31 de outubro de 2014

MAL DE PERDEDOR: PSDB PEDE AUDITORIA DA APURAÇÃO DOS VOTOS, FORÇANDO "TERCEIRO TURNO"

Essa é boa: em entrevista ao Blog do Jamildo, Humberto disse que o PSDB tenta forçar um "terceiro turno" após perder as eleições por cerca de 3 milhões de votos. "Seja criando dificuldades para a presidente, seja patrocinando essas coisas de impeachment", disparou. O parlamentar também qualificou o pedido como sendo "uma atitude criminosa", que se assemelha a uma "tentativa de golpe".

Como exemplo do que seria esta tentativa de golpe, Humberto destacou a revista Veja que chegou às bancas dois dias antes da eleição, com a denúncia de que tanto a presidente Dilma Rousseff como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento do esquema de desvios de recursos em contratos firmados pela Petrobras junto a empreiteiras e prestadoras de serviços. 

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, classificou a atitude do PSDB de pedir uma auditoria especial da apuração dos votos da eleição presidencial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como algo "lamentável, coisa de golpista e mau perdedor". É uma coisa ridícula, não há qualquer questionamento sobre qualquer coisa relativa ao segundo turno da eleição", completou o petista.O PSDB protocolou o pedido de auditoria especial nesta quinta-feira (30).
Brasil 247

ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DE MASSAPÊ PARTICIPAM DE AULÕES E SIMULADOS PARA O ENEM

A Escola Estadual de Educação Profissional, Francisca Neilyta Carneiro Albuqurque, que tem como lema, "UM NOVO JEITO DE SER E CUIDAR DA JUVENTUDE", intensificou durante todo o mês de outubro, grande jornada de preparação ao ENEM e SPAECE/2014. No entanto, ao longo de quatro meses, os alunos  estiveram focados nos aulões com muitas atividades didáticas e disciplinares, principalmente Português, Redação e Matemática. 

Além dos profissionais que lecionam na entidade educacional, professores de outras escolas de Massapê e Sobral foram escalados para dar suporte e apoio necessários; considerando a necessidade de aproximar os discentes ao contexto das propostas avaliativas do ENEM/SPAECE, como também prepará-los para o vestibular e, ainda, ao mundo do trabalho.

Foram realizados simulados com o mesmo formato das provas do Enem, compreendendo às Ciências da Natureza e Humanas; Linguagens/Códigos e Matemática; e finalizando hoje com a Redação.

Quarta e quinta-feiras foram aplicadas duas provas com 90 questões cada, onde os alunos do 2º e 3º anos da Escola Profissionalizante tiveram a oportunidade de verificar e testar como estão suas aprendizagens, a serem definidas às provas do ENEM, que serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro, com a finalidade de alcançarem resultados exitosos. 

30 de outubro de 2014

LULA: "VEJA FEZ UM PANFLETO DA CAMPANHA DO AÉCIO"

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira 30, o ex-presidente Lula fez uma análise, um desabafo e uma crítica contundente à revista Veja; "Essa revista odeia o PT, odeia os governos do PT, nós temos de entender isso e não ter azia por causa disso", assinalou Lula; "Se você olha a revista Veja achando que ela é uma revista de informação, você fica nervoso pelo monte de mentiras que tem nela.


Mas se você olha para ela como um panfleto da campanha do Aécio Neves, ai você entende", disse; ele próprio deu sua posição: "Faz muito tempo que eu não leio a revista Veja"; sob risco de ser condenada por crime eleitoral e ter de conceder novo direito de resposta ao PT, publicação de Gianca Civita, dirigida por Fábio Barbosa e Eurípedes Alcântara, está em apuros.
Brasil 247

TUDO EM CASA

O governador do Ceará, Cid Gomes, recebeu, pela primeira vez, o governador eleito, Camilo Santana. O encontro aconteceu na tarde de ontem (29), no Palácio da Abolição, e também contou com a presença da vice-governadora eleita, Izolda Cela.

Entre os temas tratados, estavam os encaminhamentos para a transição. Cid Gomes informou a Camilo e Izolda que fará um decreto estabelecendo o processo de transição entre os dois governos. O governador também aproveitou a reunião para apresentar o MAPP (Monitoramento de Projetos Prioritários do Estado do Ceará) para o governador eleito.


Já nesta quinta-feira, Camilo terá outras reuniões internas, incluindo uma com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque.
Ceará Agora

28 de outubro de 2014

LULA ELOGIA CID, PARABENIZA CAMILO E O CONVIDA PARA CONVERSA EM SÃO PAULO

O ex-presidente Lula (PT) entrou em contato na manhã desta terça-feira, 28, com o governador eleito Camilo Santana (PT) por ligação telefônica. Em conversa de cerca de vinte minutos, o ex-presidente parabenizou Camilo e o convidou para uma conversa em São Paulo. Segundo assessoria do governador eleito, Lula também destacou elogios a Cid Gomes (Pros) pelo “grande trabalho no Ceará”.

"Tenho grande admiração pelo ex-presidente, por tudo o que ele fez e representa para o Brasil. Combinamos de marcar uma conversa em São Paulo nos próximos dias para avaliarmos a eleição no Ceará e no Brasil, e discutirmos como ajudar a presidenta Dilma a fazer um grande governo", afirmou Camilo.


"Lula sabe das responsabilidades que temos para fazer o Ceará e o Nordeste seguirem crescendo, gerando empregos, melhorando a educação e resolvendo definitivamente o problema da água com a Transposição do São Francisco e com o Cinturão das Águas", ressaltou.

Nesta terça-feira, Camilo dedicou maioria da manhã para realizar reuniões com aliados. Na pauta, avaliação dos resultados das eleições deste ano. Na segunda-feira, o governador eleito também teve conversa por telefone com Dilma Rousseff. 
Informações o Povo

GOVERNADOR CID GOMES É COTADO PARA MINISTÉRIO DA SAÚDE OU INTEGRAÇÃO NACIONAL



Pouco menos de 48h do resultado final das eleições do segundo turno, e antes mesmos de a presidente reeleita Dilma Rousseff iniciar as consultas para montar futura equipe de ministros, o nome de Cid Gomes já desponta como forte cotado a fazer parte do primeiro escalão do segundo mandato da presidente. Entre os aliados, o governador do Ceará, Cid Gomes (PROS) é cotado para o cargo do Ministério da Integração Nacional, ou até mesmo para Ministro da Saúde.

Sendo convidado pela presidente Dilma para ocupar uma das pastas, não se sabe ao certo se Cid aceitará. No inicío do ano e decorrer da campanha do seu candidato vitorioso, Camilo Santana, o governador disse que, após o fim do seu governo, viajaria para os Estados Unidos, podendo fazer parte do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento -, conforme pesquisa do site Massapê Indo e Voltando, essa instituição é ligada à ONU, e tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social.

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos!

PRESIDENTE DE SEÇÃO É PRESA APÓS VOTAR PARA ELEITOR


A presidente de uma seção eleitoral do Bairro Marta Helena, em Uberlândia, foi presa neste domingo (26) depois de ter votado para um eleitor na Escola Estadual Hortêncio Diniz. A informação foi repassada ao G1 pelo juiz eleitoral Joemilson Donizetti Lopes, logo após a finalização da eleição.
Segundo o juiz, a mulher votou em nome de outra pessoa, ou seja, substituiu o eleitor. “Foi a única ocorrência dessa natureza que registramos. Ao invés de orientar o eleitor, ela votou por ele. O próprio eleitor foi quem identificou o fato e, devido à gravidade, determinei a prisão da presidente da seção”, contou.
Apesar da prisão, Joemilson Donizetti considerou o segundo turno das eleições em Uberlândia tranquilo e sem mais problemas. Ele também disse que nenhuma urna teve que ser substituída na cidade e que apesar de terem recebido denúncias de boca de urna, nenhuma delas se confirmou.

27 de outubro de 2014

EM MASSAPÊ, VIRA, VIROU! BARBA, CABELO E BIGODE! ANTONIO JOSÉ, ZEZINHO ALBUQUERQUE E O POVO DERAM UMA RESPOSTA ÀS OPOSIÇÕES JUNTAS E MISTURADAS

Ao analisarmos o resultado das eleições, em primeiro e segundo turnos, em Massapê, o prefeito Antonio José e Zezinho Albuquerque (PROS) saíram neste pleito mais fortes do que nunca. Com as vitórias proporcionais, ainda no primeiro turno, de Zezinho e Leônidas, ambos em primeiros lugares e, agora no segundo turno, as vitórias esmagadoras de Camilo e Dilma, pai e filho consolidam suas lideranças como os mais importantes políticos massapeenses da atualidade. E o que parece mais indicativo e real, é que Antonio José Albuquerque se credencia candidato a prefeito quase imbatível, em 2016. Juntos, completaram o serviço fazendo barba, cabelo e bigode, em cima das oposições juntas e misturadas.

Tanto é que, ao fazer seus agradecimentos em praça pública, em razão da majestosa vitória em cima das oposições, o prefeito Antonio José ironizou, ao dizer que, em Massapê, “água e óleo se misturaram”. Em referência e contraste à fórmula química de dois líquidos, que ao serem colocados num recipiente, eles não se misturam. Mas, em Massapê, segundo o prefeito, aconteceu essa "proeza inimaginável".

Aproveitando o grande momento pós-eleição, o site Massapê Indo e Voltando elenca nominalmente os nomes daqueles que fizeram parte do atual contexto político, e faz uma pequena análise obedecendo a seguinte ordem:

Fernando Antonio - Já se antecipando às eleições de 2016, e na ânsia da empolgação por ter dado boa votação ao candidato Moses, fez um apelo veemente, ao pedir votos para Eunício e Aécio. Conforme o site tomou conhecimento, para ele as vitórias de Eunício e Aécio o credenciavam principal candidato a prefeito em 2016. Não se sabe, ao certo, se a tese política de Fernando Antonio foi combinada com Jacques, Luiz Pontes, Jilson Canuto e Nilson Frota.

Jacques Albuquerque - conhecido nas redes sociais com o jargão “piscar de olho”, e certo que Eunício ganharia no segundo turno em sua terra natal, foi um dos oposicionistas mais ferrenhos que trabalharam para derrotar o sobrinho no município de Massapê. Um dos principais focos de Jacques era ver Antonio José rastejado politicamente para ganhar fôlego às eleições de 2016, justamente por ter se caracterizado uma das grandes lideranças dos últimos 25 anos. Sua aposta era “enfraquecer” o PROS, depois de desvencilhar-se do grupo político ao qual pertenceu por muitos anos. Entre essas e outras duras realidade, e em razão da pífia votação da sua candidata Gorete Pereira, em Massapê, Jacques tenha amargado uma grande derrota.

Jilsim, Cori e Nilson Frota - Como a eleição, em Massapê, foi uma das mais acirradas dos últimos anos, e em face à ruptura política na família Albuquerque, esse outro lado da oposição juntou-se de forma sintomática para derrotar o grupo de Antonio José e Zezinho. Juntos a Fernando Antonio, Nilson Frota, Cori, e Jilsim, estiveram aliados à Kélvya e Jacques, inclusive bateram fotos históricas, nunca imaginadas pelos eleitores. Entre os poucos movimentos realizados em prol das candidaturas de Eunício e Aécio, eles se compuseram para mostrarem “forças”, diante de eleitorado. E, aí, deu no que deu: a população da sede e distritos repudiou e desaprovou a “união política” por pura conveniência.  
  
Luiz Pontes - por sua vez, nestas eleições de dois turnos, Luiz Pontes foi uma figura apagada. Primeiro, seus candidatos a deputado estadual e federal foram decepcionados, face à insignificante votação recebida nas urnas, no primeiro turno. Segundo, perdeu lideranças que não votaram em Carlos Matos e Raimundo Gomes. Citamos, por exemplo, o próprio Fernando Antonio, derrotado nas eleições de 2012, votando em Moses Rodrigues, e Painha com o filho votando nos candidatos do prefeito. No segundo turno, Luiz Pontes andou pedindo votos para Eunício e Aécio. O resultado foi catastrófico. A população o repudiou nas urnas e, infelizmente, adoeceu ao final, chegando a parar no hospital, lamentavelmente!

Moisés e Auteri - Aliados ao grupo do prefeito Antonio José, o PT de Massapê, representado principalmente pelas lideranças Moisés Braz e Auteri Moura, deputado e vereador, respectivamente, juntos à sua militância foram o “divisor de águas” nestas eleições. Politicamente, o PT saiu muito fortalecido e deverá apontar o candidato a vice-prefeito de Antonio José nas eleições de 2016.

Zezinho Albuquerque – o grande maestro! Além de dar o tom da campanha com humildade e simplicidade, soube tocar o barco com espírito e lucidez. Não desanimou e foi em frente. Como falamos em postagens anteriores, Zezinho provou mais uma vez ser um político manso, sereno e soube lidar com a situação política. Entendemos que, para ele, a vida política é uma sucessão de sucessivas vitórias que se sucedem sucessivamente sem cessar. Tem logrado muitos êxitos na carreira política, desde que iniciou em 1990. É um grande vencedor e tem provado a cada eleição em que se submeteu à apreciação popular. Aprendeu muito coisa com a maior liderança política do Brasil, o extraordinário Cid Gomes, cujo administrador merece uma placa bem grande no estado, como maior articulador político e que não vem perdendo pra ninguém. Derrubou tudo e a todos que se juntaram contra ele. Basta ver o que fez com Roberto Cláudio, e agora como Camilo Santana.

Antonio José - de sua parte, o maior vencedor, terá todas as condições de cumprir a maioria das promessas enumeradas durante sua campanha de 2012. Aliado do governador eleito, Camilo Santana, e da presidente Dilma Rosseff, reeleita, e Massapê lhe conferindo a estrondosa votação a seus candidatos, certamente não lhe faltará projeto pra alavancar o crescimento do município, parado há anos.  Por tudo o que aconteceu, o caminho está pavimentado para o prefeito fazer um grande governo - como tem em mente - e manter a hegemonia política no município. Ademais, o resto é só vitória, vitória e vitória.

Pode comemorar Antonio José, pode comemorar Zezinho Albuquerque, enfim, massapeenses podem comemorar!

Para o site Massapê Indo e Voltando, essa é a síntese que melhor define o momento atual, pós-eleição, e o que pode se configurar nas próximas eleições municipais.

ACOMPANHE O RESULTADO FINAL DO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, EM MASSAPÊ

Acompanhamos par em passo, durante o dia e noite, o processo de votação e o resultado da eleição para Governador e Presidente, em Massapê. Primeiro, na função de Delegado, escolhido pela coligação "Para o Ceará seguir Mudando". Segundo, nossa missão era colher todas as informações e números para trazer aos nossos leitores e eleitores. Veja:

CAMILO SANTANA (PT): 11.521 votos (55,83) 
EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB): 9.115 votos (44,17%)
MAIORIA PRÓ - CAMILO: 2.406 sufrágios

DILMA ROUSSEFF (PT): 13.334 votos (63,75%)
AÉCIO NEVES (PSDB): 7.582 votos (36,25%)
MAIORIA PRÓ DILMA – 5.752 sufrágios

25 de outubro de 2014

AO CHEGAR EM SUA TERRA NATAL, O GOVERNADOR ZEZINHO ALBUQUERUQE É OVACIONADO PELA POPULAÇÃO MASSAPEENSE

Segundo o pensador Cervantes, a humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja. Bom, poderia começar essa publicação inserindo outro sinônimo para caracterizar a forma com que Zezinho Albuquerque tem demonstrado em sua vida pública, desde que iniciou carreira em 1990, que é a simplicidade.

Humildade e simplicidade são dois substantivos, e sinônimos, que caracterizam a vida pública de Zezinho Albuquerque na política cearense, asseverando-lhe sua liderança junto aos seus liderados. Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade e humildade quando a gente começa a mudar, quando somos parte de um todo. Se não somos tudo, também não somos nada. É por isso que, ao analisarmos o seu lado político, Zezinho Albuquerque tem sido e tem provado sua derivação crescente a cada eleição que se submete à apreciação popular. A prova mais insofismável foi o resultado em 05 de outubro, e o que ele fez ontem em sua terra natal.

Enquanto os plantonistas do “quanto pior, melhor” achavam que ele até não poderia ser eleito, dada à indecisão e delonga de Cid Gomes em apresentar o candidato à sua sucessão - e ele era um dos nomes no elenco sucessório - Zezinho deu a volta por cima e foi o primeiro mais votado do PROS no Ceará, e terceiro no geral. Então, aí, veio a resposta: 95.253, ou seja, 2.14% dos votos válidos.

Para finalizar nosso raciocínio: ontem à noite, por ocasião da passeata/carreata, o povo de Massapê deu a maior demonstração de carinho, lealdade, amor, dedicação e respeito às duas principais forças e lideranças políticas, Zezinho Albuquerque e Antonio Jose (PROS). Pai e filho, respectivamente, viram uma multidão voltar às ruas de Massapê, para abraçá-los, cumprimentá-los e, junto a eles, compartilhar vitórias alcançadas.


Nunca, antes, tínhamos presenciado ZEZINHO ALBUQUERQUE, HOJE GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, SEGUNDA VEZ, tão satisfeito, alegre e contagiante às pessoas que lhe abraçavam, lhe cumprimentavam. Durante o percorrer do movimento político, as famílias massapeenses saíam das suas residências para tirarem fotos com o governador. E, assim, ele parava a passeata para atender às pessoas, principalmente às mães com seus bebês a colo, para registrarem aquele momento ímpar e imponente na terra que o viu nascer, crescer e se desenvolver.
VEJA ALGUMAS DAS FOTOS DURANTE A PASSEATA/CARREATA NA NOITE DA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (24), EM APOIO A CAMILO E DILMA

24 de outubro de 2014

EM PONTOS ESTRATÉGICOS DE MASSAPÊ, POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO DE TRÂNSITO PARA INIBIR AÇÃO DE SUPOSTOS MARGINAIS NO MUNICÍPIO

É muito oportuno e interessante o trabalho que está sendo realizado pela polícia militar nos últimos dias, no município de Massapê. Nestes dois últimos dias, o portal Massapê Indo e Voltando flagrou os profissionais de segurança realizando blitz preventivas, em locais e horários alternados, principalmente em pontos estratégicos de chegada e saída da cidade.


Em grupo de oito policiais, eles estavam fazendo abordagens e revistas a motoqueiros de fronte à Escola Profissionalizante. Entre as medidas adotadas pelos agentes, notamos que a polícia verificava a documentação do veículo e se o condutor estava de posse de arma de fogo ou conduzia drogas.

A operação visa, especialmente, coibir a prática de delitos envolvendo maiores e menores de idades, agindo friamente, roubando e tirando a vidas de trabalhadores e comerciantes, sobretudo àquela mais vulnerável que já se tornou vítima da bandidagem, em mortes e assaltos.

Como formador de opinião, e responsável pelo site Massapẽ Indo e Voltando, estou entre aqueles que mais defenderam uma ação conjunta e mais enérgica dos setores da sociedade, responsáveis pela segurança dos cidadãos.

Para se ter ideia da nossa firmeza em prol da segurança efetiva e consistente da população massapeense, fizemos uma matéria chamando à atenção da justiça, originada no título, ONDE ESTÁ JUSTIÇA? Pois é, o conteúdo da nossa argumentação repercutiu até no seio da magistratura local. Onde o juiz da comarca de Massapê, chegou a tecer comentários com um respeitável funcionário daquela colenda corporação judiciária.

REVEJA TRECHOS DA MATÉRIA
Massapê vive em estado de alerta. Onde está o juiz da cidade? Onde estão as autoridades de segurança pública? Tudo acontece e nada é feito. (…) Poderia, inclusive, sem parar, enumerar vários motivos. A maior de todas é a impunidade. Não podemos obscurecer os bons policiais trabalhando duro para cumprir a lei e à ordem, enquanto a “JUSTIÇA” releva essa aberração permitindo a soltura de criminosos. Onde vamos parar? Tem gente alugando arma a menores infratores, tem gente traficando drogas (…).

Enfim, parabéns à polícia por estar realizando barreiras na cidade, com a finalidade de localizar armas, drogas, e principalmente inibir a ação de supostos marginais no município, trazendo melhor tranquilidade à população. A ação não pode parar e deve ser feita nos bairros, nos bares, nos distritos, especialmente nos finais de semana.

23 de outubro de 2014

VIA E-MAIL AO SITE: "A GALINHA DOS OVOS DE OURO"

Nestes dias que antecedem às eleições 2014 para presidente da República e governador do estado do Ceará (2º turno), remexi no fundo do meu baú de recordações e vejam só o que encontrei: rabiscos, fotografias e alguns santinhos. Em 1983 Gonzaga Mota foi eleito governador do Ceará (15/03/1983-15/03/1987) pelo PDS – Partido Democrata Social, derrotando a fortíssima chapa composta por dois pesos pesados da política cearense: os senadores Mauro Benevides e Ozires Pontes (*19.08.1918 +01.09.1985), este último, pai do ex-senador Luiz Pontes, ambos, orgulhos massapeenses. No finalzinho do seu mandato, o ilustre governador (que é pai do doutor Mota, secretário de Governo da prefeitura de Massapê - 2013/2016), aterrissou em um avião cesna bimotor no aeroporto de Sobral (foto 1), acompanhado do deputado estadual Paulo Lustosa (foto 3), para participar das cerimônias de inaugurações de obras naquela vizinha e próspera cidade, conforme recepção calorosa dos políticos da região noroeste (vereadores, prefeitos e deputados), com apresentação artística da banda de música municipal (foto 2), registradas na lente de uma máquina fotográfica Kodak, pelo retratista amador Ferreirinha, que deu uma de repórter fotográfico, causando certa intranqüilidade aos seguranças particulares da comitiva governamental, em conformidade com o flagrante da foto 3. Radicado em São Paulo desde 1980, na ocasião Ferreirinha gozava férias em Massapê – terra que sua parteira “Mãe Tonha” enterrou no monturo o seu cordão umbilical e por lá ele estive, para recepcionar o digníssimo governador, a convite dos correligionários das duas grandes forças políticas aliadas de Massapê: coronel Chico Lopes (*29.10.1935 +28.09.1989), prefeito por duas legislaturas (1967/1971 e 1973/1976) e Beto Lira (*08.10.1931 +20.10.1986) prefeito que também exerceu dois mandatos (1964/1967 e 1977/1982). Nilson Frota (PMDB) era o prefeito de Massapê (1983/1988) e acabara de derrotar nas urnas seu rival político Chico Lopes (O FLA 82), que tinha como vice Jacques Albuquerque, conforme foto 4 (santinho). E, numa demonstração de união de forças até então jamais vista em nosso município, as duas lideranças políticas oposicionistas (Chico Lopes e Beto Lira) fizeram convite informal ao governador, para uma estratégica visita em Massapê, notadamente na sede da fazenda Arraial (distante 9 kms da sede), de propriedade do ex-prefeito Chico Lopes, que por lá já hospedou dezenas de convidados especiais (influentes políticos e astros da MPB), dentre o quais, os governadores: coronéis César Cals, Adauto Bezerra e Virgílio Távora, bem como, os cantores Nelson Gonçalves, Luiz Gonzaga e Marinês, inclusive, com pernoite. Dizem à boca miúda que referida visita política (há até quem conteste que nunca existiu) foi, na verdade, uma reunião secreta, restrita a alguns correligionários e assessores próximos, para preparar e lançar na próxima eleição municipal, um candidato forte, um novo líder que tivesse força suficiente para derrotar o imbatível poder situacionista. Foi tiro e queda. Por unanimidade Jacques Albuquerque (tio do atual prefeito de Massapê Antonio José e irmão do presidente da AL, Zezinho Albuquerque) foi o candidato indicado, tendo como vice o ex-deputado federal doutor Aurimar Pontes (*07/02/1922 +28/03/2006), sendo eleito prefeito de Massapê para exercer o mandato compreendido no período de 1989 a 1992, derrotando a chapa composta por dois jovens advogados visionários, imbuídos de ideais e aspirantes na política, os doutores Jilson Canuto e Gerardo Soares. De lá pra cá se passaram 31 anos, de modo que, surgiu mais uma renovação, um novo líder que engatinha na política, mas que desponta para construir um futuro promissor e deixar sua marca registrada nos anais da história de Massapê, com a gestão “A Força do Novo Tempo”. E o que tudo isso tem a ver com o título dessa crônica? Calma!... Como a visita governamental foi de improviso e às pressas, já no crepúsculo vespertino, o governador Gonzaga Mota (que encerrou o ciclo dos coronéis governadores do Ceará), diga-se de passagem, tem formação humanista e é dotado de raro sentimento de humildade e simplicidade franciscanas, foi abordado pela esposa do caseiro da fazenda Arraial – dona Maria Inocência (86 anos), que trazia nas mãos uma enorme cesta contendo aproximadamente uns cinqüenta ovos de galinha caipira. Abaixo, transcrição do diálogo entre os três protagonistas, vazado nos seguintes termos:
- Siô governadô, na capitá num tem dessas coisa não. Aceite de bom grado, estes zovos de galinha caipira?...
- Muitíssimo obrigado – agradeceu educadamente o digníssimo governador, emendando – quanto custa estes ovos?
- Voismicê num raí pagá nada não.
- E se eu fosse pagar, quanto custaria estes ovos fresquinhos de galinha caipira?
- Quatrocentos Cruzeiros- (equivalente à moeda atual, uns 200 Reais) – respondeu a rude doméstica Maria Inocência, que faz jus ao próprio nome, sucedendo de largos e intermitentes sorrisos, que contagiou os presentes àquela aprazível morada (histórica e centenária), que já foi palco escravocrata, abrigando, no início do século XIX, uma senzala.
- Coronel Chico Lopes, galinha por aqui é raridade? – insistiu o governador.
- Não é não, vossa excelência – se justificou o conceituado político massapeense, que tinha apurado senso de humor.
- E que ovos tão caros são esses???
- É que a “pé duro” da bendita chocadeira é nada mais e nada menos, que “A Galinha dos Ovos de Ouro” – respondeu com um copo na mão e largo sorriso o nosso saudoso coronel Chico Lopes, falecido precocemente aos 54 anos, conseqüência de cirrose hepática, que, a exemplo de Abraham Lincoln, um simples lenhador que chegou à presidência dos EUA, tal qual, foi considerado um grande estadista, reservadas as devidas proporções. Quiçá, foi este, um dos seus últimos atos de prestígio político da mais alta relevância, junto aos governadores do Ceará, pois tinha passe livre nas pautas de reuniões, sem protocolo de agendamento no Palácio do Governo Estadual com os seguintes mandatários: coronel César Cals (1971/1975), coronel Adauto Bezerra (1975/1978) e coronel Virgílio Távora (1979/1982). Coronel pra cá, coronel pra lá, é fruto do seu prestígio a genérica patente militar, outorgada pela vã filosofia popular. 
Foto 1:Ferreirinha posando ao lado do avião do governador
 

Foto 4: santinho do Chico Kopes (campanha eleitoral de 1982)
Ferreirinha é historiador e escritor, ex-coordenador cultural, ex-assessor técnico e atualmente não sei mais o quê, da Prefeitura Municipal de Massapê.

Do livro: Histórias & Causos com Casos & Estórias de Massape – autor: Ferreirinha de Massapê.

NA PESQUISA DATAFOLHA, CAMILO ABRE 14 PONTOS DE DIFERENÇA E CHEGA A 57%, ENQUANTO EUNÍCIO APARECE COM 43%

Pela primeira vez desde o início do primeiro turno, Camilo Santana (PT) aparece na liderança isolada das intenções de voto para governador do Ceará. Conforme a penúltima rodada de pesquisa O POVO/Datafolha antes do segundo turno, o candidato apoiado pelo governador Cid Gomes (Pros) sairia vitorioso se a eleição fosse hoje.

Em intenções de votos válidos, Camilo abriu 14 pontos percentuais de vantagem sobre Eunício Oliveira (PMDB). Desde a pesquisa da semana anterior, o petista subiu quatro pontos percentuais e foi de 53% para 57%. O candidato de oposição caiu de 47% para 43%.

A pesquisa em votos válidos exclui eleitores que disseram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, além dos indecisos. Essa é a forma oficial como será divulgado o resultado da eleição.

Nas intenções de votos totais, Camilo subiu os mesmos quatro pontos percentuais. Foi de 45% para 49%. Eunício oscilou negativamente de 40% para 38%. O índice de eleitores que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos oscilou de 6% para 5%. O percentual de indecisos oscilou em uma semana de 9% para 8%.

Camilo ficou atrás nas pesquisas durante praticamente todo o primeiro turno, alcançou o empate técnico a poucos dias da votação do último dia 5 e, surpreendentemente, terminou como mais votado quando a apuração foi concluída. Na primeira pesquisa do segundo turno, havia empate técnico.

Número na urna
O percentual de eleitores que acertou o número que deve ser digitado na urna eletrônica subiu de 82% para 88%. O índice de acerto é de 90% entre os eleitores de Camilo e de 88% entre os que votam em Eunício. Quatro dias antes da votação, todavia, há 8% de eleitores que ainda não sabem o número que devem digitar na urna eletrônica, 1% que pretendem anular o voto, mas não sabem como, enquanto 3% disseram o número errado do candidato em que pretendem votar.

Dos que declaram intenção de voto em Camilo, 7% não sabem o número do candidato e 3% mencionaram incorretamente. Entre os que dizem votar em Eunício, 9% desconhecem o número e 3% citaram de forma errada.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha realizou 1.240 entrevistas, todas feitas ontem, em 49 municípios cearenses. A pesquisa foi contratada pelo O POVO, em parceria com Folha de S.Paulo. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é CE-00034/2014 e BR-01162/2014.

Metodologia

1. O Datafolha realizou 1.240 entrevistas em 49 municípios cearenses. A margem de erro máxima da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

2. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que, a cada 100 levantamentos feitos com a mesma metodologia, em 95 os resultados devem estar dentro da margem de erro prevista.

3. A pesquisa é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo da pesquisa é composto pelos eleitores com 16 anos ou mais do Estado do Ceará.

4. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e pela Folha de S.Paulo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00034/2014 e BR-01162/2014.
(Informação O Povo)

22 de outubro de 2014

PELA 3ª VEZ, ZEZINHO ALBUQUERQUE ASSUME O GOVERNO DO CEARÁ DURANTE LICENÇA DE CID GOMES

Hoje pela manhã (22), o deputado estadual Zezinho Albuquerque assumiu o governo do estado pela 3ª vez consecutiva. O fato aconteceu devido ao pedido de licença do governador Cid Gomes à mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a qual se estenderá até o próximo domingo, dia do pleito eleitoral.

Cid Gomes dedicar-se-á à campanha de Camilo Santana (PT). Ainda no primeiro turno das eleições, o atual governador também licenciou-se do cargo para estar à frente ao embate eleitoral, dando total e irrestrito apoio à candidatura petista, que ganhou a eleição da candidatura pmdebista, representada por Eunício Oliveira.

21 de outubro de 2014

EM EVENTO MARCADO NA NOITE DE SEGUNDA-FEIRA (20), ZEZINHO ALBUQUERQUE E ANTONIO JOSÉ ASSUMIRAM A RESPONSABILIDADE DE ASSINAREM ORDEM DE SERVIÇO PARA RESTAURAÇÃO DA CE 362, ENTRE MASSAPÊ E GRANJA

Quem esteve novamente em Massapê, nesta segunda (20), foi o presidente da Assembleia do Ceará, Zezinho Albuquerque, deputado estadual mais votado em Massapê e eleito com mais de 95 mil votos. Com aquiescência do governo do Estado, Cid Gomes, o parlamentar e o seu filho Antonio José, assinaram conjuntamente a Ordem de Serviço para a restauração asfáltica da CE-362, ligando os municípios de Massapẽ até o triângulo de Granja, cujo trecho é orçado no valor de quase 40 milhões de reais.

Para o Prefeito de Massapê, Antonio José Albuquerque, Cid Gomes vem realizando muitas construções e recuperações de estradas e rodovias, representando o melhor governador para Massapê e para o Ceará. “Nós já temos em processo muito avançado, a construção da estrada asfática de Massapê-Padre Linhares, via Coreaú a Moraujo, custando mais de 25 milhões; o governo também está construindo a estrada Massapê ao distrito de Tangente, e aí são mais de 4 milhões; e agora em setembro também foi licitada a estrada do distrito de Ipaguassu-Mirim, orçada em 13 milhoẽs. Enfim, é o govermo Cid Gomes mostrando trabalho e carinho pelo povo de Massapê e à Zona Norte inteira, principalmente pelo povo cearense", disse.
O chefe do executivo massapeense credenciou, ainda, a conquista de todos os investimentos ao deputado estadual Zezinho Albuquerque, segundo ele, o parlamentar sempre tem pedido e sempre tem recebido das mãos do governador tudo aquilo que é de bom para a população do município de Massapê.

Já o deputado Zezinho Albuquerque agradeceu aos massapeenses à votação expressiva adquirida dia 5 de outubro, como também disse ter o dever de cuidar e atender, principalmente, às necessidades em prol da população. Reforçou, inclusive, a campanha de mobilização para referenciar a Refinaria que, segundo ele, “é um marco no desenvolvimento econômico do Ceará, sendo um importante impacto positivo na vida dos cearenses. Além dos empregos diretos e indiretos, vai gerar qualidade de vida à população cearense”, ressaltou.

Depois das falas e agradecimentos, a festa continuou com a animação da Banda Danny e Forró Toppy para os populares que se fizeram presentes lá no nosso querido bairro da Rodagem, entre às Ruas Elpídio Marques Costa e Ozires Pontes, próximas à residência do ex-vereador Baltar.

DILMA TEM 52%, E AÉCIO, 48% DOS VOTOS VÁLIDOS, APONTA DATAFOLHA

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República
Dilma Rousseff )PT) 52%

Aécio Neves (PSDB) 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.


A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".


De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.


No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.


Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:


- Dilma Rousseff (PT): 46%
- Aécio Neves (PSDB): 43%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%


Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.


O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.


Certeza do voto
O Datafolha também perguntou, entre os dois candidatos, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem talvez votassem e em qual não votariam de jeito nenhum. Veja os números:


Dilma
45% - votariam com certeza
15% - talvez votassem
39% - não votariam de jeito nenhum
1% - não sabe


Aécio
41% - votariam com certeza
18% - talvez votassem
40% - não votariam de jeito nenhum
2% - não sabem


O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 42%
- Regular: 37%
- Ruim/péssimo: 20%
- Não sabe: 1%
(G1)

20 de outubro de 2014

CNT/MDA APONTA EMPATE TÉCNICO, COM DILMA À FRENTE


Pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) aponta a presidente com 50,5% dos votos válidos, contra 49,5% do candidato do PSDB; em votos gerais, contando brancos e nulos, a vantagem é a mesma para Dilma Rousseff, que tem 45,5% ante 44,5% de Aécio Neves; mostras da semana passada apontavam empate técnico, mas com Aécio numericamente à frente; primeira pesquisa do segundo turno do instituto MDA foi realizada sábado e domingo, portanto antes do terceiro debate presidencial, exibido ontem à noite pela TV Record; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

17 de outubro de 2014

CHORO, REVOLTA, COMOÇÃO E INDIGNAÇÃO

Parentes de vítimas choram ao ouvir nomes da lista de confissão
Com o auditório da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-GO) lotado, inclusive com a presença de muitos familiares das vítimas mortas, a Polícia Civil apresentou ontem Tiago Henrique Gomes da Rocha, de 26 anos, suspeito de ser o serial killer que teria matado ao menos 39 pessoas em Goiânia, entre elas, 16 mulheres. A prisão do suspeito foi possível depois que uma força-tarefa da Polícia Civil foi montada para investigar o homicídio de 15 mulheres sem motivo aparente.


A cada nome citado na leitura feita pelos delegados de polícia, choro e indignação. O tom de revolta e a comoção geral marcaram alguns dos parentes de mulheres assassinadas neste ano em Goiânia. Algumas mães das vítimas preferiram não ir ao encontro, ocorrido na sede do governo do Estado, e foram representadas por outros parentes. Ao fim da reunião, os familiares continuavam emocionados ao reviver a dor da perda das jovens, todas com idades entre 13 e 29 anos. “É muita revolta, né? Volta tudo na sua cabeça, aquela dor toda que a gente viveu”, disse à reportagem, chorando, Lorena Oliveira Moura, 27, irmã da segunda vítima, Beatriz, 23.


Mãe de Wanessa, Sandra Oliveira Felipe, 46, contou ter passado mal desde o começo da manhã, quando ouviu o boato de que o autor do homicídio havia sido preso. “Desculpe, mas eu nem consigo falar direito com você. É muito difícil”.
Aloísio Fernandes Gomes Júnior, tio paterno de Ana Lídia, 14, a última vítima assassinada,, disse sentir um misto de alívio e comoção. “É que é uma dor que volta à tona. Mas serve de alento”. 
(Folhapress)

16 de outubro de 2014

COLUNISTA DA GLOBO FOI EXCLUÍDO DO SITE POR TER DITO QUE DILMA VENCEU O DEBATE CONTRA AŔECIO NEVES

Segundo o colunista do Jornal o Globo, Ricardo Noblat, a presidente Dilma Rousseff usou contra Aécio Neves acusações de forte apelo popular; “A recíproca não foi verdadeira”: “Dizer que Aécio empregou parentes quando governou Minas Gerais é uma coisa que todo mundo entende e pode guardar na memória. Enumerar os escândalos do governo de FHC que ficaram impunes, idem”, destaca ele. Após dar Dilma como vencedora do debate, Noblat, que geralmente é o primeiro blogueiro destacado na página do Globo, sua home foi excluída do site.

Para o colunista Ricardo Noblat, a presidente Dilma Rousseff saiu vitoriosa do debate desta terça-feira contra o presidenciável tucano Aécio Neves. Segundo ele, Dilma usou contra Aécio Neves acusações de forte apelo popular e diz que “a recíproca não foi verdadeira”.

“Chamar Dilma de leviana ou de mentirosa não acrescenta votos a Aécio. Pode até soar como uma indelicadeza aos ouvidos mais sensíveis. Dizer que Aécio empregou parentes quando governou Minas Gerais é uma coisa que todo mundo entende e pode guardar na memória. Dizer que ele responde a processo por improbidade administrativa, também. Enumerar os escândalos do governo de Fernando Henrique que ficaram impunes, idem” (leia mais).

Com a coluna que coloca Dilma como vencedora do debate da Band, Noblat, que geralmente é o primeiro blogueiro destacado no site do jornal O Globo, foi ocultado da página, que relaciona nesta manhã oito colunistas. Noblat não está entre eles. Veja o print da página abaixo, tirado às 9h30. O jornalista foi recolocado no fim da manhã entre os colunistas, após a notícia do 247.
Veja aqui: A Globo ocultou a coluna do Noblat no seu jornal.

NA PRIMEIRA PESQUISA, APÓS 1º TURNO, CAMILO SANTANA (PT) ASSUME A LIDERANÇA COM 45% E EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB) 40%

A menos de dez dias das eleições do segundo turno, que acontecerá 26 de outubro, a pesquisa realizada pelo Datafolha aponta o candidato do PT com 5 pontos à frente do candidato do PMDB. Conforme o levantamento, Camilo Santana (PT) é o favorito no pleito, totalizando 45% da preferência dos votos. Já Eunício Oliveira (PMDB) aparece com 40%. O instituto considera que, apesar da vantagem mínima do petista na corrida eleitoral, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Para vencer, Camilo e Eunício terão que convencer a margem de eleitores que ainda não se posicionou sobre qual candidato optará. A pesquisa aponta que há 9% de eleitores indecisos, percentual que será definitivo na decisão. Outros 6% afirmaram que irão anular o voto no próximo dia 26. Se na amostra forem excluídos esses dois tipos de eleitores, considerando-se apenas os votos válidos, Camilo sobe para 53%, enquanto Eunício tem 47% da preferência estadual, de acordo com o procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.