15/03 - Para 76% dos consumidores entrevistados
pela Boa Vista, em sua pesquisa feita especialmente para o Dia Mundial do
Consumidor, comemorado nesta sexta-feira, 15, a data deve ser usada como uma
oportunidade para conscientizar ainda mais os consumidores sobre os seus
direitos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outras legislações que o
protegem na relação de consumo, e não para incentivar ainda mais as
compras.
Quando estimulados sobre a
possibilidade de ser uma data comemorativa do comércio, 70% responderam que o
principal incentivo para ir às compras seria o de obter descontos, com redução
de preço, juros menores ou isenção de juros. Em segundo lugar os entrevistados
apontaram as promoções (16%), com ofertas tipo “leve 2 e pague 1” ou compre um
produto e leve outro.
E por último, a facilidade de pagamento
(14%), com prazos mais longos ou não exigência de entrada, por exemplo. A
pesquisa deixa claro que o aumento das vendas seria possível, se o varejo
começasse a investir em propostas diferenciadas como faz na Black Friday.
Entre os produtos que poderiam ser de
interesse dos entrevistados, caso houvesse incentivo às vendas na data,
destacam-se: eletrodomésticos (15%); eletrônicos, empatados com alimentos e
bebidas (12%); itens para casa e decoração (11%) e moda e acessórios, empatados
com telefonia celular (10%).
A pesquisa identificou ainda um
crescimento significativo entre os respondentes que disseram ter sentido uma
melhora na percepção do poder de compra, em comparação ao mesmo período ano
anterior.
Em 2018, 19% tinham essa percepção,
agora 25% disseram que melhorou. Para 45% a percepção do poder de compra
diminuiu (era 49% em 2018), e para 30% está igual (era 32% em 2018).
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