15.05.2019 - Pelo menos 75 das 102 universidades e institutos federais do País realizam protestos nesta quarta-feira, 15, em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação (MEC).
Eles estão tendo apoio de universidades públicas estaduais de diversos Estados – incluindo São Paulo, onde os reitores de USP, Unicamp e Unesp.
Um dos alvos do protesto, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que as universidades precisam deixar de ser tratadas como “torres de marfim” e não descartou novos contingenciamentos.
Atos em todos os Estados, chamados pelas maiores entidades estudantis e sindicais do País, incluindo a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Em Brasília, o prédio do MEC já amanheceu cercado por homens da Força Nacional de Segurança Pública. O secretário executivo da pasta, Antoni Paulo Vogel, afirmou que a proteção foi pedida pelo governo federal. “Temos de estar preparados para evitar qualquer tipo de problema. Simples assim.”
(Isto É)
Nenhum comentário:
Postar um comentário