A Internet já passou o rádio e se
consolidou como o segundo meio mais consultado pelos brasileiros atrás de
informação - perdendo apenas para a TV aberta.
É a conclusão da "Pesquisa
Brasileira de Mídia 2013", um amplo trabalho do Ibope Inteligência
contratado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
(Secom) para balizar sua estratégia de comunicação.
Houve entrevistas nos 27 estados nacionais,
com um total de 18.312 entrevistados em 848 municípios, com uma margem de erro
de um ponto.
A ponderação dos entrevistados foi
por sexo, grupos de idade, instrução e atividade. Cada entrevistado poderia
indicar até três meios de comunicação preferidos. Em uma lista que incluía TV
aberta, Internet, rádio, jornal impresso, revista impressa.
A primeira questão foi sobre o meio
de comunicação mais usado. Pela ordem de preferência:
1. TV aberta, com 78% de primeira
opção, 13% de segunda e 2% de terceira.
2. Internet, com 12% de primeira
opção, 17% de segunda e 9% de terceira.
3. Rádio, com 8% de primeira opção,
32% de segunda e 6% de terceira.
4. Jornal impresso, com 1% de
primeira opção, 5% de segunda e 7% de terceira.
5. Revista impressa, com 1% de
segunda opção e 2% de terceira opção.
A segunda questão foi sobre o meio de
comunicação mais usado para se informar sobre o Brasil.
A única mudança relevante é no item
rádio, que 6% apresentam como primeira opção de informação e 22% como segunda.
A diferença de 32% para 22% como segunda opção provavelmente se deve aos que
usam o rádio como entretenimento apenas.
No caso das revistas, o percentual
dos que a usam para se informar cai para zero por cento como primeira e segunda
opção; e para 1% como terceira opção.
Por faixa etária, os dados
surpreendem.
Na faixa de 16 a 25 anos, depois da
TV aberta, há um franco predomínio da internet. 25% das pessoas consultadas a
consideram como primeira opção de uso, contra 4% do rádio e zero por cento de
jornais impressos e revistas.
Até a faixa de 55 anos, a Internet
supera o rádio e até a faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. É
superada levemente pelos jornais impressos na faixa de mais de 65 anos - mas
apenas 2% dos leitores dessa idade privilegiam os jornais.
No recorte por renda, a Internet
cresce expressivamente nas faixas de maior renda.
Para a faixa até um salário mínimo, a
primeira opção é a TV aberta, com 83%; a segunda é o rádio, com 10%; a
terceira, a internet, com 5%; jornais e revistas impressos tem menos de 1%. Quando
se salta para o outro extremo, de renda superior a 5 SM, a TV cai para 65%, a
internet sobe para 25%, o rádio cai para 6%, jornais impressos para 3% e
revista impressa continua abaixo de 1%.
Na frequência de uso, a internet
também supera o rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias da
semana, contra 19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e 1%
dos que leem revista.
Na média de uso por dia, a Internet é
campeão. A Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana, 3:44 horas
durante a semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25 durante a semana.
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