QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



29 de julho de 2017

COMO O CÉREBRO DECIDE QUE É HORA DE DORMIR E ACORDAR?

O organismo é uma fábrica extremamente complexa em que milhares de ações devem se coordenar a cada segundo. Um dos mecanismos fundamentais para seu funcionamento correto é o que regula quando estamos acordados e quando dormimos, quando devemos nos alimentar, segurança e sexo e quando podemos descansar para que a fábrica fique novamente pronta no dia seguinte para continuar nos mantendo com vida. 

Luis de Lecea, um Luis pesquisador espanhol,  é um dos cientistas que tentam compreender as bases biológicas do sono. Ao longo de sua carreira, descobriu hormônios como a hipocretina, essencial para nos manter alerta, e identificou os neurônios que preparam o cérebro para conciliar o sono. A partir desses conhecimentos, foi possível criar remédios para ajudar pessoas com insônia muito mais específicos do que os medicamentos atuais, que apagam todo o cérebro e produzem mais efeitos secundários.

“Se é de noite, mas você está estressado, o que o cérebro pensa que é melhor? Dormir ou não? Do ponto de vista do cérebro, se você está estressado, dormir não é uma boa ideia”

“Muitos dos problemas de sono da população se resolveriam com uma higiene do sono um pouco mais organizada. Não ir dormir com a televisão ligada, fazer mais exercício, estar mais exposto ao sol durante o dia e mais afastado durante a tarde e de noite”

“O ritmo de dormir oito horas não é necessariamente ruim, mas precisam ser oito horas de verdade, não podem ser oito horas interrompidas e pouco eficientes. E, além disso, está comprovado que a luz artificial influencia muito nos padrões de sono”
(El Pais)  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário