29 de março de 2019

JUSTIÇA ELEITORAL DA 45ª PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE INSTALAÇÃO DA BIOMETRIA


29/03 - Nesta sexta-feira (29), às 8h30 será realizada a cerimônia de Audiência Pública para a instalação da Biometria na 45ª ZE – compreendendo os municípios de Massapê e Senador Sá.
O evento será realizado na EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque (Escola Profissionalizante).

O Sr. Dr. Aldenor Sombra de Oliveira, juiz eleitoral desta comarca, presidirá Audiência Pública, e terá a participação de segmentos da sociedade local e representantes de entidades.

No processo de revisão biométrica, os eleitores são obrigados a fazer o recadastramento através da coleta de dados biométricos. Se perderem o prazo, terão o título cancelado e ficam impedidos de tirar passaporte, fazer matrícula em instituições de ensino superior, pedir empréstimos em bancos públicos e podem ainda ter implicações no CPF.

É a segunda etapa da revisão em Massapê. Para quem não fez a biometria deve dirigir-se a um órgão da justiça eleitoral, ou ainda agendar atendimento, através do telefone 148 ou na página do tribunal.

26 de março de 2019

26/03- DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DA EPILEPSIA


Em 26 de março, as pessoas ao redor do mundo são convidadas a usar a cor roxa - é um dia de esforço internacional dedicado ao aumento da conscientização sobre a epilepsia.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas relativamente evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise não for tão aparente.

Sintomas:
Em crises de ausência, a pessoa apresenta-se “desligada” por alguns instantes, podendo retomar o que estava fazendo em seguida. Em crises parciais simples, o paciente experimenta sensações estranhas, como distorções de percepção ou movimentos descontrolados de uma parte do corpo. Ele pode sentir um medo repentino, um desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente. Quando as crises duram mais de 30 minutos sem que a pessoa recupere a consciência, são perigosas, podendo prejudicar as funções cerebrais.

Causas:
Muitas vezes, a causa é desconhecida, mas pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose ("ovos de solitária" no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas. Muitas vezes a origem pode ter relação com má formação congênita do cérebro.

Tratamento:
O tratamento das epilepsias é feito com medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas; casos com crises frequentes e incontroláveis são candidatos à intervenção cirúrgica.

Em muitos casos as crises epiléticas não são previsíveis e as pessoas precisam de ajuda, principalmente para não se machucarem durante as convulsões. É importante estar atento e saber como proceder ao presenciar uma crise:

- mantenha a calma e tranquilize as pessoas ao seu redor;
- evite que a pessoa caia bruscamente ao chão;
- tente colocar a pessoa deitada de costas, em lugar confortável e seguro, com a cabeça protegida com algo macio;
- nunca segure a pessoa nem impeça seus movimentos (deixe-a debater-se);
- retire objetos próximos com que ela possa se machucar;
- mantenha-a deitada de barriga para cima, mas com a cabeça voltada para o lado, evitando que ela se sufoque com a própria saliva;
- afrouxe as roupas, se necessário;
- se for possível, levante o queixo para facilitar a passagem de ar;
- não tente introduzir objetos na boca do paciente durante as convulsões;
- não dê tapas;
- não jogue água sobre ela nem ofereça nada para ela cheirar;
- verifique se existe pulseira, medalha ou outra identificação médica de emergência que possa sugerir a causa da convulsão;
- permaneça ao lado da pessoa até que ela recupere a consciência; 
- se a crise convulsiva durar mais que 5 minutos sem sinais de melhora, peça ajuda médica;
- quando a crise passar, deixe a pessoa descansar.

PREFEITO DE MASSAPÊ NOMEIA CHEFE DE GABINETE E POUCOS TOMARAM CONHECIMENTO DA INDICAÇÃO; ENQUANTO ISSO O MUNICÍPIO É MUITO PROBLEMA


26/03 - A postura cautelosa de Mazim Lira e a sua decisão de não assumir cargo de primeiro escalão na gestão PMDB/PSDB, fez Jacques Albuquerque nomear uma funcionária, sem expressão política, à chefia de Gabinete do Paço Municipal. Nada contra a Fábia Maiale de Oliveira, ao contrário, tenho o mais puro absoluto respeito; mas os verdadeiros cabeças-de-fitas tiveram pouca atuação nessa gestão.

Com exclusividade, o nosso blog teve acesso à portaria  nº 31, de 21 de fevereiro de 2019 assinada pelo prefeito, cuja servidora foi indicada com data retroativa de 1º de janeiro do ano em curso.

Apesar do prefeito ter demitido pessoas com cargo expressivos e ascendentes na sua administração, ainda existem pessoas com influências, a ponto de indicar nomes com ramificações psdbistas.

A nova chefe de gabinete foi articulada nos bastidores, sem quase conhecimento da população, o que tem sido um dos desafios no governo Jacques. A prova é que promoveu várias alterações no primeiro escalão da Prefeitura. Na pasta da saúde foram realizadas três modificações.

Outras mudanças também aconteceram na Secretaria de Educação e Secretaria de Governo.

Modificação em cargo público é natural, mas nem toda mudança é benéfica. Mudar somente por mudar e não possuir as atribuições para desenvolver um trabalho para a população, não significa nada. Apesar de tudo – no conjunto desta obra - está claro que o prefeito de Massapê precisa muito acertar na administração. 

A cidade está abandonada pelo poder público municipal. Os serviços públicos de competência da prefeitura funcionam precariamente.

O infortúnio está em todas as áreas: estradas intrafegáveis, ruas e avenidas esburacadas, praças abandonadas, iluminação e saúde pública deficitárias.

As promessas milagrosas do prefeito durante a campanha se transformaram em pesadelos. É só recorrer aos 15 motivos para votar em Jacques Albuquerque, na campanha de 2016. Das propostas elencadas, pouca coisa foi  realizada. 

Em vez de pôr em prática medidas administrativas capazes de transformar em atos benéficos para a população - como colocar para funcionar obras da gestão do AJ Albuquerque (sobrinho e afilhado) - o atual gestor não está nem aí. Esqueceu a cidade. Massapê está atrofiada. Essa é a triste realidade! 

25 de março de 2019

ENEM DIVULGA EDITAL PARA AS PROVAS DE 2019


25/03 - O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação está disponível no Diário Oficial e no novo hotsite da prova.

O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme comunicado anteriormente, as inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio.

Neste ano, a taxa a ser paga será de R$ 85. Na edição de 2018, era de R$ 82. Ela deverá ser quitada entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

NOVIDADES
Nesta edição do exame, os lanches levados pelos candidatos serão revistados. Além disso, haverá as seguintes novidades:

novo sistema de inscrição;
inclusão opcional de foto na inscrição;
espaço com linhas para rascunho da redação;
espaço para cálculos no final do caderno de questões;
surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

ESTRUTURA DA PROVA
No primeiro dia de prova, em 3 de novembro, serão aplicadas as provas de:
linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
duração: 5h30
No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:
ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
duração: 5h

PEDIDOS DE ISENÇÃO
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição irão do dia 1º de abril ao dia 10 do mesmo mês. Assim como em 2018, esse processo será feito antes do período de inscrições para o exame. Terão direito à gratuidade:
estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Em todos esses casos listados acima, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. Informar dados falsos pode acarretar a eliminação no exame.
Aqueles que pleitearem a isenção saberão do resultado em 17 de abril,no site do Enem. É importante lembrar que, mesmo conseguindo esse benefício, o candidato não estará inscrito automaticamente no Enem. Ele precisará, assim como os demais, fazer a inscrição regular.

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA
Caso o estudante tenha conseguido a isenção em 2018 e faltado aos dois dias de prova, precisará justificar sua ausência entre as 10h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 10 de abril, na página oficial do Enem. Ele terá de anexar documentos que comprovem a necessidade de ter faltado à prova. Caso a justificativa seja recusada ou sequer informada, o candidato terá de pagar a taxa de inscrição em 2019.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO
O cartão de confirmação de inscrição será disponibilizado em outubro. Ele traz dados como: número de inscrição,
data/hora/local de prova;
atendimento especializado e ou específico
opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Acessibilidade
O candidato que necessitar de recursos de acessibilidade para fazer a prova deverá solicitá-lo entre os dias 6 e 17 de maio.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO:
Autismo
Baixa visão
Cegueira
Deficiência auditiva
Deficiência física
Deficiência intelectual (mental)
Déficit de atenção
Discalculia
Dislexia
Surdez
Surdocegueira
Visão Monocular
Atendimento específico
Gestante
Idoso
Lactante
Estudante em Classe Hospitalar
Outra Situação Específica
Uso do nome social
O uso de nome social deverá ser solicitado entre os dias 6 e 17 de maio.

CALENDÁRIO
Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio. 
Inscrições: 6 a 17 de maio. 
Provas: 3 e 10 de novembro

FERIADO: DATA MAGNA NO CEARÁ


25/03 - Nesta segunda (25/03) comemoramos a Data Magna do Ceará. Instituído em 6 de dezembro de 2011 por lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o feriado celebra a abolição dos escravos no Ceará.

A província foi a primeira do Brasil a libertar os escravos, no dia 25 de março de 1884, embora o País tenha sido o último do Ocidente.

No Ceará, a abolição aconteceu quatro anos antes do restante do País. A famosa Lei Áurea foi sancionada em 13 de maio de 1888 e acabou invisibilizando uma série de personagens e setores da sociedade que lutaram por anos antes da conquista.

Cinco dias antes de ser publicada no DOE, a Emenda Constitucional Nº 73 foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com texto de autoria do então deputado Lula Morais (PCdoB). A Emenda alterou o artigo 18 da Constituição Estadual.

Pouco mais de um ano antes do Ceará abolir a escravatura, mais especificamente em 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape teve o dia marcado pela entrega de 116 cartas de alforria.

José do Patrocínio e outros abolicionistas estavam presentes no ato que ocorreu em frente à igreja Matriz. Acarape é hoje o município de Redenção.

Os escravos libertos passaram a procurar formas de se reintegrar à sociedade. Muitos fugiram para o quilombo na Serra do Evaristo, em Baturité. Com medo de serem perseguidos, lá eles acreditavam estar seguros da fragilidade da alforria. Outros partiam para Fortaleza, de carta na mão, e viajavam em busca das suas famílias.

Havia também a parcela de libertos que não tinha família e que não queriam se refugiar nos quilombos. Dos que já estavam acostumados com a rotina escravista, entraram em acordo com os senhores e passaram a prestar serviço remunerado.

Redenção tem seus símbolos da libertação, como os museus que guardam o pouco dos documentos ainda preservados e a memória escravista em prédios históricos, casa grande e senzala - hoje destino de turistas.

23 de março de 2019

JUIZ DE MASSAPÊ REINICIARÁ O CICLO DE REVISÕES BIOMÉTRICAS E FAZ CONVITE À MÍDIA E SEGMENTOS LOCAIS

23/03 - A Justiça Eleitoral da 45ª Zona Eleitoral de Massapê está enviando aos blogueiros e locutores jornalísticos (já recebi) que compreendem os municípios de Massapê e Senador Sá, Ofício Circular nº 02/2019, convidando-os para a Cerimônia Pública para a instalação da Biometria.

O Sr. Dr. Aldenor Sombra de Oliveira (foto), juiz eleitoral desta comarca, presidirá Audiência Pública sobre o recadastramento biométrico, às 8h30, na EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, no município de Massapê.

Além da participação da mídia, segmentos da sociedade se farão presentes como autoridades locais, professores, estudantes e representantes de entidades.

A Justiça Eleitoral deve apresentar detalhamentos do Projeto Biometria e esclarecerá as dúvidas acerca do procedimento, sempre alertando a população para os prazos e as consequências do não comparecimento à revisão.

No processo de revisão biométrica, os eleitores são obrigados a fazer o recadastramento através da coleta de dados biométricos. Se perderem o prazo, terão o título cancelado e ficam impedidos de tirar passaporte, fazer matrícula em instituições de ensino superior, pedir empréstimos em bancos públicos e podem ainda ter implicações no CPF.

É a segunda etapa da revisão em Massapê. Para quem não fez a biometria deve dirigir-se a um órgão da justiça eleitoral, ou ainda agendar atendimento, através do telefone 148 ou na página do tribunal.

22 de março de 2019

TRES HOMENS SÃO EXECUTADOS NA MADRUGADA DESTA SEXTA(22) EM SOBRAL


22/03 - A cidade de Sobral voltou a registrar mais atos de violências. Três homens foram assassinados a tiros, dominados por facções que brigam pelo domínio do tráfico de drogas.

Por volta das 3h30 desta sexta-feira (22), quando aconteceu o triplo assassinato, considerado um caso de chacina. 

Os três homens, que seriam membros de uma facção criminosa, foram mortos atingidos com tiros de pistola disparados dentro de uma residência no bairro Sumaré.

Segundo a Polícia Militar,o crime ocorreu dentro de uma casa, localizada na Rua da Ferroviária, foi invadida por, no mínimo, três pessoas armadas.

Dois dos três mortos foram encontrados caídos, baleados, juntos, em um quarto da casa. O terceiro morto foi encontrado noutro cômodo e estaria sendo medicado, pois tomava soro quando foi também assassinado.

Os corpos foram retirados de dentro da casa por volta de 5h30, pela equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), do Núcleo de Sobral.

PRESO EM SALA COM CAMA IMPROVISADA



22/03 - Surpreendidos com a decisão do juiz federal Marcelo Bretas, que determinou que Michel Temer fique preso na Polícia Federal do Ruo de Janeiro, os policiais federais improvisaram uma sala no terceiro andar do prédio para acomodar o ex-presidente, relata O Globo.

Temer foi levado para uma sala padrão ocupada pelo corregedor-geral da PF no Estado, uma das poucas no edifício que têm banheiro privativo, ar-condicionado e frigobar. Uma cama foi providenciada às pressas para acomodar o presidiário do MDB.

21 de março de 2019

LAVA JATO PRENDE EX-PRESIDENTE MICHEL TEMER; BUSCAS POR MOREIRA FRANCO

21/03 - Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Michel Temer, ex-presidente da República. Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia. Mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

EM BRASÍLIA, AJ ALBUQUERQUE SE REÚNE COM A PRESIDENTE DA EMBRATUR



21/03 - Para debater assuntos dos setores hoteleiros e turísticos, o deputado federal AJ Albuquerque (PP) esteve reunido nesta quinta-feira (20) com a presidente da Embratur, Teté Bezerra, e o presidente da Comissão do Turismo, Newton Cardoso Júnior, para tratarem relevantes e importantes para o setor de hotelaria e do turismo em geral.

Conforme disse AJ Albuquerque: “debatemos temas relevantes para o turismo nacional como a organização de encontros nos estados brasileiros voltados para o mercado turístico e a importância de replicar as políticas adotadas em Portugal”, enfocou o deputado.

A Embratur defende demandas do setor na Câmara dos Deputados. Outro fator importante é bom destacar nessa matéria, que o Brasil é um destino importante para o mercado português. Existe uma ligação histórica e potencial do mercado para impulsionar o fluxo de turistas europeus, que conta com 7 milhões de viagens por ano.

POLÍCIA INICIA BUSCAS PARA APURAR AMEAÇAS A MINISTROS DO STF


21/03 - Agentes da Polícia Federal saíram às ruas nesta quinta-feira, 21, para fazer buscas no inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal, que apura ameaças e proliferação de fake news contra os ministros da corte. Segundo o canal Globo News, foram identificados suspeitos em Alagoas e São Paulo. 

Nesta quarta-feira 20 o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito no STF, designou a equipe que vai auxiliá-lo nas investigações: o delegado federal Alberto Ferreira Neto, chefe da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Fazendários, e o delegado de polícia Maurício Martins da Silva, da Divisão de Inteligência do Divisão de Inteligência da Polícia Civil de SP.

A abertura do inquérito foi determinada pelo ministro Dias Toffoli, presidente da corte, após o Supremo ter sido alvo de manifestações sobre a decisão que definiu a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes de corrupção conexos a eleitorais.

No despacho, o ministro especifica o escopo da investigação, e oficializa que o inquérito apura também o vazamento de informações e documentos sigilosos, com o intuito de “atribuir ou insinuar a prática de atos ilícitos” por membros da Suprema Corte, por parte daqueles que tem o dever legal de preservar o sigilo, explica Moraes. 

O ministro não cita o Fisco na decisão, no entanto, recentemente, a Corte se voltou contra vazamentos de análises da Receita Federal que citavam ministros dos tribunais superiores, como Gilmar Mendes.

APÓS DAR À LUZ MÃE ENTERRA BEBÊ AINDA VIVO, QUE É ESTRAÇALHADO POR ANIMAIS


21/03 - Mulher é presa em flagrante pela delegacia de Polícia Civil, na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Ceará, na noite desta quarta-feira (20). Após dar à luz, ela enterrou, ainda vivo,  o bebê do sexo feminino. Logo em seguida, porcos atacaram  a recém-nascida e comeram partes do corpo.

O crime de infanticídio revoltou os moradores da comunidade de Buriti, na zona rural de Camocim. Foi necessário que a Polícia transferisse a acusada para outro Município. Logo, a notícia se espalhou na região e  ganhou repercussão nas redes sociais e na Imprensa.

Segundo o relato da Polícia, moradores ouviram o choro da criança vindo do matagal e decidiram verificar o que estava acontecendo. Logo em seguida, a Polícia Militar foi acionada.

A Recém-nascida apresentava ferimentos graves e mutilações causadas pelo ataque dos animais.  A suspeita é de que a criança estava viva quando foi  atacada na mata.

O corpo do bebê foi encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) da cidade de Sobral, na Zona Norte do estado.