QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



12 de setembro de 2016

NA SEGUNDA PESQUISA DATAFOLHA ROBERTO CLÁUDIO CRESCEU MAIS CINCO PONTOS

A segunda rodada da pesquisa O POVO/Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza mostra que o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) cresceu cinco pontos percentuais, passando de 27% para 32% das intenções de voto, e continua liderando a disputa. O deputado estadual Capitão Wagner (PR) cresceu quatro pontos, passando de 20% para 24%.

A ex-prefeita e atual deputada Luizianne Lins (PT) oscilou de 17% para 16%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a nova rodada deixa Wagner isolado na segunda posição, afastando a situação de empate técnico com Luizianne registrada na pesquisa anterior, realizada dias 18 e 19 de agosto.

O candidato Heitor Férrer (PSB) passou de 9% para 8% das intenções de voto; Ronaldo Martins (PRB), de 4% para 3%; e João Alfredo (Psol) de 1% para 2%. Gonzaga (PSTU), que não pontuou na última pesquisa, apareceu com 1%. Tin Gomes (PHS) não pontuou. Os eleitores que pretendem votar branco ou nulo passaram de 12% para 8%, e os indecisos de 9% para 8%.

Esta é a primeira pesquisa realizada após o início da propaganda eleitoral de rádio e TV, em 26 de agosto, e a realização dos debates entre candidatos. A pesquisa foi realizada com 816 eleitores, estratificados por sexo e idade, nos dias 8 e 9 de setembro em diversos bairros da Capital. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com o número CE-05460/2016. 

A principal mudança se deu entre as mulheres. Roberto Cláudio passou de 24% para 30%, enquanto Wagner passou de 18% para 23%. Luizianne, que estava tecnicamente empatada com ambos nesse segmento, oscilou de 20% para 17%.

Quando o quesito é idade, Luizianne cresceu cinco pontos entre os eleitores entre 16 e 24 anos, mas caiu oito entre os com mais de 60 anos. RC deve seu crescimento principalmente aos eleitores mais velhos: 14 pontos no segmento acima de 60 anos e sete entre os eleitores entre 35 e 44 anos. Wagner, por sua vez, cresceu sete pontos entre os eleitores entre 25 e 34 anos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário