Em 2015, 78% das queixas de consumidores feitas no
Decon Ceará tiveram uma resolução satisfatória ao cliente, segundo balanço do
órgão divulgado nesta quinta-feira (28). As empresas de comunicação telefônica
seguem na liderança com o maior número de reclamações no estado. Das 8.071
queixas registradas no Decon Ceará em 2015, 3.906 (48%) são contra as
telefônicas.
Em seguida, no ranking dos setores mais
questionados, aparecem serviços financeiros (2.513 queixas) e produtos de
telefonia e informática (870). A empresa com maior índice de resolutividade foi
a GVT, que recebeu 239 reclamações no Ceará em 2015 e chegou a uma solução em
91% dos casos.
'CAMPEÃS' DE RECLAMAÇÕES NO CEARÁ
|
||
Empresa
|
Nº de
reclamações |
Taxa de
resolução |
Oi fixo
|
1.211
|
81,77%
|
Oi
celular
|
634
|
82,63%
|
Tim
|
555
|
78,42%
|
Caixa
|
508
|
73,53%
|
Claro
Celular
|
256
|
86,31%
|
Vivo
Telefônica
|
247
|
87,44%
|
GVT
|
239
|
91,74%
|
Banco
do Brasil
|
222
|
78,50%
|
Itaú
Card
|
205
|
85,63%
|
Sky
|
82
|
84,24%
|
Perfil do denunciante
A pesquisa mostra ainda que a maior parte das reclamações são feitas por homens (60%) com faixa etária entre 21 e 30 anos (35%). Pessoas com idade entre 31 e 40 anos são responsáveis por 31% das denúncias feita no Decon no Ceará em 2015.
A pesquisa mostra ainda que a maior parte das reclamações são feitas por homens (60%) com faixa etária entre 21 e 30 anos (35%). Pessoas com idade entre 31 e 40 anos são responsáveis por 31% das denúncias feita no Decon no Ceará em 2015.
Para denunciar
O consumidor que tiver uma reclamação sobre determinado serviço ou produto
oferecido por uma empresa deve se cadastrar no site do consumidor para fazer a
reclamação. Ao aceitar os termos, o usuário poderá selecionar para qual empresa
quer encaminhar a reclamação a partir da lista das que se cadastraram no site.
Para se cadastrar, a empresa precisa aceitar
compromissos como a obrigação de conhecer, analisar e investir esforços na
resolução dos problemas relatados pelo consumidor.
G1/CE
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