27 de dezembro de 2009

PERDÃO: FAZ BEM A VOCÊ, FAZ BEM A MIM!

Estamos vivendo uma época ótima para pedir perdão e perdoar. Estudos mostram que passar por cima de mágoas e desentendimentos faz bem à saúde e gera bem-estar. Aprender a perdoar para se livrar de ressentimentos melhora a saúde e dá mais energia para ter uma vida.

Perdoar, ajuda a barrar o desenvolvimento de problemas cardíacos e reduz os índices de câncer e de outras doenças ligadas aos sentimentos negativos. Além disso, traz o sentimento de paz. Paz na mente, no corpo e no espírito. No início, a paz surge em pequenas ondas, mas, com o tempo, vai tornando a pessoa mais forte e capaz de enfrentar outras dificuldades. Perdoar reduz o estresse, que está diretamente ligado a doenças cardíacas.

Que o perdão faz bem à saúde, não há como negar. Mas os ganhos vão além, garante o psicoterapeuta Geraldo Passendoro, especialista em ansiedade. Segundo ele, é muito importante saber se desculpar para manter as relações afetivas. "Todos nós erramos e acertamos. Logo, se não soubermos pedir desculpas, ou perdoar os outros, podemos prejudicar nossos relacionamentos". Embora pedir desculpas pareça um gesto simples, para muitos está mais para um bicho de sete cabeças. O rancor e a mágoa fazem mal a quem os alimenta.

Se a desculpa não é sincera, nem quem pede desculpas, nem quem a recebe, será beneficiado. É uma atitude que só vale a pena ser tomada quando há sinceridade. Do contrário, serão apenas palavras vazias. Antes de pedir desculpas a alguém, é preciso que você se perdoe. Sem isso, não será capaz de se nutrir de perdão e o remorso continuará atormentando sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário