do governador Camilo Santana, de quem foi adversário na última disputa estadual.

Luiz Pontes e Roberto Pessoa, principais representantes das duas maiores siglas adversárias no Estado, estão visivelmente incomodados com as informações, registradas neste espaço, no início deste mês, e não contestado pelos atores citados, Eunício e Camilo, sobre o entendimento para a participação do peemedebista na chapa senatorial do chefe do Executivo cearense, na companhia do ex-governador Cid Gomes, disputando a outra vaga no Senado pelo PDT. 


Reservadamente, Luiz e Roberto conversaram com o senador Tasso Jereissati na última quinta-feira. Na pauta estava o ultimato a Eunício, e a estratégia das oposições para 2018, com ou sem o peemedebista.


Para Roberto Pessoa, Eunício, Camilo e Roberto Cláudio estão compartilhando muito as mesas de almoços e jantares. Vão acabar "engordando demais". E como esse tipo de encontro tão frequente só acontece entre aliados, é preciso que o senador venha a público dizer "se está ou não conversando sobre aliança com eles".

A disposição dos dirigentes dos partidos de oposição é dar um prazo, até meados de outubro, quando estarão definidas todas as normas legais da próxima disputa eleitoral, para Eunício dizer se continua ou não no bloco organizado para os dois últimos pleitos, quando eles se organizaram para enfrentar os candidatos de Cid e Ciro Gomes.

Luiz Pontes entende ser o mês de novembro o limite para todos os acertos da oposição. Não dá para aceitar, como fala Eunício, esperar chegar o ano eleitoral para discutirem alianças e candidaturas. "Em novembro o bloco tem que estar na rua", diz o tucano, admitindo, implicitamente, não contarem mais com o concurso do peemedebista, encabeçando ou compondo a chapa majoritária concorrente do governador. O PSDB vai montar um palanque no Ceará, também para abrigar o candidato do partido à sucessão presidencial.
DN

A 19ª EDIÇÃO DO CEARÁ SEM DROGAS CHEGOU À BOA VIAGEM

O município de Boa Viagem foi sede da 19ª edição da campanha Ceará Sem Drogas na manhã desta sexta-feira (29/09), reunindo cerca de 2.500 pessoas. Com o intuito de disseminar informações e sensibilizar a população sobre o uso de drogas e a dependência química, o projeto, idealizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PDT), vem promovendo debates em diversas cidades cearenses desde 2014.

Com 52 mil habitantes, a cidade que acolheu o evento no Centro de Esportes, atualmente apresenta um quadro grave do problema com o uso de drogas, especialmente o crack, segundo levantamento do Observatório do Crack, projeto da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com o mapeamento, 82% dos municípios cearenses possuem algum problema com o crack, variando entre os níveis alto, médio e baixo.
Diante desse cenário, Zezinho Albuquerque ressaltou a necessidade de envolvimento de todos. “Estamos quebrando um tabu, construindo o diálogo. Sabemos que muitos jovens usam drogas por curiosidade e acabam se tornando dependentes químicos”, lamentou.
Lembrando a importância do acesso ao tratamento, o deputado ressaltou a criação do Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, que facilita a captação e aplicação de recursos para atividades do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O Fundo foi criado por iniciativa do deputado, aprovado na Assembleia Legislativa de forma unânime e viabilizado pelo Governo do Estado.
Marcos Cals, ex-presidente da Assembleia Legislativa, elogiou a iniciativa do projeto que está percorrendo o Ceará com um assunto urgente, trazendo informação para a juventude, especialmente com relatos de uma pessoa que tem experiência com a dependência química e, especialmente, de quem a tem superado, como o ídolo esportivo Casagrande.

SINDICATO DE EMPREGADOS DOS CORREIOS MANTÉM GREVE E CONVOCA ATO PARA DIA 3 DE OUTUBRO

Com 11 dias em greve, os funcionários dos Correios permanecem paralisados. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Distrito Federal e Região do Entorno (Sintect/DF), o movimento está mantido e a categoria deve se reunir na próxima terça-feira (3), às 8h, em frente ao edifício-sede dos Correios, em Brasília, para uma assembleia nacional de mobilização.

Na tarde de anteontem (28) o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira, considerou a paralisação abusiva, mas, para o sindicato, o ministro não determina o retorno ao trabalho e nem estipula multa para a federação dos trabalhadores ou para os sindicatos.

De outro lado, os Correios informaram que, neste final de semana, serão realizados novos mutirões para colocar em dia a carga de objetos postais. De acordo com a empresa, mais de 91 mil funcionários ainda estão trabalhando normalmente. O número corresponde a 84,1% do total de empregados, número igual ao estimando ontem (29).

Em todo o país, a rede de atendimento está aberta e todos os serviços, inclusive o Sedex e o PAC, continuam disponíveis. Apenas os serviços com hora marcada, como o Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária, estão suspensos.

A classe está em greve desde o dia 19 e luta pela manutenção do plano de saúde e todos os benefícios, contra o fechamento das agências e a retirada dos vigilantes, pelos correios públicos e de qualidade, concurso público e pela campanha salarial 2017/2018.
Agência Brasil 

CRIANÇA DE SEIS ANOS MORRE EM ELEVADOR

Um menino de seis anos morreu após ficar preso no elevador de um hospital infantil, na Avenida Francisco Sá, no início da tarde desta sexta-feira (29), em Fortaleza. A criança conseguiu chegar a uma área restrita e acionar o equipamento usado para transportar material hospitalar. A avó, que acompanhava o menino, não viu o acidente.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Chailon Fonteles, comandante de salvamento, a principal hipótese é de que a criança acionou o botão do elevador, ficando com a cabeça presa e o corpo suspenso. Ele estava no térreo no momento do acidente.

Segundo o capitão, o elevador em questão é usado para transportar material hospitalar e tem cerca de um metro. O equipamento não é de circulação e transporte de pessoas, e fica em área de acesso restrito a funcionários.

"Aparentemente, é um local que não tem muito movimento, apenas de funcionários. Fica um pouco isolado, depois das centrais de oxigênio", explicou Fonteles.

Ainda conforme o capitão do Corpo de Bombeiros, os funcionários do hospital não souberam informar como a criança teve acesso ao local.
G1/CE

29 de setembro de 2017

NÃO FIZ COM O PMDB O QUE ELES FIZERAM COM DILMA, AFIRMA RODRIGO MAIA

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou que tenha sido picado pela "mosca azul" e tramado a derrubada do presidente Michel Temer quando da primeira denúncia criminal enviada pela Procuradoria-Geral da República. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o deputado disse considerar que os boatos partiram do próprio entorno do presidente. "Não fiz com eles o que eles fizeram com a Dilma", se defendeu. "Como eles fizeram com a Dilma, talvez imaginassem que o padrão fosse esse."

Segundo Maia, a relação entre os dois partidos está conturbada desde aquele momento, sendo agravada pelo assédio peemedebista a parlamentares que o próprio DEM estava tentando atrair, como é o caso do senador Fernando Bezerra, à época no PSB. Bezerra acabou migrando para a legenda de Temer.

A publicação diz ainda que o presidente da Câmara deixou claro seu descontentamento com o que considera ser um desrespeito por parte do partido de Temer e lembrou que foi ele quem segurou seu partido e o PSDB dentro do governo. "Vou dizer claramente, sem nenhuma vaidade: se eu tivesse deixado o DEM sair com o PSDB, o Michel tinha caído." Ainda segundo Maia, essa atitude por ter impacto na disposição do partido em votar temas como a reforma da Previdência.
Msn Notícias 

POR NÃO PAGAR PENSÃO, LATINO PODE SER PRESO

Com nove filhos, Latino pode ser preso a qualquer momento por falta de pagamento de pensão alimentícia. A juíza Cristiane de Sá Berbat decretou sua prisão no último dia 19, pela falta do cantor nos compromissos estabelecidos com Jack Blandy, mãe de seu filho, Matheus, de 5 anos.

De acordo com o jornal “Extra”, as autoridades já estão atrás do cantor que deve, no total, 1 ano de pensão. O valor não foi divulgado.

Latino só viu Matheus duas vezes. Uma, quando o pequeno tinha quatro meses de vida, e a outra no final do ano passado quando levou o pequeno e Suzana, sua filha com Kelly Key, ao cinema.
Msn Notícias

CAMILO SANTANA ASSINA A ORDEM DE SERVIÇO DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE SANTANA DO ACARAÚ A IPAGUASSU-MIRIM (MASSAPÊ)

Ao lado do presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PDT), o governador Camilo Santana (PT) deu ontem (28) a ordem de serviço da pavimentação asfáltica na CE 232( Entr. Ce 178 ao distrito de Ipaguassu-Mirim, em Massapê.

A obra, que vai ficar pronta no próximo ano, conforme Zezinho disse a interlocutores de Massapê, tem por objetivo melhorar as condições de trafegabilidade na região, vai impulsionar o turismo e melhorar o escoamento da produção local, bem como o deslocamento de pessoas.

O evento contou ainda com as presenças  dos deputados estaduais Sérgio Aguiar, Robério Monteiro, Evandro Leitão, do secretário de Educação, Idilvan Alencar, além de outras autoridades do município e lideranças populares do Assentamento. Foram investidos R$ 4,1 milhões na escola - construção, mobília e equipamentos - de fontes dos governos estadual e federal.

Atualmente são cerca de 499,12 km de obras em andamento. Deste total, 430,94 km correspondem a obras de pavimentação, 55 km a restauração e 13,18 km a duplicação. O investimento envolvido nessas ações é de R$ 587.774.287,42, provenientes do Tesouro do Estado.  

CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS CHEGA AO MUNICÍPIO DE BREJO SANTO

A campanha Ceará Sem Drogas chegou à sua 18ª edição, no município de Brejo Santo, na manhã desta quinta-feira (28/09) reunindo, aproximadamente, três mil pessoas, especialmente crianças e jovens. O projeto, idealizado em 2014 pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), percorre o Ceará promovendo conscientização sobre os malefícios do abuso das drogas.

No Ginásio Welingtão, a manhã foi de conversa, partilha de experiências, muitas perguntas e esclarecimentos sobre a dependência química, com o ídolo do esporte e comentarista Walter Casagrande. Gestores públicos, prefeitos, vereadores e secretários da região participaram do evento, ressaltando a importância da iniciativa.
Zezinho Albuquerque disse que, ao perceber a quantidade de jovens dependentes químicos, decidiu que era preciso tomar uma posição e sensibilizar a sociedade cearense para o assunto. “O projeto está sendo copiado em diversas outras cidades e, agora, Brejo Santo também faz parte dessa história”, afirmou. O deputado lembrou ainda que, segundo apresentação do secretário de Segurança e Defesa Social do Ceará, André Costa, na AL, 85% das pessoas assassinadas em Fortaleza tinham algum envolvimento com as drogas e o tráfico, o que indica o tamanho do problema a ser enfrentado.
Teresa Landim (PDT), prefeita de Brejo Santo, cidade que fica aos pés da Chapada do Araripe e tem, cerca de 50 mil habitantes, observou que o evento é uma grande oportunidade para prevenção e resgate das pessoas que se envolveram no “mundo das drogas”. Ela agradeceu a presença de Walter Casagrande que, com suas mensagens e relatos, pode alertar tantos jovens sobre o problema da dependência química.
Sob os olhares atentos dos jovens e, especialmente, dos atletas que enchiam o ginásio, o ex-jogador da seleção brasileira de futebol e comentarista esportivo, Walter Casagrande, compartilhou os acidentes, problemas de saúde, internações e processos de reabilitação que fizeram e fazem parte da vida dele. Ele alertou para o prazer que as substâncias oferecem, mas principalmente, para a forma como fazem tantas pessoas perderem o controle de suas vidas.

28 de setembro de 2017

CARTÓRIOS NÃO PODEM COBRAR POR CERTIDÕES NEGATIVAS CRIMINAIS

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu pela imediata suspensão da decisão administrativa do Tribunal de Justiça do Paraná que autorizava cartórios a cobrar pela  emissão de certidões negativas criminais. 

Segundo a decisão, é ilegal permitir cobrança de taxa para obter certidões pelos cartórios privatizados. O Plenário ratificou liminar concedida pelo conselheiro Carlos Levenhagen de 19 de setembro. 

CÂMARA CONCLUI VOTAÇÃO DE PROPOSTA QUE ACABA COM AS COLIGAÇÕES

A Câmara concluiu nesta quarta-feira, 27, a votação da proposta que acaba com as coligações em eleições proporcionais a partir de 2020 e estabelece uma cláusula de desempenho para que os partidos tenham acesso ao Fundo Partidário e ao tempo para propaganda em rádio e TV. 

No último momento, os deputados aprovaram um destaque e retiraram do texto a possibilidade de os partidos formarem federações. Na prática, isso acaba com a permissão para qualquer tipo de união entre diferentes siglas para disputar as eleições de deputados e vereadores.

O texto seguirá para o Senado, onde tem de ser analisado na próxima semana para que possa valer para 2018. Antes disso, a Câmara ainda terá que alterar novamente o texto, o que deve acontecer nesta quinta-feira, 28. 

Pela proposta aprovada na Câmara, a única medida que terá impacto já nas eleições do ano que vem será a cláusula de desempenho (também chamada de cláusula de barreira) - o fim das coligações valerá somente a partir de 2020.

O patamar da cláusula vai aumentar progressivamente até atingir 3% em 2030. Em 2018, será de 1,5% dos votos válidos a deputado federal, distribuídos em pelo menos um terço dos Estados.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que teve origem no Senado, é de autoria dos senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Aécio Neves (PSDB-MG), afastado das funções parlamentares nesta terça-feira, 26, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na Câmara, a PEC foi relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR). Ao final da votação, ela comemorou o resultado. "Disse no início que essa talvez não fosse a reforma dos sonhos, mas vai ser uma mudança de grande magnitude, que começará a sanear disfunções do nosso sistema", afirmou.

No Senado, os parlamentares ainda poderão fazer mudanças ao texto. Não está descartada, por exemplo, que a Casa aprove o fim das coligações já para 2018, como previa a proposta inicial da Câmara, e endureça as regras da cláusula de barreira.

Janela partidária
Por 371 a 13 votos, o plenário da Câmara votou por manter as regras atuais para a "janela" de mudança partidária, que permite os parlamentares trocarem de partido seis meses antes da eleição, sem perder o mandato.
MSN Notícias


DECISÃO DO STF:PROFESSOR DE RELIGIÃO PODE PREGAR CRENÇA EM ESCOLA PÚBLICA

Em uma votação apertada, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, que professores de ensino religioso promovam as próprias crenças em escolas públicas. O voto de minerva foi o da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, a favor do modelo confessional, ou seja, aquele ligado a uma religião específica.

Votaram no mesmo sentido, os ministros Alexandre de Moraes
Edson Fachin, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Por outro lado, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello defenderam que o ensino religioso deve se limitar à história das religiões e às doutrinas ligadas a elas.

27 de setembro de 2017

PP REALIZARÁ ENCONTRO EM FORTALEZA

Próxima segunda-feira 02/10, a partir das 9h, o Partido Progressista (PP) promoverá mais um encontro na capital cearense, na Assembleia Legislativa. Esse é mais um evento idealizado pelas principais lideranças do partido, tendo à frente o presidente estadual da sigla, Antonio José Aguiar, e demais representatividades políticas do estado do Ceará.

NOSSO BLOG RECEBE E-MAIL DA JORNALISTA TERESA FERNANDES SOBRE O PRAZO DE DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO PARA MUNICÍPIOS DA REGIÃO

População e emissoras de algumas cidades da região de Sobral ganham mais alguns meses para se preparar para o sinal digital. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela operação do processo de digitalização da TV no Brasil, informa que o desligamento do sinal analógico em Sobral e em mais 3 municípios da região foi prorrogado. O novo prazo para o desligamento é 28 de fevereiro do próximo ano, para os municípios de Sobral, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú. 

A pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência há 60 dias indicava que esta região tinha apenas 30% dos domicílios aptos para o sinal digital. Já a pesquisa apresentada esta semana apontou o crescimento de 43 pontos, alcançando 73% de domicílios preparados para o sinal de TV 100% digital. “Foi o maior crescimento em digitalização de todas as regiões do Brasil até agora”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital. “Com a mudança do prazo para 28 de fevereiro, as emissoras de TV terão mais tempo para se preparar, pois nem todos os canais desta região estão disponíveis no sinal digital.”

A Seja Digital vai continuar na região orientando a população sobre como preparar sua TV para o sinal digital de televisão. Para mais informações sobre o que fazer para se adaptar ao sinal digital, a população deve acessar site o www.sejadigital.com.br ou ligar gratuitamente para o número 147.

GRENDENE SELECIONA SUPERVISOR DE PRODUÇÃO PARA UNIDADE DE FORTALEZA

A Grendene está com oportunidade para Supervisor de Produção para sua unidade de Fortaleza (CE). Busca um profissional graduado em Administração, grupo de Engenharias ou áreas afins; com experiência em indústria calçadista, indústria de confecção de roupa em alta escala ou em linha de montagem de alta produção; com domínio de ferramentas de gestão, como A3, 5W2H e PDCA. Para informações adicionais e inscrições, clique AQUI, até o dia 01.10. 

SUPREMO AFASTA AÉCIO E DETERMINA RECOLHIMENTO NOTURNO

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram nesta terça-feira (26) que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve ser afastado do cargo e cumprir recolhimento domiciliar noturno.

Aécio também terá de entregar seu passaporte ao STF.

No fim de julho, a PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu novamente a prisão do parlamentar e seu afastamento do cargo, que já haviam sido negados pelo relator do caso, ministro Marco Aurélio.

A decisão foi tomada por 3 dos 5 ministros da primeira turma do tribunal: Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Já Marco Aurélio e Alexandre de Moraes votaram a favor de Aécio, para que ele mantivesse os benefícios do cargo. 
(A Folha)

BRASIL É O PAÍS ONDE A POPULAÇÃO MENOS CONFIA EM POLÍTICOS

Ao mesmo tempo que subiu uma posição no ranking de competitividade, ficando na 80ª posição entre 137 países avaliados, o Brasil é o último colocado em termos de confiança da população na classe política, aponta relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial nesta terça-feira (26).

Pelo mundo, institutos parceiros do Fórum Econômico Mundial realizaram cerca de 15 mil entrevistas. No Brasil, a pesquisa foi realizada pela Fundação Dom Cabral, que ouviu 103 executivos entre março e maio deste ano.

O resultado colocou o Brasil em último lugar nos critérios que medem a confiança pública em políticos, confirmando a tendência de queda dos últimos anos. Em 2008, o país ficou em 122º entre 134 países examinados. Em 2013, ocupou a 136º colocação entre 148 economias analisadas.

A insatisfação do brasileiro rendeu resultados ruins também em outros setores: peso da regulamentações do governo (136º lugar); custos comerciais devido à criminalidade e à violência (132º); qualidade do sistema educacional (125º); efeito da tributação sobre incentivos para investir (136º); tempo para iniciar um empreendimento (133º); práticas de contratação e demissão (136º); efeito da tributação sobre os incentivos ao trabalho (137º); desvio de verba pública (134º); entre outros.

Levando em conta somente os Estados que formam os Brics, o Brasil apresentou o pior desempenho, atrás de China (27ª), Rússia (38ª), Índia (40ª) e África do Sul (61ª).

O topo do ranking geral é ocupado pela Suíça há oito anos. Em seguida completam o Top 10 EUA, Cingapura, Holanda, Alemanha, Hong Kong, Suécia, Reino Unido, Japão e Finlândia. 
(MSN) 

ÔNIBUS DESCE AVENIDA EM SOBRAL E CAI EM OBRA DA PREFEITURA

Ontem (26) um ônibus de transporte de funcionários de uma empresa estava estacionado e acabou descendo a Avenida Senador José Ermírio de Moraes, Bairro Dom José, em Sobral,  caindo na vala de uma obra de saneamento da prefeitura. Ninguém ficou ferido. A rua ficou interditada e depois liberada.
G1/CE

SECRETARIA DE SEGURANÇA DO CEARÁ DIVULGA RESULTADO DE CONCURSO PARA SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por intermédio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), e a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), divulgou nesta terça-feira (26) o resultado final da seleção do concurso para soldado da Polícia Militar.

Esse resultado leva em conta aqueles que entraram com recurso sobre avaliação profissional e a investigação social. O candidato poderá consultar individualmente seu desempenho final através do link Boletim de desempenho final, disponível no site do Instituto AOCP por até 30 (dias) dias, a contar da data de publicação deste edital.

O candidato pode consultar o seu desempenho final na página do Governo do Estado.

26 de setembro de 2017

PETROBRÁS AUMENTA O PREÇO DO GÁS DE COZINHA PELA 2ª VEZ NO MÊS DE SETEMBRO

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (25) o aumento de 6,9% no preço do gás de cozinha vendido em botijões de até 13 kg. O reajuste passou a valer a partir da meia-noite desta terça-feira (26).

A decisão desta segunda-feira aplica-se exclusivamente ao GLP de consumo residencial em botijões de 13 kg e o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos.

No início de setembro a Petrobrás já havia anunciado uma alta de 12,2%, no preço do botijão de gás, citando os impactos da tempestade Harvey na principal região exportadora do produto, além de uma situação da baixa oferta. 

Se for integralmente repassado aos consumidores, a estatal estima que o preço do botijão com gás de cozinha saltará, em média, 2,6% ou cerca de R$ 1,55 pelo item de 13 kg.