22 de agosto de 2012

GOVERNO E EMPRESÁRIOS FORMALIZAM INSERÇÃO DE ALUNOS DAS EEEPs NO MERCADO DE TRABALHO


Promover a integração dos estudantes junto ao mercado de trabalho no decorrer do curso técnico ministrado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional. É com esse objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e a Associação dos Jovens Empresários do Ceará (AJE) realizam nesta quinta-feira, dia 23, às 8h30min, na EEEP Paulo VI, o Programa de Cooperação entre o Empresariado Cearense e as Escolas Estaduais de Educação Profissional. A iniciativa objetiva ainda a inserção dos estudantes em campo de estágio dos cursos administração, contabilidade, secretariado, finanças, comércio e informática que integram o eixo serviço das EEEPs de Fortaleza. A solenidade contará com a presença do Governador do Estado, Cid Gomes, da secretária Izolda Cela e de representantes da Associação dos Jovens Empresários. Na ocasião será formalizada a parceria entre Secretaria da Educação e AJE.
A implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional teve início em 2008, com 25 unidades. No ano seguinte, outras 26 começaram a funcionar. Até agora, o Governo do Estado do Ceará implantou 88 EEEPs, com aproximadamente 30 mil alunos matriculados, em cerca de 70 municípios. Até o final da atual gestão, em 2014, o Ceará vai contar com um total de 140 escolas.
Nessas escolas, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos, com funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. Dessa forma, os alunos também aprendem uma profissão nesse período. Os cursos são definidos a partir da vocação econômica da região, onde a unidade será implantada. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse momento, que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a formação.
O currículo na Escola de Educação Profissional conta com as disciplinas da base comum, ou seja, previstas na grade curricular do ensino médio, as disciplinas relacionadas com cada um dos 51 cursos técnicos desenvolvidos nas escolas, além de uma parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social - DPS, bem como, Contexto das Relações do Trabalho - CRT (metodologia do projeto Com.Dominio Digital, do Instituto Aliança, adaptado especificamente para a EEEP); conteúdos de Empreendedorismo (parceria com o SEBRAE - 80hs/a), metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo; entre outros.
Teor jornalístico do site do governo do estado e foto de capa dos alunos da EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque de Massapê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário