QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



6 de agosto de 2017

MERCOSUL SUSPENDE VENEZUELA POR TEMPO INDEFINIDO

Os ministros dos países que compõem o Mercosul - formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - decidiram neste sábado (5) suspender a Venezuela do bloco por um período indefinido por "ruptura da ordem democrática". 

A sanção foi aplicada com base nas cláusulas do Protocolo de Ushuaia, assinado em 1998. Entre as exigências para que a questão seja revista estão a “libertação dos presos políticos, a restauração das competências do Poder Legislativo, a retomada do calendário eleitoral e anulação da convocação da Assembleia Constituinte”, diz o documento assinado durante o encontro.

“É uma sanção grave de natureza política”, enfatizou o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. A partir da medida, os países membros do bloco esperam isolar o governo de Nicolás Maduro, considerado não democrático pelo Mercosul. “É um elemento a mais que nós estamos colocando para que a Venezuela possa, mediante a luta do seu povo, ter o direito de voltar a participar do Mercosul”, acrescentou o chanceler brasileiro em entrevista coletiva após a reunião.

Reunião do Mercosul foi realizado neste sábado, em São Paulo
A suspensão se soma a outra, chamada de natureza jurídica, feita no final do ano passado devido ao não cumprimento, por parte da Venezuela de acordos e tratados firmados no momento de adesão ao Mercosul. Essa decisão foi tomada com base na Convenção de Viena.
Inf.JB
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário