18/05 - A partir de segunda-feira (21) o Instituto Nacional
do Seguro Social (INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o
benefício. Ao acessar o Meu INSS(inss.gov.br) ou ligar
para o 135, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá
direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do
agendamento.
A medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.
É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que
o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.
Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou
pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do
INSS.
Nos casos em que as informações previdenciárias
necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS,
será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e,
caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a
garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais,
a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
E com a ampliação da concessão automática, a
tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os
cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios
também passarão a ser solicitados dessa forma.
Seu INSS
O Meu INSS já
tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador
ou celular.
Informações via INSS
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