30 de setembro de 2018

PELA PRIMEIRA VEZ, PESQUISA MOSTRA BOLSONARO E HADDAD EMPATADOS NO 1º TURNO

30/09 - Nova pesquisa nacional de intenções de votos para presidente, realizada pela MDA a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada neste domingo (30/9), apresenta pela primeira vez um empate técnico entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) no primeiro turno.

Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o levantamento mostra Bolsonaro com 28,2% das preferências, seguido de Haddad com 25,2%. Atrás de Bolsonaro e Haddad, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 9,4%, e Geraldo Alckmin (PSDB) com 7,3% (veja tabelas com resultados abaixo).

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro e foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades federativas das cinco regiões do país. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-03303/2018.

Em hipótese de segundo turno, Fernando Haddad venceria Jair Bolsonaro, caso a eleição fosse hoje, por 42,7% a 37,3%. Bolsonaro perderia ainda de Ciro Gomes, mas venceria Geraldo Alckmin. Fernando Haddad, por sua vez, aparece empatado tecnicamente com Ciro Gomes, e ambos venceriam Geraldo Alckmin em um eventual segundo turno.

1º TURNO: Intenção de voto ESTIMULADA – VOTOS TOTAIS
Jair Bolsonaro 28,2%
Fernando Haddad 25,2%
Ciro Gomes 9,4%
Geraldo Alckmin 7,3%
Marina Silva 2,6%
Henrique Meirelles 2,0%
João Amoêdo 2,0%
Álvaro Dias 1,7%
Cabo Daciolo 0,7%
Guilherme Boulos 0,4%
Vera 0,3%
João Goulart Filho 0,1%
José Maria Eymael 0,1%
Branco/Nulo 11,7%
Indecisos 8,3% 

2º TURNO: Intenção de voto ESTIMULADA
CENÁRIO 1: Ciro Gomes 42,7%, Jair Bolsonaro 35,3%, Branco/Nulo: 17,8%, Indecisos: 4,2%.

CENÁRIO 2: Fernando Haddad 42,7%, Jair Bolsonaro 37,3%, Branco/Nulo: 16,1%, Indecisos: 3,9%.

CENÁRIO 3: Jair Bolsonaro 37,0%, Geraldo Alckmin 33,6%, Branco/Nulo: 25,1%, Indecisos: 4,3%.

CENÁRIO 4: Ciro Gomes 34,0%, Fernando Haddad 33,9%, Branco/Nulo: 26,9%, Indecisos: 5,2%.

CENÁRIO 5: Ciro Gomes 41,5%, Geraldo Alckmin 23,8%, Branco/Nulo: 29,1%, Indecisos: 5,6%.

CENÁRIO 6: Fernando Haddad 39,8%, Geraldo Alckmin 28,5%, Branco/Nulo: 26,4%, Indecisos: 5,3%.
 Via CB da Agência CNT de Notícias

28 de setembro de 2018

OPERAÇÃO MIDAS PRENDE 107 PESSOAS NO CEARÁ

28/09 - A Operação Midas resultou na prisão de 2.743 suspeitos em todo o Brasil. No Ceará, o número de detidos chegou a 107. Cinco adolescentes foram apreendidos.

A ação tinha como finalidade prender indivíduos envolvidos com roubo e latrocínio e aconteceu entre quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27, em todo o País. 

A operação investigou pessoas com mandados de prisão abertos em decorrência de prática de roubo e latrocínio. No entanto, durante a ação, suspeitos envolvidos em outros delitos, como homicídio e tráfico, também foram detidos. 

A operação envolveu todos os departamentos da Polícia Civil do Ceará. Mais detalhes da ação serão divulgados ainda nesta manhã, em entrevista coletiva.
O Povo

MPCE PRORROGA INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS E ADIA DATA DAS PROVAS

28/09 - O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) prorrogou as inscrições para seleção de estagiários até as 17h deste dia 28 de setembro de 2018. Também foi alterada a data provável para realização das provas, remarcada para o dia 2 de dezembro.

Os estudantes interessados devem realizar a inscrição online, na página do Núcleo Gestor de Estágio. As vagas são para estágio remunerado em Fortaleza, para estudantes de diversos cursos de graduação; e em outros municípios do interior do Estado, somente para o curso de Direito. Para se inscrever, clique aqui.

Os selecionados receberão bolsa de R$ 937 e auxílio-transporte de R$ 140,80 para desenvolver atividades durante carga horária de 20 horas semanais. Para se candidatar, basta estar matriculado em um dos seguintes cursos: Direito, Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Jornalismo, Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Psicologia e Serviço Social. São reservadas 30% das vagas para negros (pretos e pardos) e 10% para pessoas com deficiência. 

A prova terá duração de 3,5 horas com 
80 questões de múltipla escolha. A data e local da prova serão divulgados posteriormente, mas o Edital nº 46/2018 prevê que ela provavelmente aconteça em 2 dezembro de 2018. 

Os candidatos com deficiência deverão, no ato da inscrição, informar a deficiência que possuem, anexar cópia de atestado médico e indicar a necessidade ou não de atendimento especial para realizar a prova. 

Da mesma forma, as candidatas lactantes deverão, também no ato da inscrição, informar a necessidade de atendimento especial durante a prova. Os candidatos negros deverão anexar declaração de raça/etnia no ato da inscrição. 

Para outras informações, entre em contato com o NUGE pelo telefone (85) 3452-3762 ou através do e-mail nuge@mpce.mp.br

Caso tenha dificuldades na inscrição, entre em contato com a nossa Central de Serviços, através de um dos canais de atendimento disponíveis: (85) 3452-3713 ou csti@mpce.mp.br.
(MPCE/CE) 

COTISTAS COM MENOS DE 60 ANOS TEM ATÉ HOJE (28) PARA SACAR PIS/PASEP



28/09 - Cotistas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) têm até hoje (28) para sacar o benefício fora dos critérios previstos em lei. É o caso dos trabalhadores com menos de 60 anos.

De acordo com o último balanço do Ministério do Planejamento, há 4,5 milhões de pessoas nessa faixa etária que ainda não retiraram os recursos.

Mais de 11 milhões de beneficiários com menos de 60 anos já fizeram o saque. Aqueles que optarem por não retirar os recursos até amanhã não perdem o direito ao dinheiro. Poderão fazer o saque futuramente, quando passarem a cumprir um dos critérios habituais, conforme determina a Lei 13.677/2018.

Até 2017, os saques dos fundos PIS/Pasep só eram permitidos para cotistas com idade mínima de 70 anos ou para os casos de aposentadoria, herdeiro de cotista, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por algumas doenças específicas. A partir do dia 29, os saques voltam a ser exclusivos para aqueles que atenderem a um dos critérios citados, sendo que a idade mínima fixada pela lei passou para 60 anos.

Horário estendido na Caixa

Para facilitar o atendimento aos cotistas do PIS que ainda não sacaram seus benefícios, as agências da Caixa Econômica Federal abrirão duas horas mais cedo nesta sexta-feira, exceto nas regiões em que, devido ao fuso, esse horário não for a melhor condição de atendimento aos clientes. Para essas regiões específicas, o horário também será ampliado, mas cada superintendência local decidirá se abrirá a agência antes ou se fechará depois do expediente normal.
Quem tem direito?

MAURÍCIO BARBIERI NÃO É MAIS TÉCNICO DO FLAMENGO

28/09 - O Flamengo anunciou na manhã desta sexta-feira (28) que o técnico Maurício Barbieri não comandará mais o rubro-negro. O treinador não resistiu à eliminação para o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil e foi demitido do comando técnico do time carioca.

Barbieri esteve a frente do Flamengo em 39 partidas, tendo 19 vitórias, 12 empates e oito derrotas. Pelo Twitter, o clube agradece pelo pelo empenho e profissionalismo do treinador nos últimos nove meses.

O favorito para assumir o cargo deixado por Barbieri é Dorival Junior, que está desempregado desde que deixou o São Paulo.

O Flamengo volta a campo no próximo domingo (30) para enfrentar o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

CLIMA PESADO ENTRE BOLSONARO E O VICE É MAIS UMA PROVA DE QUE CHAPA ESTÁ ABALADA


28/09 - As declarações do candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), general Hamilton Mourão, têm causado dor de cabeça na campanha do presidenciável e preocupado até os eleitores do capitão reformado do Exército.

No último mês, Mourão fez uma série de comentários impopulares, como a ideia de criar uma nova Constituição sem participação popular e a visão de que filhos criados por mães e avós têm mais chances de entrar para o tráfico. O palco da última declaração polêmica foi o Rio Grande do Sul, quando, em uma palestra feita na quarta-feira, disse que o 13º salário e o adicional de férias são “jabuticabas brasileiras” e “uma mochila nas costas dos empresários”.

A fala repercutiu depois da publicação no Blog da Denise, do Correio. Bolsonaro desautorizou o vice no Twitter, ao declarar que o 13º salário está previsto na Constituição e é cláusula pétrea, que não pode ser mudado nem por emenda. Disse ainda que “criticá-lo, além de uma ofensa a quem trabalha, confessa desconhecer a Constituição”.

Pouco depois, Mourão teve todas as agendas públicas canceladas até o primeiro turno das votações, em 7 de outubro. Para Bolsonaro, o vice tocou em um tema desnecessário, que pode resultar na perda de um eleitorado importante, especialmente o de menor renda. Esse tipo de declaração é considerada mais perigosa a 9 dias das eleições.

A preocupação aumenta com a proximidade do pleito, mas as polêmicas não são novas nem inesperadas. As ideias do general, constantemente rebatidas pelo cabeça de chapa, são sintoma de uma campanha extremamente dividida entre as três principais figuras: Bolsonaro, Mourão e o economista Paulo Guedes. Os dois últimos se aproximaram mais desde que o deputado federal foi hospitalizado, no início do mês, após ter sido vítima de um atentado à faca durante um ato de campanha, em Juiz de Fora (MG).

“Mourão está muito mais em sintonia com Paulo Guedes do que com Bolsonaro nos últimos tempos, pelo que temos observado”, afirma o analista político Thiago Vidal, da Prospectiva Consultoria. Guedes também desagradou Bolsonaro. Na semana passada, por exemplo, defendeu a volta da CPMF, o imposto sobre transações financeiras, e também foi desautorizado pelo chefe.

“Não é normal que os vices façam, na campanha, comentários que repercutem tanto”, acredita o analista político. “O problema, no caso do Bolsonaro, é que muitos assuntos não estão no programa de governo. As propostas dele não estão claras. Têm vários gargalos que são preenchidos por meio dessas declarações”, explica Vidal.

(Correio braziliense)

27 de setembro de 2018

CEARÁ É O QUARTO NO PAÍS EM TÍTULOS CANCELADOS POR FALTA DO CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

27/09 - O Ceará é o quarto estado do Brasil em número de eleitores que tiveram o título cancelado. De acordo com dados dos Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2016 e 2018, 234.487 votantes tiveram o documento suspenso por não comparecer à revisão biométrica. O Estado fica atrás apenas de Bahia, São Paulo e Paraná.

A menos de duas semanas do pleito, cerca de 3,3 milhões de votantes não poderão comparecer às urnas. Com o novo sistema, o eleitor fará identificação com a digital e não apenas por o documento com foto. Dados mais atualizados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) apontam que 453.131 votantes, divididos em 129 municípios, tiveram o título cancelado. O POVO Online utilizou os dados do TSE que permite fazer comparativo com demais estados do País.

O Partido Socialista do Brasil (PSB) havia pedido uma liminar para evitar o cancelamento do título daqueles que não fizeram biometria, entretanto, a solicitação foi rejeitada nesta quarta-feira, 26, por maioria dos ministros do Superior Tribunal Federal (STF). As informações são da Agência Brasil.

No pedido, a sigla argumenta que é inconstitucional as resoluções do TSE, em que determinam a suspensão do documento como punição aos que não realizaram cadastro biométrico dentro do prazo. Além do PSB, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) participaram da ação.

26 de setembro de 2018

BARROQUINHA RECEBE AJ ALBUQUERQUE DE BRAÇOS ABERTOS

26/09 - Ao lado do prefeito e seus candidatos; vereadores, suplentes, lideranças comunitárias da sede e  do interior de Barroquinha, o candidato a deputado federal AJ Albuquerque e Romeus Aldigueri, ambos do PDT, foram recebidos por milhares de eleitores com uma caminhada e comício.
Sobral de Prima

CANDIDATOS A PRESIDENTES PARTICIPAM DE DEBATE NO SBT, NESTA QUARTA-FEIRA



26/09 - SBT, UOL e FOLHA promovem debate com os presidenciáveis nesta quarta-feira (26). Nove candidatos foram convidados para o evento, que será realizado no estúdio do SBT, com mediação do jornalista Carlos Nascimento; cujo evento começará às 17h45 à 19h30, ou seja, durará 1 hora e 45 minutos.

Foram convidados Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota).   ss O critério adotado foi o da legislação eleitoral, que determina a presença de candidatos de partidos ou coligações que tenham ao menos cinco representantes no Congresso Nacional (Câmara e Senado).

O debate terá três blocos: no primeiro, candidatos farão perguntas entre si. No segundo, três jornalistas —de Folha, UOL e SBT— farão perguntas aos candidatos. No terceiro bloco novamente haverá perguntas entre candidatos, além de considerações finais.

As campanhas se comprometeram com o comparecimento de seus candidatos a presidente e a realização do debate caso haja segundo turno, no dia 17 de outubro, às 17h45.

BLOCO 1
Candidatos fazem pergunta entre si, em ordem pré-definida em sorteio e sem repetição de escolha.
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 1 minuto e 15 segundos
Réplica: 30 segundos
Tréplica: 45 segundos

BLOCO 2
Um jornalista de cada veículo (Folha, UOL e SBT) pergunta a candidatos de sua escolha. Cada candidato responde apenas uma vez.
Pergunta do jornalista: 30 segundos
Resposta: 1 minuto
Complemento do jornalista: 15 segundos
Réplica: 45 segundos

BLOCO 3
Segue as mesmas regras do bloco 1. Candidatos fazem pergunta entre si, em ordem pré-definida em sorteio e sem repetição de escolha.
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 1 minuto e 15 segundos
Réplica: 30 segundos
Tréplica: 45 segundos

O bloco se encerra com as considerações finais: 1 minuto para cada candidato.

APÓS PROCEDIMENTO NA PRÓSTATA, CIRO GOMES PASSARÁ POR REAVALIAÇÃO


26/09 - O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) passará por reavaliação às 10h de hoje (26) antes de receber alta, segundo informações da sua assessoria de imprensa.

Ele fez ontem (25) um procedimento de cauterização de vasos da próstata e permanece internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

A assessoria de Ciro informou que ele passou bem a noite. Ele deu entrada no hospital no fim da tarde de ontem. Após exames, foi constatada a necessidade do procedimento, realizado com sucesso pelo médico urologista Miguel Srougi.

O boletim divulgado ontem informou que o procedimento foi simples e que Ciro poderá retornar às suas atividades o mais breve possível.
Agência Brasil 

CAIXA OFERECE CONSIGNADO COM GARANTIA DO FGTS, A PARTIR DE HOJE



26/09 - Os trabalhadores do setor privado poderão contar com uma nova opção de crédito a partir de hoje (26), o empréstimo consignado com uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.

O crédito está disponível para 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês, percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado, informou o ministério. O prazo de pagamento será de até 48 meses (quatro anos).

O uso do FGTS como garantia para o crédito consignado proporciona juros mais baixos para os tomadores, porque os recursos da conta do trabalhador no fundo cobrirão eventuais calotes, o que reduz o risco para os bancos e permite à Caixa oferecer empréstimos com taxas menores.

Segundo o ministério, os valores emprestados dependerão do quanto os trabalhadores têm depositado na conta vinculada do FGTS. Pelas regras, eles podem dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perder o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado.

O valor reservado como garantia do empréstimo permanecerá na conta do FGTS do trabalhador, rendendo normalmente, até a quitação do empréstimo. A garantia será usada caso o empregado seja demitido sem justa causa e o banco não tenha mais como descontar as parcelas do crédito consignado do salário.

25 de setembro de 2018

JUSTIÇA MANDA GOOGLE TIRAR DO AR VÍDEO QUE USAVA MONTAGEM PARA ASSOCIAR CIRO A DROGAS

25/09 - O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, obteve uma vitória contra o Google e o YouTube na Justiça Eleitoral. Segundo informa a Painel, da Folha de Paulo desta terça-feira, o ministro Sergio Silveira Banhos determinou que o provedor excluísse da internet vídeo que apresentava o pedetista como dependente químico.

O filme utilizava montagens para transformar uma foto de um cigarro comum em um cigarro de maconha. O ministro, na decisão, frisou o direito à liberdade de expressão, mas ressaltou que há limites. “Não se pode entender lícita a conduta de difundir fatos sabidamente inverídicos”, disse.


Ouvido pelo ministro antes da tomada de decisão, o Ministério Público Eleitoral se manifestou a favor do pedido de Ciro. “Conquanto a circulação de opiniões e críticas seja essencial para a configuração de um espaço público de debate e, consequentemente, ao Estado Democrático de Direito, a conformação das liberdades de informação e de expressão pressupõe a responsabilidade pelos eventuais excessos praticados”, disse o órgão em parecer. “A mídia por meio da qual é propagado factoide sabidamente inverídico, calunioso e difamatório, deve ser removida”, concluiu.

TÍTULO NO CELULAR DO ELEITOR

25/09 - O aplicativo e-Título, lançado no final de 2017, já está em 253.825 celulares de eleitores no Ceará. A novidade traz os dados atualizados sem a necessidade de obter uma segunda via do documento nos postos de atendimento presenciais.

Os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral e desejam apenas a impressão da segunda via do título podem ficar despreocupados, pois o aplicativo e-Título substitui o documento na hora de votar. Eleitor com biometria cadastrada não precisará levar outro documento, apenas apresentar o título digital.

Como baixar
O app está disponível para iPhone(iOS), smartphones (Android) e tablets. Ele apresenta os dados da zona eleitoral do usuário, a situação cadastral do eleitor em tempo real, como chegar no local de votação e os locais de justificativa. Após baixá-lo, é necessário que o eleitor insira seus dados pessoais.

Prazo 2ª via
Os eleitores têm até o próximo dia 27/9 para solicitar a segunda via do título, antes das eleições, caso não tenham mais o documento original.

De acordo com o Código Eleitoral, o pedido de 2ª via só pode ser feito até 10 dias antes do pleito, para quem estiver dentro do seu domicílio eleitoral. Basta procurar o cartório eleitoral onde é inscrito, com documento de identidade oficial com foto e solicitar o novo documento.

Com o e-Título, o eleitor tem mais comodidade para obter o documento, que pode ser baixado a qualquer tempo.

DELATOR DIZ TER PAGADO PROPINA A EUNÍCIO



25/09 - O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB), que é candidato à reeleição, teve uma delação premiada homologada contra si pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O benefício jurídico foi utilizado por Jorge Henrique Marques Valença, ex-superintendente regional da Galvão Engenharia, que afirma ter pagado ao menos R$ 1 milhão em propina ao político, em troca de liberação de recursos para obras contra a seca.

Mantida sob sigilo e obtida pelo portal O Globo, a delação inclui ainda outros três emedebistas: o senador Fernando Bezerra; o ex-deputado Henrique Alves e o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Este último, preso desde setembro de 2017, após a apreensão de mais de R$ 51 milhões em espécie em um apartamento ligado a seu nome.

Valença declara que o pagamento existia como forma de "pedágio", a ser pago a título de propina a políticos do MDB em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). De acordo com Valença, o órgão federal tem influência de Eunício.

As propinas seriam repassadas a um percentual de 5% à medida que a empreiteira recebia os pagamentos pelos serviços referentes à obra da Barragem Figueiredo, em Alto Santo, entregue em 2013.

Tanto Eunício Oliveira quanto os demais acusados, negam ter recebido pagamentos da empresa, segundo o site.

A candidata ao Senado Federal Dra. Mayra Pinheiro (PSDB) postou vídeo no último domingo, 23, em resposta ao pedido liminar de busca e apreensão de bonecas da candidata, emitido pelo senador Eunício.

Conforme Legislação Eleitoral, é proibida a propaganda mediante distribuição de brindes, a exemplo de "camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor".
(O Povo)

25/09 - DIA NACIONAL DA RADIODIFUSÃO

25/09 - Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de todos os segmentos de público em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% dos lares têm um aparelho de rádio. Uma pesquisa da agência revela que a audiência do rádio subiu para 500 mil pessoas a mais no segundo trimestre de 2010, se comparado ao mesmo período de 2009.

A primeira cidade brasileira a fazer uma transmissão radiofônica foi Recife, em 1919. Porém, a primeira emissora instalada foi no Rio de Janeiro, em 1922. Em 1923, foi fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por Roquette-Pinto e Henry Morize, que transmitia conteúdos educacionais.

Já na década de 30, surgiram as primeiras rádios comerciais, que também veiculavam publicidades de produtos e empresas. Ainda na década de 30, surge a propaganda política. 

César Ladeira, locutor da Rádio Record, em 1932, inaugura um programa com episódios da Revolução Constituinte, em São Paulo. Também surgem os programas de auditório com a participação popular e a Rádio Jornal do Brasil estabelece em sua programação plantões informativos. Nasce neste período a Voz do Brasil.

24 de setembro de 2018

BNB ABRE 700 VAGAS COM SALÁRIOS ATÉ R$ 4,9 MIL

24/09 - O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulgou o edital de abertura do novo concurso público com 700 vagas para os cargos de especialista técnico I (qualificador: analista de sistema) e analista bancário I.

As inscrições podem ser feitas na internet pelo link, a partir do dia 24 de setembro. O prazo vai até 15 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 67 para nível superior e R$ 59 para ensino médio.

Para o cargo de especialista técnico são ofertadas quatro vagas, além de 196 para cadastro de reserva. Para concorrer, o candidato deve possuir nível superior. 

A remuneração inicial atual é de R$ 4.941,17, com jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Já para o cargo de analista bancário, é necessário possuir nível médio. A seleção oferece também quatro vagas, além de formação de cadastro de reserva para 496 classificados. Para concorrer, o candidato deverá apresentar certificado de conclusão de curso de ensino médio. A remuneração é de R$ 2.854,68, com jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A seleção será realizada por meio de provas objetivas para os dois cargos e prova discursiva somente para especialista técnico. Para mais informações,confira o edital,aqui, via blog Massapê no caminho da Notícias.