Usar linguagem simples,
clara e precisa são boas dicas para se tornar um comunicador melhor
A onipresença de e-mail significa que todos no
mundo dos negócios precisam escrever de forma inteligente. Usando
uma linguagem simples, clara, precisa, e seguindo algumas outras
regras básicas de escrita, você pode se tornar um comunicador
melhor.
“Clareza é a característica mais importante da
boa escrita do negócio”, afirma Mignon Fogarty, criador de
podcasts que dão dicas para escrita. “Muitas vezes os empresários
usam palavras grandes porque querem parecer inteligente, e isso é
perceptível.”
Comece a escrever frases curtas e nunca use uma
palavra longa quando você pode usar uma curta que terá o mesmo
sentido. Seja implacável sobre a auto edição: se você não
precisa de uma palavra, corte-a. Nunca use uma frase estrangeira, uma
palavra científica, ou qualquer tipo de jargão.
Ao escrever um e-mail, faça o seu ponto e siga em
frente. Se a sua grande ideia não está no primeiro parágrafo,
coloque-a lá. ”Simplicidade não significa simplicidade de
pensamento”, explica Kara Blackburn, professora de comunicação na
Sloan School of Management, em Massachussets, Estados Unidos. “Comece
perguntando a si mesmo o que você quer que a pessoa faça como
resultado deste e-mail.”
Sempre que possível, use verbos ativos, que
ajudam a energizar sua prosa, em vez de passivos. Em vez de escrever
“a reunião foi conduzida por Tom”, escreva “Tom conduziu a
reunião.”
Por ultimo, cuidado com os erros gramaticais
comuns, como a concordância entre sujeito e verbo.
Da revista Forbes
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