30 de junho de 2017

MAIS UM VIA-EMAIL: IFCE SOBRAL ABRE INSCRIÇÕES PARA ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DE ALIMENTOS

O campus de Sobral do IFCE está com inscrições abertas para a especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos. São ofertadas 30 vagas, sendo três delas reservadas a servidores do IFCE e três a pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência.

As inscrições, gratuitas, serão realizadas entre 1º de julho e 1º de agosto de 2017, por meio de formulário disponibilizado no site www.ifce.edu.br/sobral. Pode se candidatar graduado em qualquer área do conhecimento. As linhas de pesquisa são Produtos de Origem Animal, Produtos de Origem Vegetal e Gestão da Qualidade.

Após preencher o formulário eletrônico, os candidatos precisam imprimi-lo e entregá-lo, em um envelope lacrado e identificado, junto com a documentação listada nos editais, na recepção da Diretoria de Ensino (Diren) do campus de Sobral, de 8h a 21 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 1º de agosto de 2017. Também há a opção de enviar os documentos pelos Correios, com aviso de recebimento (até a mesma data).

O processo de seleção será por meio de três etapas: análise do pré-projeto, apresentação do pré-projeto e análise de currículo. De acordo com o edital, as disciplinas serão ofertadas em módulos, a cada 15 dias, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e tarde.

O curso tem duração prevista de um ano e seis meses, incluindo o tempo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com  carga horária é de 410 horas. A divulgação da lista final dos classificados está prevista para 20 de outubro de 2017. A aula inaugural será no dia 10 de novembro deste ano. Para mais informações acesse o edital no site www.ifce.edu.br/sobral.  

Tiago Braga - Jornalista
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Campus de Sobral -  Av. Dr. Guarani, 317, bairro Derby Clube, CEP: 62042-030 

Coordenadoria de Comunicação e Eventos: (88) 3112.8120

ATRAVÉS DE E-MAIL AO BLOG: 10ª FECEAF POSSIBILITA VISITAR O CAMPO SEM SAIR DA CIDADE

Nobre jornalista, segue release sobre a realização da 10ª Feira Cearense da Agricultura Familiar, em anexo, o release em word e fotos. Bom trabalho e uma excelente semana 
A maior feira da agricultura familiar do Ceará vai ocorrer entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2017, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. A Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) contará com a participação de 350 expositores, vindos de todas as regiões do Estado. É esperado um público 20 mil pessoas nos três dias, o que possibilita uma expectativa de movimentação de R$ 1,4 milhão.

O evento reunirá uma diversidade de produtos orgânicos da agricultura familiar, além de exposição e venda de animais, artesanatos, casa de farinha e engenho, fazendinha, concurso leiteiro, apresentações culturais, shows musicais e muito mais.

“A Feceaf vai muito além de um momento para comercialização dos produtos agrícolas. Ela possibilita uma interação do campo com a cidade. Ocorre um intercâmbio cultural. As pessoas que moram aqui na Capital têm a oportunidade de conversar com o agricultor que produz o alimento que vai para a mesa de mais de 70% dos brasileiros, pois segundo o IBGE, são os agricultores e as agricultoras familiares responsáveis por essa produção.” Destaca José Francisco de Almeida Carneiro, secretário de Política Agrícola da Fetraece.

Para o secretário da SDA, Dedé Teixeira, a Feceaf é a valorização da agricultura familiar, já que o setor, mesmo com os anos seguidos de estiagem, se encontra em crescimento graças ao apoio do Governo do Estado, que através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário implanta projetos que possibilitam a melhoria de vidas dos agricultores. “Em 2017 tivemos pequeno aumento nos índices de chuvas no Estado, porém, ainda irregulares, essas chuvas não foram suficientes. E mesmo com todas as dificuldades o nosso campo produziu e a Feceaf terá o importante papel de mostrar os produtos agrícolas e trazer o interior para a capital”.

A feira que é uma coprodução da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), conta com o patrocínio do Instituto Agropólos e apoio de entidades como IDEF, UFC, Ematerce, Idace, Adagri, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece, Contag, CUT, Cooperbio, Cealtru, Unicafes Ceará e Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Receater).

História
A Feceaf teve início em 2008 quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que contava com o governador Camilo Santana como secretário da pasta na época, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo. No decorrer dos anos, a Feceaf se mostrou um evento de sucesso de comercialização, de público e de enriquecimento cultural. Em 2017, a feira completa 10 anos. 
Janes P. Souza - Assessor de comunicação janespsouza@fetraece.org.br 

VIA E-MAIL AO BLOG: "GRENDENE RECONHECENDO COLABORADORES COM 20 ANOS OU MAIS DE CONQUISTAS - NOVAS TURMAS"

A Grendene está promovendo uma série de eventos para homenagear cerca de 250 colaboradores que completaram 20 anos de empresa neste ano de 2017. Dois dos homenageados comemoram 25 anos de casa. As grandes conquistas valem a pena serem saboreadas aos poucos. Por isso, para promover momentos mais aconchegantes, haverá cerimônias de reconhecimento em pequenos grupos de colaboradores e seus familiares, que abrirão um “Livro de Memórias” dos 20 anos de histórias de suas vidas construídas juntas com a Grendene.

As comemorações de 2017 começaram no dia 19 de abril e se estenderão por mais outras datas ao longo do ano, sempre muito especiais para a Grendene. No dia 23 de Junho serão homenageadas 35 pessoas e no dia 29 de junho, mais 44 colaboradores. A turma do dia 23/06 é quase toda de cearenses de Sobral e região, contando ainda com uma colaboradora do vizinho Estado do Piauí. O que demonstra a importância regional da Grendene na geração de oportunidades de trabalho, sendo a maior empregadora da iniciativa privada no Ceará, além de liderar as exportações de calçados do Brasil.

Cada vez mais pessoas consolidam seu projeto de vida junto à Grendene e investem em uma relação duradoura. Em cada história de vida há virtudes como competência, fidelidade, lealdade, perseverança e respeito. Assim, comemorar com cada um que completa 20 anos de empresa é celebrar vitórias de todos os que fazem parte deste time vencedor.
A Grendene reconhece e valoriza tudo isto. 
LISTA DOS HOMENAGEADOS DO DIA 23 JUNHO DE 2017.
ALDENIZA SOARES LINHARES
ESPERANTINA
ANA CELIA SILVA GONZAGA
SOBRAL
ANTONIA FERREIRA BERNARDINO
MASSAPE
ANTONIA MARGARIDA DA SILVA
MERUOCA
ANTONIA MARIA HOLANDA
SOBRAL
ANTONIO EDINALDO TAVEIRA
MASSAPE
ANTONIO MARCIANO CORDEIRO DA SILVA
SOBRAL
ARLAN ARAUJO BRITO
SOBRAL
AURILENE ALVES ARCANJO
SOBRAL
BENEDITO SOUSA MIRANDA NETO
SOBRAL
CARINA DO NASCIMENTO MENEZES
SOBRAL
CARLOS JOSE DE SOUSA
SOBRAL
CLODOALDO SILVA
MASSAPE
EDILBERTO BERNARDO DUARTE
FORQUILHA
EDILSON DE SOUSA FERREIRA
SOBRAL
ELIANE MOREIRA DA CUNHA
SOBRAL
ELILDE CONSTANCIO GUILHERME
SOBRAL
FRANCISCO ANTONIO DE PAULO DIAS
SOBRAL
FRANCISCO MARCILENIO CARLOS CAVALCANTE
SOBRAL
JACINTA BALBINO DA SILVA
MERUOCA
JOSE NILSON VICENTE
MASSAPE
JOSE WILSON COSTA SILVA
SOBRAL
MARCONE BATISTA MAGALHAES
CAMOCIM
MARIA DA CONCEIÇAO GAMELEIRA FERREIRA
MASSAPE
MARIA DO SOCORRO FROTA GUIMARAES
SOBRAL
MARIA FERREIRA DUARTE
SOBRAL
MARIA RITA DE SOUSA FERREIRA
BOQUEIRAO-SOBRAL-
PATRICIA FERNANDES DA SILVA
FORTALEZA
PAULO JANDER BRAZ
SOBRAL
PAULO SERGIO FERREIRA DE SOUSA
SOBRAL
RAIMUNDA NONATA FERREIRA
MERUOCA
REJANE BERLANDIA SOUSA MARQUES
SOBRAL
SENILDO PAULA DA COSTA
SOBRAL
TEREZINHA BENTO
SOBRAL
TEREZINHA SOUSA ARAUJO
ALCANTARAS
Herbert Rocha- Relações Públicas da Grendene S/A

CHITÃO DOS POBRES ACONTECE NESTE SÁBADO, DIA 1º DE JULHO

Neste sábado, 01 de julho, Próximo acontecerá o tradicional chitão de Massapê, intitulado "Chitão dos Pobres". Será o momento para todos curtir e dançar à vontade na quadra do Garcia, ali em direção ao bairro Alto da Boa Vista, animado pelo Forrozão Aza Negra “O Anjo do Forró” .

Vai ser o chitão onde o povão em geral gosta de participar, além da tradição de 69 anos, aqui em nossa cidade. O protagonista e promovente deste evento tradicional é do amigo Ferreirinha, cuja festa ja se notabilizou no calendário festivo do município de Massapê.

CEARÁ TEM SEXTA-FEIRA CHUVOSA EM 38 MUNICÍPIOS, DIZ FUNCEME

O estado do Ceará tem sexta-feira (30) chuvosa em pelo menos 38 cidades, segundo monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) entre desde 7h de quinta-feira (29) até 7h desta sexta.

As regiões que mais receberam precipitações foram as Regiões do Cariri, Central e Inhamuns, além do Litoral de Fortaleza. Conforme atualização dos dados, Porteiras, na Região do Cariri, teve a maior chuva do período com 23,0 milímetros.

A segunda maior chuva foi em Brejo Santo com 17.0 milímetros. Foram registradas precipitações nas cidades de Guaramiranga (14.4 milímetros); Aracoiaba (14.0 milímetros); Quixeramobim (13.2 milímetros); Barreira (12.8 milímetros); Barro (11.2 milímetros), Cascavel (11.0 milímetros) e Redenção (11.0 milímetros). 

PRAZO PARA SAQUE DO PIS/PASEP TERMINA NESTA SEXTA, MAS SERÁ PRORROGADO

O banco também pagará os rendimentos das cotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa antes de 4 de outubro de 1988. Nesse caso, os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta do PIS vinculada ao trabalhador.

Quem não tiver possibilidade de sacar nesta sexta-feira (30) o abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep,) referente ao ano-base 2015, terá nova chance. Em vez de ser encerrado definitivamente hoje, como estava previsto, o prazo será reaberto em 27 de julho e o trabalhador terá até 28 de dezembro para sacar o dinheiro.

SILÊNCIO DE ROCHA LOURES ESTÁ PERTO DO FIM, AFIRMA O GLOBO

Conforme o colunista do Jornal O Globo, RICARDO NOBLAT, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures deverá fazer delação premiada. 

A notícia chegou aos ouvidos do presidente Michel Temer por meio de alguns dos seus ministros: o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, flagrado correndo por uma rua de São Paulo com uma mala de dinheiro, decidiu fazer um acordo de delação premiada e está à procura de um novo advogado. O atual continua jurando de pés juntos que ele não delatará.

Pesou na decisão de Loures a renovada pressão da família, principalmente da mulher grávida e do seu pai, e as condições em que ele vive há mais de duas semanas numa cela da carceragem da Polícia Federal, em Brasília. Além de pequena, a cela carece de banheiro, janela, ventilação adequada e aparelho de televisão. Loures não tem companhia. Queixa-se da comida.

Foi ele quem pediu para deixar a Penitenciária da Papuda, onde ficou preso durante poucos dias. Alegou que se sentia inseguro ali e que fora ameaçado. Arrependeu-se. Agora acha que vive “no inferno”. A pressão da família e o isolamento numa cela da Polícia Federal também foram decisivos para que o ex-senador Delcídio Amaral delatasse.

Uma eventual delação de Loures significaria o fim do mundo para Temer. Segundo a denúncia de Rodrigo Janot, Procurador Geral da República, a mala de dinheiro que Loures recebeu do Grupo JBS se destinava a Temer. A mala acabou entregue por Loures à Polícia Federal. Dos R$ 500 mil que recebera, Loures ficou com R$ 35 mil. Devolveu-os mais tarde.

Se de fato delatar, o episódio de mala será só um detalhe de um copioso relato que Loures poderá fazer. Sua estreita ligação com Temer é antiga. Loures prestou relevantes serviços ao amigo. E, agora, está se sentindo abandonado por ele e pelos que o cercam.

29 de junho de 2017

LEI DO DIVÓRCIO COMPLETA 40 ANOS

No dia 28 de junho de 1977, o Brasil dava o passo definitivo no caminho de instituir o divórcio no país. Nessa data, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 6.515, que regulamentou a prática. A votação de segundo turno havia sido cinco dias antes e terminou em 226 votos a favor e 159 contra a emenda constitucional dos então senadores Nelson Carneiro e Acioli Filho. Em dezembro do mesmo ano, no dia 26, o presidente e ditador Ernesto Geisel sancionava o texto.

Nos 40 anos de existência do divórcio no Brasil, houve duas grandes inovações legislativas: a primeira ocorreu há dez anos, com a Lei 11.441/2007, que possibilitou a separação e o divórcio no cartório extrajudicial, sem necessidade de processo judicial, o que costumava demorar muitos anos.

A segunda alteração relevante foi a Emenda Constitucional 66/2010, que acabou com o prazo mínimo para o divórcio e a necessidade de prévia separação judicial. Desde então, é possível se casar de manhã e divorciar-se à tarde, já que a escritura de divórcio é feita em até 15 minutos. 

Agência Brasil

PROJETO DE LEI PREVÊ DEMISSÃO DE SERVIDORES CONCURSADOS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS

A demissão de servidores públicos concursados seria regulamentada pelo projeto de lei 116/2017, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). O texto dispõe sobre a avaliação periódica dos servidores públicos da União, Estados e Municípios, e sobre os casos de exoneração por insuficiência de desempenho. Ele será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tem como relator o senador Lasier Martins (PSD-RS).

Atualmente, a ementa, que Regulamenta o art. 41, § 1º, III da Constituição Federal, está aberto a consulta eletrônica no link, aqui via blog Massapê no Caminho da Notícia

Em síntese, estava parado no congresso desde 2007, e agora está pronto para ser votado no plenário. A avaliação de desempenho com o funcionário público será feita anual e quem for reprovado será submetido à capacitação. Quem tiver mau desempenho por dois anos sera automaticamente desligado do serviço público.

Outros temas a serem debatidos são o futuro da Previdência Social e dos direitos trabalhistas; das carreiras dos servidores públicos; das emissoras de rádio e TV comunitárias; da inovação e produção científica e tecnológica; dos meios de transporte e da mobilidade urbana; e da produção de energia no Brasil


26 de junho de 2017

ELEIÇÕES 2018 – LULA LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue líder absoluto nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018. É o que diz pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo. Lula Lula está na liderança em todos os cenários de primeiro turno, tendo entre 29% e 30% das intenções de voto.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo, empatado com Marina Silva (Rede-AC). Quando disputa com Alckmin, o petista fica com 30%. Nesse cenário, o tucano aparece apenas na terceira posição, com 8%, enquanto Bolsonaro, com 16%, e Marina, com 15%, aparecem embolados no segundo lugar.

O cenário com o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), é similar e tem Lula na dianteira, com 30%. Doria fica em quarto lugar, com 10% das intenções dos eleitores.
Após escândalo da JBS, o Datafolha não incluiu o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente Michel Temer (PMDB) na lista de presidenciáveis.

2º Turno
Em simulações para o 2º turno, Lula vence Alckmin (45 a 32%), Doria (45 a 34) e Bolsonaro (45 a 32), mas empata com Marina (40 a 40), de acordo com o Datafolha. Em uma eventual disputa entre Marina e Bolsonaro, a ex-ministra venceria por 49 a 27%. 

REVISTA ISTOÉ DIZ QUE MORO VAI CONDENAR LULA

O juiz federal Sergio, da 13ª Vara Federal do Paraná, vai anunciar, nos próximos dias, a sentença que condenará Lula à prisão no caso do tríplex do Guarujá. Os crimes são por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. É o que informa a revista IstoÉ traz, na edição desta semana, em sua reportagem de capa.

O ex-presidente é acusado de ter recebido o imóvel da construtora OAS como contrapartida a benefícios que a empresa obteve do governo no período em que o petista esteve no poder. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente foi beneficiado com pelo menos R$ 87,6 milhões dados pela OAS, dos quais R$ 3,7 milhões foram usados por Lula no apartamento de três pavimentos.

A revista afirma ter apurado junto a integrantes da Operação Lava-Jato que o ex-presidente será condenado a até 22 anos de cadeia – 10 anos por lavagem de dinheiro e 12 por corrupção passiva. De acordo com a publicação, no cronograma de Sérgio Moro só uma etapa o separa do anúncio da condenação de Lula: a definição da pena a ser aplicada ao ex-ministro Antonio Palocci, hoje preso.