A quatro dias do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, os mais
de 8,7 milhões de inscritos empenham-se em tirar as últimas dúvidas
e buscar os mais variados recursos para se sair bem na prova. Afinal,
além de avaliar a proficiência ao final do Ensino Médio, o exame é
também utilizado como vestibular para uma série de universidades
públicas e particulares, tornando-se essencial para definir o futuro
de cada participante, para qual carreira poderá seguir no Ensino
Superior e, posteriormente, no mercado de trabalho.
Não à toa, tamanha importância pode acabar gerando uma série
de reações emocionais nos estudantes na hora da prova, como o “frio
na barriga”, o nervosismo e a ansiedade, entre tantos outros. Um
dos acontecimentos mais comuns relatados em exames desse porte é o
“branco” na hora de resolver uma questão. Ou seja, o estudante
domina todos os conceitos, sabe resolver determinado problema, mas de
repente se esquece de tudo, como se sofresse um verdadeiro apagão.
O artigo que você lê aqui no site Massapê Indo e Voltando, é de Sandra Garcia - mestre em
psicologia na área do Desenvolvimento Humano e Processos de
Ensino-Aprendizagem. Em primeiro lugar, diz ela, deve-se
ressaltar que isso é normal com todas as pessoas, especialmente pela
carga emocional e pela tensão envolvida na prova. O que devemos
prevenir é que o “branco” em uma questão ou em um determinado
momento, leve o estudante a um colapso total que o atrapalhe por
muito tempo e prejudique todo o seu desempenho no restante da prova,
comprometendo todo o seu período de estudos devido a um fator
emocional.
Uma das saídas para driblá-lo de maneira consciente e
inteligente é recorrer a métodos metacognitivos. Com origem na
psicologia, tratam-se de recursos organizadores do pensamento e das
ações que auxiliam a monitorar e modificar as estratégias de
encontrar respostas em situações de resolução de problemas.
Utilizando símbolos do cotidiano, eles organizam e ampliam
estratégias de pensamento, possibilitando a metacognição, ou seja,
a reflexão sobre a própria ação ou pensamento. Um dos métodos
mais conhecidos que tem ajudado muitos estudantes a controlar o
nervosismo em avaliações é o do “Semáforo”.
Ao se deparar em uma situação em que o “branco” apareça,
lembrar da figura e das cores de um semáforo pode reorientar o
estudante a dar um passo atrás, para depois seguir em frente.
Primeiro, a luz vermelha indica o “Pare! Você precisa reavaliar
toda a questão novamente”. Depois, a luz amarela, que sinaliza
“Atenção! Concentre-se novamente em todos os pontos importantes”.
Por fim, a luz verde, que indica “Siga! Agora que você retomou, vá
em frente e resolva o problema”.
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