QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



5 de novembro de 2017

PESQUISADORES ESTUDAM SE PROTEÍNA PRESENTE EM ANIMAIS MARINHOS COMBATE O CÂNCER E DIABETES

Proteínas presentes em algas, esponjas e ouriços marinhos do Litoral Cearense se mostram promissoras no combate à diabetes e ao câncer. É o que apontam pesquisas conjuntas do Laboratórios de Biotecnologia Marinha (BioMar-Lab), do Laboratório de Espectrometria de Massas Aplicada a Proteína (LEMAP, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Até o momento, a lectina tem mostrado potencial semelhante à metformina, um dos principais medicamentos antidiabéticos adotados na atualidade, informa a UFC. A substância tem a facilidade de se ligar a carboidratos, o que faz com que seja possível a conexão com células imunológicas e o favorecimento à cicatrização — algo bastante afetado pela diabetes.

“Todos os processos fisiológicos envolvem de alguma maneira carboidratos. Lectinas podem interferir nesses processos por sua propriedade de se ligar de forma reversível a essas biomoléculas” explica Edson Holanda Teixeira, professor de Imunologia e um dos pesquisadores do grupo.

Além disso, as proteínas podem vir a servir como “biomarcadores”, identificando células cancerígenas e, até mesmo, auxiliando na autodestruição destas. Como uma célula tumoral perde a capacidade de controlar a sua multiplicação, ela pode produzir marcadores glicoproteicos específicos reconhecíveis pelas lectinas, explica Edson Holanda Teixeira.

Entretanto, os pesquisadores reconhecem ainda haver um longo caminho para que as proteínas passem a, de fato, auxiliar no combate às doenças. Todo o processo leva cerca de 15 anos.

Basta lembrar o exemplo de uma lectina isolada de uma alga vermelha, a mais potente arma da contemporaneidade no combate à aids através da inanição do vírus. “Essa diversidade de vida [marinha], que leva a uma diversidade de moléculas, é uma fonte extremamente importante na descoberta de futuros medicamentos.

(Tribuna do Ceará)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário