17.11.2019 - Os partidos políticos gastaram R$ 152,3 mil com aquisição de exemplares e assinaturas dos maiores jornais do Brasil em 2018. As revistas tiveram menos apelo no ano: foram cerca de R$ 3.500 em assinaturas da Veja e R$ 2.100 da IstoÉ.
As cifras foram declaradas pelos próprios partidos ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Esses dados ficam disponíveis no repositório de dados eleitorais.
Gastos deste tipo são declarados sob a rubrica “assinaturas e aquisição de periódicos”. Apesar do nome da categoria, os partidos declaram ali também despesas sem relação com imprensa, como gastos com empresas de informática.
A empresa de mídia que vendeu, em valores, mais assinaturas para partidos políticos em 2018 foi a Agência Estado: R$ 67,6 mil, aproximadamente. O principal negócio da firma é o fornecimento de informações sobre política e economia em tempo real.
Na 4ª posição ficou o jornal O Estado de S. Paulo, com cerca R$ 23,4 mil. O jornal e a agência são propriedade do mesmo grupo empresarial, o Grupo Estado.
Na 2ª colocação vem a Folha da Manhã, empresa que edita o jornal Folha de S.Paulo. Foram R$ 31,7 mil em 2018. Com CNPJs do Grupo Globo, o gasto foi de 29,6 mil.
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