20 de MAI 2020 - Desde ontem, terça-feira (19), a Secretaria
da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza formulários eletrônicos para a
solicitação de auxílio por profissionais de saúde diagnosticados com Covid-19 e
de seguro em caso de morte pela doença. As pessoas que têm direito aos
benefícios devem preencher as fichas e anexar os documentos necessários.
Para solicitar o auxílio por contágio, o
profissional deverá preencher o formulário, informando dados pessoais e
bancários, além de anexar o atestado médico. As informações fornecidas serão
validadas junto à direção da unidade de saúde onde a pessoa trabalha.
Em caso de seguro por morte, é preciso
informar os dados do solicitante e do profissional que faleceu em decorrência
da Covid-19. Também é exigida a documentação comprobatória do grau de
parentesco, bem como o atestado de óbito.
Saiba mais sobre os benefícios
O auxílio será repassado pelo Fundo Estadual
de Saúde (Fundes), criado Governo do Ceará por meio Sesa. Receberão o benefício
profissionais autônomos ou cooperados infectados por Covid-19 e afastados do
trabalho por até 30 dias.
O pagamento é referente a um salário mínimo
para técnico de enfermagem e profissional de nível médio; três salários mínimos
para profissionais de nível superior (não médico) e quatro salários mínimos
para médico.
Se o período de afastamento for inferior a 30
dias, o pagamento do auxílio será proporcional aos dias em que o profissional
esteve ausente do trabalho. Em caso de morte por Covid-19, serão pagos 10
salários mínimos à família, cônjuge, dependentes ou pais do profissional.
A população também pode se informar e tirar
dívidas sobre os benefícios pelos números (85) 31015147 e 31015267. O
atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
(Site Sesa)
(Site Sesa)
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