QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



20 de janeiro de 2018

OS SEGREDOS DE QUEM TIROU MIL NA REDAÇÃO DO ENEM 2017

20/01 - 11 dos 53 candidatos que tiraram nota mil no Enem disseram que foram muitos cursos Curso extra, leituras, horas de treino e muita repetição: os segredos de quem tirou mil na redação do Enem 2017

Na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), só 0,01% dos candidatos tiraram a nota máxima na prova de redação, que teve como tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 53 redações ficaram com a nota mil neste ano.

O G1 ouviu 11 estudantes que afirmaram estar neste grupo: são seis meninos e cinco meninas de oito estados diferentes do Nordeste, Sudeste e Norte. Entre as estratégias mais citadas por eles para conseguirem a nota está a participação em cursos extras de redação, ou até com um professor ou professora particular. Mas todos repetem que, sem treino e muitas redações feitas durante o ano, não seriam capazes de atingir a nota mil.

Veja alguns dos depoimentos dos estudantes, como cada um se preparou:

"É preciso ser dedicado e prestar atenção em todas as aulas e sempre refazer o tema das redações para melhorar." (Thais)

O tema da redação não foi algo sobre o qual ela já tinha escrito durante seus treinos, mas ela diz que o importante foi a bagagem de leitura sobre vários assuntos relacionados a problemas sociais. Nesse caso, ela tinha estudado sobre questões ligadas à educação.

"Eu estudava muito conectivo, muitas palavras diferentes para colocar na redação, como sinônimo. Eu estudava muito a estrutura textual que o Enem precisa, que é dissertativo-argumentativo, me ajudou bastante" (Abner)

"Não tinha feito nada sobre o tema que caiu da redação, foi mais na esperteza. Usei um sociólogo como referência e detalhei a solução do problema, que é muito importante."

"Eu cheguei lá e confesso que dei uma assustada com o tema, porque esse tema foi muito específico, eu não estava tão acostumado. Mas mesmo assim eu consegui fazer a redação em 1h15 e ainda sobrou bastante tempo pra fazer a prova." (João Pedro)

“Fiz um curso de redação por fora. Quis investir porque faz muita diferença na nota, tem um peso grande. E mesmo já obtendo notas boas nos treinos, sempre treinava mais pra tentar alcançar a nota máxima." (Débora)

"Na época todo mundo ficou surpreso com o tema, mas eu achava que estava preparada para qualquer tema, porque eu tinha feito muitos temas desconhecidos. Fiquei tranquila e sabia que vinha uma nota boa, porque foi muito treino." (Isabella)

"Nosso professor de redação ensinou a pensar no tema. Você tem que fazer a redação em cima das palavras chaves daquele assunto. Tem que pegar as palavras chave focar em cima dela o tempo todo." (Matheus)

“Eu estudei em escola pública e por isso tinha muita defasagem, tinha que estudar muito. Depois consegui bolsa integral em uma escola particular e pude correr atrás e ganhar mais conhecimento." (Maria Beatriz)

"De início fiquei bastante nervoso ao ver o tema. Depois, as ideias foram surgindo e consegui concluir uma boa dissertação." (Alan)

"A leitura ajudou bastante. Na minha preparação eu li muitas notícias, jornais, revistas o que me ajudou na hora de argumentar." (Larissa)
(G1)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário