QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



7 de novembro de 2017

APLICATIVO QUE AUXILIA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SERÁ LANÇADO NO TJCE NESTA TERÇA-FEIRA

O lançamento do Aplicativo de Monitoramento Intensivo, Guarnição e Acompanhamento a Vítimas da Violência (Amigavv) ocorrerá nesta terça-feira (07/11), às 15h, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), localizado no Cambeba, em Fortaleza. A ferramenta, criada pelo Governo do Estado em parceria com o Judiciário, permitirá acionar o número 190 e pedir socorro contra agressão, fazendo apenas alguns cliques.

A medida agilizará a comunicação da ocorrência policial junto à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), pois não há necessidade de falar com atendente, basta que a vítima registre o caso. O aplicativo tem ainda o benefício de solicitar as viaturas mais próximas da área, tornando o atendimento mais rápido. Será observada a política de urgência adotada pela Ciops.

Para fazer uso do Amigavv, é preciso estar com medida protetiva aplicada pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. A usuária deve ir à unidade judiciária, fazer cadastro prévio e instalar o aplicativo, que possui item fixo na barra de notificações para maior rapidez da ação de abrir o chamado.

Quando diante de situação real de perigo, ela pode pressionar o “botão do pânico” por três segundos (tempo necessário para não ser acionado por um descuido). Com isso, o pedido de socorro é enviado à Ciops.
Inicialmente, o projeto-piloto funcionará dentro da área da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) I, que fica localizada no bairro Vicente Pizon e abrange Mucuripe e Cais do Porto. Mas a previsão é ampliar o serviço para toda a Capital.

Os dados serão sigilosos e de conhecimento apenas da Polícia. Criado pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Governança e Inovação do Gabinete da Vice-Governadoria em parceria com a Coordenadoria da Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o sistema estará disponível para aparelhos Android, com 3G/wi-fi e GPS. Se houver demanda, poderá ser expandido para outras plataformas. 

O dispositivo, que é uma das ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”, gera mais segurança para a vítima de violência doméstica e agiliza o atendimento. O aplicativo avisa se não houver conexão com a central e se o GPS estiver desativado, solicitando a ativação por parte da usuária.
TJCE
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário