10 de março de 2020

DECON DIVULGA RANKING DE RECLAMAÇÕES CONTRA EMPRESAS NO CEARÁ EM 2019

10 de MAR 2020 - O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE) divulgou, nesta segunda-feira (9), as principais áreas e motivos de reclamações dos consumidores cearenses duranta todo o ano de 2019.

Os serviços essenciais, como abastecimento de água, produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis, respondem pelo setor mais reclamado, com 1.379 solicitações, o que corresponde a 29,09% entre os outros setores.

Em seguida, aparecem as queixas em relação a produtos, com 1.364 reclamações (28,78%). Assuntos financeiros vêm logo em seguida, com 1.217 contestações (25,68%).

PROBLEMAS MAIS RECLAMADOS
Em relação aos problemas mais relatados pelos consumidores, o mais reportado diz respeito a cobranças indevidas ou abusiva, com 1.663 reclamações. Em seguida, aparece produtos com vício ou defeitos, por 964 vezes.

Em reclamações específicas direcionadas a empresas, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está no topo do ranking, com 292 queixas de clientes. A Cagece, contudo, também aparece como a segunda em número de atendimentos aos consumidores, com 4.132 ocorrências.

Em relação ao levantamento, a Companhia colocou que atende a cerca de 1,8 milhão de clientes no Ceará e, em termos comparativos, o número de reclamações citadas no cadastro pode ser considerado um resultado aceitável tendo em vista o tipo de serviço prestado e a totalidade de clientes.

"A publicação mostra que, em 2019, foram realizados 4.132 atendimentos junto ao Decon-Ce, relacionados à Cagece. Desse total, apenas 292 viraram reclamações. Ou seja, trata-se de um resultado que destaca o caráter de resolutividade da Cagece junto aos clientes que procuram o órgão de proteção e defesa do consumidor", afirma em nota.

Já a Enel foi colocada no segundo lugar do ranking de reclamações, com 273, tendo sido considerada também a com o maior número de atendimentos, com 4.450. Em resposta, a Enel informou que é a empresa com maior número de clientes no Ceará e que os registros de reclamações representam 0,006% do número total de clientes da distribuidora.
(G1) 

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