30 de novembro de 2016

ZEZINHO ALBUQUERQUE NA LUTA PELA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA COM O APOIO DO GOVERNADOR E DA FAMÍLIA FERREIRA GOMES

Em meio às discussões envolvendo a eleição da Assembleia Legislativa para a escolha do futuro presidente daquela Casa, haverá ruptura no grupo político comandado pelo governador Camilo Santana e os irmãos Ferreira Gomes, com o ex-governador Domingos Filho, e atualmente conselheiro do TCM. 

A denúncia direta contra o Tribunal de Contas dos Municípios feita pelo prefeito eleito, Ivo Gomes (PDT), é uma prova insofismável de que, após o resultado do pleito na Assembleia, o rompimento estará feito.

Como citei no título da matéria aqui no blog Massapê no Caminho da Notícia: IVO GOMES RASGOU O VÉU DA IMORALIDADE, EM SUA PÁGINA NO FACEBOOK. Na oportunidade, ele disse que estava acontecendo uma ‘intervenção’, patrocinada por conselheiros daquele órgão, na eleição da Mesa Diretora da Assembleia legislativa marcada para as 11h da manha desta quinta-feira, 1º de dezembro. 

Ivo foi além ao expor que “magistrados pertencentes ao Tribunal de Contas estavam  interferindo acintosamente na sucessão da Presidência da Casa, onde prefeitos honestos estariam sendo ameaçados e prefeitos picaretas sendo perdoados, em julgamentos das contas em municípios, em troca de manobras políticas”, admitiu.

A prova inconteste do rompimento do governo e da família Ferreira Gomes com Domingos Filho está às vistas, dada à consistência da exoneração de cargos indicados pelo conselheiro do TCM, tanto na Prefeitura e no governo do Estado, de onde vem mantendo correligionários, há algum tempo.

Como bom massapeense, filho desta terra, e reconhecedor dos relevantes serviços prestados por Zezinho Albuquerque à coletividade cearense, principalmente a Massapê; torcemos muito para que ele continue por mais dois anos conduzindo os trabalhos na presidência da Assembleia Legislativa. 

Ele merece, o Ceará merece!

IVO GOMES RASGA O VÉU DA IMORALIDADE EM SUA PÁGINA NO FACEBOOK

O deputado estadual e prefeito eleito de Sobral, Ivo Gomes, fez grave denúncia contra o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sua página no Facebook nesta terça-feira (29). No texto, Ivo Gomes chama atenção para uma ‘intervenção’, que estaria sendo patrocinada por Conselheiros do TCM, na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa marcada para as 11h da manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro.

" Estou me preparando pra deixar a Assembleia Legislativa, depois de 14 anos. Saio triste pq saio no pior momento dela. Saio no momento em q magistrados pertencentes ao Tribunal de Contas dos Municípios - q tem por obrigação mínima a imparcialidade e a distância da política - interferem acintosamente na sucessão da Presidência da casa da qual ainda sou parte. Prefeitos honestos ameaçados, prefeitos picaretas sendo perdoados.

Desde q a decisão agrade aos deputados q apoiam candidaturas de interesse dos magistrados. Tal qual Brasília, tudo acontecendo na cara da freguesia."

A declaração que soa como um “circo de horrores” à imparcialidade, à honestidade e ao sentimento de justiça insinua que está havendo interferência política de Conselheiros à deputados estaduais no julgamento das contas em municípios, em troca de manobras políticas.
Via blog Wilson Gomes

29 de novembro de 2016

GOVERNADORES DO NORDESTE ROMPEM COM TEMER E ENVIAM CARTA EXPLICANDO MOTIVOS

Ainda repercute o rompimento dos governadores do Nordeste com o presidente Temer (PMDB). Última sexta-feira, os nove governadores se reuniram para decidir não concordar com o acordo de ajuste fiscal recomendado pela União como uma condição para acessar parte dos recursos das multas do programa de regularização de ativos não declarados à Receita Federal, conhecido como Lei da Repatriação.

O governador Ricardo Coutinho (PSB), por exemplo, já havia comentado, que ainda não havia um consenso acerca das medidas abordadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), em recente reunião com os governadores e revelou que os gestores irão se reunir para discutir essas questões: “Temos que preservar a autonomia dos estados”, disse.

“Estamos ainda estudando, devo ter uma reunião sexta-feira com os governadores e nela vamos ter oportunidade de debater algumas coisas. Os estados têm que preservar a autonomia, não podemos ter medidas que venham de cima para baixo”, disse, lembrando que a Paraíba já corta gastos desde 2011 e não tem como tomar as mesmas medidas de outros estados que não fizeram.

Abaixo, a carta destinada ao presidente Michel Temer em que explicam os motivos do rompimento do acordo:
CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
Recife, Pernambuco
Reunidos na cidade do Recife (PE), no dia 25 de novembro de 2016, os governadores do Nordeste vêm a público informar a sua concordância e compromisso com o necessário equilíbrio fiscal em nossos respectivos Estados, tão necessário à retomada do crescimento, e nos associamos à preocupação do Governo Federal, mas não podemos deixar de esclarecer todo o conjunto de esforços que já vem sendo realizado pelos Governos Estaduais.

Números apurados pela União, divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), refletem a estratégia adotada pelos Estados em seu esforço fiscal, tanto em relação às despesas quanto às receitas, e demonstram que o ajuste é uma realidade, não uma promessa.

O conjunto dos Estados saiu de um déficit primário de R$ 9,5 bilhões, em 2014, para um resultado positivo de R$ 6,5 bilhões ao final de 2015. Além disso, a despesa primária, que a União pretende atrelar ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cresceu apenas 2,36% entre 2014 e 2015 – bem abaixo do IPCA, que ficou em 6,41% em 2014.

Enquanto a despesa primária cresceu apenas 2,36%, a receita bruta cresceu 5,38% em 2015. Destaque-se neste resultado o crescimento de 7% das receitas de arrecadação própria. Enquanto isso, as receitas provenientes das transferências da União aos estados cresceram apenas 1% nominal no período.

Diante do exposto, chamamos atenção, também, para a importância do diálogo sobre as receitas públicas, com a redução da taxa de juros, além de medidas de combate à sonegação fiscal e de justiça tributária. Do mesmo modo, sublinhamos nosso interesse em ver o andamento de temas essenciais ao desenvolvimento da Nação e de modo especial para o povo do Nordeste brasileiro e da retomada da geração de emprego e renda, tais como: a) ações de convivência com a seca e a retomada da Transposição do Rio São Francisco e demais obras hídricas; b) a retomada das obras da Transnordestina e de outras obras de infraestrutura; c) a liberação de empréstimos; d) a liberação dos recursos do fundo penitenciário e ações de segurança pública; e) o fortalecimento do Banco do Nordeste e do Fundo Constitucional do Nordeste; f) a apresentação de alternativas para o subfinanciamento do SUS e o enfrentamento das arboviroses; e g) a priorização da Região Nordeste no programa de concessões e novos leilões da ANP.

Por fim, abertos ao diálogo e integrados ao Fórum dos Governadores do Brasil, defendemos ações integradas com a União e municípios,  sempre respeitando a autonomia das unidades da Federação, como o direito de fazer cumprir a receita da multa da repatriação como assegura a lei, e compromisso de trabalhar pelo equilíbrio fiscal para ampliar investimentos voltados para o desenvolvimento econômico e social. 

PREFEITO ELEITO SE SOBRAL PRORROGA VIAGEM AO EXTERIOR PARA VOTAR EM ZEZINHO ALBUQUERQUE

O prefeito eleito de Sobral, Ivo Gomes, adiou para a próxima sexta-feira (2) a viagem que faria nesta quarta-feira (30) aos Estados Unidos para participar de um curso sobre mediação de conflitos com jovens e adolescentes. Ficará no Estado para participar da votação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que acontece nesta quinta-feira, 1º de dezembro, quando votará pela recondução do atual presidente, Zezinho Albuquerque.

Já na cidade para dar sequência aos trabalhos com sua equipe de transição, Ivo Gomes aproveita a quarta-feira (30) para retomar as visitas que tem feito a comunidades onde não esteve durante o período eleitoral devido à exiguidade do tempo. A visita dessa semana será na localidade de Lajes, pertencente ao distrito de Caracará, na margem da BR 222. 
(Informações via Sobral em Revista)

CEARÁ ESTÁ NA FINAL DA COPA DO NORDESTE SUB-20

O Ceará está na final da Copa do Nordeste Sub-20. Nesta segunda-feira, 28, o Vovô superou o CRB, nos pênaltis, e ficou ainda mais perto do título da competição. CRB e Ceará ficaram no empate sem gols no tempo normal e a partida foi para os pênaltis. O placar por 5 a 4 classificou o Vovô para a decisão. O outro finalista será definido às 19h30min (horário local), QUANDO CORURIPE - QUE DESCLASSIFICOU O FORTALEZA - enfrenta o Botafogo-PB, na outra semifinal.
O Povo

TRAGÉDIA: AVIÃO COM TIME DA CHAPECOENSE CAI NA COLÔMBIA E MATA MAIS DE 70

O avião que levava a equipe da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana caiu na madrugada desta terça-feira, na cidade de La Unión, departamento de Antioquia, na Colômbia. São mais de 70 mortos. Há sobreviventes identificados: Alan Ruschel, lateral do time; Jackson Follman, goleiro; Hélio Zampier Neto, zagueiro; Rafael Henzel, jornalista; Ximena Suárez, comissária de bordo; e Erwin Tumiri, também da tripulação. O goleiro Marcos Danilo Padilha, que tinha sido resgatado com vida, morreu no hospital, segundo confirmou a Cruz Vermelha. No voo estavam 71 passageiros e nove tripulantes.

A aeronave pertencia à companhia boliviana Lamia, e perdeu contato com a torre de controle ao sobrevoar uma região montanhosa perto de Medellín, no noroeste da Colômbia, por volta de 22h15m de segunda-feira (hora local). O avião teria sofrido falha elétrica, e o piloto descartou combustível antes de tentar pouso forçado. A aeronave se chocou com uma montanha conhecida como Cerro Gordo e se partiu em três.

Dentre os 71 passageiros, 48 eram integrantes da delegação da Chapecoense, que levou, além da comissão técnica, vários dirigentes. Estavam a bordo, ainda, 21 jornalistas e dois convidados do clube. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, estava na lista de passageiros, mas acabou não embarcando, porque foi para um compromisso em São Paulo com prefeitos eleitos.

O time da Chapecoense viajava para Medellín, onde na quarta-feira faria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. Os jogadores decolaram do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em voo comercial, na segunda-feira. Eles desceram em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde embarcaram na aeronave da Lamia. A delegação teve que mudar seu plano de voo por uma decisão da autoridade da aviação brasileira, que o impediu de ir para Medellín num avião fretado desde Chapecó.

O Globo