20 de ABR 2020 - Os números impressionam. Até a última
sexta-feira (17), a Caixa pagou mais de 11 bilhões de reais a quase 17 milhões
de cidadãos. Mas alguns beneficiários reclamam que não conseguem receber em
função de problemas no cadastro.
A dificuldade em tirar dúvidas é um dos itens
de protesto dos contribuintes. Essas reclamações circulam em redes sociais.
Outro aspecto levantado por quem busca o benefício é a demora na resposta da
solicitação.
A promessa da Caixa é que o depósito ocorra
em até cinco dias após a aprovação, mas isso não acontece.
Há um outro ponto que levanta dúvidas de quem
corre em busca do auxílio emergencial.
E ele diz respeito à correção das informações
no cadastro, seja ele no site ou no aplicativo do auxílio.
A Caixa informa que a análise é feita pelo
Dataprev. Se houver a necessidade de correções, esse dispositivo será liberado
ao cidadão, conforme enfatiza o banco. O recado que se faz necessário a quem busca
o benefício é: acompanhar o pedido do recurso, mas esse ato requer paciência,
pois o número de acessos é alto e isso causa instabilidade no sistema.
Requisitos
Outra informação relevante aos interessados
em receber o auxílio emergencial. O contribuinte precisa estar com o CPF, que é
o Cadastro de Pessoa Física. Caso contrário, o pagamento do benefício, que pode
chegar a R$ 1.800 para algumas categorias de trabalhadores, acaba
inviabilizado.
Contudo, o jornal traz alguns exemplos de
trabalhadores que estão com o CPF em ordem, mas as informações não batem com o
cadastro da Receita Federal, reforça o Agora São Paulo.
A Receita Federal, por sua vez, atribui esse
problema a instabilidade do sistema, uma vez que o acesso às informações,
simultaneamente, é fora do comum.
A dica é acessar o sistema em horários
diferentes do dia. E também verificar se na página da Receita consta a situação
do CPF como “regular”. Se aparecer uma mensagem erro de CPF no CadUn, isso quer
dizer que o solicitante do benefício está em análise para participar do
programa.
Outra dica relevante. Se o auxílio
emergencial não for movimentado pelo contribuinte em 90 dias, ele retorna aos
cofres do governo. Qualquer dúvida do trabalhador pode ser esclarecida via
internet.
Essa é a principal recomendação da Caixa para
não expor o cidadão às filas que se formam nas agências bancárias.
Uma dica é acompanhar o calendário de
pagamentos pelo site auxilio.caixa.gov.br. Além do site e aplicativos, o
trabalhador tem os telefones 111 (banco) e 121 (Ministério da Cidadania) para
dirimir todas as dúvidas.
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