O candidato do PT passou de 19% para
31%, enquanto o peemedebista passou de 47% para 41%. Pela primeira
vez desde o início da campanha, pesquisa mostra possibilidade de
segundo turno para o Governo do Ceará
A primeira pesquisa O POVO/Datafolha realizada após o início do
horário eleitoral gratuito revela que o candidato Camilo Santana
(PT) subiu 12 pontos percentuais na disputa pelo governo do estado e,
hoje, tem 31% das intenções de voto. Apesar disso, Eunício
Oliveira (PMDB), mantém-se na liderança, com 41% – seis pontos a
menos do que o registrado na primeira pesquisa, divulgada em 14 de
agosto. O resultado mostra que, em três semanas, a vantagem de
Eunício sobre Camilo caiu de 28 para 10 pontos.
O desempenho
da candidata do PSB, Eliane Novais, teve variação negativa,
passando de 7% para 4% das intenções de votos. Ailton Lopes (Psol)
também oscilou para baixo, saindo de 4% para 2%. Juntos, os
adversários de Eunício somam 37%. Isso significa que, no limite da
margem de erro da pesquisa – que é de três pontos, para mais ou
para menos – abre-se a possibilidade de haver segundo turno no
Ceará.
De acordo com a lei eleitoral, para vencer no primeiro turno o
candidato precisa ter mais votos que a soma de todos os seus
adversários. Pela margem de erro, se a eleição fosse hoje, Eunício
teria entre 38% e 44%, enquanto seus concorrentes teriam entre 34% e
40%. Assim, a chance de a briga pelo governo se estender por duas
etapas já não pode ser descartada.
Os dados correspondem à
pesquisa estimulada (quando é apresentada ao eleitor uma lista com
os nomes dos candidatos), na qual outros 8% dos entrevistados
disseram votar em branco ou nulo e 15% revelaram não saber em quem
irão votar.
Já na pesquisa espontânea, na qual o eleitor diz em quem
pretende votar sem ver a lista com os nomes, Eunício marca 19% e
Camilo aparece com 18%. O governador Cid Gomes (Pros), que não
disputa a eleição, aparece com 2%. Ainda na espontânea, Eliane
marca 1%; Ailton Lopes não pontua. Esse é o número que mostra o
voto mais consolidado.
O peso
do horário
eleitoral
O Datafolha retratou as intenções do eleitor após duas semanas de propaganda eleitoral na televisão e no rádio, iniciada em 19 de agosto. A comparação com a sondagem anterior mostra que o “palanque eletrônico” ajudou o eleitor a se decidir.
O Datafolha retratou as intenções do eleitor após duas semanas de propaganda eleitoral na televisão e no rádio, iniciada em 19 de agosto. A comparação com a sondagem anterior mostra que o “palanque eletrônico” ajudou o eleitor a se decidir.
Na pesquisa
espontânea, o percentual de entrevistados que disseram não saber em
quem vão votar caiu de 61% para 48%.
A pesquisa O
POVO/Datafolha foi realizada em parceria com a Folha de S. Paulo. O
Datafolha ouviu 1.042 pessoas, em 41 municípios cearenses, entre os
dias 1º e 2 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal
Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00021/2014 e
BR-00517/2014.
1. ONDE
E QUANDO
A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada anteontem e ontem, dias 1º e 2 de setembro, em 41 municípios do Ceará.
A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada anteontem e ontem, dias 1º e 2 de setembro, em 41 municípios do Ceará.
2.
QUANTOS RESPONDEM
Foram feitas entrevistas com 1.042 eleitores com 16 anos ou mais de idade.
Foram feitas entrevistas com 1.042 eleitores com 16 anos ou mais de idade.
3. QUEM
RESPONDE
A seleção dos eleitores pesquisados é feita por sorteio aleatório. A pesquisa é feita com amostragem estratificada por sexo e idade.
4. MARGEM DE ERRO
A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
5. CONFIANÇA
O nível de confiança considerado é de 95%. Isso significa que, se forem realizadas 100 pesquisas com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.
6. REGISTRO
A pesquisa foi contratada pelos jornais O POVO e Folha de S.Paulo. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00021/2014 e BR-00517/2014.
A seleção dos eleitores pesquisados é feita por sorteio aleatório. A pesquisa é feita com amostragem estratificada por sexo e idade.
4. MARGEM DE ERRO
A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
5. CONFIANÇA
O nível de confiança considerado é de 95%. Isso significa que, se forem realizadas 100 pesquisas com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.
6. REGISTRO
A pesquisa foi contratada pelos jornais O POVO e Folha de S.Paulo. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00021/2014 e BR-00517/2014.
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