QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



27 de janeiro de 2011

25 de janeiro de 2011

O POVO PEDE LIMPEZA E REESTRUTURAÇÃO DAS PRAÇAS

Os moradores do bairro da Rodagem e Alto da Boa Vista solicitam, via blog, ao  Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Massapê, a retirada do lixo acumulado nos referidos bairros, cujos detritos vêm causando podridão, propiciando sujeira e a peste de moscas que invadem suas residências, podendo causar doenças às pessoas, principalmente crianças e pessoas idosas.

Além dos bairros citados, existem outros locais onde os moradores estão preocupados com a infestação da dengue na cidade, o  que já causou centenas de vítimas.

Com o início das primeiras chuvas da estação invernosa é preciso ações de combate à dengue. Lixo em ruas, avenidas, vielas, logradouros e quintais de residências (imagens acima) são locais prolíferos para o mosquito da dengue.

Por outro lado, leitores se manifestam  pedindo ao Sr. Prefeito a iluminação e reestruturação das praças do centro da cidade. Segundo estes, os locais estão às escuras.  Os banquinhos e as grades de proteção estão enferrujados, o que causam desconfortos aos visitantes e apreciadores destes locais. Esperamos providências do gestor público.

É preciso que se fale a verdade dos fatos para que os gestores municipais(prefeito,vice, e secretários)  possam fazer uma reflexão dos problemas e dificuldades que tomam conta da cidade.

É importante a população também fazer a sua parte: não colocar lixo na rua, não deteriorar as praças e avenidas, não danificar o patrimônio público e assim por diante. 

Estaremos, claro, à inteira disposição do prefeito João Pontes para, se for o caso, esclarecer quaisquer dúvidas das reivindicações feitas por moradores e leitores deste blog. 

24 de janeiro de 2011

TOQUE ENTRE GÊMEOS DURANTE A GESTAÇÃO COMPROVA QUE SER HUMANO É SOCIÁVEL POR NATUREZA

Estudo realizado por equipe de cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, indica que gêmeos têm a tendência de se tocar durante a gestação. E isso não acontece pela falta de espaço, nem pelo acaso, mas pelo desejo de se comunicarem.

O trabalho contou com a colaboração de cinco mães que esperavam gêmeos e com um equipamento de ultrassonografia 4D, utilizado para estudar a anatomia e o bem-estar do feto em seu desenvolvimento.

O acompanhamento das gestações durante dois exames realizados entre as 14ª e 18ª semana de gravidez proporcionou imagens que mostravam a inclinação dos gêmeos para se encontrar um com o outro e se tocar.
Enquanto no início da gestação eles se mantêm distantes e seus movimentos são suaves, impossibilitando-os de alcançar o outro, a partir da 11ª semana, o contato começa pelas cabeças e entre a cabeça de um e o braço do outro.

Mas o que mais chama a atenção nesse estudo é a conclusão à qual se chega: os seres humanos vivem “sua primeira relação social antes de nascer", diz o artigo, o que comprova a natureza social dos seres humanos e sua necessidade de manter contato com os demais.

A natureza social do ser humano já é reconhecida pela psicologia, como destaca o professor Julian Lopez-Torrecilla Fernandez, do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade Autônoma de Madri. Segundo ele, a necessidade de inter-relação entre os seres humanos "não só é possível, mas necessária”.

“Necessitamos de contato com os demais para nosso desenvolvimento. Isto tem duas vertentes: a cognitiva (o desenvolvimento fisiológico do cérebro, das capacidades e aptidões) e a social (contato físico e emotivo). As duas se baseiam no contato com os outros", ressalta.

Nos dois primeiros, os gêmeos tocam o outro com o mesmo cuidado que têm quando eles mesmos se tocam em partes sensíveis como olhos e boca.

A partir da 18ª semana, a frequência dos contatos aumenta, e 30% de seu tempo é utilizado para tentar alcançar e acariciar o outro. "Não me parece que haja intencionalidade nos movimentos do feto. Pense que a cabeça é a maior parte de seu corpo: por isso, é natural que eles se toquem nos olhos, na boca ou nas orelhas ao se movimentarem", acredita Fernandez.

A sensação de acariciar é agradável até mesmo para o feto. "O sistema límbico, que se encarrega de nossas emoções, desenvolve-se por volta da 21ª semana. Se o feto que está desenvolvendo o tato sente uma sensação positiva, tenderá a repetir a ação que o levou a essa situação agradável", explica Fernandez.

No entanto, as carícias, que para os bebês são gestos naturais, entre os adultos têm diferentes interpretações. Enquanto em algumas sociedades elas são necessárias para as pessoas se relacionarem, em outras são um tabu.

"Em certas culturas, o contato físico não é bem-visto, enquanto em outras sim. É preciso pensar no hábito que nós temos de cumprimentar os outros beijando as bochechas e compará-lo, por exemplo, com a forma de cumprimento em países do norte da Europa ou nos Estados Unidos. No caso das crianças é diferente: parece que, quando se cumprimenta uma criança, é necessário tocar sua cabeça, beijá-la ou apertar as bochechas, sem pensarmos em como ela se sente. Em todo caso, as carícias se restringem ao âmbito privado", destaca.

Fonte: Uol Notícias

23 de janeiro de 2011

FESTA COM ESTILO: PARABÉNS AO SENHOR VICENTE RIBEIRO


Uma história de vida contemplada, entre familiares e amigos, aconteceu neste sábado(22), o aniversário de 70 anos do nosso amigo Vicente Ribeiro, que recebeu o carinho e cumprimentos de uma plêiade de amigos e convidados especiais.

Seu Vicente Ribeiro, orgulhoso dos seus setenta anos, recebeu o apreço de todos em grande festa no Buffett da Cristina situado na Praça São Francisco no centro de Massapê, que contou com a presença de mais de 150 pessoas.

Em meio às homenagens, o aniversariante transbordava de alegria e satisfação, sob as lentes do AG Estúdio do nosso amigo Adauto Gadelha, ele cumprimentava e agradecia a presença de amigos e familiares.

Momentos emocionantes vieram naturalmente com singelas homenagens. Uma delas veio do Sr. Da Silva, pastor da igreja Evangelho Universal da qual faz parte. A outra, do amigo e advogado Dr. Edilson Siridó.

Como havíamos postado aqui no blog, ratificamos, mais uma vez, os nossos sinceros votos de parabéns e obrigado em nome de minha família e muitos amigos, meus e seus, que se fizereram presentes na sua linda festa de aniversário.

21 de janeiro de 2011

PERDI-ME NO TEMPO

Pelo lapso, quero pedir minhas sinceras desculpas aos familiares e amigos do nosso inesquecível Zé Leão.

Tinha como certo que a missa de 7º dia fosse hoje(21), e não ontem(20), mas de qualquer forma quero registrar, tardiamente, que a celebração aconteceu nesta quinta(20), às 19 horas, na Igreja São Francisco de Massapê, celebrada pelo padre Arnóbio, vigário geral dessa paróquia por muitos anos.

A família José mendes Sobrinho - ZÉ LEÃO - muito agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos pelas presenças por mais este ato de religiosidade e amizade. 

20 de janeiro de 2011

SÍNDROME RARA: ALERGIA AO SÊMEN PODE CAUSAR SINTOMA DE GRIPE EM HOMENS

Uma rara síndrome que desencadeia sintomas de gripe em homens após o orgasmo pode ser causada por uma espécie de alergia ao próprio sêmen.
É o que diz um estudo holandês, publicado no "Journal of Sexual Medicine".
Segundo o artigo, os homens com a chamada síndrome da doença pós-orgásmica têm febre, nariz vermelho, cansaço e dor nos olhos logo após a ejaculação.
O autor diz que os afetados pela síndrome não tinham sintomas quando se masturbavam sem ejaculação.
Mas, se o sêmen aparecia, eles se sentiam doentes em poucos minutos.
Foram analisados 45 homens com a doença, dos quais 33 fizeram um teste de alergia usando uma forma diluída do próprio sêmen.
Desses, 88% tiveram reação positiva, indicando uma resposta autoimune.
Segundo a alergista Ana Paula Castro, a alergia a sêmen é conhecida, mas apenas em mulheres. Os resultados do estudo, portanto, são novos e surpreendem.
"Trata-se de uma doença autoimune, sem causa conhecida, já que o corpo reage a uma substância produzida por ele mesmo."
Um segundo estudo tratou dois voluntários com a terapia da hipossensibilização, também conhecida como imunoterapia, com injeções de seu próprio sêmen.
Os resultados mostraram que em até três anos os pacientes tiveram uma redução dos sintomas da síndrome.
A doença ainda é pouco conhecida, apesar de documentada desde 2002. 
Fonte: Folha Online

PARABÉNS PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO


Kélvya, 
Neste momento de importância ímpar, estamos vivendo às primeiras horas do dia vinte de janeiro, seu aniversário.  
Desejo, além de toda a felicidade, paz, saúde, harmonia e muitos anos de vida. Através do blog,  quero abraçá-la carinhosamente e parabenizá-la por sua vida dedicada à política, aos amigos e familiares, entre eles, a Sara, sua filhinha, paixão de sua vida.
Nossos sinceros parabéns pelo seu aniversário de toda minha família e dos massapeenses de bem.

O INVERNO COMEÇA BEM PELO CEARÁ

Confirmando-se as previsões meteorológicas do ‘Climatempo’, o dia hoje amanheceu bastante nublado e, neste exato momento, está caindo uma bela chuva em nossa cidade.

De início, um inverno calmo, sem rajadas de vento e trovoadas, tal como em várias outras cidades da Região Noroeste do nosso estado.

Pela manhã, tão logo senti meu quarto mais frio, um clima gostoso e ameno, levantei-me e fui registrar algumas imagens da cidade. Embora as fotos não estejam nítidas, achei por bem publicá-las para que os internautas e leitores percebam esta maravilha.

As previsões meteorológicas para hoje e os próximos dias são otimistas(acompanhe e veja às previsões do tempo em nosso link 'climatempo', à direita, das cidades de Massapê, Meruoca, Sobral, Santana do Acaraú e Senador Sá.

Informações chegadas ao nosso conhecimento que na serra da Meruoca, incluindo Alcântara, o inverno está muito legal e trabalhadores rurais, a mil, com a mão na massa.

Há fortes indícios de mais chuvas pela zona norte e o céu está completamente carregado de nuvens prevendo-se chuvas nas próximas horas o que aumenta, ainda mais, a esperança dos nossos agricultores para mais um bom ano agrícola.

19 de janeiro de 2011

PESQUISAS INDICAM QUE OS JOVENS ESTÃO CONSUMINDO ÁLCOOL CADA VEZ MAIS CEDO

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas (ABEAD),mostrou  que 6% do consumo anual de álcool no país é feito por pessoas na faixa etária entre 14 e 17 anos, a despeito da imposição pelo inciso 2 do artigo 81, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): É proibida a venda à criança ou ao adolescente de:  [...] II – bebidas alcoólicas;[...].

Mais um dado alarmante apontado pelo estudo é que os jovens entre 18 e 29 anos são os responsáveis por 40% de todo o consumo anual de bebidas no Brasil.

Outro levantamento – realizado pelo SENAED, órgão ligado à Presidência  da República , o qual contemplou apenas o público universitário – constatou que 22% desses jovens estão sob o risco de desenvolver dependência química por causa do álcool.

Essa tendência, aliás, é comprovada pelo grupo de apoio Alcoólicos Anônimos(AA), cuja entidade auxilia pessoas que desejam abandonar o alcoolismo, uma doença considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como progressiva e fatal.  

MINHA OPINIÃO: Analisando essa pesquisa, a gente vê, claramente, em Massapê, que os jovens consomem muita bebida alcoólica principalmente nos finais de semana.

A "brincadeira" começa em casa ou entre amigos como uma forma de curtição termina como um grande problema de saúde e um desafio a ser encarado pela família e notadamente pela sociedade.

As peças são muito fortes. A nossa juventude e principalmente os nossos adolescentes condicionam a bebida alcoólica à curtição, ao charme, à aventura, ao lazer e principalmente ao sexo. 

Certa vez,  um amigo meu falou-me que só faria sexo bem se estivesse "melado", ou seja, alcoolizado: "Aldênis, a bebida faz bem a mim, faço bem a parceira quando estou chapado", revelou.

Entendo eu que o governo deveria fazer a sua parte e mentalizar para a nossa sociedade que o álcool, além de fazer mal, traz sérios prejuízos à população.

Por outro lado, existem os apelos de uma sociedade bastante consumista que, a todo custo, quer satisfazer seu ego, sem se importar com ninguém.

OPERAÇÃO DA PF PRENDE PREFEITOS, SERVIDORES MUNICIPAIS E EMPRESÁRIOS POR VENDA DE NOTAS FRIAS

Com a participação da Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal, a Operação denominada Geleira investiga uma suposta rede especializada na venda de notas fiscais frias para desvio de recursos públicos de prefeituras.
Ao todo, 325 policiais federais e 29 servidores da CGU, cumpriram 30 mandados de prisão e 84 mandados de busca e apreensão. O desvio de dinheiro púbico pode ter chegado a R$ 3,7 milhões, de acordo com a CGU. 
O grupo desviava recursos federais transferidos para programas de educação e saúde. Os primeiros indícios do esquema surgiram em 2008.
A operação foi deflagrada na manhã desta quarta e prendeu prefeitos, servidores públicos e empresários de 21 cidades do estado do Piauí, ligados a esquema fraudulento.

18 de janeiro de 2011

MAIS UM EMPREENDIMENTO NA BAND(MASSAPÊ)

Chega-nos a informação, via e-mail, do nosso leitor Iranildo Nascimento, dando conta de que já está funcionando, a todo vapor, a mais nova Lan House Band.Net), localizada acima da mercearia do seu Bráz no bairro Bandeira Branca em Massapê.
Lá, você vai encontrar sorvetes, cremosinhos, Playstation, jogos bacanas,  cds, dvds, além de outras novidades, um lugar bem arejado.
O proprietário é Francinardo Nascimento, irmão do Iranildo Nascimento (conhecido por Dinho.Net). 

17 de janeiro de 2011

AS VIRTUDES CONSTRUÍDAS PELO HOMEM ESTÃO SE PERDENDO COM O PASSAR DOS ANOS.

A cada dia que passa o ser humano está cada vez mais degradado. As pessoas estão mais egoístas e soberbas,  preocupadas consigo mesmas e esquecem de que existe uma imensidão de pessoas e acontecimentos, e mal percebem os problemas à sua volta.  

Sempre percebo, em determinados atos que aglomeram pessoas em Massapê, as pessoas  querendo derrubar(metendo a língua) uns aos outros a todo custo em qualquer campo da vida. São tantas as falsidades e hipocrisias que dão nojo.

Amar, ajudar e promover o bem é o mínimo que as pessoas deveriam fazer, mas por vezes, a indiferença e a ganância as perturbam, e a resultante de tudo é uma humanidade mais fria, desgraçada e medíocre, onde os interesses individuais se sobressaem aos deveres e aos princípios do correto. Devido ao poder, status e dinheiro os amigos esquecem dos amigos; imaginem os inimigos. É perceptível isso em se tratando de Massapê.
  
Afinal, o que acontece com as pessoas no mundo de hoje? Muitas pessoas, como eu, fazem esta pergunta, mas a resposta geralmente é desconhecida. A falta de respeito, a falta de consideração e total perda da essência humana nos direcionam a uma canoa furada, prestes a afundar.

As virtudes que constroem o homem estão se perdendo com o passar dos anos. A falta de respeito para com o próximo e a indiferença perante os problemas só os fazem crescer e agravar. Mas essas mesmas pessoas não pararam para pensar nos verdadeiros sentidos da vida, e que na verdade possuem uma vida medíocre diante da imensidão do universo.

Além do circo que é a política, analisemos também as relações humanas. A cada dia que passa a humanidade caminha retrogradamente, onde o preconceito e às barbáries  tomam conta de nossa programação comunicativa.

Um mundo onde pessoas lutam por interesses próprios e não se preocupam com os problemas dos outros, provocando tamanha indiferença que cega e prejudica os próprios relacionamentos.

Esperemos o dia em que o mundo seja um lugar justo e sem miséria, e que tais perversos paguem por suas atrocidades e desrespeitos.

16 de janeiro de 2011

RECURSOS FEDERAIS REPASSADOS AO MUNICIPIO DE MASSAPÊ NO ANO 2010, ULTRAPASSAM 24 MILHÕES


Informamos aos milhares de leitores deste blog, os repasses federais destinados à Prefeitura Municipal de Massapê no ano de 2010. São recursos diretos do governo federal.

Todo administrador deve justificar seus gastos perante a população. Neste sentido a Constituição Federal determina (art.31, §3º): “as contas dos municípios ficarão durante sessenta dias, anualmente, à disposição de cada cidadã e cidadão brasileiro, qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei”.

É claro que não estamos expondo a prestação de contas das receitas e despesas de forma abrangente. Além das receitas diretas expostas acima, a Prefeitura de Massapê arrecada àquelas receitas indiretas: IPTU, IPVA, ISS, TAXA DE ILUNINAÇÃO PÚBLICA e outras.

É dever de qualquer homem público fazer sua prestação de contas aos seus munícipes. Expor à população as pastas contendo cópias de todos os empenhos e notas fiscais das compras e dos serviços prestados ao Município, devendo ficar disponível para consulta pelo prazo de 60 (sessenta) dias, conforme determina a lei. O Município existe para o cidadão e não o contrário. E como tal, o cidadão deve fiscalizar os atos da Administração Pública que, antes de mais nada, são praticados visando o bem comum.

Um Estado Democrático de Direito pressupõe uma Administração Pública mais transparente, pois a transparência torna os governos mais democráticos e não há melhor fiscalização dos atos oficiais do que uma opinião pública bem informada. A transparência é a única forma de impedir que determinados atos da administração pública estejam viciados ou mascarados, permitindo à população conhecer de que forma seus representantes estão operando a “coisa pública”, e se estão obedecendo aos princípios básicos de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade.

Assim, os cidadãos têm o direito de receber todo tipo de informação e mesmo buscá-la onde quer que se encontre, da mesma forma que é dever dos órgãos públicos apresentar ao cidadão os dados existentes e arquivados em suas repartições, pois quanto melhor informada é uma sociedade a respeito da vida da comunidade, melhores condições terá ela de exercer o controle social sobre a atuação de seus representantes.
OBS:. O conteúdo jornalístico é de minha autoria. Os dados e números dos repasses federais são de Adrian Márcio. 

Prefeitura Municipal, Secretária de cultura e turismo e Membros da Comissão Permanente de Licitação de Massapê são condenados a pagar multa por irregularidades na licitação do Carnaval de 2009.

A Prefeitura de Massapê, a Secretária de cultura de cultura, turismo, juventude e desporto Meirilene Lira Frota e os membros da Comissão Permanente de Licitação foram condenados pelo Tribunal de Contas dos Municípios - TCM a pagar multa por irregularidades na licitação do Carnaval de Massapê em 2009.

Depois da realização de auditoria por técnicos do TCM na prefeitura e após análise do procedimento licitatório, os mesmos constataram as seguintes irregularidades:

“1 — Ausência da pesquisa de mercado (infringência ao Art. 43. IV da Lei n.° 8.666/93);

2 — O preâmbulo do edital não contemplou o regime de execução escolhido (infringência ao Art. 40. caput da Lei n.° 8.666/93);

3 — Da Ata da Licitação — Pregão (contradição do número de participantes classificados; Questionamento se o preço proposto estava de acordo com o mercado);

4 — Ausência de publicação do extrato de contrato (infringência ao Art. 61, § único da Lei n.° 8.666/93);

5 — Da qualificação técnica (infringência ao Art. 30, I, II, III e IV da Lei n.° 8.666/93).”

Vale ressaltar, que os arrolados nas irregularidades se utilizaram de 09 advogados para se defenderem. Contudo, não teve jeito à multa foi aplicada: R$ 2.660,25 (dois mil, seiscentos e sessenta reais e vinte e cinco centavos), nos termos do Art. 56, inciso II da Lei n.° 12.160/93 c/c o Art. 154, inciso II do RITCM, sendo sancionada de forma individual, R$ 1.064,10 (um mil e sessenta e quatro reais e dez centavos) à Sra. Meirilene Lira Frota, sec. de cultura, turismo, juventude e desporto, e R$ 532,05 (quinhentos e trinta e dois reais e cinco centavos) para cada membro da CPL, Sr. Francisco Djane Nascimento Costa (presidente), Sr. Francisco Erisvaldo Silva de Sousa e Sra. Fábia Maiale de Oliveira (membros).

O que mais intriga é fato dos vereadores fazerem de conta que não estão vendo isso. Outro fato interessante a ser mencionado, são os gastos com eventos supérfluos e insignificantes como é o carnaval. Esse recurso deveria ser destinado a coisas úteis, como educação, saúde.

Lembramos a todos que Massapê poderia ter boas ambulância se o dinheiro gasto para gerar a própria desgraça do povo, como é o gasto com carnaval. Poderia ser gasto em benefício do povo, como na educação por exemplo ou em combate as drogas ao invés de incentivá-las com carnaval.
Esta matéria está no blog do Adrian Márcio, mais detalhada, inclusive cópias de documentos do TCM, atestando tais informações.

15 de janeiro de 2011

ESTE BLOG RECEBE E-MAIL DA BIOGRAFIA DE NOSSO INESQUECÍVEL ZÉ LEÃO

Agradeço a gentileza do amigo e historiador Ferreirinha, criador da Galeria de Artes e Antiquário,  o e-mail enviado ao nosso blog sobre a história de vida do nosso querido e inesquecível Zé Leão. É uma biografia que traduz os caminhos de seus primeiros passos até os últimos dias de sua vida. Por sua solicitação, transcrevo-a para recordação de nossos leitores:

José Mendes Sobrinho, popular Zé Leão, nasceu em Massapê dia 13 de novembro de 1935. Adquiriu o apelido, herança do avô paterno que tinha a alcunha de “Leão do Campo Grande”, dada à fama de homem bem disposto. Em 1964 a Banda de Música de Massapê – A Furiosa, se apresentava no distrito de Mumbaba de Baixo, ocasião que o músico Manoel de Barros apresentou o colega de trabalho - o músico José Mendes Sobrinho (trompa) ao senhor Chico Cesário (avô do vereador Paulo Vagalume), dizendo que o rapaz é neto de Anastácio Mendes Ferreira, que faleceu com 102 anos de idade. Não deu outra, fazendo alusão ao “Leão do Campo Grande”, Chico Cesário foi enfático: - Muito prazer, senhor Zé... Zé... Leão. José Mendes Sobrinho juntamente com o músico Manoel de Barros, hoje o único componente vivo, ajudou fundar a banda de música A Furiosa de Massapê em 1955, com o apoio do então prefeito Antony Frota Aguiar. A 2ª Banda de Música de Massapê, apelidada pela vã filosofia popular de “A Furiosa”, fez muito sucesso por onde se apresentava. Da composição primeira, permaneciam vivos até os dias da Graça do dia 14 janeiro de 2011, os músicos José Leão e Manoel de Barros. José Mendes Sobrinho exerceu o mandato de vereador em três legislaturas: de 70 a 72 na gestão do Dr. Miguel Enéas; de 74 a 76 na gestão do Chico Lopes e de 82 a 88 na gestão Nilson Frota. Foi presidente da Liga Social de Massapê, fundada em 1954 por Manoel Caubir de Aguiar. A associação recebia verbas denominadas de “subvenção ordinária” e “subvenção extraordinária”, concedidas pelo então deputado e um dos maiores benfeitores de Massapê, o nosso saudoso senador Ozires Pontes, na administração do governador do estado do Ceará. Virgílio Távora, para patrocinar e promover cursos de corte e costura, bordado, assistência à agricultura, etc. A sede da liga funcionou na então Vila Cordeiro, hoje Rua Pedro Olímpio de Menezes. Além de músico, de 1955 a 1976 Zé Leão exerceu a profissão de alfaiate, e por último se dedicou ao comércio varejista. Por três décadas foi presidente do Clube Social e Artístico dos Operários de Massapé, de 1965 a 1995. Logo ao tomar posse como presidente, em 1966 efetuou uma ampla reforma naquela tradicional praça de espetáculos, que até então, paralelamente funcionava a Escola de Ensino Fundamental do Clube Social e Artístico dos Operários de Massapê, cuja diretora/professora foi Gerarda Pinto (genitora do sapateiro Dedé Pinto). Na presidência, preservou e manteve viva a nossa cultura popular nordestina, promovente de festas de época, tais como, o tradicional chitão do Clube dos Operários, a festa do milho realizada no segundo sábado de maio, o carnaval, as tradicionais tertúlias nas domingueiras com as luzes negra e estroboscópica, e se não bastasse no decorrer do ano, as festas comemorativas com os saudosos conjuntos Azes do Planalto, BR Som e Agitadores do Som. A Nação Massapeense se ufana com justificado orgulho, pois, José Mendes Sobrinho, (Zé Leão) como era carinhosamente conhecido, legou-nos através da sua vida terrena, uma trajetória de dedicação e amor pelo que se propunha a fazer. Além de pai dedicado e extremoso, vivendo para sua esposa, filhos e netos, a quem legou os mais nobres sentimentos de honradez e amor ao trabalho, a família, amigos e o povo massapeense rendem-lhe homenagens sincera e espontânea pelo seu passamento ocorrido dia 14 de janeiro de 2011.

14 de janeiro de 2011

ADEUS AMIGO ZÉ LEÃO

É com imenso pesar que comunicamos, neste blog, o falecimento do querido amigo JOSÉ MENDES SOBRINHO, mais conhecido, carinhosamente, por ZÉ LEÃO, ocorrido hoje, às 15:00h, em sua própria residência na Rua Prefeito Beto Lira, Centro de Massapê, vítima de complicações renais.

Considerado pelos massapeenses como um dos grandes nomes da  nossa história, Zé Leão foi alfaiate, secretário na gestão Beto Lira, chefe de gabinete na gestão Jacques, vereador, presidente por vários  anos do Clube dos Operários, comerciante, radialista, teve sua vida dedicada à sua família e detentor de grandes amizades. 

Massapê perde um grande homem, um grande cidadão com extensa folha de serviços prestados. Zé Leão deixará, além de sua história, muita saudade.
Ele nasceu no dia 13 de novembro de 1935. Casado com dona Lourdes Mesquita, tiveram três filhos: Socorrinha, Meire e Ní.

Neste momento de tristeza, queremos expressar nossas mais profundas condolências pela perda do estimado amigo. Seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Massapê.

Amanhã(15), acontecerá uma solenidade de despedida no Poder Legislativo, onde foi vereador por três legislaturas. Depois, a missa de corpo presente na Igreja Matriz, às 16h30min e, em seguida, dar-se-á seu sepultamento no cemitério São João Batista.  

Aos familiares e inúmeros amigos que colecionou em vida, nossos mais sinceros votos de força e solidariedade.

ASSALTO A CARRO FORTE MATA MOTORISTA DA CORPVS, EX- JOGADOR DO GUARANY.

Vigilante chora e lamenta a morte do colega de profissão.


Um carro-forte foi assaltado num trecho da estrada entre os municípios de Martinópole e Uruoca no Ceará, por volta das 13:20h desta sexta-feira (14).

Segundo informações preliminares, homens fortemente armados, a bordo de um veículo gol vermelho interceptaram o carro-forte da empresa Corpvs, em seguida trocaram tiros com os guardas que faziam a segurança dos malotes que estavam no veículo.

Na troca de tiros, o motorista do carro-forte foi alvejado, tombando morto no local. Os bandidos fugiram levando cinco malotes. A quantia em dinheiro ainda não foi divulgada. Várias viaturas de Sobral e da região estão na busca dos assaltantes. 

O Blog tomou conhecimento, com informações da empresa CORPVS, que o motorista assassinado durante o assalto, trata-se de João Batista de Sousa Coelho, ex-jogador do Guarany de Sobral, que atualmente exercia a profissão de vigilante profissional. Ele reside em Sobral.
Fonte: blog Bené Fernandes e imagens do Portal Uruoca.

TÁ NO BLOG DO JORNALISTA FÁBIO CAMPOS: ROBERTO CLÁUDIO(PSB) VAI PRESIDIR A ASSEMBLEIA


Exclusivo: o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) será o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. O acordo acaba de ser costurado pelo governador Cid Gomes. O nome do parlamentar, que vai cumprir o seu segundo mandato, corria por fora e acabou se beneficiando pela disputa que envolvia os deputados Wellington Landim (PSB) e Zezinho Albuquerque (PSB).
Wellington Landim, que já foi presidente da Assembleia e, em 2002, disputou a eleição de governador do Ceará, vai ficar como líder do bloco governista no Pralamento estadual. Zezinho Albuquerque permanecerá como primeiro secretário da Casa. Membro do grupo político do governador, o deputado era considerado favorito para presidir a Assembleia.
Roberto Claudio se elegeu pela primeira vez deputado estadual pelo PHS. Em 2009, o parlamentar se filiou ao PSB. Filho do ex-reitor da UFC, Roberto Claudio Frota Bezerra, o deputado se tornou um parlamentar da confiança do governador Cid. Tanto que exercia a função de vice-líder do Governo na Assembleia.
Em dezembro, já havia chamado a atenção o fato de Roberto Claudio, que é médico, não compor o secretariado de Cid Gomes e nem ser escolhido para ser o líder do Governo na Assembleia. Era o sinal de que o governador tinha outros planos para o deputado e já havia desenhado a articulação para que ele chegasse à Presidência da Assembleia.
Nesse momento, o governador Cid Gomes ainda recebe deputados no Palácio Abolição, que será oficilamente inaugurado em março, no dia da abolição dos escravos no Ceará.

13 de janeiro de 2011

AFINAL DE CONTAS, MEU DEUS, POR QUE ESTÃO ACONTECENDO TANTAS CATÁSTROFES?

“A cada dia que passa, vai se cumprindo o que está escrito na Bíblia”. Foi o que ouvi da dona Maria Celestino, evangélica e moradora do bairro da Rodagem. Ela esteve na minha residência, hoje, e discutimos um pouco sobre o que está acontecendo no Rio de Janeiro.

Assistimos no início do ano passado, cenas fortes e mais fortes em Angra dos Reis com chuvas, desabamentos e mortes. Já no Chile, Haiti, México e outros lugares do planeta, catástrofes e mais catástrofes.

Início deste ano(2011), as cenas se repetem: as chuvas não cessam em São Paulo,  Espírito Santo e principalmente no Rio de Janeiro onde pessoas perdem seus familiares, seus entes queridos de forma dantesca.

Parei um pouco, agora à tarde, e refleti para descrever um pouco, também, do que vem acontecendo no Rio de Janeiro.

Como de praxe, assisto todos os dias os telejornais da TV brasileira e de todos estes fatos catastróficos, duas cenas fortes me chamaram atenção no dia de hoje na reportagem do Jornal Hoje da Globo, que deverão se repetir no Jornal Nacional.

Uma dona de casa de 52 anos conseguiu ser resgatada com a ajuda de vizinhos que jogaram uma corda para ajudá-la.

Ela estava em sua casa juntos com os cachorros, mas teve que deixar o local  depois que a água começou a invadir sua residência.  

Pela cena a gente via bem direitinho: junto com um dos seus cachorros, ela se agarrou na corda e não soltou mesmo com a força da correnteza que arrastava tudo a sua volta.  Infelizmente o cachorrinho foi levado pelas águas e, graças a Deus, ela foi salva porque os moradores a ergueram para o alto de um prédio.

A outra, foi um homem e o filho dele de apenas seis meses de idade foram salvos depois de muitas horas embaixo dos escombros. Na verdade, o pai ficou 15 horas abraçado a criança, que não teve ferimentos e não se machucou.

A gente como ser humano se emociona com cenas como essas. Cheguei às lágrimas! Foi o que aconteceu comigo e com muitos que assistem à estas catástrofes no Brasil e mundo afora.

Coisa espantosa e horrenda tem-se feito na terra. Afinal de contas, o que está acontecendo meu Deus? Será o que está acontecendo nos dias de hoje é um sinal do fim do mundo?

Para redigir esta postagem também conversei com a minha esposa, que é evangélica, e ela clareou-me com a seguinte passagem bíblica:

Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; e se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos...” II Pedro 2:4-7

Bom, não se contraria o que está escrito na Bíblia. Parece-me que a terra se tornou maldita devido ao pecado do homem, assim quando o pecado aumenta, mais a terra é amaldiçoada, sendo assim as conseqüências são estas, pois Deus não suporta o mal. Deus se indigna todo dia por causa do pecado.

Sou católico, entretanto, respeito muito determinadas colocações de evangélicos. Aqui não importam denominações religiosas, até porque Jesus não tem religião, Ele é a Religião.  Mas o que se assiste hoje, é um grande aviso à humanidade. É só ler a Bíblia no livro de Apocalipse. 

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO EM PREFEITURAS NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL

As denúncias de corrupção no alvo da Polícia Federal. Mais de três mil inquéritos foram abertos para apurar denuncias de irregularidades com recursos públicos administrados pelas prefeituras. O novo diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra, tem, entre muitas prioridades, o andamento dos inquéritos abertos em todos os estados para apurar o desvio de dinheiro dos cofres municipais.
Os inquéritos foram abertos há menos de dois anos e estão em andamento com a convocação de agentes públicos envolvidos nas investigações. Ao deflagrar as operações que deram origem aos milhares de inquéritos, a polícia federal recorreu a justiça para pedir a quebra de sigilo telefônico de suspeitas do desvio do dinheiro público.
O conteúdo das gravações telefônicas dá o suporte principal para a Polícia Federal indiciar prefeitos, secretários municipais e donos de empresas investigadas nas diferentes operações policiais.
Fonte: Ceará Agora.

12 de janeiro de 2011

CONVITE PARA COLABORAR COM O JORNAL “O NORTE DIGITAL" DE ITAPIPOCA

Na data do dia 19 de outubro do ano passado, recebi  um honroso convite dos diretores do JORNAL O NORTE DIGITAL,  editado em Itapipoca pelo Grupo de Comunicação o Norte Digital Ltda e, com circulação quinzenal em várias cidades da zona norte; entre elas, Acaraú, Amontada, Aquiarés, Bela Cruz, Cruz, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Irauçuba, Marco, Massapê, Meruoca, Morrinhos, Miraima, Paracuru, Paraipaba, Pentescoste, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Senador Sá, Sobral, Tururu, Trairí, Umirim e Uruburetama.

Na ocasião fiquei muito feliz,  mas não manifestei o interesse de escrever uma coluna, devido a ocupações pessoais.

Agora, há cinco dias atrás, o convite foi renovado e pelo interesse e vontade dos que fazem o exemplar, e meu também, é claro, passo a  ser um colaborador do conceituoso e  respeitoso jornal, com informações e divulgações de Massapê e nossa região, quando for o caso. 

Diante mão, renovo meus sinceros agradecimentos a todos que fazem parte  do jornal entre eles, J. Alves(diretor comercial); Nuno Cruz(designer gráfico/web designer); Dr. Hozanan Linhares(jurídico); Thalita Rodigues(financeiro); e em especial a Juarez Câmara(jornalista/editor chefe).

11 de janeiro de 2011

MÉDICO DEIXA HOSPITAL DE MASSAPÊ DEVIDO A INCOMPATIBILIDADES

Tenho manifestado por escrito, aqui no blog, as dificuldades pelas quais passam alguns pacientes que necessitam de atendimento no hospital senador Ozires Pontes. É óbvio que têm enfermeiras e enfermeiros que tratam bem, outros não.

Além destes problemas, existe uma crise de relacionamento entre alguns que fazem o hospital de Massapê ou mesmos funcionários de outras repartições, que lá vão, tratam mal até os médicos no hospital.

O conflito é inerente à relação entre pessoas, porém é muito triste um funcionário sair de sua atividade funcional  e ir tratar mal um médico no seu habitat de trabalho,  pelo simples fato de querer que  um problema de ordem particular seja resolvido imediatamente. E o pior de tudo, com abuso de poder, não sabendo pedir com respeito e delicadeza, ao contrário, com muita prepotência e arrogância.

O Dr. Luiz, considerado por muitos massapeenses, um médico muito bom, profissional de qualidade e que atendia muito bem os pacientes, foi vítima de tal impropério e teve que deixar de exercer sua função médica, devido às dificuldades enfrentadas com conflitos e insatisfações, por parte outrem, além de outras incompatibilidades.

Não tenho nenhuma procuração para defendê-lo e nem tão pouco estou ganhando nada dele, mas por questões de justiça não poderia deixar de expressar este fato, uma vez que fui cobrado por muitos leitores e pessoas que gostam, de verdade, do Dr. Luiz, ex- médico do hospital Senador Ozires Pontes.

Determinadas situações conflituosas vêm acontecendo, há algum tempo, no hospital de Massapê, a partir da demissão da filha do Dr. Edilson Seridó, Dra. Aline, ex-secretaria de saúde daquela entidade hospitalar.

No final do ano passado, aconteceu uma forte discussão entre o atual secretário de saúde e alguns funcionários, cujo desentendimento foi levado ao conhecimento do vice-prefeito Jilsim, que chegou a pedir calma aos envolvidos e que posteriormente tomaria as providências.

O conflito envolvendo profissionais necessita ser discutido de maneira construtiva, em busca de alternativas, visando melhorar a relação de trabalho entre eles.

Assim sendo, espera-se que a administração “Massapê Crescendo Mais Com Você” seja mais enérgica e tenha mais comando para não incorrer a fatos desagradáveis como esses.

O blog Massapê Indo e Voltando não pode se furtar de levar ao conhecimento de seus leitores, uma vez que os fatos se tratam de questões públicas, comentadas pelos quatro cantos da cidade. Isso nos leva à seguinte conclusão, que, teoricamente, está faltando posição firme da atual gestão. 
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial