QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



5 de outubro de 2017

DEPUTADOS APROVAM 2 BILHÕES PARA CAMPANHAS E AGORA VAI À SANÇÃO DO PRESIDENTE

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) a criação de mais um fundo público para financiar os candidatos.

A proposta segue para a sanção de Michel Temer. Caso o presidente da República dê aval ainda nesta semana ao que foi aprovado no Congresso, em 2018 cerca de R$ 2 bilhões de recursos públicos serão direcionados aos candidatos. O valor se somará aos cerca de R$ 1 bilhão do atual Fundo Partidário.

Por meio de uma manobra regimental, o texto-base da medida foi aprovada em votação simbólica, sem registro nominal dos votos, já que a maioria dos deputados não quis deixar "digital" de apoio à medida.

Os contrários à proposta, porém, apresentaram um "destaque" -mecanismo que, no jargão do Congresso, representa tentativa de mudança do texto- para derrubar o fundo e conseguiram que ele fosse votado de forma nominal, ou seja, com o registro de como cada um dos deputados votou.

O fundão foi mantido por margem apertada, 223 votos a 209. A proposta também acaba com a propaganda partidária (não a eleitoral) na TV e rádio a partir de 2018.

Os partidos que orientaram seus deputados a votar a favor do fundão foram PMDB, PT, PP, Avante, PSD, DEM, PTB, Pros, PSL, PDT, Podemos, SD, PC do B e PSC. Orientaram contra Rede, PEN, PSOL, PV, PHS, PPS, PRB, PSB e PR. O PSDB foi a única legenda que "ficou em cima do muro" e liberou seus filiados para que votassem como quisessem.
(A Folha) 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário