29 de julho de 2016

TCM APONTA NOVE PREFEITURAS E 29 CÂMARAS DESCUMPRINDO TRANSPARÊNCIA

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) divulgou o resultado da última análise sobre os portais de transparência municipais. Realizado no mês de julho, o exame constatou que os sites de nove prefeituras e 29 câmaras municipais não seguiram os indicadores de avaliação adotados: divulgação de informações no prazo de 24 horas a partir do registro contábil e atendimento a padrões mínimos de qualidade do conteúdo.

Nessa situação estão as prefeituras de Alto Santo, Cariré, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Moraújo, Paracuru, Potiretama e Santana do Acaraú, além das câmaras municipais de Aiuaba, Alcântaras, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Barro, Barroquinha, Campos Sales, Chaval, Crateús, Forquilha, Icó, Ipú, Itarema, Itatira, Jardim, Limoeiro do Norte, Moraújo, Pereiro, Quiterianópolis, Salitre, Santana do Cariri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tejuçuoca, Tururu e Umari.

O presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, explica que os casos de descumprimento da Lei da Transparência geram a abertura de processos no órgão para apuração e podem resultar na aplicação de multa aos gestores. O dirigente acrescenta que a relação dessas prefeituras é encaminhada ao Governo do Estado para auxiliar o mesmo no cumprimento da legislação que determina o bloqueio de verbas de convênios para administrações com esse tipo de problema
(Roberto Moreira)

28 de julho de 2016

PRESENÇAS GARANTIDAS NA CONVENÇÃO


O Presidente da Assembleia e deputado estadual, Zezinho Albuquerque, se fará presente à Convenção dos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Meruoca. É que PP e PDT selaram acordo para disputa da eleição daquela cidade serrana.

Fonteles para prefeito e Rubinho da Boa Vista para a vice, com apoios do PSDB, PMB, PPS e PSB. Também quem confirmou presença na Convenção que acontece no próximo sábado, dia 30 de julho, às 17h, no Centro de Feiras e Eventos, é o deputado federal Leônidas Cristino.

27 de julho de 2016

A POLITICA DE MASSAPÊ COMEÇA A TOMAR CORPO

A pouco mais de uma semana para a finalização do prazo para as convenções partidárias, começam a tomar corpo as definições das pré-candidaturas aos cargos majoritários das eleições no município de Massapê.

No dia 05 de agosto de 2016, na outra sexta-feira, o bloco da situação apontará para apreciação dos convencionados o nome do pré-candidato Antônio José Albuquerque à Prefeitura de Massapê.

Por outro lado, apesar de não chegar ao conhecimento do blog, comenta-se que dia 04 de agosto haverá a convenção do PMDB, cuja sigla dona Odete Apoliano é presidente, podendo indicar Jacques candidato.

Com a provável chegada de Luiz Pontes a Massapê, o partido também definirá sua convenção. Fala-se que desse encontro deverá ser apontado um nome de consenso que possa ser o pré-candidato natural da oposição. Comenta-se nos bastidores que o provável nome sairá da família Frota, embora não tenhamos confirmação por que são apenas conjecturas.

Diz-se à boca miúda que o ex-vereador Mauro Luiz também será pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, com apoio inconteste do irmão Fernando Antonio.

O Deputado Zezinho Albuquerque esteve em Massapê no último final de semana e estará realizando uma reunião na próxima sexta-feira (29) entre amigos, correligionários e simpatizantes de apoio à pré-candidatura do filho.

Apesar de muitas hipóteses, uma coisa é certa: até o dia 5 de agosto, saberemos quem é quem no jogo político.

E viva a democracia!  

SANTANDER E BRADESCO PLANEJAM QUEBRAR MONOPÓLIO DA CAIXA NO FGTS

Com saldo de mais de R$ 300 bilhões, o FGTS, administrado pela Caixa Econômica Federal, desperta o apetite de bancos privados. De acordo com fontes do setor, instituições como Santander e Bradesco estão interessadas em quebrar o monopólio da Caixa e, nessa disputa, estariam dispostas a pagar mais pela poupança do trabalhador. 

Hoje, o dinheiro depositado no Fundo rende 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR), que está em 2% no acumulado em 12 meses, abaixo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 9,49% em 12 meses. O indicador mede a variação do custo de vida de famílias com renda de até cinco salários mínimos, realidade de boa parte dos trabalhadores. Para os bancos, a principal vantagem seria o acesso a uma montanha de recursos, considerada estável, que lhes permitiria investir em projetos de longo prazo, com retorno atraente. Uma eventual mudança, mesmo que apoiada pelo governo, dependeria do aval do Congresso.

Ainda não há conversas entre setor bancário e governo sobre eventual mudança no marco regulatório. O que circula no setor é que há dois possíveis modelos para substituir o atual: ou o trabalhador elegeria o banco em que deseja ter uma conta do FGTS, ou a empresa em que ele trabalha lhe daria duas a três opções, como é feito hoje com as contas-salário. Os recursos continuariam a ser usados para as finalidades previstas em lei, mas seria dada aos bancos alguma liberdade para aplicar parte do dinheiro, como em títulos privados.

25 de julho de 2016

DECRETO GARANTE ANTECIPAÇÃO DO 13º SALÁRIO AOS APOSENTADOS

“Decreto publicado no Diário Oficial da União de hoje (25) garante a antecipação do abono anual (13º salário) referente a 2016 a aposentados e pensionistas da Previdência Social. As parcelas serão pagas em agosto e em novembro. A medida é assinada pelo presidente interino Michel Temer.

De acordo com o decreto, a primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício e será paga junto com o benefício a ser concedido em agosto. O restante (a segunda parcela) tem previsão de ser pago em novembro, com os benefícios correspondentes àquele mês.”
(Agência Brasil)

BRIGA NOS TRIBUNAIS: JUÍZA AFASTA ADAIL CARNEIRO DA DIREÇÃO DO PP ESTADUAL DO CEARÁ

A juíza Maria Valdenisa de Sousa Bernardo, da 11ª Vara Civil de Fortaleza, acatou, nesta segunda-feira, recurso e derrubou a direção estadual do Partido Progressista, tendo à frente o deputado federal Adail Carneiro.

O parlamentar havia, por decisão do TJ, recuperado o controle da sigla na última semana.

Pela decisão, a juíza determinou “que se restaure integralmente o diretório estadual do Partido Progressista, mediante concessão de tutela antecipada”.

Com a decisão, baseada “na Constituição Federal de 1988 e leis pertinentes à matéria e Estatuto Partido do Partido Progressista”, a legenda volta a integrar a base de apoio do prefeito Roberto Cláudio (PDT).
(Eliomar de Lima) 

Do Blog: Desta forma, Padre Zé e Antonio José Albuquerque, prefeito de Massapê, retornam ao comando do partido, como presidente e vice-presidentes, respectivamente.

CRESCE O NUMERO DE ELEITORES NO CEARÁ

Nas eleições municipais deste ano, 6.324.777 eleitores estarão aptos a eleger prefeitos e vereadores no Estado do Ceará. Em relação às eleições de 2014, houve um crescimento de apenas 0,99% do eleitorado. A explicação para esses números está no cancelamento de 222.657 títulos, por conta da revisão eleitoral com recadastramento biométrico de eleitores realizada em mais 54 municípios cearenses. 

Nas próximas eleições, a votação por identificação biométrica abrangerá todos os eleitores de 62 municípios – 8 cidades já haviam realizado revisão eleitoral em 2014. E em mais 34 municípios, inclusive Fortaleza e Caucaia (os dois maiores eleitorados), a votação será com identificação híbrida (com e sem biometria). 

No Ceará, 2.199.743 eleitores poderão votar neste ano através da identificação biométrica, o que representa 34,78% do eleitorado no estado. Em Maracanaú, o maior município que realizou revisão eleitoral em 2015, houve redução de 14.595 eleitores. Nas eleições de 2014, 152.607 estavam aptos a votar. Neste ano, serão 138.032 eleitores.

Alguns números
Eleitorado em 2016: 6.324.777
Eleitorado em 2014: 6.271.554
Eleitorado que vota com biometria: 2.199.743
Municípios com Biometria (100%): 62
Municípios com e sem Biometria: 34
Municípios sem Biometria: 88
Veja mais informações sobre o eleitorado no Ceará.
TRE

PARTIDOS QUE DEVERÃO COMPOR A BASE ALIADA DA SITUAÇÃO, APÓS CONVENÇÃO

Apesar de evitar falar publicamente sobre questões eleitorais antes da data-base ao dia em que irá realizar sua convenção partidária, o prefeito de Massapê Antonio José Albuquerque (PP) tem discutido com partidos da base aliada à formação de um arco de alianças que garanta sua reeleição no pleito de outubro próximo.

O chefe do Poder Executivo, além de contar com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), já definido em encontro realizado na Câmara Municipal,  deverá contar com siglas como PRB, PDT, PHS, PTB, PC do B, PSB, por exemplo. Assim, o jovem prefeito, poderá ter em sua base outras legendas que lhe darão um tempo considerável de propaganda gratuita no rádio.

Ainda que tenha perdido alguns apoios, devido ao processo eleitoral de 2014, o prefeito tende a aumentar o número de partidos coligados para a disputa deste ano. Neste pleito próximo, ele poderá ultrapassar os oito partidos aliados à sua candidatura.   

O presidente do PT, o vereador Auteri, e o deputado estadual Moisés Braz disseram que o partido vai oficializar apoio à reeleição do prefeito Antonio José, em decisão determinada no mesmo dia em que houver a convenção do PP, com data ainda não oficializada concretamente; como também vão continuar trabalhando em favor do povo, sobretudo à classe trabalhadora.

O PHS em Massapê foi reforçado pelo empresário João José Vasconcelos, que têm empresas no ramo de móveis e eletrodoméstico em Massapê, Sobral e Alcântaras. Em contato conosco, ele afirmou que o partido vai consolidar e fortalecer apoio à reeleição do atual prefeito de Massapê.

Apesar do tom cauteloso do prefeito, Antonio José e o seu pai o presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque encabeçam um projeto que vem mudando a cara de Massapê, mostrando como uma gestão séria e competente pode fazer avançar a vida das pessoas, é nesse projeto que o PT, PHS, entre outras siglas, vão apostar para continuar transformado Massapê, claro, se forem concretizados em convenção, ainda a ser realizada.

21 de julho de 2016

NÚMERO DE ELEITORES AUMENTA EM MASSAPÊ PARA ESTAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Após pesquisa feita pelo blog Massapê Indo e Voltando, junto ao TSE, chegamos à conclusão que o número de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2016 cresceu no município de Massapê, se comparado ao ano de 2012. Há quatro anos, eram 27.287 eleitores; o número agora ultrapassa a dois mil.

Nestas eleições são exatamente 29.655 votantes em condições necessárias de prestarem o ato democrático. Ou seja, para ser mais preciso, neste ano serão 2.368 a mais do que em 2012. A faixa etária que mais cresceu foi do eleitorado mais jovem e a que menos aumentou foi da terceira idade.

Tem mais, a prévia limite de gastos para o candidato a prefeito de Massapê é de R$ 918.968,33 (novecentos dezoito mil, novecentos sessenta e oito reais e trinta e três centavos; já para vereador é de R$ 21.774,32 (vinte e um mil, setecentos setenta e quatro reais e trinta e dois centavos) para estas eleições municipais.

20 de julho de 2016

PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (22) ZEZINHO ALBUQUERQUE CONCEDERÁ ENTREVISTA À RÁDIO COQUEIROS FM

Com experiência adquirida ao longo de muitos anos no cenário político do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, considerado o parlamentar mais influente daquela Casa, concederá entrevista na próxima sexta-feira (22), à Radio Coqueiros FM, ao programa do amigo Bené Fernandes

No “Hora da Notícia”, que vai ao ar das 14h às 15h, o pai do prefeito Antonio José Albuquerque, versará assuntos de Massapê e região, inclusive falará da construção da pavimentação asfáltica do distrito de Ipaguassu-Mirim à Santana do Acaraú, sinalizada por ele, Cid Gomes e Camilo Santana, ocasião em que estiveram em Massapê.

19 de julho de 2016

MENGÃO ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DO MEIA DIEGO

Através de seu perfil no Twitter, o Flamengo confirmou oficialmente na tarde desta terça-feira a contratação do meia Diego. Ex-Santos e seleção brasileira, o jogador de 31 anos estava no Fenerbahçe, da Turquia, onde tinha contrato para mais uma temporada, que foi encerrado em comum acordo com o clube. A chegada acontece no último dia da janela de transferência internacional para o mercado brasileiro.

Diego foi bicampeão brasileiro pelo Santos em 2002 e 2004 e está na Europa há 12 anos. O meia passou por Porto, em Portugal, Weder Bremen e Wolfsburg, na Alemanha, Juventus, na Itália, Atlético de Madrid, na Espanha, além do Fenerbahçe. Em sua última temporada na Turquia, em que alternou jogos como titular e saindo do banco, ele fez 45 partidas, três gols e seis assistências.

O jornal turco FotoMac afirma que o meia receberá um salário na casa dos R$ 600 mil, podendo até superar o de Paolo Guerreiro, que é quem mais recebe no elenco, com R$ 650 mil mensais. O contrato deve ter também um acordo de premiações e luvas, pagas em 30 parcelas de R$ 160 mil.

MINISTRO DO GOVERNO GOLPISTA, MICHEL TEMER, SERÁ O PRÓXIMO A CAIR

Está tudo pronto para a queda do ministro da Educação, Mendonça Filho, o “Mendoncinha”. Ainda não revelada, mas já anunciada, a imagem de uma transferência de R$ 100 mil registrada num celular de Walmir Pinheiro,  ex-diretor da UTC e delator da Lava Jato vai arrastar aquele que, junto com Pauderney Avelino, líder do DEM,  foi definido por Sérgio Machado e Renan Calheiros como “o mais corrupto”.

Segundo a “linha temer”, a agonia deve durar o final de semana, tempo suficiente para produzir mais estragos. Tudo com o tempero da nova “conta na Suíça”, que deixa de ser privilégio de Eduardo Cunha e surge também para o até quinto ministro de Temer, Henrique Alves.

E da revelação que Aécio Neves indicou o  diretor de Serviços da Petrobras no governo FHC, Irani Varella, com a missão de  conseguir “propinas com empresários para distribuir com seus padrinhos políticos”, em mais um “recuerdo” do decano da corrupção, o deputado Pedro Correa, do PP.
A semana promete…
(Itamar Calado, via SGA Notícias) 

ZEZINHO ALBUQUERQUE É O PARLAMENTAR MAIS INFLUENTE DO CEARÁ


Pela quarta vez consecutiva, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, é considerado o parlamentar mais influente da Casa em votação do Anuário do Ceará 2016/2017 feita entre os deputados estaduais. Ele recebeu 25 votos. O placar lhe valeu ainda o registro de parlamentar mais influente entre o conjunto que foi pesquisado pelo jornal (deputados estaduais e federais, senadores e vereadores de Fortaleza), empatado com o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho.

Na votação realizada entre os deputados estaduais, o líder do governo na Assembleia, Evandro Leitão, foi o segundo colocado, com 22 citações. Na sequência, o primeiro secretário do Poder Legislativo, Sérgio Aguiar, foi citado por 13 colegas.

Zezinho Albuquerque participou da cerimônia de lançamento do Anuário do Ceará na noite de segunda-feira (18/07), ao lado do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio.
Via Sobral de Prima e fotos de Carlos Gibaja

18 de julho de 2016

DE SONHO À REALIDADE: SAIU A LICITAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE IPAGUASSU-MIRIM A SANTANA DO ACARAÚ

Em curso a licitação para a construção da estrada que liga Ipaguassu-Mirim (distrito de Massapê) a Santana do Acaraú. O Departamento Estadual de Rodovias – DER, através da Procuradoria Geral do Estado – PGE/CCC, iniciou a abertura das propostas comerciais dos processos licitatórios para esta obra, além de melhoramento da malha viária nos municípios de Cariús, Crato e Nova Olinda.

A população de Massapê e Santana, terá maior acessibilidade e integração de eixos viários de escoamento da produção. É mais um empreendimento realizado pelo governador do Estado do Ceará que, por sinal, foi prometida no final do governo Cid Gomes, inclusive anunciada aqui em Massapê, ocasião em que ele, Zezinho Albuquerque e a cúpula do governo estiveram no palanque da campanha de Antonio José para prefeito, em 2012, e reforçada em 2014, no pleito para presidente e governo do estado.

PRÉ-CANDIDATO DO PSDB RECEBE APOIO DE MAIS DOIS PARTIDOS À PREFEITURA

O PRP e PT do B anunciam apoio nesta segunda-feira, 18, ao pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria.

Com o apoio do PHS, PMB, PSB, PV, PPS, DEM e PP, o tucano terá o maior tempo de TV na propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.

Dória é candidato do governador Geraldo Alckmin. Ele pode ser cassado após denúncia do Ministério Público Eleitoral por recebimento indevido de recursos de empresa.

PT DE MASSAPÊ REALIZA ENCONTRO VISANDO ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Último sábado (16), o diretório do PT (Partido dos Trabalhadores), em Massapê, capitaneado pelas suas principais lideranças, tendo à frente o deputado Moisés Braz, o presidente do partido, Auteri Moura e Betânia Andrade, promoveu um encontro municipal a fim de debater assuntos com as forças populares da sigla, para a disputa das eleições vindouras.  

Além de traçarem estratégicas importantes, como nomes de prováveis pré-candidatos ao pleito eleitoral, em torno de quatro pessoas, o partido deliberou que, no campo de sustentação política, dará apoio à pré-candidatura de Antonio José Albuquerque à prefeitura de Massapê, caso seja escolhido em convenções municipais, que se dará entre 20 de julho a 05 de agosto.

15 de julho de 2016

A DIFÍCIL VIABILIZAÇÃO NUMA CABEÇA DE CHAPA DA OPOSIÇÃO

Dr. Jilson Canuto e o ex-prefeito Nilson Frota (ambos PSDB) aparentemente fizeram papel de “aliados” a Jacques ao virem a público, no passado final de semana em "convenção" realizada na Câmara Municipal de Massapê, a serem a favor da “união” com o PMDB. No entanto, para um bom observador, e lá esse blogueiro era o único presente, os indícios são cada vez mais claros da inconsistência da suposta conciliação entre eles visando às eleições municipais, em outubro deste ano.

Durante trechos de discurso do ex-vice-prefeito Jilson Canuto, - na parte da manhã de sábado, indiretamente, ele deixou transparecer nas entrelinhas que a provável unidade política poderia depender de sintonia com a maior liderança do partido, em Massapê.   

Como se sabe, ele tem o maior carinho à pessoa de Luiz Pontes e tem uma relação de afinidade muito grande. Daí à insistência do grupo de Jacques em cooptá-lo, ou seja, atrair ajuda e força política junto a Luiz Pontes.  No entanto, apesar de ter estado no encontro do PMDB, estimulado a comparecer à convenção, por Jacques Albuquerque - via facebook - "Jilsim", como é mais conhecido, não pôde e nem deverá resolver nada em nome do amigo-irmão, Luiz Pontes.

Em sua terra natal, nas remotas vezes que veio durante o período pós-eleição na derrota de Fernando Antonio a prefeito, em 2012, para Antonio José Albuquerque (PP),  Luiz Pontes sempre se comportou de modo estranho e singular junto aos aliados; politicamente falando, principalmente a alinhamento político com Jacques Albuquerque.

Ao ser instado ou forçado a falar publicamente sobre o assunto, nas principais rodas de conversas políticas, o principal líder do PSDB desconversa e sai pela tangente. Por isso, o nome do pré-candidato da oposição – se for concretizado nas convenções partidárias - sem o principal aval de Luiz Pontes, caminha célere para se tornar instrumento de suicídio político.

Rumores à parte, a verdade é que nos bastidores políticos o PSDB não quer dar a cabeça de chapa para Jacques Albuquerque. Da mesma forma, por sua vez, Jacques aliado aos partidos de menores expressões como PR, PTN e PEN quer a cabeça de chapa. Enfim, é uma união ouriçada e resta saber quem vai renunciar a esse "casamento" por mera conveniência.

Para concluir nossa postagem, duas cenas chamaram-me  a atenção: a primeira, Jacques Albuquerque ao fazer seu discurso, não ultrapassou a mais de dois minutos. Balbuciou nas palavras, emocionou-se e não disse mais nada, sendo logo acarinhado pela filha. A segunda, após o final do movimento, houve uma aglomeração defronte à Câmara, entre Paulo Vagalume, Jilsim, Cori e seu Nilson Frota. A conversa entre eles durou mais de meia hora. Sobre o assunto,  só Deus sabe!

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos desta novela mexicana.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial