31 de março de 2014

CID DARÁ DE VOLTA, O QUE TASSO TIROU DOS PROFESSORES

Para quem ainda não sabe, o site informa aos seus leitores e internautas que no dia 28 de março, o governador Cid Gomes assinou uma mensagem que será enviada à Assembleia revogando um ato de Tasso Jereissati, onde o ex-governador cortou gratificação de professores em 1988, alegando acúmulo de cargo entre os docentes. Com esta ação, Cid Gomes beneficiará 26 mil profissionais da educação.

PREFEITURAS DEVEM APOIAR OS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO ÀS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou, até a próxima segunda-feira (7), o prazo para os municípios considerados prioritários aderirem ao financiamento para a expansão dos serviços de acolhimento para crianças, adolescentes e jovens de até 21 anos. O MDS prevê investimento anual de cerca de R$ 200 milhões para financiar a prestação dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em todo o país.

Serão repassados, no mínimo, R$ 5 mil mensais às prefeituras para garantir o atendimento de até 10 vagas em abrigos, casas-lares, famílias acolhedoras e em repúblicas. Os valores a serem repassados variam conforme o porte do município e são para garantir a reintegração familiar e a convivência comunitária de crianças e adolescentes.

Dos 1.288 municípios considerados prioritários, 78,2% fizeram a adesão. Faltam 281 prefeituras formalizarem o aceite do recurso.

A ampliação da assistência social abrange ainda 318 prefeituras do Norte e Nordeste que historicamente não ofertavam o serviço. Ao todo, serão quase 9 mil vagas para acolhimento nas duas regiões.

VITÓRIA BOA DEMAIS

Torcedor do Vozão como a maioria dos cearenses que amam esse time, não existe nada mais feliz do que estar postando aqui neste portal a grande e a sensacional vitória do VOZÃO sobre o Fortaleza, neste último domingo (30). Que me perdoem os torcedores do leão, entre os quais incluo o amigo Valdecir, gerente do Banco do Brasil de Massapê, por sinal leitor assíduo deste site. Na última  semana ele andou "provocando-me" ao afirmar que “o Ceará não iria pra frente em nada: não ganhava do Fortaleza, não ganharia nada entre as competições da Copa do Nordeste e o cearense”
Como sintetiza o teor do título inicial desta matéria, extraído do DN, o Vozão bateu o Fortaleza por 3x1, de virada e acaba com uma invencibilidade de 25 jogos do arquirrival. Foi bom demais, que me desculpem os leitores tricolores deste Portal de Informação.

30 de março de 2014

POLÍCIA REALIZA BLITTZ ITINERANTE E APREENDE MOTOS IRREGULARES

Em Massapê, estado do Ceará, aconteceu na tarde e noite da última quinta-feira (27), uma blitz itinerante da Polícia Militar, envolvendo os profissionais do Raio de Sobral e policiais deste município, tipo força-tarefa, para realizar uma ação de combate ao tráfico, porte ilegal de arma e apreensão de motos irregulares, principalmente conduzidas por menores.


Em contato mantido com a Delegacia de Massapê, sede da 4º companhia Região Norte, o SD Albuquerque passou as informações ao site Massapê Indo e Voltando. Segundo o policial, a operação foi realizada no centro e em todos os bairros de Massapê, e contou com um pilotão de 12 homens da Polícia, sob o comando do Major Walberto Melo. No resultado foram apreendidas cerca de 10 motos e conduzidas para o pátio da delegacia. A maioria sem documentação e sendo pilotadas por menores de idade, além da falta de documentação. Ainda segundo as informações, não foram encontradas drogas e ninguém foi preso por porte ilegal de armas.


É necessário que aconteçam mais blitzs itinerantes para coibirem as infrações de tráfico de drogas, poste ilegais de armas nas mãos de bandidos e motos roubadas, tão contundentes nas camadas populares de nossos bairros, distritos e localidades adjacentes na nossa região.

29 de março de 2014

CARLINHOS ALBUQUERQUE É DESTAQUE NA PALESTRA DO JUDICIÁRIO REALIZADA EM SOBRAL

Foto extraída do seu portal de informação
Registro, aqui no site, a excelente palestra proferida pelo amigo e blogueiro Carlinhos Albuquerque, durante o encontro de magistrados e servidores da 7ª Zona Judiciária, realizada no Auditório do TRE, secção Sobral, na última quinta-feira (27/03), cujo assunto ele dissecou sobre o papel da justiça na atual conjuntura do mundo moderno.

27 de março de 2014

10º ARTIGO: "UMA VELA PARA MARDÔNIO"


Na última quadra da década de 80, comecei uma relação muito próxima com Sobral. Em 1987, iniciei o curso de Letras de Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Em 1988, tornei-me professor de Literatura do Colégio Luciano Feijão daquela cidade. Na alvorada dos anos 90, colei grau e, enfim, já como professor habilitado em Língua Portuguesa deixei o colégio “Fera” e passei a me dedicar com exclusividade a assessoria do Prefeito Jacques Albuquerque, em Massapê. Nesse recorte de tempo, na Princesa do Norte e na Vila Serra Verde, notícias de violência só as vindas da capital cearense. Retornei dez anos mais tarde a Sobral (em 2001) como Coordenador de Gestão do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota. Aí a violência já havia tomada conta de tudo, inclusive, da escola.
Na primeira vertente, como acadêmico da UVA, também cabulei aulas e, nisso atravessa a pé o Parque Ecológico da Lagoa da Fazenda indo até a Beth Lanches no Beco do Cotovelo, encontrar os amigos; geralmente, às sextas-feiras, o encontro era no Kart Clube de Sobral. Não havia hora para voltar a Massapê. Receio nenhum: nem de alma penada na estrada. Outras vezes, a pândega era aqui mesmo em Massapê no “bar” do Ernesto, sempre depois das 22 horas. E Nelson Ned cantava: “O que é que você vai fazer domingo à tarde, pois eu quero convidar você prá sair comigo, passear por aí numa rua qualquer da cidade”. Hoje passear por uma rua qualquer da cidade está deveras perigoso.
Na segunda vertente, como professor de Literatura do colégio Luciano Feijão, uma forte lembrança desse tempo veio-me mais forte, nessa semana, provocada pela violência atual. No último dia 19, foi assassinado em Fortaleza um amigo de minha filha, vítima de latrocínio. Ambos de 19 anos de idade, acadêmicos de Direito e colegas de Ensino Médio (2009-2011) do já citado colégio. Muitos pontos em comum entre eles. Eu não o conhecia, mas o que toca é que poderia ser qualquer um em seu lugar ante o desvalor da vida humana. Isso tudo me fez ressurgir as lições de um texto de Dalton Trevisan que trabalhava nas aulas de Literatura, Uma Vela para Dario, que trata da indiferença das pessoas com as mazelas dos semelhantes, cujo parágrafo final é o seguinte: “Fecharam-se uma a uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó, e o dedo sem a aliança. A vela tinha queimado até a metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava a cair.” Não se há de proceder aqui como as personagens do referido texto. Urge sim demonstrar-se toda a indignação. Não se há de querer apenas uma vela para Mardônio, mas justiça e políticas de segurança pública sem o viés eleitoreiro. Não se pode ser indiferente. É a vida humana que não se deve reduzir apenas a um número estatístico.
Nesse passo, por falar em estatística, de 21 a 23 de março, Fortaleza e Região Metropolitana registraram 67 assassinatos, 39 dos quais à bala. A Capital Alencarina é a sétima cidade mais violenta do mundo no ranking, com 72,8 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Registrou, só em 2013, 2.754 homicídios. Em Sobral, dados demonstram que ocorre um assassinato a cada três dias. Em Massapê, ninguém se sente mais seguro nem mesmo para sentar numa calçada e fofocar, quanto mais ir aos ernestos de outrora. A violência definitivamente invadiu a cidade, que o diga a Simone Aguiar, que contratou até um segurança para continuar a ter o direito de sentar na calçada...
Enfim, aquela violência que falava inicialmente haver chegado, inclusive, às escolas de Sobral na personificação do Colégio Dom José Tupinambá da Frota também já se manifesta em Massapê com as mesmas matizes. Afinal, a escola é um retrato da sociedade. A violência efetivamente está em toda parte: em Fortaleza, em Sobral e em Massapê. E o que fazer agora? Não sei. Só sei que não se pode apenas acender uma vela para Mardônio. O problema é de todos. Não existe espaço para a indiferença.
João Tomaz Neto
Advogado e Professor

O SABOR AMANTEIGADO DA PIPOCA PODE CAUSAR ALZHEIMER

Cientistas atestam que o flavorizante que dá o sabor amanteigado à pipoca e demais alimentos e bebidas pode causar doença de Alzheimer. Diacetil, aromatizante químico, é comum também em margarinas e óleos comerciais. Diacetil já é conhecido por danos causados ao pulmão de pessoas que trabalham em fábricas de pipocas para microondas, o que fez muitos fabricantes a retirarem a substância do produto.

Esse composto estimula o acúmulo de proteínas beto amiloides, que desenvolvem a doença e além disso, o diacetil impede uma proteína chamada glioxalase de chegar ao cérebro. Isso diminui a proteção das células nervosas e pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Fonte: Webmd

26 de março de 2014

CIRO GOMES DEVERÁ MESMO SER O CANDIDATO A SENADOR

Entre tantas especulações no campo da política cearense, surge mais uma de última hora. Assim o site Massapê Indo e Voltando traz a informação para seu público leitor e fiel de todos os dias.

O secretário da Saúde no Ceará e ex-ministro, Ciro Gomes (Pros), deverá disputar vaga para o Senado em chapa formada com o senador Eunício Oliveira para o Governo do Estado. A afirmação é do site de notícia IG. Segundo a reportagem, a presidente Dilma Rousseff já teria, inclusive, dado o aval para a formação quando esteve no Ceará, no dia 19 de março.

A possibilidade de Ciro ir para o Senado foi anunciada pelo próprio governador na segunda-feira, 24, quando Cid afirmou que pode renunciar ao mandato para que o irmão seja candidato ao Legislativo Federal. O prazo para Cid confirmar as intenções é 4 de abril, prazo estabelecido por lei para desincompatibilizações. Para Ciro ser candidato, a renúncia de Cid é obrigatória por causa do parentesco.

O site afirma ainda que Eunício Oliveira antecipou retorno a Fortaleza na terça-feira, 25, para cuidar pessoalmente das conversas. Na sexta-feira, 28, Cid e Eunício têm encontro marcado.

25 de março de 2014

MENSAGEM DA BETINHA SIQUEIRA CAMPOS AO SITE MASSAPÊ INDO E VOLTANDO

Como havíamos publicado em matéria anterior, intitulada 'MATARAM A SEGURANÇA EM MASSAPÊ, QUE ESTÁ SEM LEI, SEM ORDEM E SEM SEGURANÇA, na qual incluímos o nome da Loja Beth Boutique, supostamente assaltada, face a uma ligação telefônica dando conta dos roubos acontecidos hoje pela manhã (25), na ânsia de querer nos informar, vimos esclarecer aos leitores do site que desconsiderem apenas o trecho inserido no teor da informação, da forma que a proprietária Betinha, nossa amiga, expõe na sua mensagem enviada ao site. Ei-la na íntegra:

"Aldênis boa tarde!! Estou recebendo várias ligações de pessoas perguntado se fui assaltada!! Graças a Deus nada houve!! Em hipótese alguma aconteceu !! Se possível gostaria q vc retirasse para não haver mais comentarios!! Obg e espero sua compreensão!! Abraços!! Betinha!!"
 
De qualquer forma agradeço a todos que estão compartilhando, lendo esta e outras postagens no nosso portal. É o poder da comunicação. É a força dos leitores do portal Massapê Indo e Voltando, cujo responsável Aldênis Fernandes agradece de coração a todos.

MATARAM A SEGURANÇA EM MASSAPÊ, QUE ESTÁ SEM LEI, SEM ORDEM E SEM TRANQUILIDADE



Inicialmente, antes de tratar do assunto ao qual quero relatar, gostaria dizer que desde o primeiro dia que cheguei a Massapê, em meados de 1988, e aí já se vão 26 anos, encantei-me por esta cidade e pelas pessoas. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui existem homens sérios, pessoas trabalhadoras e honestas. Sei que aqui somos abençoados por Deus e tenho a certeza de que é possível com a boa vontade e coragem de todos que amam essa terra, um dia, quem sabe, façamos  de nossa cidade  um pedacinho do céu.

Eu espero, tu esperas, ele (a) espera, nós esperamos, vós esperais, eles (as) esperam. Mais uma vez este portal de informação, ‘O MASSAPÊ INDO E VOLTANDO’, canal de enfoques e notícias para todos os massapeenses, o Ceará, o Brasil e Mundo, vão ler um assunto já debatido aqui em outras postagens. 

Antes de entrar no tema propriamente dito, ao final desta matéria, você vai assistir ao pequeno filme do roubo da Farmácia Lucília, acontecido dia 22, sábado próximo passado, regravado no celular, hoje pela manhã, via circuito interno, e cedido gentilmente ao nosso site pelo proprietário Adilsim.   

Entra ano, sai ano e a história sempre se repete: insegurança e violência escancaradas. A população e especificamente os comerciantes continuam revoltados e impotentes! Qual a novidade? A novidade é que essa triste rotina está deixando sem opções para todos, onde os habitantes estão com medo e a segurança pública não existe há muito tempo. Acabou a época de ficarmos conversando com os vizinhos, ao amanhecer, ao entardecer e ao anoitecer, em frente aos portões de nossas casas. 

Em nosso município, acabou a época de deixarmos portas e janelas abertas mesmo no calor do verão - já que não existe inverno - pois a bandidagem age mais do que os infelizes mosquitos, moscas e muriçocas: roubos, assaltos, arrombos e tiroteios. Massapê está nas páginas policiais nos jornais, nas rádios, nos sites e blogs. Quadrilhas, bandos e gangues espalhados pelos bairros da cidade e pela zona rural. 

Culpa de quem? Nossa? Das autoridades? Sim, de todos nós! Somos um povo que apenas ficamos nos discursos, nas falácias. Somos um povo que finge para tudo e para todos. Com isso, faz-me  lembrar dois pensamentos que aprendi na Faculdade: Máximas que carrego até hoje: “É melhor ser brutalmente sincero do que sincero fingido”. “Errar é aprender e com certeza não há melhor guia para êxito, do que as lições ensinadas pelos próprios erros”.

Por isso, eu, você, nós somos culpados quando fingimos não vermos nada. É culpado quando vê um pequeno delito ser cometido e nada faz, é culpado quando compra algo “baratinho” de um conhecido ou desconhecido não sabendo a origem do produto. É culpado por defender seu filho mesmo quando ele na rua e escola faz pequenas transgressões. É culpado quando seus filhos consomem entorpecentes e substâncias ilícitas achando que está tudo bem. 

Poderia, inclusive, sem parar, inúmeros motivos para todos serem culpados, mas afirmo que a maior parte dos crimes acontece porque assistimos e nada fazemos. E tem mais, com o maior respeito à pessoa responsável por estes núcleos de recuperação (casas), oriundos no mundo da droga, dentro da cidade e lá na Canafístula. Depois que veio para o nosso município, parte dessa gente mudou para melhor, isso não tenho dúvida! Mas a grande maioria não mudou em nada. Pelo contrário, alguns jovens que vieram de outras plagras, não mudaram e nem se recuperaram em nada. Já ouvi, inclusive, um relato deste de uma mãe de família, em meu estabelecimento comercial que eles poderiam estar agindo entre tantos meliantes. 

Tudo coopera para o descaso que estamos vivenciando nos dias de hoje em Massapê. Para se ter um exemplo da insegurança, basta citar alguns episódios vividos pela população. Somente nos dois últimos meses, para não se falar nos demais exemplos, houve assaltos seguidos de roubos, ao comércio José Araújo, Loja Flávio Celulares, Loja Messias Variedades, Comércio do Adahil, uma lanchonete da Praça São Francisco, arrombamento na loja Deally Fardamentos, Posto Avenida II, Farmácias Nova, Menor Preço e Lucília. Neste exato momento desta postagem, chega-nos à informação, via telefone, de que a Beth Boutique, Armazém Chico Marques, além do Dr. Evaldo, casado com a filha do Sr. Edmilson Marques, também foram assaltados na manhã desta terça-feira (25).  Ou seja, o caos se instalou em Massapê, cuja população está atônita, tensa e muito preocupada. 

A gente não pode obscurecer os bons policiais trabalhando duro para cumprir a lei e a ordem, enquanto a “Justiça” releva essa aberração permitindo a soltura de criminosos! Onde vamos parar? Estamos no fundo do poço e todos assistem à escalada de violência, e desnorteados têm olhares impotentes diante de tanto descaso e conivência criminosa.

Enfim, o cenário descrito acima constitui um enorme obstáculo aos comerciantes de Massapê e distritos. Ou seja, a ausência de instituições públicas confiáves e uma sociedade civil muito frágil, levam, às vezes, as pessoas resolverem os problemas de segurança à base da força, como aconteceu no distrito de Salgadinho, à distância de 2 ou 3 kms da cidade. Quando uma população furiosa meteu a surra e muita peia em dois indivíduos que haviam tomado uma moto de assalto e se preparavam para cometer assaltos naquela localidade.

Já pensou se acontecesse no Brasil o que ocorre em países árabes? As autoridades iranianas agem da seguinte forma: quando uma mão se habitua ao roubo e a fazer mal às pessoas, ela é cortada. Se continuar agindo com a outra, também é decepada. Assim, acabariam de uma vez os assaltos, os roubos, os arrombamentos e os assassinatos.

24 de março de 2014

LEVANTAMENTO DO TCM IDENTIFICA CÂMARA DE VEREADORES E PREFEITURAS CEARENSES EM SITUAÇÃO IRREGULAR

De acordo com um levantamento apresentado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), 17 prefeituras e 33 câmaras municipais cearenses estão em situação irregular quanto ao cumprimento da Lei Complementar 131/2009, mais conhecida como Lei da Transparência.

Os dados foram colhidos pela Diretoria de Fiscalização do órgão e encaminhados pelo conselheiro Francisco Aguiar ao governador Cid Gomes. Cópias do relatório também foram enviadas para a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e à Secretaria da Fazenda. O objetivo do TCM é o de que os órgãos adotem as medidas cabíveis para a regularização da situação.

Segundo a lista encaminhada pelo presidente do TCM, as prefeituras em situação irregular são as de Abaiara, Acarape, Aiuaba, Banabuiú, Catunda, Guaramiranga, Independência, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Miraíma, Pires Ferreira, Potengi, Potiretama, Redenção, São João do Jaguaribe e Umari.

Já as Câmaras Municipais pendentes com a Lei da Transparência são as de Abaiara, Acarape, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Barro, Caridade, Catunda, Chorozinho, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Frecheirinha, Granjeiro, Irauçuba, Itapajé, Itarema, Itatira, Lavras da Mangabeira, Madalena, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Ocara, Orós, Parambu, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Santa Quitéria, Tauá, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

LEI DA TRANSPARÊNCIA
A Lei Complementar nº 131/2009 determina que os entes são obrigados a divulgar na internet, em tempo real, informações detalhadas sobre a  execução orçamentária e financeira, por meio do Portal da Transparência. O descumprimento da lei impõe aos municípios sanções que vão desde a suspensão de repasses de recursos voluntários, impedimento na assinatura de convênios, bem como a instauração de provocação para apuração de responsabilidade.
Com informações "Ceará News

PRESSÃO A TASSO

Com a urgente necessidade de conseguir um palanque de peso no Nordeste, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência, pressiona o empresário e ex-governador do Ceará Tasso Jereissati a retornar ao mundo político. Apesar de sentir falta da vida pública, o tucano cearense sinaliza não estar disposto a entrar na disputa caso suas chances de vitória não sejam muito altas - e disso dependem os movimentos dos irmãos Cid e Ciro Gomes, do PROS. Tasso resiste, pois não suportaria outra derrota como a de 2010, quando não foi reeleito senador.

Apesar de apoiá-lo em qualquer que seja sua decisão, a família de Tasso, que já teve problemas de coração, não gostaria de vê-lo novamente envolvido com política. O motivo é que, apesar do dia a dia corrido de homem de negócios, hoje ele ainda consegue dedicar-se aos seus como nunca foi possível nos tempos de vida pública.

Recentemente, tirou uma semana para levar os netos para a Disney, por exemplo. Foram sete dias andando nos brinquedos do parque como se fosse criança, relata uma pessoa próxima a ele.

Se Tasso topar voltar à política, a aliança ideal vislumbrada por Aécio Neves seria ter o correligionário como candidato ao Senado e o peemedebista Eunício Oliveira concorrendo ao governo. Tasso só não topa a dobradinha caso tenha de enfrentar Cid ou Ciro Gomes - e a força dos irmãos, detentores da máquina estadual há oito anos - na disputa pela única vaga de senador em jogo.

23 de março de 2014

HUMORISTA RENATO ARAGÃO VOLTA SER INTERNADO

O humorista Renato Aragão voltou a ser internado. Ele deu entrada às 16h deste sábado (22) no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para investigar a origem de uma febre que se manifestou durante a madrugada, conforme mostrou o RJTV.
Um exame de sangue constatou que ele está com infecção urinária. No início desta semana, Renato Aragão já tinha passado três dias internados devido a um enfarte na quarta-feira (19).

Segundo a mulher do humorista, Lílian Aragão, Renato também fez exames no coração e que os resultados foram bons. Ele deve permanecer internado, tomando antibióticos, até segunda-feira (24).

Por meio de nota, a assessoria do hospital informou que Renato tem quadro clínico e cardiológico estável e previsão de alta em até 3 dias.

VIA E-MAIL, ESPECIALMENTE AO SITE: "KAKÁ CAGOU, KAKÁ OBROU?"

Em 1988 na campanha eleitoral de Massapê Jacques Albuquerque concorria à cadeira número 1 do Paço Municipal com muito entusiasmo. E, em uma das suas visitas noturnas domiciliares ao bairro Alto da Cadeia, o líder político entrou na residência do comerciante, forrozeiro e agiota Expedito Galinha D’água, localizada na Travessa José Amâncio de Albuquerque (2º prefeito de Massapê - 1900/1902, bisavô do político), antiga Rua da Embira. Ricardinho de alcunha Kaká, era o mais novo xodó dos “Galinha D’água” – um bebê com quase um ano de idade, dormia seu sono profundo no leito do berço, por ocasião daquela ilustre e tão esperada visita. Como que dorme? Jaques Albuquerque após bater alguns tapinhas nas costas dos adultos ali presentes, abraçou o garoto, acariciando-o e dizendo de viva voz que aquele era o mascote da campanha, ou seja, o mais novo Cabeça-de-Fita gerado naquela vitoriosa campanha eleitoral (1989/1992). Depois deu meia volta, e continuou sua via sacra de parada em parada, ou melhor, de casa em casa. Meia hora após a memorável visita, o garotinho Kaká, que havia restabelecido seu merecido sono, enfim, acordou e como sempre, usou da linguagem que remonta aos instintos mais primitivos da natureza humana: chorou copiosamente. A mãe do menino apesar de ser marinheira de primeira viajem, por mera intuição, imaginou que aquele choro não era de “mamadeira”, pois há meia hora fora alimentado, mas sim de higiene pessoal. A babá – uma Cabeça-de-Fita roxa, ou melhor, “encarnada”, vermelha num sabe, sob as ordens da inexperiente patroa, prontamente tratou de trocar o cueiro (é o novo!) e eis o teor do diálogo, vazado nos seguintes termos:

- Fuuuummmm... Kaká cagou?... – indagou a babá – uma senhora analfabeta, mas de extrema confiança da família, no que a mãe ligeiramente retrucou:
- Não é assim que se fala mulher. Kaká não cagou. Kaká obrou?
E após examinar o cueiro, a babá deu conta que tudo não passou de um engano, emendando:
- Kaká peidou!...
- Aprende falar direito... Kaká apenas expeliu gases intestinais – disse a jovem mãe Claudênia, que, zelosa até por demais, resolve constatar o sinistro in loco, retirando o cueiro e virando o garoto para um lado e outro do berço, e eis que, de repente, se depara com algumas notas graúdas da moeda da época, o equivalente hoje a aproximadamente R$ 100,00. Nisso a babá, deveras, assustada e ainda sem ter matado a charada, inocentemente esbravejou:  
- Milagre! Milagre! Milagre! Esse menino é um anjo que caiu do céu. Kaká não cagou, Kaká obrou. Obrou um milagre!!!  
Do livro: Histórias & Causos com Casos & Estórias de Massapê - Autor: Ferreirinha.