QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



31 de outubro de 2013

EXPOSIÇÃO NO FACEBOOK DE CID GOMES FAZ ZEZINHO LEVAR VANTAGEM ENTRE PRÉ-CANDIDATOS

Desde que resgatou sua conta pessoal no Facebook, em agosto deste ano, Cid Gomes se tornou um usuário contumaz da rede social. Na página, o governador responde às críticas da oposição, interage com seus seguidores, faz algumas postagens de cunho pessoal e, principalmente, divulga as obras que vem desenvolvendo em sua gestão.  

Neste último ponto reside uma peculiaridade. Uma figura da política cearense é recorrente nas fotos divulgadas pelo governador: Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Dentre os diversos nomes apontados como possível “candidato de Cid” ao governo do Estado, Zezinho é o que mais vezes aparece nas fotos postadas pelo titular do Abolição. Esse prestígio, certamente, fará muita diferença quando o governador for avaliar quem é o melhor nome para sucedê-lo.

Além disso, a superexposição ao lado do padrinho político tornará Zezinho cada vez mais conhecido do eleitorado cearense, o que lhe renderá vantagem em 2014. Apesar de beneficiado, o presidente da AL se recusa a falar de eleições e sustenta que esse assunto entrará em pauta apenas no próximo ano, como é desejo de Cid. (Ceara News)

ALERTA TOTAL

Após perder todos os deputados estaduais na Assembleia Legislativa, no total de oito parlamentares, o único nome do PSDB que restava na Câmara Municipal, o vereador Carlos Dutra, anunciou ontem que também sairá do partido. A nova sigla de destino será o PROS.

Pelas contas, a nível de Ceará, o PSDB não tem mais representantes na Assembleia e na Câmara de Fortaleza, restando apenas na legenda o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que atua na Câmara Federal.

Em Massapê, por exemplo, dos seis vereadores pessedbistas eleitos na eleição de 2012, dois estão acompanhando os movimentos e eventos políticos realizados pela administração de Antonio José Albuquerque. Tratam-se de Cezinha, filho do Painha, e Juscelino Florêncio. Inclusive estiveram hoje ao lado do prefeito de Massapê, do governador e do Presidente da Assembleia no distrito de Mumbaba, oportunidade da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa. Há quem comente - são apenas comentários extraoficiais - que mais dois edis oposicionistas poderão migrar para o PROS de Cid Gomes, Zezinho Albuquerque e Cia.

Comentou-se no mês de março deste ano, inclusive na mídia escrita local, que a sigla passaria por uma reforma estruturante no diretório e a presidência ficaria sob a responsabilidade de João José, o que não aconteceu. Com a ida do grupo político de Zezinho, Antonio José e Kélvya Albuquerque ao PROS, foi instalada Comissão Provisória do PSB, sob o domínio familiar do empresário da J. Arruda Móveis.

Por fim, o esfacelamento e esvaziamento de deputados, prefeitos e vereadores do PSDB nos municípios cearenses e na capital, a menos de um ano às eleições, merecem reflexão e posicionamento profundos de Tasso e Luiz Pontes, para que a agremiação não acabe de uma vez por toda no Ceará.

30 de outubro de 2013

ENTIDADES CEARENSES FECHAM PARCERIA IMPORTANTE

Na última terça-feira (29), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, e o presidente da Fundação Demócrito Rocha, João Dummar Neto, assinaram contrato para desenvolvimento do Projeto Cidadania Judiciária. O objetivo é ampliar canal de comunicação entre Judiciário e sociedade, por meio de instrumentos pedagógicos de ensino à distância, incluindo plataformas que disponibilizam também a história do Tribunal de Justiça.

A finalidade é promover a qualificação integrada e o aperfeiçoamento do diálogo e debate social, com base nas ferramentas de democracia participativa. O público a ser atendido é a sociedade, movimentos sociais, alunos e professores do Ensino Médio e agentes públicos. Haverá seleção de 2.500 entidades de classe e 600 escolas da rede pública para participarem do projeto.

Na primeira fase, o trabalho abrange direitos e deveres do cidadão, organização social brasileira e cidadania na comunidade. Também fazem parte a impressão de livro, documentário e exposição sobre os 140 anos do Tribunal de Justiça do Ceará, completados em 2014. Na segunda etapa, os temas são a Justiça e a escola, a Justiça e os direitos sociais e os agentes da Justiça. O conteúdo será formatado em 12 fascículos de 16 páginas cada, encartados semanalmente em jornal. Haverá ambiente virtual de aprendizagem para os interessados em obter certificação. A meta é dar acesso a 30 mil pessoas.

O projeto lançará o Prêmio Cidadania Judiciária voltado à produção de textos, redações, trabalhos acadêmicos, matérias e reportagens que valorizem assuntos como acesso à justiça, exercício da cidadania, direitos sociais, inclusão e responsabilidade social. Também haverá o lançamento da Revista Prêmio Cidadania que reunirá todos os trabalhos vencedores. O Prêmio terá três categorias: academia, imprensa e escola.
(Blog Eliomar de Lima)

VIA E-MAIL AO BLOG: ‘GOVERNO DO ESTADO FARÁ ENTREGA DE TITULO DE TERRAS AGRICULTORES FAMILIARES DE MASSAPÊ’

O governo do Estado do Ceará e IDACE juntamente com a prefeitura municipal de Massapê através da secretaria de Agricultura e Pecuária fará no dia 31 deste as 9:00 horas da manhã na fazenda Mumbaba entrega simbólica de títulos de terras para 20 agricultores familiares

O evento contará com a presença do governador Cid Gomes e do Prefeito Antonio José Albuquerque que irão entregar o titulo definitivo das terras aos agricultores familiares de Massapê.

Este evento é de fundamental importância, pois título de terra é um importante documento para o pequeno produtor rural, pois além de assegurar a posse da terra para quem nela produz e trabalha, permite ao agricultor e à agricultora familiar o acesso às políticas públicas e financiamento de custeio e investimento, através das diversas modalidades de crédito rural, principalmente ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Esta política pública possibilita também ao pequeno trabalhador rural ter um documento que o credencia a deixar a condição de simples posseiro, resgatando a sua cidadania e auto-estima do pequeno produtor rural.

Esta ação só foi possível graças ao empenho do Deputado Zezinho Albuquerque e do Prefeito Antonio José que juntamente com o presidente da FETRAECE Moisés Braz trouxeram para Massapê esta política pública que beneficiará um total de 125 agricultores familiares com programa de regularização fundiária.
José Maria Gomes Vasconcelos - Secretário de Agricultura e Pecuária de Massapê.

29 de outubro de 2013

APÓS RECUSA, FELIPÃO DESCONVOCA DIEGO COSTA DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Diante da recusa de Diego Costa em defender a Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari decidiu desconvocar o jogador dos amistosos do Brasil contra Honduras e Chile, nos dias 16 e 19 de novembro.

- Um jogador brasileiro que se recusa a vestir a camisa da Seleção Brasileira e a disputar uma Copa do Mundo no seu país só pode estar automaticamente desconvocado. Ele está dando as costas para um sonho de milhões, o de representar a nossa seleção pentacampeã em uma Copa do Mundo no Brasil- disparou Felipão, ao site da CBF.

O posicionamento oficial de Diego Costa foi enviado ao secretário-geral da CBF, Julio Avelleda. Sem o atacante, Felipão vai divulgar o restante dos convocados para os jogos na próxima quinta-feira, no Rio. Daniel Alves, Hulk, Lucas Leiva e Marquinhos já haviam sido chamados para facilitar a liberação por parte dos respectivos clubes.

O curioso é que, apesar do corte feito pela comissão técnica do Brasil, o presidente da CBF, José Maria Marin, insiste em dizer que a entidade irá "até o fim" para evitar que Diego Costa defenda a Espanha. (O Povo online)

APENAS, OPINIÃO PESSOAL!

Por ser um dos formadores de opinião pública no mundo da blogosfera, temos nossa singela idéia do atual cenário político à sucessão do governador Cid Gomes. Ninguém vai apostar nas regras do jogo político, nem eu, de quem será o candidato do governador às eleições de 2014. No entanto, entre os nomes que figuram no topo da lista de preferência do Chefe do Executivo Cearense, o Presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, leva grande vantagem. Quem esteve, por exemplo, no último encontro, em Sobral, durante a entrega de Comenda aos destaques do ano, detectou as afinidades e trocas de afagos de Ciro, Cid e Ivo ao massapeense Zezinho Albuquerque. De certos tempos pra cá, ele tem recebido muitos convites para participar de eventos políticos e sociais ao lado do governador; razões pelas quais se levam a crer na vanguarda política que, Zezinho Albuquerque, provavelmente, será o candidato do PROS à sucessão estadual.

PÓS RELAÇÃO, MULHERES PODEM TER DEPRESSÃO

O que era para ser prazeroso, por incrível que pareça acaba sendo depressivo, em muitas mulheres. Cerca de 200 jovens australianas foram estudadas para chegar a esta conclusão e segundo a pesquisa, uma em cada três mulheres jovens se sente triste depois de uma relação sexual em algum momento de suas vidas. 10% disseram que muitas vezes, ou quase sempre, se sentem tristes após o coito.

Porém mais pesquisas são necessárias para verificar se os resultados são os mesmos em outras faixas etárias e localidades. No entanto, indivíduos que experimentam disforia pós-coito, podem expressar seus sentimentos imediatos após a relação sexual em termos de melancolia, choro fácil, irritabilidade, ansiedade ou sensação de inquietação.

Como mulher é complicada demais, os pesquisadores ainda não sabem explicar a causa desses sentimentos. Uma das entrevistadas que afirmou se sentir “triste” porque disse que esses sentimentos não são ligados aos seus sentimentos de amor e afeto por seu parceiro.

Segundo os pesquisadores, isso sugere que outros fatores, como predisposição biológica, podem ser mais importantes. O próximo passo do estudo é observar as características emocionais das mulheres, e como elas vêem a si mesmas, para checar se a personalidade contribui para a depressão entre quatro paredes.(Informações LiveScience)

VIA E-MAIL AO BLOG: MASSAPÊ PROMOVERÁ DEBATE SOBRE SITUAÇÃO HIDRICA DO AÇUDE IPAGUASSÚ MIRIM

A COGER E SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUARIA DE MASSAPÊ têm a honra de convidar-lhe para participar da Reunião de Acompanhamento da Alocação Negociada de água do Açude Acaraú Mirim, a ser realizada no dia 30 de outubro de 2013, no CVT- Massapê, localizado na Rua Amadeu Albuquerque, 414, Centro, Massapê,  das 08:30 às 11:30 horas e que terá como pauta:

08:30h  -  Abertura / Informes
10:10h  -  Apresentação da situação do reservatório e resultado da operação;
11:00h - Discussão da vazão de operação e acompanhamentos das deliberações da alocação;
11:20 hs - Encaminhamentos
11:30 hs - Encerramento

OBS: Quaisquer dúvidas ou esclarecimento, entrar em contato:
- COGERH/Sobral – (88) 3614.7522 ou secretaria de Agricultura e Pecuária de Massapê. (88) 3643-1025.

28 de outubro de 2013

JOVEM PERDE O CONTROLE DE MOTO E CAI EM RIBANCEIRA NA CE 362

O fato ocorreu na tarde desta segunda-feira (28), exatamente às  14h40, na CE 362, Sobral a Massapê, altura do km 92, na curva fechada acima da Fazendinha, mais conhecido Alto Grande, o acidente de moto com o jovem por nome César, aparentando ter 27 anos de idade, e residente no distrito de Mumbaba de Baixo.

De acordo com informações de populares que se encontravam no local, momentos antes do acidente, o jovem vinha no sentido Sobral x Massapê, pilotando sua moto CG Honda 125, cor preta de placas OSB – 8464, inscrição de Massapê.

Ele perdeu o controle da motocicleta, chegando a bater no meio fio e caiu numa ribanceira de 10 metros de altura. Este blogueiro vinha de Sobral, paramos no local e constatamos que o estado de saúde não era dos melhores. Apesar de estar respirando, ela estava inconsciente.

Ligamos imediatamente para o Samu e quem nos atendeu foi a socorrista por nome Cíntia, que disse já ter havido um registro de acidente para aquele local e, por sinal, uma equipe do serviço de atendimento já estava a caminho.

De fato, após 20 minutos, aproximadamente, chegaram três profissionais que vieram dar assistência ao rapaz e, em seguida, levaram-no para Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 
VEJA ALGUMAS FOTOS DO NOSSO CELULAR.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Foi Getúlio Vargas o criador do dia do Servidor Público no Brasil, cabendo a cada ente da Federação, Estado ou Município, decidir ou não se será feriado local. A data foi criada através do Decreto-lei nº 1.713/39, como você pode acompanhar, clicando Blog Massapê Indo e VoltandoA importância do servidor público reside no fato de ser o coração da máquina pública municipal, estadual e federal do Brasil.

Através das ações dos servidores públicos, isto vale para servidor municipal, estadual e federal, as políticas públicas se tornam realidade.  Assim todos os direitos de cada cidadão e cidadã, que correspondem a um dever do estado, quando efetivados tal ocorreu através de um servidor público: o médico que atende, o gari que varre a rua, o professor que ensina, o guarda que organiza o trânsito, o policial que combate um assalto, o motorista da ambulância levando um doente, o vigia da praça cuidando do patrimônio, o bombeiro que apaga o incêndio,  a mulher que faz a merenda na escola, o policial federal que apreende drogas... 

ENEM 2013 DISCUTE IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA

Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil foi o tema de redação apresentado neste domingo (27) aos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme divulgado no início da tarde pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Hoje foi o segundo dia de prova do exame e também o mais temido por muitos candidatos, justamente devido à elaboração da redação.


As provas começaram a ser aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, e foram até as 18h30. Além da redação, os candidatos tiveram que responder a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. Tais atitudes podem fazer com que o candidato perca pontos na avaliação de competências. Aquele que fizer qualquer brincadeira ou deboche vai tirar zero.

Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Inep divulga o espelho da redação apenas para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência.

25 de outubro de 2013

DE VOLTA A MASSAPÊ

Foto do blog: Cid ladeado pelo pai e filho
Depois de 1 ano e 35 dias, após sua última estada em Massapê, em comício memorável realizado na Praça da Matriz, dia 21 de setembro de 2012, numa sexta-feira, o governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PROS), deverá voltar à Massapê no próximo dia 31 de outubro, se tudo ocorrer bem e não acontecer contratempo.

Acompanhado de Zezinho Albuquerque, o chefe do Poder Executivo Estadual vai estar ao lado do prefeito de Massapê, Antonio José, para tratar  sobre a promoção da campanha contra a febre afftosa, ação desenvolvida pelo município que atingiu índices satisfatórios e, claro, em parceria com a Secretaria de Agricultura, tendo à frente o secretário José Maria Gomes Vasconcelos.

C O N V I T E

Chega ao blog Massapê Indo e Voltando, convite da Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura do Estado do Ceará, para solenidade de entrega das chaves referentes moradias construídas pelo Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. 

Para quem não sabe, o Projeto Moradia e Cidadania foi desenvolvido para promover e apoiar a população pobre, principalmente a quem não tem uma moradia digna. 

Preocupado com essa gente, que trabalha do nascer ao pôr do Sol, e ciente das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais das comunidades com um todo, o presidente da Fetraece, Moisés Braz Ricardo, vem convidar às comunidades e a sociedade civil organizada a comparecerem à Câmara Municipal de Massapê, neste sábado (26), a partir das 18h.

Em meados de abril de 2011, o presidente da Fetraece manteve contato com o nosso blog e afirmou que estaria pleiteando 150 unidades habitacionais junto aos órgãos governamentais, financiadas pela Caixa Econômica Federal, às comunidades de Morgado, Campestre e Morro Vermelhos.

De fato, por vontade, luta, esforço e muito esmero do massapeense Moisés Braz Ricardo, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Massapê, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Caixa Econômica e Governo Federal, o sonho da casa própria foi, de fato, concretizado.

GOVERNO DO ESTADO IRÁ INVESTIR R$ 55 MILHÕES NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO CEARÁ

O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes (foto), anunciou a liberação de R$ 55 milhões para investimentos nas três universidades até 2014. Conforme informação chegada ao nosso blog, os recursos irão ser distribuídos da seguinte maneira: R$ 25 milhões serão destinados à Universidade Estadual do Ceará (UECE); R$ 15 milhões para a Universidade Regional do Cariri (URCA) e 15 milhões para Universidade Estadual do Ceará (UVA).

A UVA terá os recursos aplicados na compra de veículos para apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão; equipamentos de informática nos Campi Betânia, Derby, Junco e CIDAO; construção da rede óptica para a interligação da UVA ao Cinturão Digital; mobiliários para salas de aula e construção e aparelhamentos do Restaurante Universitário.

Os investimentos beneficiarão ainda a área de assistência estudantil, compra de livros, apoio a projetos de pesquisa e extensão, climatização e melhoria das instalações do Museu Dom José, administrado pela Universidade.

24 de outubro de 2013

31 MUNICÍPIOS SERÃO BENEFICIADOS COM O PROJETO PAULO FREIRE; MASSAPÊ FIGURA NESTA RELAÇÃO

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (23), às 15 horas, reunião com prefeitos dos 31 municípios cearenses que serão beneficiados com projetos produtivos do Projeto Paulo Freire, que é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O encontro com os gestores será no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

O Projeto Paulo Freire vai beneficiar 31 municípios cearenses que têm os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) com investimento de R$ 162,2 milhões oriundos de financiamento do Governo do Estado junto ao FIDA. A contrapartida do Estado é de R$ 80 milhões.

Os municípios que serão beneficiados são Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral, Varjota e Irauçuba.

Uma equipe do FIDA está no Ceará participando de missão que prossegue até o próximo dia 25. Segundo o coordenador do Projeto Paulo Freire na SDA, Rômulo Cabral, os prefeitos vão conhecer como vai funcionar a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) que vai executar as ações do projeto e os seus objetivos. “Logo depois deste momento, nós vamos procurar cada município para saber, especificamente, qual o público que vamos capacitar”, afirmou.

PETROBRAS NOTIFICA NOVA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO CEARÁ

Novos indícios de petróleo foram encontrados pela Petrobras em águas profundas no Ceará. A estatal fez nova notificação da descoberta, ocorrida durante perfuração de poço na Bacia Potiguar, à Agência Nacional de Petróleo (ANP). O registro se deu há pouco mais de um mês desde que a estatal fez a primeira descoberta no local, na mesma profundidade de 1.924 metros.

Chamado tecnicamente de 1-BRSA-1175-CES, o poço testa o prospecto de Tango e está localizado na parte cearense da Bacia Potiguar (que inclui também o Rio Grande do Norte), dentro do bloco POT-M-665. O poço é o segundo a ser perfurado em mar na área da bacia pertencente ao Estado do Ceará. Até o momento, só se explora petróleo no Estado em terra na Potiguar, em poços na Fazenda Belém.

23 de outubro de 2013

FALTAM 3 DIAS PARA O ENEM: TEMAS QUE PODEM CAIR NA PROVA DE REDAÇÃO

Os candidatos devem estar atualizados em relação à realidade social, política e econômica do país, eventos internacionais e conseguir relacionar o assunto com o que foi aprendido durante o ano letivo.

Os alunos devem lembrar que, e aqui não posso esquecer os estudantes da Escola Profissional de Massapê, Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, cuja entidade de ensino faço parte, na redação precisam defender uma ideia e apresentar argumentos. 

Assim, em consonância com o yahoo, listaremos alguns assuntos que são possíveis temas para a redação ou simples questões do ENEM 2013,o que devem ser estudados e aprofundados pelos candidatos.

Sustentabilidade, Aquecimento global e catástrofes naturais

Crise econômica mundial

Eleições, Política, Partidos e Governo

Tecnologia e mudanças na sociedade

Brasil como sede de grandes eventos esportivos

Educação, Saúde e Segurança

SEDUC DIVULGA RESULTADO DA 1° FASE DO CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO

Quem participou da primeira etapa do concurso da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc-CE), que oferece 3 mil vagas na área docente, já pode consultar o resultado da prova objetiva junto com a convocação para a prova prática didática. 

Essa fase acontecerá em 3 de novembro, e os candidatos terão de ministrar uma aula de 20 de minutos. A comissão organizadora terá outros cinco minutos para fazer um questionamento a respeito do que foi apresentado pelo participante.

Consulte o resultado Via Blog Massapê Indo e Voltando  

22 de outubro de 2013

ASTEROIDE PODE SE CHOCAR COM A TERRA EM 2032

No dia 8 de outubro, o asteroide 2013 TV135 esteve perto da Terra (6,7 milhões de km) no último dia 16 de setembro e pode voltar a se aproximar em 2032, informou a Nasa.

Agora ele faz parte de um grupo de 10.332 corpos celestes que a Nasa classifica como objetos próximos da Terra.

O asteroide tem seu tamanho estimado em 400 metros. Apesar da chance de aproximação com a Terra, a Nasa informou que sua órbita ainda é incerta, já que o objeto foi recentemente descoberto e determinar isso normalmente leva cerca de quatro anos.

A agência espacial disse que possibilidade do asteroide se chocar com a Terra é de uma em 63 mil.

Mesmo assim, Don Yeomands, gerente do programa de objetos próximos à Terra da Nasa preferiu definir a descoberta de outra maneira. “Vendo de um outro lado, a possibilidade de não colisão com a Terra é de 99,998%”, disse.

ENEM: 712 CANDIDATAS GRÁVIDAS PODEM DAR À LUZ

O MEC revisou o número de gestantes e divulgou nesta segunda-feira que as mulheres podem dar à luz entre os dias 20 e 31. Em todos os estados e no Distrito Federal, há gestantes com possibilidade de parto nos dias da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013, no próximo final de semana (nos dias 26 e 27). O MEC (Ministério da Educação) revisou o número de gestantes e divulgou nesta segunda-feira que 712 mulheres podem dar à luz entre os dias 20 e 31.

O assunto tornou-se preocupação, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, após o caso da estudante Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, que, no ano passado, deu à luz momentos antes do início do Enem, em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com os números divulgados pela pasta, o estado com o maior número de candidatas gestantes com possibilidade do parto é São Paulo, com 78. O estado é seguido por Minas Gerais (74), pelo Rio de Janeiro (55) e pelo Rio Grande do Sul (55). Roraima é o estado com o menor número, com quatro gestantes inscritas.

21 de outubro de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ABRE CONCURSO PARA ALUNOS DE ESCOLAS PROFISSIONAIS SOBRE REFINARIA PREMIUM DO CEARÁ

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará  (ALCE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), torna pública  a realização do “CONCURSO DE REDAÇÃO – REFINARIA PREMIUM DO CEARÁ” - sobre a importância da construção da Refinaria Premium do Ceará e cujo tema será: “A importância da Refinaria Premium do Ceará para o Ceará e o Brasil”.

O concurso será destinado aos launos do Ensino Médio, que estejam regularmente matriculados nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) do Estado do Ceará, a fim de refletirem acerca dos benefícios socioeconômicos e políticos desse empreendimento para o Ceará e o Brasil, tendo em vista que a Refinaria Premium do Ceará proporcionará geração de empregos com mão de obra qualificada, aumento da arrecadação de impostos, promoção de desenvolvimento e, principalmente, uma melhor qualidade de vida à população cearense.

A premiação dos 03 (três) primeiros trabalhos classificados será feita em solenidade, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com a participação de todos os alunos selecionados pelas CREDEs, SEDUC, autoridades e sociedade civil. Os autores das 03 (três) redações classificadas serão contemplados com os seguintes prêmios:

1º LUGAR – 01 (um) smartphone e certificado de classificação;
2º LUGAR – 01 (um) tablet (10 polegadas)e um certificado de classificação;
3º LUGAR – 01 (um) tablet (07 polegadas) e um certificado de classificação.

As escolas de origem dos 03 (três) trabalhos vencedores serão contempladas com os seguintes prêmios:

1º LUGAR – 01 data show e um troféu “PREMIUM ASSEMBLEIA – REFINARIA PREMIUM DO CEARÁ”.
2º LUGAR – 01 data show e um troféu “PREMIUM ASSEMBLEIA – REFINARIA PREMIUM DO CEARÁ”.
3º LUGAR – 01 data show e um troféu “PREMIUM ASSEMBLEIA – REFINARIA PREMIUM DO CEARÁ”.

LANÇADO EM SOBRAL O LIVRO “O MELHOR TEMPO”

Última sexta-feira (18), na Academia Sobralense de Estudos e Letras, em Sobral, houve o lançamento do livro “O MELHOR TEMPO (Contos)” de autoria da advogada Ana Célia de Oliveira - Fortalezense e com raízes familiares fortes em Sobral - cuja obra começou a ser inscrita em 2010 e contém 115 páginas.
Como não poderíamos faltar ao convite do amigo Ronaldo Dias Carneiro, estivemos participando da festa de autógrafos, que contou com a presença de figuras importantes. O blog Massapê Indo e Voltando destaca, por exemplo, as presenças do médico psiquiatra Dr. Aluísio, Sr. Atualpa Parente, Dr. Edson Andrade, Dr. Ronaldo Dias Carneiro e esposa Socorrinha, cerimonialista Rui e Silva, dentre outras.
Ao final, a autora fez um agradecimento especial pela cumplicidade da família e, também, a ajuda na contemplação do livro, inclusive já lançado no Náutico Clube Cearense, em 29 de setembro do ano em curso.
Parabéns para esta singular escritora e pesquisadora que, certamente, está à espera do leitor para comprar uma obra importante e de tamanha magnitude.


Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial