30 de junho de 2015

PARTE DA OPOSIÇÃO DE MASSAPÊ É UM PONTO FORA DA CURVA

Imagem meramente ilustrativa
Ultimamente, o que temos visto em Massapê é uma manifestação de ódio e rancor que parte, em parte, de uma oposição raivosa, falando pelos cotovelos. É incrível, mas tudo que o prefeito faz ou deixa de fazer serve de instrumento para um agrupamento oposicionista criticá-lo, sem ideias coerentes e consistentes. Se o prefeito Antonio José deixa de realizar Carnaval - para atender uma decisão institucional do TCM face à escassez de chuvas, não dá valor à cultura. Se o prefeito realiza o tradicional Chitão do Município e traz bandas e cantores renomados, é ruim porque deveria destinar o dinheiro para outras finalidades. Se o prefeito distribui cestas básicas às famílias carentes, tá fazendo política. Dá pra entender esses “opositores desarmônicos” que odeiam a reclamar direitos, sem assimilação nenhuma de conteúdos? Pelo bem, entendo que a maioria das famílias massapeenses não concorda com isso. Aprendi na faculdade que todo ódio é vingativo, é retaliatório, produzindo rancor e mágoa em relação às outras pessoas, com maldades absurdas. Como sempre diz o prefeito de Massapê: “dessas pequenas coisas advêm às divisões nas famílias massapeenses”. E é isso mesmo! Em razão disso, podemos comprometer uma amizade que iria durar a vida toda, comprometer as relações interpessoais e assim por diante. Para finalizar nosso raciocínio, a exemplo do que se observa, parte da oposição ao prefeito de Massapê reclama de tudo. É muito, muito mais confusa, feita de inconsistência e sem sustentação ideológica.

SUPLENTE DE VEREADOR DO PSDB ODÉSIO ROCHA ENVIA AO BLOG MENSAGEM DE AGRADECIMENTO

Odésio Rocha ao lado de sua esposa
Primeiro de tudo, quero agradecer à você Aldênis pelas palavras a mim dirigidas, e utilizar se deste espaço para agradecer ao presidente Adriano pontes Albuquerque, e a todos os colegas vereadores e vereadora, e a todos que fazem a câmara municipal de Massapê, pelo o acolhimento e o respeito que tiveram para com a minha pessoa, e dizer que foi uma experiência muito boa. enfim obrigado! 
Do blog: Caro Odésio Rocha, queremos ratificar o nosso respeito e atenção à sua pessoa, como cidadão e político. Dizê-lo, também, da satisfação de termos tido em nosso convívio por quatro meses aqui na Câmara, exercendo a função de vereador. Gostaríamos que fosse por mais tempo, mas quem sabe ainda pudermos contar com sua presença por mais um período aqui conosco. Deus sabe tudo, nós não sabemos nada! Receba um abraço afetuoso de todos que fazem a Câmara Municipal de Massapê, principalmente do nosso presidente Adriano Pontes Albuquerque que teve em você, uma ótima referência.  

28 de junho de 2015

22 POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2015

Todos os anos, há uma grande preocupação entre os alunos sobre os possíveis temas para a redação daquela edição. Assim, em parceria com o InfoEnem, o blog Massapê Indo e Voltando elenca uma série de temas, não tentando adivinhar  o assunto oficial da redação, mas sim de contribuir para seu estudo de forma específica.

Algo que acreditamos muito é que o treino é fundamental para o aprendizado. Unindo esse nosso ideal com a sabedoria das características específicas da redação do Enem, podemos ter certeza de que estudando e elaborando redações com os temas propostos abaixo, seu desempenho irá melhorar consideravelmente.

1. Diálogo entre ciência e sociedade
A ciência realiza novas descobertas frequentemente, o que possibilita melhorias e desenvolvimento de novas tecnologias. Entretanto, muitas vezes a sociedade não entende o método científico e muitas coisas são confrontadas com paradigmas culturais, morais ou religiosos. Para lidar com isso, é necessário haver comunicação entre o meio científico e a população.

2. Limites entre estética e saúde
Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhece-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.

3. Novos modelos de educação
Há muitos debates ocorrendo sobre as problemáticas do sistema tradicional de ensino e novos modelos de educação para o século XXI, tendo em pauta os métodos de avaliação, uso de tecnologias, interação professor-aluno, formação crítica e social etc. Um recente documentário realizado no Brasil que ajuda na discussão desse tema é o “Quando sinto que já sei” que pode ser encontrado no Youtube.

4. Dificuldades da formação universitária
A formação universitária no Brasil encontra diversos obstáculos como financeiro (o alto valor das mensalidades em faculdades privadas, custeio de transporte ou residência, materiais didáticos, alimentação), psicológico (escolha de curso, afastamento de familiares e amigos, aumento de responsabilidades, inserção no mercado de trabalho), entre outros. Ao mesmo tempo, o Estado tem criado políticas públicas como Fies, Pronatec, sistemas de cotas, criação de novas universidades etc.

5. Conceito de família no século XXI
O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.

6. Justiça com as próprias mãos
Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.

7. Obsolescência programada
Esse conceito significa a diminuição da vida útil de equipamentos com o intuito de incentivar a compra de novos produtos ou versões atualizadas. Rodeio esse tema a questão do consumismo exacerbado, resíduos eletrônicos, responsabilidade e consciência social do consumidor. Um documentário sobre esse assunto também pode ser encontrado no Youtube e ajuda no entendimento.

8. Trânsito em grandes metrópoles
Grandes cidades têm tido cada vez mais problemas com o trânsito. Muitos pontos podem ser discutidos nessa temática como a preferência dos cidadãos por transporte público ou individual, poluição causada por muitos carros, poluição sonora (buzinas em congestionamento), via exclusiva para ônibus, ciclovias, tempo gasto diariamente entre trabalho e residência, atraso nos horários e superlotação em ônibus, trens e metrôs, greves dos funcionários de transportes públicos, preços das passagens, catraca livre etc.

9. Voluntariado e transformações sociais
O trabalho voluntário no Brasil tem passado por uma transformação. Não se pensa mais no voluntariado como assistencial (doação de roupas, alimentos e agasalhos, por exemplo), mas como uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários, assim como próprios projetos sociais realizados pelas empresas para contribuição à sociedade ou marketing.

10. Liberdade de expressão e mídia
Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo no início desse ano. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.

11. Consumo de álcool e droga por adolescentes
Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.

12. Limites entre humor e bullying
Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentilietc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.

13. Desigualdade étnica e de gênero
O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.

14. Gestão de resíduos urbanos
Em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A gestão de resíduos ainda é um tema bastante em alta devido à enorme quantidade de lixo produzido anualmente no Brasil. Coleta seletiva e logística reversa são alguns dos termos importantes de serem entendidos. Para conhecer mais sobre a lei e sua importância na sociedade, pode ser consultada a explicação no site do Ministério do Meio Ambiente.

15. Saúde pública
Problemas no Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos são possíveis de serem tratados em uma dissertação. O tema também é bastante atual devido ao programa de governo Mais Médicos que trouxe médicos de outras nacionalidades (cubanos) para atuar no Brasil com o intuito de amenizar os problemas na saúde pública.

16. Abuso em trotes universitários
Todo ano, vários casos de abuso em trotes universitários são noticiados. Esse ano, um dos casos mais alarmantes foi de uma jovem que teve a perna queimada por ácido. O fator psicológico dos jovens recém inseridos no ensino superior também é pauta nessa discussão. Leia mais sobre esse tema nessa coluna.

17. Tráfico de drogas e violência urbana
A correlação entre o tráfico de drogas e a violência urbana, principalmente em favelas, é muito propício de discussão. Esse tema foi recentemente abordado nos filmes Tropa de Elite (1 e 2) e é sempre mencionado quando se debate sobre Legalização da Maconha, já que o combate às drogas é um dos fatores que mais causam violência e conflito entre policiais e civis no Brasil.

18. Uso da água na economia brasileira
O Estado de São Paulo passa por uma intensa crise hídrica e isso tem colocado a água no centro de grandes discussões. Uma das possibilidades de tema envolvendo a água é a sua importância em diversas atividades econômicas no Brasil como a agroindústria e a geração de energia elétrica através de hidrelétricas.

19. Saúde feminina na gravidez
A preocupação com a saúde da mulher durante a gravidez é um bom tema de redação pois nele podemos tratar várias problemáticas presentes na sociedade brasileira como o aborto não legalizado que fere e mata milhares de mulheres por ano, os maus tratos nos hospitais durante abortos espontâneos ou nos partos. O tema também é atual por causa da recente resolução que limita a quantidade de cesáreas que podem ser realizadas, o que é uma intervenção do Estado na escolha da mulher.

20. Sustentabilidade nas empresas
O termo sustentabilidade está bastante em alta no Brasil com a crescente preocupação com o meio ambiente. Nesse contexto, as empresas precisam atuar coincidindo a busca por lucros com o cuidado ambiental. Políticas empresariais e marketing verde são os pontos de destaque nessa discussão.

21. Intolerância religiosa
Novamente, o ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.

22. Ativismo em redes sociais
Cada vez mais, as redes sociais têm sido usadas para estar em contato com a política e com movimentos sociais. Eventos são criados para marcar protestos, projetos de leis polêmicos facilmente viram virais e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa nova forma de participação política e suas causas e consequências na sociedade é um bom tema de pesquisa e escrita.

Desejamos boa pesquisa e estudo a todos. Para treinar sua dissertação-argumentativa com todos esses temas, conheça as regras, estrutura e competências da redação do exame nacional.

26 de junho de 2015

A VOCÊ ESTUDANTE, O BLOG DÁ AS DICAS PARA ESTUDAR EM CASA PARA O ENEM

Se você vai prestar o Enem e não está matriculado em um cursinho ou escola regular, independentemente de ter concluído ou não o ensino médio, já sabe que deverá estudar em casa na maioria das vezes sozinho, para conquistar uma boa nota e atingir seus objetivos com a prova.

Mas então, o que fazer? Veja as dicas fundamentais para quem vai estudar em casa nos próximos meses e quer mandar bem no exame.

Disciplina e determinação
Estudar sozinho requer muito destas duas qualidades. Disciplina por que não haverá ninguém orientando nem supervisionado seus estudos, e determinação para se manter focado e não se “perder” com distrações e nem desanimar durante toda a preparação.

Horário / rotina
Conciliar os estudos com a rotina de trabalho e/ou outros compromissos não é tarefa fácil. Por esse motivo é fundamental criar um cronograma definindo quantas e quais horas dos dias serão dedicadas a preparação para o Enem. Não se esqueça de reservar algumas horas também para os finais de semana.

Buscar conteúdos
A dica aqui é para que você procure primeiramente conhecer quais assuntos fazem parte do conteúdo programático do exame. Você pode ver as matérias de cada disciplina, a que tem mais dificuldade. Conhecendo o que é exigido no Enem, você será capaz de filtrar na internet o que pode ser útil nos seus estudos.

Fazer simulados e provas passadas
Resolvendo simulados e edições anteriores, você terá contato antecipadamente com todas as dificuldades de se prestar uma prova extensa e cansativa como a do exame nacional. Além disso, seus resultados poderão ser utilizados para avaliar a eficiência dos estudos.

Portanto, tenha em mente que uma preparação bem organizada, mesmo sem o acompanhamento em sala de aula, pode sim fazer diferença na hora do exame!

NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA, ONIBUS DA GUANABARA CAPOTA CAUSANDO UMA MORTE E DEIXANDO 15 FERIDOS

Às 2h da madrugada desta sexta-feira, (26), o ônibus da Empresa Guanabara que fazia a rota Fortaleza a Camocim, na CE 362, capotou nas proximidades da entrada do distrito de Tangente, no município de Massapê. Segundo informações chegadas ao blog Massapê Indo e Voltando, o acidente causou a morte de um advogado por nome Washington Luiz da Silva. 

Devido ao impacto muito forte, a passageira Maria do Socorro, 32 anos, teve um dos braços mutilado, além de 15 pessoas feridas que foram transferidas para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Muitas especulações, mas não se sabe ao certo o motivo do acidente. Entre as informações desencontradas, uma pessoa supostamente teria passado tinta na lateral do veículo, em que consta o letreiro com o nome da empresa, a fim de não manchar sua imagem perante opinião pública.

Até o presente momento, a empresa não se manifestou acerca do episódio.

25 de junho de 2015

CÂMARA MUNICIPAL DE MASSAPÊ ENTROU EM RECESSO NESTA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA

A Câmara Municipal de Massapê entrou em recesso nesta quarta-feira, 24, por ser a última do período, prorrogando-se até o dia 5 de agosto. O presidente do Poder Legislativo, Adriano Pontes Albuquerque, (Potim), presidiu os trabalhos da Sessão Ordinária, da milésima centésima Sessão Ordinária.

Para quem não sabe, o recesso parlamentar é um período em que os parlamentares “interrompem” suas atividades na Câmara. Porém, a paralisação pode até ser interrompida se houver uma convocação extraordinária, em casos de “urgência ou interesse" público relevante.

A última Sessão Ordinária do primeiro período legislativo de 2015, da Câmara Municipal de Massapê, foi marcada pela aprovação de 02 (dois) requerimentos, uma moção de pesar, dos vereadores Francisco Brito Oliveira e Luiz Carlos Carneiro Frota, respectivamente, além da palavra facultada do vereador Francisco Auteri Albuquerque Moura (PT)

Ao usar a tribuna, o líder do prefeito, Auteri Moura, cumprimentou à Mesa Diretora, aos colegas edis e à imprensa. Falou das inaugurações das escolas municipais, da estrada asfáltica, Massapê-Tangente, sinalizou à vinda do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, do governador Camilo Santana e do deputado Moisés Braz Ricardo. Destacou sua participação na festa da colheita da coordenação de base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massapê, no Riacho Fundo. Finalmente, cumprimentou e parabenizou ao vereador Francisco Odésio Rocha, pelos relevantes trabalhos na Câmara, em substituição ao vereador Paulo Henrique Canuto Machado, que tirou licença por um período de quatro meses. 

Ao final, o chefe do Poder Legislativo, Adriano Pontes Albuquerque, agradeceu à presença dos assistentes, à imprensa e, principalmente, aos vereadores que realizaram ações legislativas em prol do povo.

ODESIO ROCHA: UM EXEMPLO DE POLÍTICO A SER SEGUIDO

O pedido de licença do vereador Paulo Henrique Canuto Machado, aprovado há quatro meses na Câmara Municipal de Massapê, oportunizou ao senhor Francisco Odésio Rocha (foto), suplente do PSDB, a assumir uma vaga no poder legislativo massapeense.

Odésio Rocha foi o segundo suplente de vereador com 644 votos, cuja campanha, em 2012, concorreu com o número o 45.610.

No curto espaço de tempo em que exerceu a função de vereador, apresentou requerimentos, foi participativo, não faltou às sessões e percebemos na figura de Odésio Rocha, um homem sensato, simples e humilde. Características que lhe são peculiares, não constatadas somente por mim, mas também pelo presidente Adriano Pontes Albuquerque. 

Como Chefe de Gabinete do legislativo massapeense, reconheço seu valor e decência. De fato, ele merece voltar à Câmara de Massapê, em 2017, para bem representar o povo do distrito de Aiuá. E olha que eu não tinha muito acesso à sua pessoa e, politicamente falando, somos de ideologias opostas, mas falar a verdade é preciso.

ESTUDANTES CRIAM PRESERVATIVO QUE MUDA A COR AO DETECTAR DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Um preservativo que muda de cor quando entra em contato com doenças sexualmente transmissíveis foi inventado por um grupo de jovens estudantes da Academia Isaac Newton, em Ilford, Essex. A invenção, que recebeu o nome de S.T.EYE, contém um indicador embutido capaz de identificar infecções como clamídia e sífilis, mudando de cor de acordo com o a bactéria detectada no indivíduo.

Daanyaal Ali, de 14 anos, Muaz Nawaz, de 13, e Chirag Shah, 14, são os responsáveis pela criação que recebeu o prêmio de melhor inovação em saúde, concedido pelo TeenTech — dedicado a trabalhos de adolescentes nas áreas de ciências, engenharia e tecnologia. Como premiação, os estudantes receberam uma quantia em dinheiro e ainda tiveram a oportunidade de visitar o Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra.


A ideia do projeto, que não tem perspectiva de chegar ao mercado, era fazer com que doenças venéreas fossem identificadas da forma mais segura possível, sem a necessidade de testes invasivos.
As informações são do The Independent.

24 de junho de 2015

ENCENAÇÃO ENTRE ALUNOS DE UMA FACULDADE CAUSA POLÊMICA

Uma encenação teatral causou polêmica e divergiram opiniões entre estudantes da Universidade Federal de Fortaleza (UFC). Na cena, que foi realizada na noite de terça-feira (23), os participantes ficaram totalmente pelados e gritaram palavras de ordem sobre diferentes temas, como a opressão e a homofobia.

Os atores iniciaram a encenação com roupas formais e, em seguida, começaram a se despir. Um dos participantes utilizava um megafone e gritava no ouvido dos demais para caracterizar um opressor.

As imagens da peça logo foram compartilhadas nas redes sociais e causou polêmica entre os alunos. “Não concordo com isso. Ficar nu  dentro da Universidade já e demais”, escreveu um dos estudantes.

Já outra acadêmica comentou que a peça foi importante para levantar a bandeira contra a impunidade e opressão. “Quem viu a encenação inteira saiu emocionado, pois conseguiu retratar um contexto importante”.

Colaboração DN

UMA FESTA PRA TODOS

Tudo pronto para mais uma edição da tradicional Festa de Chitão promovida pela Prefeitura Municipal de Massapê. É um evento que está sendo aguardado pelos moradores, visitantes e deverá entrar para a história do Município. Uma grande estrutura de palco, iluminação, barracas, cidade cenográfica muito bonita, além de um forte esquema de policiais, agentes de segurança que foram treinados, especializados, capacitados, para dar mais conforto e garantia.

O jovem prefeito de Massapê, Antonio José Aguiar Albuquerque, trará à sua terra natal bandas regionais e uma atração de renome nacional. Serão três dias de muita animação, agitação e alegria, começando dia 25, com o Festival de Quadrilha e Forró Pé de Serra; dia 26, Forró da Diretoria, Banda Afoxé e a participação nacional César Menotti e Fabiano, direto de São Paulo e, finalmente, dia 27, sábado; Forró do Movimento, Vamos Forrozão e participação especial de Matheus Fernandes.

A ideia do prefeito é apoiar sempre as festas que já fazem parte do calendário cultural local, fomentando o comércio, garantindo empregos diretos e indiretos, como formas de valorização e demonstração à cultura da nossa gente.

Além de políticos locais, iremos contar com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, do governador do estado, Camilo Santana, Ciro Gomes, deputados estaduais e demais figuras ilustres e proeminentes do Ceará. 

Uma coisa é certa: o cenário promete. Você é o nosso convidado especial. Venha brincar, se divertir à vontade, com muita alegria, tranquilidade e respeito ao próximo.