31 de agosto de 2017

CAMILO E ROBERTO CLÁUDIO VÃO A JANTAR SECRETO COM EUNÍCIO PARA DISCUTIR 2018

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio jantaram na semana passada em Brasília com o presidente do Senado, Eunício Oliveira. O cardápio teve um único prato: eleições estaduais em 2018.

O encontro sigiloso aconteceu no restaurante Coco Bambu. “não ver nada demais em jantar com duas autoridades de seu Estado”. Até porque tem compromissos em ajudar a sua gente, diante do cargo que ocupa, argumentou.

Camilo e Roberto Cláudio com o aval de Cid Gomes querem que Eunício seja o outro candidato dessa chapa. Na proposta, ele não votaria em Ciro Gomes para presidente. A relação dos dois continua de total inimizade.

Eunício disse ao governador e ao prefeito de Fortaleza que ” não há a menor chance de um acordo com Ciro”. Também relatou que sua prioridade é ser candidato ao Governo do Ceará no ano quem. Para tanto, espera unir as oposições. Contudo, se Camilo romper com os Ferreira Gomes, Eunício foi enfático: “Nesse caso, poderíamos apoiar a sua reeleição, pois pessoalmente não tenho nada contra você. Porém, o boquirroto é meu inimigo” – uma referência a Ciro. Sobre Cid, Eunício não fez comentários.

A surpresa na hora da sobremesa foi o anúncio de Eunício para Camilo e Roberto Claudio. O senador avisou que se Lula for traído por Camilo – num possível apoio de Santana a Ciro -, o palanque da chapa de oposição no Ceará será de Luiz Inácio. Não foi à toa que Camilo não desgrudou de Lula durante sua passagem pelo Estado.

Agora, sobre as eleições em 2018, Eunício prefere permanecer ao lado das oposições. Se Tasso for candidato ao Abolição , Eunício será seu senador, em uma das duas vagas.

Antes de qualquer definição, Eunício pretende se reunir com Tasso e outras vozes oposicionistas. Ao final do jantar com Camilo e RC, Eunício deu seu recado: “Não acreditem que vocês vão me usar, prometendo apoio para me reeleger senador em troca da liberação de R$5 bilhões de verbas para o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza”.
Informação: Ceará News 7

NA BRIGA PELA INDICAÇÃO DO CARGO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PENHA FARIAS VENCEU

Embora a Prefeitura ainda não tenha anunciado na sua página oficial e nem Kélvya Albuquerque tenha feito o mesmo, a próxima Secretária de Educação, Maria da Penha, é mais uma fatia do bolo na atual gestão que o PSDB emplaca.

Mais ligada a Jilson Canuto, a ex e futura secretária tem conhecimento na área educacional. Por isso, a sua indicação se baseia a critérios técnicos; se bem que a questão política tenha prevalecido.

Como dissemos na matéria anterior, aqui no blog Massapê no Caminho da Notícia,  a filha do prefeito Jacques não tinha o verdadeiro perfil para ocupar a função de Secretária de Educação do município de Massapê, além de não corresponder às expectativas ao ritmo frenético de pedidos e constantes cobranças da população. Até porque têm coisas que exigem um pouco mais de pressa. A Kélvya Albuquerque não estava preparada para isso.

Os critérios de nomeação nem sempre são objetivos. Na maior parte das vezes, pesa a relação de confiança. O cargo de Secretário de Educação é a missão mais importante num município, depois do prefeito. Por isso, é uma vaga muito visada. Escolher um nome errado tem impacto em toda a gestão municipal.

Jacques deposita toda confiança na sua primogênita. Ao tirá-la do cargo da educação, o prefeito a trouxe para mais perto de si. Tanto é que vai ser a nova chefe de gabinete.

A próxima secretária Maria da penha sabe das dificuldades pelas quais vai passar. Vai ser exigida, vai ser cobrada. Nos quatro anos de gestão do ex-prefeito João Pontes, período 2009-2012, ela passou por vários desafios.

Entre as demandas de ofício, um dos problemas foi a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), quando foi cobrada pelo órgão fiscalizador a prestar esclarecimentos da sua gestão, além de ser exigida a pagar multas.

Enfim, na brava luta de egos existentes nos bastidores do grupo PMDB/PSDB do nome a ser indicado ao cargo de secretário (a) de Educação, o PSDB venceu. Entre mortos e feridos na disputa, a Penha triunfou e vai ocupar a função, depois de cinco anos.

30 de agosto de 2017

SAÍDA ANUNCIADA DE KÉLVYA DA EDUCAÇÃO GERA “BRIGA” DE EGOS ENTRE ALIADOS



O prefeito de Massapê, Jacques Albuquerque, (PMDB), ainda não anunciou quem substituirá a Secretária de Educação, a partir do próximo mês. Sua filha Kélvya não correspondeu ao ritmo dos pedidos e às constantes cobranças do povo. Até porque têm coisas que exigem um pouco mais de pressa. E ela não estava preparada para isso.

Sem muito perfil para a área educacional, ela vai estar mais ao lado do pai, ao ocupar a chefia de gabinete da Prefeitura Municipal. 

As especulações sobre o nome do próximo titular da pasta de Educação já começaram, mas a gestão garante que ainda não há qualquer definição. A procura pelo próximo Secretário deve obedecer a critérios técnicos, mas o fato político também deve ser levado em consideração.

Existe uma “briga” de egos muito grande na situação, constituída pelo PMDB/PSDB. São muitos postulantes à vaga. Às vezes, nem precisamos chegar à discussão para perceber isso. Nota-se somente no olhar das partes interessadas a grande disputa.

Como se sabe, há um duelo de interesses de aliados do momento. O PSDB de Massapê, que come grande parte do bolo na atual gestão, quase 90%, batalha para emplacar um nome ligado a Jilson Canuto, enquanto a outra parte que tem acessibilidade ao vice-prefeito Nilson Frota também luta incessantemente para ter o cargo.

A temperatura política está pegando fogo, e está prestes a subir mais nos próximos dias, embora não se queira admitir. É uma brava luta oculta existente nos bastidores. Tanto é assim que existe a dificuldade de indicar o nome, que ocupará a função mais desejada de qualquer gestão pública municipal.


Esta é a primeira troca no secretariado de Jacques desde a formação da equipe, que assumiu a Prefeitura de Massapê no dia 1º de janeiro.

LULA COMPARA GOVERNO TEMER A “GENTE VAGABUNDA” QUE VENDE BENS DE CASA PARA PAGAR DESPESAS

Em dia de giro pelo Ceará, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou antigo discurso do PT e subiu o tom na noite desta terça-feira contra pacote de privatizações proposto pelo governo Michel Temer (PMDB). Em discurso em Quixadá, o petista defendeu investimento em empresas nacionais e acusou o atual governo de querer, com as medidas, “destruir o País”.

“Eu sei que eles estão destruindo o Brasil. Estão vendendo a Petrobras, querem acabar com o Banco do Brasil, com a Caixa, estão vendendo a Eletrobras (…) é aquele tipo de gente vagabunda que, ao invés de trabalhar, fica vendendo as coisas de casa para pagar despesas”, disse Lula, encerrando dia de viagens que passou ainda por Quixeré, Morada Nova e Ibicuitinga.

Em palanque ao lado do governador Camilo Santana (PT) e de uma série de lideranças petistas, Lula ainda acusou o governo Temer de não possuir recursos para investimentos pois teria “gastado tudo para comprar voto”. “Comprar sim, para se livrar de cassação, de investigação da Justiça”, disse.

Por conta da grande comoção em torno das chegada de Lula, a segurança do ex-presidente passou do ponto em determinados momentos. Durante a chegada do petista em Quixadá, por exemplo, dispositivos de choque taser foram ativados apenas para “assustar” a multidão, gerando mais empurra-empurra e tumulto.

Lula também acusou Camilo de “deslealdade” após o governador não cumprir promessa de discursar por longo intervalo no ato de ontem em Quixadá. A ideia era garantir tempo para que o ex-presidente recuperasse a voz. Apesar do tom de brincadeira, o apoio silencioso de Camilo a Ciro Gomes em 2018 acabou dando tom irônico à fala.
O Povo

SOB SIGILO, JANOT ENVIA AO STF DELAÇÃO DE LÚCIO FUNARO QUE COMPROMETE MICHEL TEMER

O procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a delação premiada do doleiro Lúcio Funaro para homologação. O conteúdo da colaboração está sob sigilo.
O caso foi remetido ao STF porque Funaro citou nomes de pessoas com foro privilegiado. Entres os nomes citados está o do presidente Michel Temer.
O acordo de delação foi assinado no último dia 22. Agora, a expectativa é pela homologação da delação, que ficará a cargo  do ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo.
A primeira denúncia de Janot, que acusava Temer de corrupção passiva, foi bloqueada pela Câmara no início deste mês. Ainda não se sabe se a nova acusação estará centrada em um ou nos dois crimes restantes. O caso está sendo mantido sob sigilo e até o momento não está claro ainda qual crime será imputado ao presidente, que nega ter cometido qualquer ato ilícito.
A delação de Funaro deve embasar tanto acusações por obstrução de Justiça quanto organização criminosa. No acordo, Funaro detalhou supostos crimes que teriam sido cometidos pelo grupo político mais próximo de Temer. 
(JB)

EM VÍDEO, MICHEL TEMER ACUSA OPOSITORES DE QUEREREM PARAR O BRASIL

Antes de viajar para a China, onde ficará por oito dias, o presidente Michel Temer publicou um vídeo nas redes sociais do Palácio do Planalto onde afirmou que "tem gente que quer parar o Brasil", mas que ele "tem a força necessária para resistir". Aliados e opositores políticos interpretaram a mensagem como um posicionamento à segunda denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra ele, desta vez por obstrução à Justiça e associação criminosa, que pode ser feita ainda esta semana.

“Sabemos que tem gente que quer parar o Brasil, e esse desejo não tem limites. Querem colocar obstáculos ao nosso trabalho, semear a desordem nas instituições, mas tenho a força necessária para resistir. Nenhuma força me desviará desse rumo”, disse Temer.

29 de agosto de 2017

VIA FACEBOOK, GOVERNADOR CAMILO SANTANA CONFIRMA CONCURSO DO DETRAN COM SALÁRIO INICIAL DE R$ 3 MIL

O governador Camilo Santana confirmou, no início da tarde desta terça (29), que o edital do concurso público do Detran-CE "deve sair até o final da primeira quinzena de setembro”, durante bate-papo ao vivo com internautas no Facebook. 

A expectativa é que a seleção ocorra para níveis Médio e Superior com oportunidades para Analista de Transporte e Trânsito, entre outros cargos contemplados, e remuneração inicial de R$ 3 mil.

A solicitação do concurso público foi encaminhado pelo Departamento Estadual de Trânsito em janeiro deste ano com previsão de criação de mais de 400 vagas para cobrir a defasagem no quadro atual de funcionários do órgão.

Quatro meses depois, o governador anunciou que o certame ofertaria apenas 300 vagas. "Quem estiver esperando, estude!”, sugeriu em maio último. 

O último concurso público realizado pelo Detran-CE ocorreu em 2006 para 200 oportunidades nas funções de Agente Fiscal e Fiscal de Transportes.
(DN)

MPF ENCONTRA E-MAIL DE JACOB BARATA COM ENCOMENDA PARA GILMAR MENDES

Os procuradores do Ministério Público Federal no Rio encaminharam nesta terça (29) ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, novo pedido de suspeição contra Gilmar Mendes.

Segundo os procuradores, esse pedido traz mais evidências de que o ministro do Supremo Tribunal Federal é próximo do empresário Jacob Barata Filho

Autorizado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, o MPF vasculhou e encontrou na caixa de e-mail de Jacob Barata Filho uma confirmação de pedido de entrega de flores para Gilmar Mendes e a mulher, Guiomar. Esse pedido foi feito em  23 de novembro de 2015.

“… corroborando as informações já levadas ao conhecimento dessa Procuradoria-Geral da República, em análise dos e-mails de Jacob Bara Filho constantes na caixa referente ao endereço gholding@gbdiesel.com.br, cujo acesso foi autorizado por ordem judicial proferida pelo Juízo da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro nos autos nº 0504252-24.2017.4.02.5101, foi localizada mensagem que aponta para o íntimo relacionamento entre o acusado e o Ministro Gilmar Mendes”, escreveram os procuradores.  

“Conforme imagem colacionada a seguir, no dia 23/11/2015, Jacob Barata Filho recebeu mensagem com a confirmação de pedido para entrega de flores ao casal Guiomar e Gilmar, no dia 24/11/2015, no mesmo endereço que consta na agenda telefônica do aparelho celular do empresário como contato de Guiomar Mendes”, diz a nota.
(Veja)

MÉDICO SOBRALENSE É CONVIDADO PARA FAZER PARTE DA COMITIVA DE LULA AO CEARÁ

O médico sobralense Luis Henrique Correia de Lima Oliveira, cardiologista, foi convidado para acompanhar a comitiva do ex-presidente Lula entre os municípios de Quixadá e Juazeiro do Norte, nesta quarta-feira, 30 de agosto. Especialista em cardiologia, irá trabalhar voluntariamente no staff médico que servirá ao ex-presidente durante sua breve passagem pelo Estado.

Em sua página na rede social Facebook, Luis Henrique externou toda sua alegria em ser convocado para essa ‘missão’.
(Sobral em Revista)

CRISE TERRÍVEL: EM UM DE CADA CINCO LARES DO PAÍS NINGUÉM TEM RENDA DE TRABALHO

A maior crise econômica da história do país ainda pesa na estrutura de renda das famílias brasileiras. No segundo trimestre deste ano, o Brasil tinha 15,2 milhões de lares onde ninguém trabalhava, 2,8 milhões a mais do que no mesmo período de 2014 - um incremento de 22%. Isso significa que um em cada cinco domicílios (21,8% do total) não tinha renda fruto do trabalho.

O levantamento foi feito a pedido do Valor pelos pesquisadores Samuel Franco e Suiani Febroni, do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (Iets) e da Oportunidades, Pesquisa e Estudos Sociais (OPE Sociais), a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE)

"A crise colocou muitos chefes de família para fora do mercado de trabalho. Em muitos lares, cônjuges e filhos também foram demitidos. Membros da família tiveram que buscar emprego para recompor a renda, mas poucos conseguiram. Esse é o motivo mais provável para o resultado da pesquisa. São lares que estão agora sem renda do trabalho e que passam por um momento difícil.

De acordo com o IBGE, 2,6 milhões de pessoas perderam seus empregos entre o fim de 2014 e o segundo trimestre deste ano. Nesse período, a taxa de desemprego nacional passou de 6,5% para os atuais 13% da força de trabalho. O país tinha 13,5 milhões de pessoas desempregadas no segundo trimestre, mais do que o dobro apurado pelo instituto nos três últimos meses de 2014 (6,4 milhões)

No entanto, o número total de pessoas sem renda do trabalho é maior, porque há aqueles que apesar de estarem sem emprego não estão sequer procurando e ainda aqueles que vivem de outras rendas, incluindo aí os aposentados e pensionistas; além daqueles que recebem benefícios de programas de transferência de renda. Segundo o IBGE, o país tinha 64 milhões de pessoas fora da força de trabalho no segundo trimestre.

O envelhecimento da população explicaria apenas uma pequena parcela do aumento do número de residência em que ninguém trabalha. Ao se aposentar, as pessoas deixam de receber a renda do trabalho. Pelas projeções do IBGE, o número de idosos (60 anos ou mais) cresceu 8% de 2014 a 2017 - ou seja, mesmo se todos tivessem se aposentado, a variação seria
 bem inferior aos 22% encontrados.

MASSAPÊ PARTICIPARÁ DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO TJCE NA CIDADE DE SOBRAL

Na quarta-feira, 30, acontecerá no município de Sobral, zona norte do estado do Ceará, uma audiência pública realizada pela Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Salão do Júri da Comarca de Sobral.

Na oportunidade, serão discutidos mecanismos de aperfeiçoamento e fortalecimento dos serviços prestados pela justiça.

Os municípios que compreendem a 7ª Zona Judiciária, como Massapê, Senador Sá, Meruoca, Forquilha, Marco, Alcântaras, Coreaú, entre outros, deverão mandar seus respectivos representantes.

Além de diversos segmentos da justiça, estarão presentes o pessoal da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), do Ministério Público do Ceará (MPCE), da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil -Secção Ceará (OAB-CE), prefeitos, além de magistrados.

De acordo com a magistrada, além dos canais de atendimento convencionais, o órgão irá debater presencialmente com integrantes da sociedade. “Nossa ideia é criar uma agenda positiva, reunindo os diversos representantes para solucionar as demandas apresentadas”, explicou.

Interessados em se manifestar oralmente no dia do evento, podem fazer inscrição até cinco dias antes, através do e-mail ouvidoriageral@tjce.jus.br ou pelo telefone (85) 3207.7428, ou ainda no local do evento até 30 minutos antes do início.
Colaboração das informações TJCE


CÁRMEN LÚCIA QUER EXPLICAÇÕES DE GILMAR SOBRE PEDIDO DE SUSPEIÇÃO

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu nesta segunda-feira notificar o ministro Gilmar Mendes sobre o pedido de suspeição apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra ele nos casos envolvendo o empresário Jacob Barata Filho, conhecido como “Reis do Ônibus”, investigado em um desdobramento da Operação LavaJato no Rio de Janeiro.

Entre os motivos apresentados, a Procuradoria-Geral da República cita que Gilmar foi padrinho de casamento da filha do empresário. “Os vínculos são atuais, ultrapassam a barreira dos laços superficiais de cordialidade e atingem a relação íntima de amizade”, afirmou Janot, no pedido de suspeição.

A PGR também destacou que o advogado Sérgio Bermudes, cujo escritório é integrado por Guiomar Mendes, mulher de Gilmar, representa e vem assinando “diversas petições postulando o desbloqueio de bens e valores nos autos dos processos cautelares de natureza penal relacionados à Operação Ponto Final“, desdobramento da Lava Jato que culminou na prisão de Barata, determinada duas vezes pelo juii Marcelo Bretas – nas duas, Gilmar mandou soltar o empresário.

Rejeição
Nenhum pedido de impedimento ou suspeição de ministros do STF levado à Corte foi atendido nos últimos dez anos. Todos os casos foram rejeitados pelo presidente do STF da época e não tiveram os méritos discutidos pelo colegiado. Entre 2007 e este ano, chegaram à Corte 80 arguições de impedimento ou suspeição.

(Veja)