QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



11 de outubro de 2017

STF JULGA AÇÃO QUE PODE DEVOLVER MANDATO AO SENADOR AÉCIO NEVES

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (11) a ação de inconstitucionalidade em que partidos políticos pedem que medidas cautelares aplicadas contra parlamentares sejam submetidas à aprovação do Congresso em 24 horas. O caso tramita na Corte desde maio de 2016, quando PP, PSC e Solidariedade questionaram o poder de sanção do Supremo no afastamento do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato parlamentar.
O assunto passou um tempo esquecido até que, no dia 26 de setembro, a Primeira Turma do STF decidiu afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e obrigá-lo a se recolher em casa durante à noite.   na ação em que é acusado de corrupção passiva e obstrução da Justiça no caso JBS.

A decisão do colegiado, por 3 votos a 2, gerou uma crise com o Congresso, que passou a pressionar a Corte para rever a punição. OSenado chegou a aprovar um requerimento de urgência que permite votar a qualquer momento a decisão do STF com o objetivo de derrubá-la. 
Na costura de bastidores para resolver a crise, a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, se comprometeu a acelerar a análise da ação 5.526 e marcou para esta quarta a data do julgamento. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), decidiu dar um voto de confiança ao Judiciário e aguardar o desfecho judicial do caso.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário