QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



29 de fevereiro de 2012

MATÉRIA PUBLICADA, AQUI, REPERCUTE NO BLOG PORTAL JOVEM DE ALCÂNTARAS

Os comentários e análises são do confrade Freire da cidade de Alcântaras, cujo blogueiro entrou em contato conosco, via telefone, para saber de mais detalhes e informações sobre o estado deplorável que se encontra o matadouro público do município de Massapê.
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
MASSAPÊ FAÇA VALER O SEU "SELO MUNICIPIO VERDE"

Entende-se por abatedouro a instalação industrial destinada ao abate, processamento e armazenamento de produtos de origem animal. Neste sentido recentemente medidas de direitos dos animais levaram a alterações que diminuem a crueldade nestes estabelecimentos, bem como foram estabecidas normas de planejamento e utilização de equipamentos adequados pela ANVISA para evitar o nivel de poluição causadas por dejetos, além de parametros a serem adotados a fim de garantir a segurança alimentar dos consumidores.

Mas embora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exiga estes procedimentos, muitos abatedouros fogem a regra e não cumprem 1% das condições necessárias para evitar problemas que prejudiquem a saúde publica. Sendo assim,citamos como exemplo o precário estado de conservação, funcionamento e condições higiênicas do Abatedouro Publico da cidade de Massapê, Região Norte do Ceará.

Em matéria publicada pelo blog Aldenis Fernandes, basta apenas analisar uma fotografia para perceber que os critérios de segurança alimentar, condições sanitárias e abate humanitário de animais não estão sendo cumpridos. O estabelecimento localizado no Bairro do Cruzeiro daquela cidade, encontra-se em péssimo estado de conservação, limpeza e funcionamento. Fatos comprovados quando dezenas de urubus pousam na faixada do prédio e ali alimentam-se de materia organica proviniente do abate de animais. Tal atração para que este animais frequentem o local deve-se ao forte odor fétido provocado pelo descarte incorreto de dejetos produzidos no estabelecimentos que escoam ou são lançados a céu aberto. Um problema notório que sem dúvida interfere na qualidade da carne manipulada naquela instalação e que posteriormente é consumida pela população local.

Embora o problema de Massapê seja evidente ele não é um caso isolado, ou seja, a maioria dos abatedouros públicos do Ceará funcionam clandestinamente, sem acompanhamento técnico e sem nem tipo de fiscalização.

 Entretanto esta realidade parece está mudando, somente nos últimos meses diversos estabelecimentos de processamento de carnes gerenciado pelas prefeituras municipais foram visitados e foram reprovados pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - ADAGRI ou pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará -CRMV e foram inativados após feita a denuncia ao Ministério Publico. 

Cidades como Groaíras, Maracanaú dentre outras fecharam as portas destes estabelicimentos por não atender as exigências estabelecidas. Já no caso de Massapê, mesmo após a situação ter virado reportagem em diversas emissoras cearenses o caso continua a repetir-se, e nenhuma providência parece ter sido adotado, há pelo menos 3 anos o abatedouro funciona desta forma, e a população continua sujeita a doenças.

Neste sentido a população deve exigir do Poder Municipal ações imediatas para sanar o problema uma vez que um municipio que por várias vezes conquistou o selo verde, deve servir de exemplo de uma boa gestão ambiental voltadas a saúde da população e ao desenvolvimento sustentável do municipio.

VERGONHA E POLUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE


Em meio a uma gestão cheia de altos e baixos - mais baixos do que altos, diga-se de passagem - a Prefeitura de Massapê tem que urgentemente, e sem conversa fiada, tomar providências com o matadouro público da cidade, que mais parece uma fossa instalada no bairro do Cruzeiro.

É uma vergonha para atual administração “Massapê Crescendo Mais Com Você”, e um grande desrespeito para os cidadãos terem que suportar aquele mau cheiro insuportável.

Quem passa por ali, percebe os dejetos e água escorrendo pelo local causando odor fétido e desconforto aos moradores, além de abutres(urubus) sobrevoando e pousando no cume do prédio.

Imagine os sérios riscos à saúde da população com o consumo da carne abatida no matadouro,  sem nenhum processo de higiene e a carne sendo transportada em carroça. Só Deus!  

Já que a Prefeitura continua inerte ao problema, deveria o Ministério Público ingressar com Ação Civil Pública contra o gestor para retirar o matadouro daquele local.

28 de fevereiro de 2012

CONFORME PESQUISA, FORTALEZA TEM MAIS MOTÉIS QUE HOTÉIS


Fortaleza é a única capital do Brasil, em números absolutos, em que a quantidade de motéis é superior a de hotéis, de acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são baseados na rede de hospedagem brasileira de 2011 e foi divulgada nesta terça-feira (28).
Segundo o IBGE, Fortaleza tem uma população de 2,4 milhões e possui 280 estabelecimentos de hospedagem o que representa 5,6% do total de unidades no Brasil, que é de 5.036. Desses estabelecimentos, 110 são motéis, 92 hotéis, 60 pousadas e os demais estão distribuídos na categoria apart-hotel, albergues, flats e pensões. De acordo com a pesquisa, a proporção é de 39,3% moteis, 32,9% hotéis, 21,4% pousadas e 6,4% entre os outros locais de hospedagem.

Além disso, a pesquisa revela que a capital cearense é que possui a maior concentração dos estabelecimentos de todas as capitais nacionais.
Fortaleza também tem o quinto maior número de estabelecimentos de hospedagem, o que inclui hotéis, pousadas, albergues e motéis.

27 de fevereiro de 2012

ACIDENTE COM CARRO DA COOTMAM DEIXA VÁRIOS FERIDOS NA CE 632


Agora há pouco, exatamente às 12h10, na Rodovia CE 362, na altura do km 81, aconteceu um sério acidente envolvendo o carro 24301, 4.3, de placas NVA- 3613, inscrição de Massapê e pertencente a Cooperativa de Transporte dos Motoristas Autônomos de Massapê-COOTMAM.

O veículo era dirigido pelo motorista Chico Antonio, que conduzia passageiros no sentido Sobral-Martinópole e, segundo informações do sr. José Luiz, motorista da mesma Cooperativa, um outro veículo, não identificado, teria fechado sua frente.

Até o presente momento, não houve vítimas fatais e os feridos foram conduzidos para o hospital de Massapê, enquanto os mais graves foram transportados para a Santa Casa de Misericórdia, em Sobral. 

Pelo que se tem informação, foi o primeiro acidente ocorrido envolvendo um veículo da COOTMAM. No entanto, segundo reclamações de populares, alguns motoristas desta Cooperativa vêm correndo muito nas CEs Sobral a Martinópole, o que poderá causar mais acidentes inesperados. 



25 de fevereiro de 2012

"A MORTE JOVEM": QUE SIRVA DE EXEMPLO AOS QUE ENVEREDAM PELO MUNDO DA DROGA

Em artigo publicado neste sábado (25), no O POVO, o médico, antropólogo e professor universitário, Antonio Mourão Cavalcante, avalia a morte de jovens de classe social desfavorecida, por causa da violência no consumo das drogas. “Para a polícia, uma dor de cabeça a menos. Para o traficante, a imposição implacável de sua lei: ‘não pagou, morre!’”, diz o médico. Confira:

A cena tornou-se rotina nos noticiários policiais. Um corpo jogado ao chão crivado de balas. Mais um jovem – entre 14 e 25 anos – usuário de drogas foi morto. Dizem que dois homens numa moto dispararam seis tiros de revólver. Na cara, no pescoço. Na cabeça. Estava concluída a prestação de contas.

Uma mãe aflita vem correndo pelos becos da favela. Em desespero, ela grita: “é meu filho! Oh, meu Deus!” Para a comunidade, uma cena que virou rotina. Não é o primeiro. Nem será o último. Acostumados, os outros garotos, como aquele estirado no chão, apenas riem e fazem graça diante das câmeras. Medo ou alívio?

A polícia, num ritual monótono e formal, trará o rabecão e fará algumas perguntas usuais. A família mais próxima jogará um lençol branco. Talvez do próprio morto.

Mas será que isso é normal? Será que uma vida só vale algumas pedras de crack? Será que traficantes têm o direito de ajustar contas dessa forma? Existe pena de morte no Brasil?

Num primeiro momento o sentimento é de alívio. Deus levou… Para a família, um problema a menos. Ele vinha dando muito trabalho. Torrando a paciência de todos. Para a polícia, uma dor de cabeça a menos. Para o traficante, a imposição implacável de sua lei: “não pagou, morre!” E, na comunidade, um silêncio de medo e aflição.

Eu penso que a conta não pode fechar dessa forma. Se a drogadicção é uma doença, um jovem não pode pagar com a vida a resolução de seu problema.

Um corpo jovem estendido, crivado de balas, resultado de uma justiça feita de forma covarde e sem apelo, não pode ter a conivência da sociedade, nem uma indiferença tão explicitada, quase cúmplice.

Nossos jovens não podem viver sem sonhos, sem projetos, sem educação, sem futuro. Morrendo à míngua. Esse comportamento não pode tornar-se comum, normal. Alguma coisa precisa ser feita. E já!
Com informações do blog do Eliomar

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO


Para que ainda não sabe, termina à meia-noite de hoje o horário de verão, iniciado no dia 16 de outubro do ano passado. Em anos anteriores, o horário de verão terminava no terceiro domingo de fevereiro. Devido aos feriados, o governo prolongou por mais uma semana.

As regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e o estado da Bahia no Nordeste, terão que atrasar seus relógios em uma hora para se adequar ao horário de fuso horário normal.

24 de fevereiro de 2012

CID GOMES INAUGURA OBRAS NA ZONA NORTE


Os moradores dos municípios de Coreaú, Alcântaras e dos distritos vizinhos já podem contar com dois trechos rodoviários em excelentes condições de tráfego. O Governador Cid Gomes inaugura nesta sexta-feira (24), às 17 horas, 14,4 quilômetros da CE-241 que liga os municípios de Alcântaras-Coreaú. Os 30 quilômetros da CE-240, no trecho Coreaú-Araquém-Arapá, também serão inaugurados nesta sexta, às 18h30.

Nos dois trechos foram investidos o total de R$ 21 milhões em obras de pavimentação, sinalização horizontal e vertical, terraplenagem, proteção ambiental, obras d'arte correntes e especiais, revestimento em tratamento superficial duplo e urbanização. A obra, além de trazer benefícios aos motoristas e passageiros que trafegam pelos trechos, no quesito segurança viária, facilitará o escoamento de produção na região. A fiscalização da obra foi de responsabilidade do DER.
Na oportunidade, também fará inauguração da Escola de Ensino Médio Maria Menezes Cristino na localidade de Araquem(Coreaú), no valor de financeiro de R$ 3 milhões, oriundos do Tesouro e do Ministério da Educação.

Além desta obras importante, fará a inauguração da Nova Delegacia também em Coreaú, no mesmo padrão da delegacia de Massapê, com investimento no valor de R$ 848.560,86. Já para a compra dos equipamentos, mobília e a viatura, foram R$ 258.545,94, somando ao total um investimento de R$ 1.107.106,80. A nova delegacia atenderá uma população de 22.018 habitantes, e à frente do equipamento estará a delegada Eveline Castro e Silva Sales.
Colaboração da assessoria de comunicação do governo do Ceará

23 de fevereiro de 2012

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE PAGAMENTO DE FIANÇA E MANTÉM A PRISÃO DO RADIALISTA PAULO ROBERTO


O pedido de pagamento de fiança foi negado pela justiça, decisão que mantém Paulo Roberto(foto) preso. O mesmo é acusado de estelionato praticado na cidade de Morrinho, Marco e Bela Cruz onde foi preso.

Por se tratar do apresentador oficial do programa de rádio da prefeitura de Massapê, na rádio Coqueiros. Tal constrangimento vem fazendo o PSDB ter muita dor de cabeça. Porém, nem o prefeito e nem a rádio Coqueiros se pronunciaram sobre o caso.

O mesmo foi preso no dia 16 deste mês, e até o fechamento desta matéria (23/02/12) se encontra preso em Bela Cruz.
Colaboração blog Adrian Márcio
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial