Quinta, 19 de Outubro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

31 de julho de 2015

DIFERENTEMENTE DE ALGUNS GESTORES CEARENSES, PREFEITO DE MASSAPÊ NÃO ADERIU AO MOVIMENTO DE PARALIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS

Vários municípios do Estado do Ceará aderiram ao movimento de paralização para denunciar a atual situação de crise financeira das administrações municipais. Entre outras razões, a mobilização é “pressionar” o governo federal a liberar mais recursos às prefeituras. Assim, alguns prefeitos fecharam as portas por todo o dia de hoje, não havendo expediente interno e somente a emergência hospitalar funcionando normalmente.

Diferentemente de outros municípios cearenses, o prefeito de Massapê Antonio José Albuquerque (PROS) e o seu pai Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia do Ceará, não abraçaram a ideia porque entendem ser um prejuízo à municipalidade e um desserviço à população.

Ao contrário de fechar as portas para o povo, o jovem gestor de Massapê fez abrir os cofres da Prefeitura e está pagando os funcionários em um terço das férias de julho e salários reajustados, em respeito aos servidores do seu município, contrapondo-se aos prefeitos que ao invés de tentarem aprimorar a arrecadação própria e organizar o funcionamento dos serviços públicos, professam movimentos inoportunos “que ferem frontamente a linha de diálogo diretamente com os governos estadual e federal, como mencionou o deputado José Nobre Guimarães" (PT).

PARABÉNS, DENISE CARNEIRO!

Ontem (30/07) foi o aniversário da amiga Denise Carneiro (foto). Lamentavelmente, por lapso de memória e devido ocupações profissionais, esquecemos de fazer o registro aqui no blog. Entretanto, hoje faço questão de felicitá-la, desejando-lhe um turbilhão de coisas boas na sua vida: saúde, paz, alegria, sabedoria, discernimento e muitas maravilhas que você merece.

Nós, e um batalhão de amigos que desfrutam da sua amizade, somos todos prisioneiros de seu apreço, seu afeto e benevolência que nos estimulam a continuar lado a lado apreciando a sua vida e torcendo muito por você, como afirmara anteriormente ao registrar seu aniversário aqui neste espaço.

Que Deus possa iluminá-la, para que seus passos e os seus caminhos possam ser sempre protegidos pela força d’Ele.

Mesmo com um dia de atraso, receba os sinceros votos de parabéns pelo seu aniversário!

30 de julho de 2015

LEITORES IGNORAM QUE EXUPÉRY VAI ALÉM DO "PEQUENO PRÍNCIPE"

O dia 31 de julho marca o desaparecimento de Antoine Saint-Exupéry, que teve seu avião abatido por alemães enquanto fazia uma missão de reconhecimento em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Mais do que autor de "O Pequeno Príncipe", cuja adaptação para os cinemas chega ao país em meados de agosto, o francês é dono de uma obra respeitável, porém sufocada pelo seu clássico infanto-juvenil.
Mônica Cristina Corrêa, pós-doutora em Literatura Comparada Brasil-França, ligada à Succession et Fondation Saint-Exupéry e que desde 2005 se dedica a estudos sobre o autor, diz que, ao se aterem ao clássico absoluto de Saint-Exupéry, as pessoas perdem a oportunidade de conhecer o autor em si. "Muitos leitores se limitaram a repetir trechos do 'Pequeno Príncipe' como clichês de cartões de aniversário e não se deram a oportunidade de conhecer o piloto pioneiro. Menos ainda, o piloto militar que morreu pela França, que se deixou imolar por seu país... É lamentável, mas é consequência do mundo em que vivemos, no qual o 'produto' se sobrepõe a tudo".
Todos os livros do escritor dialogam fortemente com seu ofício de aviador, em uma época na qual guiar um avião era algo de extrema periculosidade. Cruzando os céus, Saint-Exupéry foi o responsável pelo correio entre a França e suas colônias na África. Também viveu dois anos no deserto do Marrocos, onde precisava dissuadir rebeldes a cessarem com os sequestros de outros pilotos franceses. "Seu dom para a comunicação fez dele um homem rapidamente estimado pelos árabes e possibilitou que salvasse alguns camaradas", pontua a pesquisadora. Em seguida, o francês se tornou piloto militar.
Essa experiência está presente em seis de seus títulos, "Correio do Sul" (1929), "Voo Noturno" (1931), "Terra dos Homens" (1939), "Piloto de Guerra" (1942), "Carta a um Refém" (1943), e, claro, "O Pequeno Príncipe", também de 1943, e em alguns outros textos e contos. A exceção à regra é "Cidadela", publicado postumamente. "Não se trata simplesmente de falar dos aviões ou da profissão: Saint-Exupéry diz que o avião, para ele, é 'uma ferramenta' e não uma 'finalidade'. Ou seja: é o meio que lhe permite observar a vida – e literalmente do alto", diz Mônica, que também é tradutora das novas edições de "O Pequeno Príncipe" e "Piloto de Guerra" que serão lançadas pela Cia. das Letras.
A especialista lembra que o autor afirmou em uma entrevista: "Tenho horror da literatura pela literatura. Por ter vivido ardentemente, pude escrever fatos concretos. Foi meu ofício que determinou meu dever de escritor", o que escancara como todos os seus livros refletem suas próprias experiências.
"'O Pequeno Príncipe' foi transformado num produto"
Mônica lamenta que o restante dos livros de Saint-Exupéry seja praticamente sobrepujado pela história do pequeno aviador perdido em um deserto. Segundo ela, isso acaba por simplificar e banalizar a vida e a obra do autor e diminui o próprio "O Pequeno Príncipe", que, recortado e afastado dos outros títulos, perde muito de sua riqueza.
"É claro que uma obra pode e deve ser lida como texto independente e cada leitor terá seu momento e sua interpretação. Mas o 'O Pequeno Príncipe', por ter sido o último livro escrito por um autor do quilate de Saint-Exupéry, mereceria uma leitura mais aprofundada e que conduzisse ao universo específico e maravilhoso de seu criador. Isso não acontece. São suas frases que viraram clichês, muitas vezes através de traduções únicas e pouco ligadas ao original, desenhos que viraram produtos de consumo, fantasias que desviam de um profundo senso de reflexão e de filosofia que o livro efetivamente tem".
Saint-Exupéry não conheceu todo o sucesso de sua obra mais famosa. Depois de publicar "O Pequeno Príncipe" em 1943, em Nova York, o autor embarcou para a guerra que o vitimaria antes que o livro infanto-juvenil chegasse à França, em 1946. Em vida, o escritor foi reconhecido, e inclusive premiado, por tudo o que precedeu o título que agora vira filme, chegando a ser o francês mais lido nos Estados Unidos naquela época. "Para quem lê apenas 'O Pequeno Príncipe', sinceramente, Saint-Exupéry, em toda a sua grandeza, inexiste. Há nos dias de hoje quem leia a obra e nem saiba quem a escreveu", diz Mônica. "Mas talvez essa também seja a função de uma obra, imortalizar uma ideia e não um homem", completa.
(Uol)

O ESTADO DO CEARÁ É O PRIMEIRO DA REPÚBLICA FEDERARIVA BRASILEIRA A RECEBER O LANÇAMENTO DO PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR 2015-2016

Dentre os 27 estados que formam a República Federativa Brasileira, o Estado do Ceará é a primeira unidade a receber o lançamento do Plano Safra Agricultura Familiar para 2015-2016. O anúncio foi feito durante solenidade comandada pelo governador Camilo Santana e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, nesta quarta-feira (29) no Palácio da Abolição em Fortaleza.

 “O Plano Safra prevê recursos garantidos, com juros subsidiados e negativos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre outros programas de crédito. Esse é um dinheiro que auxiliará os agricultores a comprar suas rações, animais, aparelhagens para produção de leite, comprar de veículos para ajudar a distribuir a sua produção.

Tudo para que possa melhorar a produção agrícola e pecuária”, celebrou o governador Camilo Santana. Para o ministro, o pioneirismo cearense se dará inclusive nas questões agrárias de todo o Nordeste. “Os caminhos do Brasil passam pelo Ceará, que foi o primeiro estado que aboliu a escravidão. Por isso quero que o estado também seja lembrado, no futuro, por cumprir o princípio da função social da terra”, destacou Patrus Ananias.

O recurso total de R$ 28,9 bilhões, para operações de custeio e investimento na agricultura familiar em todo o país, foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff no último mês de junho. Para o Estado do Ceará, está previsto um montante de R$ 689 milhões para a assinatura de cerca de 140 mil novos contratos de financiamento de projetos da agricultura familiar e agroindústrias.

Eles poderão ser contratados via programas como o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de outros. O pequeno produtor que se interessar pelo novo programa pode procurar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) para receber orientações técnicas. Com o projeto pronto, ele deve buscar instituições como o Banco do Nordeste (BNB) ou o Banco do Brasil para se inscrever na linha de crédito.

29 de julho de 2015

VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MASSAPÊ

Próxima sexta-feira (31) acontece a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, pelo Conselho Municipal de Assistência Social, no Pólo de Convivência Social, de 8h às 14, cujo tema é 'consolidar o Suas de vez Rumo a 2016'. A realização é do CMAS, Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Turismo. 
Você também é convidado!

DEPUTADO ANÍBAL GOMES ALFINETA EUNÍCIO OLIVEIRA E DIZ QUE ELE É QUEM DEVERIA SER EXPULSO DO PMDB


O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) reagiu, nesta quarta-feira, às declarações do ex-deputado federal Mário Feitoza, suplente do partido,  sugerindo a expulsão do parlamentar por infidelidade partidária. Mário sugeriu ao senador Eunício Oliveira que encaminhe a expulsão de Aníbal, que teria votado em Camilo Santana para governador e não em Eunício.

“Quem deveria ser expulso era ele (senador Eunício Oliveira!”, afirmou Aníbal Gomes, garantindo ter provas de que o senador trabalhou na campanha do então candidato a presidente da República, Aécio Neves, e não respaldando a chapa de Dilma Rousseff, que conta com o vice-presidente Michel Temer, dirigente do PMDB.

Aníbal confirmou o que disse em Saboeiro, durante solenidade em que estava presente o governador Camilo Santana: votou nele para o Palácio da Abolição.

A Comissão de Ética e Disciplina do PMDB vai se reunir nesta quinta-feira para apreciar novos processos de expulsão de infiéis, depois de ter expulso o vereador Carlos Mesquita, que recorre da decisão junto à direção nacional.
(Via Blog do Eliomar de Lima)

28 de julho de 2015

GOVERNADOR CAMILO SANTANA INDICA LÚCIO GOMES E ANTONIO BALHMAN COMO NOVOS SECRETÁRIOS

O Governo do Estado do Ceará anunciou, na noite de segunda-feira (27), os nomes de Lúcio Ferreira Gomes para o comando da Secretaria das Cidades e do deputado federal Antonio Balhmann para a Assessoria para Assuntos Internacionais.

Eles assumem, respectivamente, as vagas anteriormente ocupadas por Ivo Gomes e Danilo Serpa.

PERFIS
LÚCIO FERREIRA GOMES é de Sobral, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Metotologia do Ensino Superior e MBA em Finanças. Foi secretário de Urbanismo e Obras da Prefeitura de Sobral e secretário Chefe de Gabinete do Governo do Ceará. Atualmente ocupava cargo executivo na iniciativa privada.

ANTONIO BALHMANN CARDOSO NUNES é de Coreaú, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem especialização em Consultoria Empresarial. Deputado federal em seu terceiro mandato, sua atuação tem foco no desenvolvimento econômico da Indústria e do Comércio, na proteção das micro e pequenas empresas, na atração de investimentos e na defesa do setor empresarial do Ceará e do Brasil. Foi diretor-superintendente e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, secretário estadual de Indústria e Comércio duas vezes e presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A.
Informações via Adece

PARABÉNS AO AMIGO JUAREZ CÂMARA

Aqui neste portal de informação, registramos hoje (28/07) o aniversário do amigo Juarez Câmara. Queremos nesta oportunidade desejar-lhe um feliz aniversário e que esta data seja comemorada entre amigos e familiares por muitos e muitos anos.

Que você tenha uma vida cheia de realizações e surpresas agradáveis na vida pessoal e profissional, principalmente nas ondas do dial cuja voz ecoa pelos rincões do nosso Estado e Brasil afora.

Atualmente, Juarez Câmara trabalha na Rádio Guanacés AM 1470, em Itapajé Ceará.

Parabéns, meu amigo!

DILMA LANÇA O “DIALOGA BRASIL” PARA OUVIR SOCIEDADE SOBRE AÇÕES DO GOVERNO

Com a intenção de ampliar a participação da sociedade na elaboração de programas do governo, a presidenta Dilma Rousseff lança hoje (28) um novo canal de comunicação com a população na internet. Com o nome Dialoga Brasil, o site será criado para estimular a participação digital nas atividades governamentais.

De acordo com informações da página da plataforma no Facebook, o Dialoga Brasil vai apresentar 14 temas e 80 programas prioritários do governo “para que a população proponha melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros”. “Em novembro de 2015, o governo federal começa a responder às três propostas mais apoiadas de cada programa”, diz ainda a descrição

A cerimônia está marcada para as 15h, em Brasília. A intenção é receber a colaboração de internautas com propostas e opiniões sobre os programas governamentais, com o objetivo de melhorá-los. Um perfil com o tema circula nas redes sociais e tem incentivado a interação da sociedade sobre as ações do governo.

27 de julho de 2015

“A VEJA É UM PARTIDO POLÍTICO DISFARÇADO DE REVISTA”

O lixo semanal da revista Veja traz na capa um close do rosto desfigurado do Lula com uma chamada ameaçadora: “A vez dele”. No subtítulo, faz alusão a supostas revelações do empreiteiro da OAS, que incriminariam Lula. De sobremesa, a revista oferece uma chanchada: “como o filho Lulinha ficou milionário”.

A Veja não surpreende; iludidos são aqueles seres humanos de boa fé que ainda se surpreendem com a vilania daquela revista. A Veja apenas ensina que a patifaria, o ódio e o desprezo de classe não têm limites.

Empregando linguagem asquerosa, a revista investe contra Lula com um desrespeito inaceitável a um ex-Presidente. Em qualquer democracia, ensejaria à prisão pelo crime de ofensa à honra: “Léo [Léo Pinheiro, da OAS] e Lula são bons amigos. Mais do que por amizade, eles se uniram por interesses comuns. Léo era operador da empreiteira OAS em Brasília. Lula era presidente do Brasil e operado pela OAS. Na linguagem dos arranjos de poder baseados na troca de favores, operar significa, em bom português, comprar. Agora operador e operado enfrentam circunstâncias amargas”.

O empreiteiro desmentiu a revista, que ainda assim manteve a circulação.

A atuação partidária da Veja não é novidade. Para a revista, ter status de 'empresa de comunicação' serve de fachada para o crime”. A quatro dias da eleição de outubro de 2014, Veja antecipou em dois dias seu lixo semanal trazendo na capa Dilma e Lula em close e a chamada “Eles sabiam de tudo” [sic], com um subtítulo espalhafatoso baseado em suposto depoimento do doleiro-criminoso Youssef.

Tanto antes como agora, a revista não baseia suas infâmias em fatos concretos, mas simplesmente em mentiras e elucubrações que satisfazem a obsessão patológica de desmoralizar Lula, Dilma e o PT.

Não é só a Veja que usa a “liberdade de expressão” como álibi para a prática criminosa. Este é o método da mídia oposicionista e seus servos ideológicos. Merval Pereira, do jornal O Globo, é um praticante contumaz dessa técnica. Na coluna de sábado 25.07 [“O diálogo inviável”] Merval perpetrou um repertório de acusações que decerto lhe foi servido pelo seu colega FHC no chá da tarde na Academia Brasileira de Letras:

 “... o PT revelou-se um partido que adota meios corruptos para fazer política, e usa o Estado para financiar seus esquemas, com o objetivo de dominar a máquina pública pelo maior tempo possível;
 
o PT ... é, até que se prove o contrário, o único [Partido] que sequestrou o Estado brasileiro para montar um esquema de domínio político na tentativa de se perpetuar no poder;
 
... o PT inaugurou uma nova fase da corrupção brasileira, muito mais danosa à democracia por que se alimenta da própria máquina do Estado para continuar dominando-a indefinidamente;
 
... para, através do desvio de recursos do Estado brasileiro, controlar a vida partidária nacional e desvirtuar o sistema de coalizão partidária através de distribuição de verbas ao Legislativo, envenena o nosso sistema democrático, desmonta a convivência harmônica entre os Poderes da República, quebra o sistema de pesos e contrapesos próprio da democracia representativa;
 
Como partido organizado e bem comandado, o PT transformou a roubalheira generalizada em instrumento de controle político. O que mudou nos anos petistas é que a roubalheira nas principais áreas do governo foi monopolizada pelo esquema político que almeja a hegemonia. Sem mudar essa postura diante da democracia, não há razão para a busca de um diálogo”.

O Presidente Lula nomeou diretamente dois presidentes da Petrobrás – José Eduardo Dutra e Sérgio Gabrielli. A Presidente Dilma nomeou Maria das Graças Foster e Aldemir Bendine. Durante os 16 meses de frenético espetáculo jurídico-midiático da Operação Lava Jato que começou em março de 2014, nenhuma autoridade da Petrobrás designada diretamente por Lula e Dilma estão indiciadas ou são suspeitas.

As pessoas da própria Petrobrás implicadas na corrupção, como se sabe, são cinco ou seis funcionários de carreira de uma empresa que tem no seu quadro funcional quase 250 mil empregados.

Entre os outros mais de sessenta envolvidos no escândalo que foram arrolados até o momento pelo Judiciário, apenas um deles é do PT, o ex-tesoureiro. Os demais são empresários, lobistas, consultores, doleiros, além de agentes políticos que pertencem ao PMDB, PP, PSB, PSDB e que representam a maioria dos políticos implicados.

Apesar disso, o espetáculo jurídico-midiático promove intencionalmente uma narrativa desequilibrada e desproporcional para desmoralizar o PT.

Merval precisa comprovar a materialidade das imputações feitas ao Partido. Elas são de tal gravidade que, se verdadeiras, implicariam na proscrição de qualquer organização com as características por ele arroladas. Caso o colunista da Globo não comprove suas palavras levianas, não resta outro caminho que não um processo judicial pela ofensa desferida a quase um milhão e seiscentos mil pessoas filiadas ao PT.

Para a revista Veja, o caminho é o mesmo, e deve começar pela apuração do crime cometido na véspera do segundo turno eleitoral de 2014, até hoje sem resultados conhecidos.

Nunca antes na história do Brasil o ambiente esteve tão intoxicado pelo reacionarismo e por práticas fascistas que difundem ódio e intolerância. É essencial agir-se urgentemente contra essa realidade usando os remédios da democracia, das leis e da Constituição.
Informações Carta Maior

23 de julho de 2015

PREFEITO ANTONIO JOSÉ ALBUQUERQUE VAÍ À FABRICA GRENDENE E SE ENCONTRA COM DIRETORES E FUNCIONÁRIOS

Reconhecedor do papel na geração de emprego e renda desenvolvida pela Grendene Sobral, o prefeito de Massapê, Antonio José Albuquerque, (PROS) foi recepcionado pelo diretor industrial Nelson Rossi, na manhã desta quarta-feira (22), onde teve a oportunidade de conhecer algumas inovações que estão sendo praticadas na empresa e visitar praticamente todas as unidades da fábrica de calçados. 

Valorizando a integração da empresa com a cidade de Massapê, que tem atualmente 2.500 massapeenses empregados, a visita de cortesia serviu também para ver as boas práticas e o exemplo de gestão da empresa.
Por Armando Costa

CÂMARA DE MASSAPÊ APROVA REAJUSTE DE 13,5% PARA SERVIDORES MUNICIPAIS

Os vereadores de Massapê aprovaram nesta quinta-feira (23), o Projeto de Lei nº 009/2015, de 07 de julho do ano em curso, que reajusta em 13,5 o salário dos servidores públicos municipais da Secretaria de Educação.

A atitude do Legislativo em dar celeridade à aprovação do projeto do Prefeito Antonio José Albuquerque é mais do que nunca um reconhecimento que a sua proposta é de alta relevância, levando-se em consideração que a mensagem  enviada pelo chefe do Executivo era de extrema urgência, em atenção e respeito e carinho à categoria.  

Por unanimidade, sendo 10 (dez) votos a favor do Projeto do Prefeito - já que o presidente só vota em caso de empate - os vereadores aprovaram o percentual de reajuste do benefício que incidirá no pagamento a ser acrescido no salário-base, com efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2015, conforme havíamos publicado aqui neste portal de informação.

Os valores regressivos referentes ao reajuste determinado na Lei, o município de Massapê deverá fazê-lo em cota única ou em parcelas não superiores a 05 (cinco), em concordância à conveniência e oportunidade da Administração Pública, tendo em vista à situação financeira e econômica por quais passam as prefeituras municipais de todo território nacional.

Estiveram presentes 11(onze) vereadores na Sessão Extraordinária: Adriano Pontes Albuquerque (presidente do Legislativo - PROS), Luiz Carlos Carneiro Frota (vice-presidente - PROS), Carlos Michel Tomaz (1º secretário - PROS), Mário César Olímpio Vasconcelos (2º secretário - PSDB), Francisco Auteri Albuquerque Moura (líder do prefeito - PT), Antonio Gerson Barros Moreira (Gersim - PROS), Mac Loal Sales (Banguelino - PSDB) Luiz Olímpio Filho (Luizim - PSDB) Paulo Henrique Canuto Machado (Paulo Vagalume - PSDB), Francisco Brito Oliveira (Pantico - PSDB), além da presidente dos servidores públicos municipais, Maria da Penha de Farias e muitos professores.

Ausentes os vereadores Igor Bruno Aguiar Marques (DEM) e Estevão Farias Vale (Dr. Estevão – PC do B).

21 de julho de 2015

PREFEITO ANTONIO JOSÉ ALBUQUERQUE ENVIA À CÂMARA PROPOSTA DE REAJUSTE PARA SERVIDORES DE MASSAPÊ

A Prefeitura de Massapê, estado do Ceará, enviou projeto de lei para Câmara Municipal visando um reajuste salarial aos servidores públicos da educação. Caso a medida seja aprovada pelos vereadores, o beneficio incidirá no pagamento a ser acrescido no salário-base, com efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2015.

Encaminhado pelo prefeito, Antonio José Aguiar Albuquerque (PROS), o Projeto de Lei contempla os servidores do município de Massapê, notadamente dos professores, diretores, coordenadores e outros cargos referentes à Secretaria de Educação.

A proposta representa um aumento real de 13,5. Levando-se em consideração sua relevância, o prefeito sugere que o proposta seja votada em extrema urgência, principalmente em apoio e respeito à educação do seu Município, cuja área da sua administração vem tratando com muito carinho.
 
Desta forma, o Presidente da Câmara Municipal Adriano Pontes no uso de suas atribuições legais, já enviou documento de convocação aos senhores vereadores para realização da Sessão Legislativa Extraordinária, que se realizará dia 23 de julho de 2015, a partir das 9h, no Plenário daquela Augusta Casa.

20 de julho de 2015

PARABÉNS À GLORIA RAÍSSA

Neste 20 de julho, parabenizamos à jovem Glória Raíssa (foto) que hoje completa 22 anos de vida. Desde cedo, ela vem celebrando seu aniversário entre amigos e familiares.  Raíssa é acadêmica de Direito das Faculdades Inta e filha da nossa amiga, professora e educadora Renata Marques, esposa de Jucelino Lourenço, coordenador geral do CVT de Massapê.

Desta forma, você também recebe os mais sinceros cumprimentos de sua legião de amigos e dos que fazem o blog Massapê Indo e Voltando, desejando-lhe muita saúde, felicidades, paz, alegrias e muitas conquistas.
Receba os parabéns também de seus irmãos Carlos Augusto e Othelino Marques.
Que seus sonhos e desejos se tornem realidade.

17 de julho de 2015

É BOM DEMAIS UM AMANHECER NUBLADO E CHUVOSO

A sexta-feira amanheceu com o tempo nublado e chuvoso, em Massapê. Logo cedinho, caiu uma bela chuva em nosso torrão natal, deixando ruas e avenidas bem molhadas. É uma dádiva preciosa e divina vivenciar essa atmosfera gostosa. Neste momento, a previsão é de chuva. Para este blogueiro, não há felicidade tamanha ver um clima tão bonito e gostoso, embora não estejamos na estação invernosa. 

Mesmo assim, dá-me vontade recitar o poema "Manha de Inverno", de Machado de Assis, maior nome da literatura nacional.
Então, vamos lá!
Manhã de Inverno

Coroada de névoas, surge a aurora 
Por detrás das montanhas do oriente; 
Vê-se um resto de sono e de preguiça, 
Nos olhos da fantástica indolente. 

Névoas enchem de um lado e de outro os morros 
Tristes como sinceras sepulturas, 
Essas que têm por simples ornamento 
Puras capelas, lágrimas mais puras. 

A custo rompe o sol; a custo invade 
O espaço todo branco; e a luz brilhante 
Fulge através do espesso nevoeiro, 
Como através de um véu fulge o diamante. 

Vento frio, mas brando, agita as folhas 
Das laranjeiras úmidas da chuva; 
Erma de flores, curva a planta o colo, 
E o chão recebe o pranto da viúva. 

Gelo não cobre o dorso das montanhas, 
Nem enche as folhas trêmulas a neve; 
Galhardo moço, o inverno deste clima 
Na verde palma a sua história escreve. 

Pouco a pouco, dissipam-se no espaço 
As névoas da manhã; já pelos montes 
Vão subindo as que encheram todo o vale; 
Já se vão descobrindo os horizontes. 

Sobe de todo o pano; eis aparece 
Da natureza o esplêndido cenário; 
Tudo ali preparou co’os sábios olhos 
A suprema ciência do empresário. 

Canta a orquestra dos pássaros no mato 
A sinfonia alpestre, — a voz serena 
Acordo os ecos tímidos do vale; 
E a divina comédia invade a cena.
 


SENADO APROVA RESTRIÇÃO PARA CONTRATAR PESQUISAS ELEITORAIS

Os veículos de comunicação podem ficar impedidos de contratar empresas de pesquisas sobre eleições ou candidatos que nos 12 meses anteriores ao pleito tenham prestado serviços a partidos políticos, candidatos e a órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Essa vedação está no projeto aprovado nesta quinta-feira (16) pelo Senado.

O PLS 473/2015, que veio da Comissão da Reforma Política, estabelece também que a proibição se aplica somente às empresas que prestam serviço na mesma região onde vai ser feita a pesquisa eleitoral.

O relator da comissão, Romero Jucá (PMDB-RR) justificou que, nos últimos anos, as pesquisas de intenção de voto têm servido para orientar a decisão de eleitores sobre a escolha de seu candidato, assim como direcionar ou redirecionar as campanhas eleitorais. De acordo com o senador, isso é confirmado pela grande expectativa gerada na campanha eleitoral quando órgãos de comunicação anunciam a divulgação das pesquisas.

- É incompatível. Você não pode ter um instituto fazendo uma pesquisa e publicando o resultado como se fosse para uma rede de comunicação em um estado e, ao mesmo tempo, esse instituto ser contratado por um partido político, pelo governo estadual ou pela prefeitura. O instituto de pesquisa vai ter que escolher para quem trabalhar - afirmou Jucá.

A proposta seguiu para a Câmara dos Deputados, mas a Comissão da Reforma Política vai retomar em agosto as discussões sobre outras regras para pesquisas eleitorais. Há uma proposta de emenda constitucional em exame para disciplinar a veiculação dos resultados das enquetes.

Segundo o texto, fica vedada a divulgação de pesquisas eleitorais por qualquer meio de comunicação, a partir do sétimo dia anterior até às 18 horas do dia do pleito.

COMISSÃO DA AL APROVA CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO CID GOMES

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, aprovou durante sessão sessão plenária realizada na última quarta-feira (15) o decreto legislativo nº 05/15 referente a prestação de contas do ex-governador Cid Gomes relativa ao exercício de 2014. Vinte e nove deputados foram favoráveis, seis contrários e uma abstenção. 

O Plenário aprovou ainda duas mensagens do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e uma do Executivo Estadual. A de nº 03/15, que acompanha o projeto de lei nº 39/2015, do TJCE, modifica a organização administrativa do Poder Judiciário. Duas emendas ao texto foram aprovadas: uma modificativa do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), e uma supressiva do deputado Renato Roseno (Psol).


Já a mensagem nº 04/15, que acompanha o projeto de lei nº 40/15 e também de autoria do Tribunal de Justiça, trata sobre despesas processuais cobradas pelas atividades desenvolvidas pelos órgãos do Poder Judiciário no Ceará. A matéria foi aprovada com cinco emendas: duas do deputado Zezinho Albuquerque, duas do deputado Audic Mota (PMDB) e uma do deputado Renato Roseno.


Os parlamentares também aprovaram a mensagem nº 7.760/15, que acompanha o projeto de lei nº 46/2015, de autoria do Poder Executivo. O texto autoriza o auxílio financeiro, por meio da Secretaria de Esporte do Estado do Ceará, a associações cearenses que fomentam o futebol.
(Informações via site da Assembleia)

15 de julho de 2015

DEPOIS DE REUNIÃO ANTEONTEM (13), O PROS DO CEARÁ DIVULGOU NOTA À SOCIDADE CEARENSE

Depois de terem se reunido na última segunda em Fortaleza, filiados e integrantes do PROS no Ceará emitiram uma nota à sociedade cearense, na qual falam da reunião e, ao tempo, convidam para um novo encontro dia 17 de agosto, nova segunda-feira, de onde será definido o egresso ou permanência no partido prosista.  

VEJA A NOTA
Mais de mil pessoas, entre filiados e aliados do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) do Ceará, marcaram presença no primeiro encontro de lideranças de 2015, realizado nesta segunda-feira (13) no Hotel Romanos, bairro Messejana. E o espírito de união entre os participantes foi um das principais vertentes da reunião, em que foi realizada uma avaliação do cenário político nacional e as perspectivas para o futuro.

Antes do início, todos aplaudiram de pé, por mais de um minuto, em homenagem ao deputado estadual do Pros Wellington Landim, falecido no último mês de junho. O ex-governador do Ceará, Cid Gomes, foi o responsável por mediar uma conversa informal entre os presentes, numa troca de informações sobre os possíveis rumos políticos para o segundo semestre de 2015. Assim como obtiveram apoio em ocasiões anteriores, inclusive quando se filiaram ao Pros em 2013, as lideranças receberam um retorno positivo para seguirem juntos no projeto de fazer o Estado avançar cada vez mais, independente das decisões a serem tomadas.

"Nós não vamos definir nada nessa reunião. Nesse momento, quero ouvir a opinião de vocês, definir a situação de cada município. Esse é apenas o primeiro de outros encontros que teremos. Sabemos que no cenário nacional a situação não está fácil, há muita gente mal intencionada. Temos que ajustar as coisas com calma, pois a nossa prioridade é continuar com o apoio de todos para servir ao nosso Ceará como sempre temos feito", destacou Cid Gomes durante o encontro.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou esse diálogo como essencial para manter uma coligação forte nas disputas eleitorais de 2016. "Decisão partidária tem que ser majoritária. É preciso que as bases do interior e da capital sejam ouvidas. Vamos ouvir com clareza as ideias, reflexões, para traçar o caminho que será tomado pelo partido. Ainda é muito cedo, pois desde a última eleição não tínhamos feito um encontro em larga escala como esse. Não precisamos nos precipitar, esse é apenas o começo de um diálogo e partido se faz coletivamente", disse.

Marcaram também presença no encontro a vice-governadora do Estado, Izolda Cela; o ex-governador e ministro Ciro Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; os deputados federais Antonio Balhmann, Domingos Neto e Leônidas Cristino; os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Sineval Roque, Odilon Aguiar, Antonio Granja, Manoel Duca, Odilon Aguiar, Robério Monteiro e José Sarto; os secretários Arialdo Pinho, Ivo Gomes, Jeová Mota, Mauro Filho e Mirian Sobreira; entre outras autoridades.

Um novo encontro entre as lideranças do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) do Ceará e aliados foi agendado para o próximo dia 17 de agosto.

ESTADO DÁ DESCONTO DE ATÉ 100% EM JUROS E MULTA PARA CONTRIBUINTE QUITAR DÍVIDA

Os contribuintes, pessoas física e jurídica, com débitos tributários estaduais poderão pagar suas dívidas em até dez anos e com até 100% de desconto em multas, juros e encargos. 

As condições de pagamento foram anunciadas, ontem, pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), e serão realizadas por meio do novo programa Conciliação do Débito Fiscal Estadual. 

Aprovado por unanimidade, ontem, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o programa permitirá adesão do contribuinte a partir do próximo dia 27 até 31 de outubro. Podem aderir quem tem fatores geradores de dívidas até 31 de dezembro de 2014, em relação a ICMS, IPVA, ITCD e débitos não-tributáveis. A dívida pode ser paga à vista ou em três, cinco ou dez anos, com valor mínimo da parcela de R$ 200.

Para facilitar o processo de pagamento dos cerca de 250 mil contribuintes devedores, a Sefaz realizará, em parceria com o Tribunal de Justiça e bancos, um evento de conciliação no Centro de Eventos, do dia 13 a 16 de agosto. Nos quatro dias, haverá cerca de 100 funcionários da Sefaz, quatro juízes e três bancos para que contribuintes possam ter dívida quitada e, ao mesmo tempo, encerramento do processo que o Estado havia acionando contra o devedor. Pagamentos serão aceitos no sábado e domingo do evento.

“Estamos estudando a possibilidade de realizar esse evento no Cariri, em Juazeiro do Norte, e outro em Sobral. Para o Poder Judiciário é interessante para reduzir processos judiciais tramitando no Tribunal”, adianta Mauro Filho, secretário da Fazenda. Ele diz que o total da dívida ativa do Estado é de R$ 6 bilhões e que não há expectativa de arrecadação com esse novo programa de conciliação.

As condições impostas pelo Estado para a conciliação são: pagamento em dinheiro; dívidas geradas até 31 de dezembro de 2014; adesão até 31 de outubro; vencimento das parcelas no último dia útil do mês; parcela mínima de R$ 200; e desistência da demanda judicial por parte dos contribuintes que optarem pelo pagamento.

Pela primeira vez, parcelamento das dívidas não necessitará de garantias. Quem pagar à vista, o desconto é 100%. Em três anos, 80%; cinco anos, 70%; dez anos, 50%. “É o momento do Estado propor condições diferenciadas para que empresas voltem a se normalizar perante o fisco. Não só para elas trabalharem com tranquilidade, para vender mais, empregar mais, e participarem do processos licitatórios”, diz.
Informações O Povo Online

14 de julho de 2015

RESPOSTA DE JORGE COSTA À MATERIA QUE POSTEI, INTITULADA UM SOFISMA, QUE FALA EM SUA PESSOA

Meu amigo Aldênis Fernandes, acabei de ler sua postagem e fiquei surpreso com suas colocações, totalmente contrárias ao que eu escrevi e relatei.
Em nenhum momento eu afirmei que estávamos bêbados, até porque tomamos apenas duas cervejinhas pequeno minhas, pagas por você inclusive.
Outra coisa: Em nenhum momento eu também afirmei que você tinha dito que O VICE SAIRIA DO PSDB. Procure ler e interpretar o que eu falei. EU DISSE QUE VOCÊ HAVIA AFIRMADO QUE A VICE "PODERIA SAIR DO PSDB". Veja a palavra PODERIA... E foi isso que você me disse.
Finalizando: Nunca quis ser mais rico, nem melhor que ninguém, porém REALMENTE EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE NÓS DOIS, que, sequer merece ser discutida em redes sociais, tanto é verdade que lhe procurei hoje no seu ambiente de trabalho (Câmara) e vc não estava.
Amanhã irei ao seu encontro e aí a gente se entende.
Um abraço.

OBSERVAÇÃO DO BLOG MASSAPÊ INDO E VOLTANDO Mais uma vez quero reafirmar, meu caro Jorge Costa, e amanhã você terá que me pedir desculpas, por aquilo que não afirmei e você fez presunção de ideia equivocada e tendenciosa.

13 de julho de 2015

SOBRE A MATÉRIA 'CONJUNTURA POLÍTICA DE MASSAPÊ: ANÁLISE DO PRESENTE, PASSADO E PERSPECTIVA PARA O FUTURO, O BLOG RECEBE UMA OPINIÃO DO VEREADOR AUTERI MOURA

Companheiro Aldênis Fernandes, 
Sua matéria sobre a conjuntura política foi brilhante, como sempre! Porém, na minha modéstia opinião, faltou você dizer que o prefeito também contará com o apoio do PT e do deputado estadual Moisés Braz, que obteve mais de 3.000 (três mil votos) nas eleições passadas. Mande os nossos adversários somarem a votação de Moisés e Zezinho, e compará com a votação de Jacques e Carlos Matos. Apenas uma dica!
Auteri Moura

LIDERANÇAS DO PROS DE MASSAPÊ PARTICIPAM DE ENCONTRO EM FORTALEZA

Nesta segunda-feira, 13, integrantes do PROS massapeense estiveram participando de um encontro com lideranças do partido no Ceará. Representando o partido local, o prefeito de Massapê, Antonio José Albuquerque e o presidente da Câmara, Adriano Pontes Albuquerque. Entre os representantes prosistas, estavam o ex-governador Cid Gomes, ex-ministro Ciro Gomes, Presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deputado federal Leônidas Cristino, entre outros.

A reunião serviu de instrumento para tratar do cenário político e discutir o destino do partido rumo às eleições do próximo ano. Este plano, por sinal, faz parte de uma discussão que já vem sendo bastante propagada e discutida na hipótese também das lideranças do PROS migrarem para o PDT, partido da base aliada à presidente Dilma e de os Ferreiras Gomes terem recebido um convite especial do Presidente Nacional do Partido Democrático Trabalhista, o senhor Carlos Roberto Lupi.

UM SOFISMA

A propósito da matéria publicada aqui no blog, intitulada 'CONJUNTURA POLÍTICA DE MASSAPÊ: UMA ANÁLISE DO PRESENTE, PASSADO E PERSPECTIVA PARA O FUTURO', cuja matéria causou muita repercussão e polêmica no meio político, queremos ressaltar e contestar o teor de uma matéria no blog Jorge Costa, sob o tema "ALIANÇA SERIA CONTESTADA", que usou de um argumento lhe parecendo correto, mas que é enganoso, levando aos leitores má interpretação daquilo que não aconteceu. 

Um exemplo de sofisma difundido na sua matéria foi a alegação de que eu teria afirmado que o vice sairia do PSDB. Em nossa curta conversa, que não atingiram dois minutos, porque tive que deixar um amigo em sua residência, apenas perguntei-lhe se tinha lido nossa matéria. Ao responder disse que não, mas iria lê-la. Disse-lhe, leia e depois faça sua análise.

Então, o Jorge criou uma resenha política, ou seja, uma extensão descritiva totalmente inexistente. Nem eu e nem você estávamos bêbados, inconscientes ou fora de si. 

Em algumas ocasiões, e diga-se de passagem poucas, já nos encontramos. Mas prefiro não entrar em detalhes sobre questões políticas, porque eu e você divergimos no campo das ideias político-partidárias.

Jorge, espera-se que da próxima vez ao postar uma matéria você não possa desvirtuar um assunto, como você já fizera em outras oportunidades, criando uma suposta conversa ou uma entrevista com alguém em que você pontuou aquilo que não foi proferido pela pessoa que você entrevistou.

E para finalizar, Massapê sabe muito bem a diferença entre mim e você!

'ENTENDIMENTO ENTRE PT E PSDB É SAIDA PARA CRISE'

O senador Cristovam Buarque (PDT) acredita que só um entendimento entre PT e PSDB será capaz de diminuir a crise política no país; para ele, a presidente Dilma Rousseff "deveria adotar uma postura humilde e buscar o entendimento"; "Temos que sair deste Fla x Flu que é o PT x PSDB. Este país não aguenta mais esta disputa. E qual a maneira de encarar isso? Com o entendimento, entre eles, inclusive", defendeu Buarque, em entrevista neste domingo (12); na avaliação do senador, "PT e PSDB não têm nenhuma discordância ideológica de interesses diversos", o que facilitaria um acordo; "A política econômica da Dilma é muito parecida com o que faria o PSDB. O Joaquim Levy poderia ser ministro do Aécio. A disputa está sendo eleitoreira e comportamental. Isto tem que ser quebrado. Como se quebra isso? Com o entendimento", reforça
Brasil 247

11 de julho de 2015

CONJUNTURA POLÍTICA DE MASSAPÊ: UMA ANÁLISE DO PRESENTE, PASSADO E PERSPECTIVA PARA O FUTURO

A pouco mais de um ano e três meses das eleições vindouras, o blog Massapê Indo e Voltando, o primeiro portal de informação massapeense criado no município, com o seu trabalho de noticiar, bem informar e opinar perante aos seus milhares de leitores, vem fazer uma breve análise da conjuntura política, e o que se deve prognosticar para o pleito de 2016.

Nas principais rodas de conversas políticas - às vezes com presenças de pessoas aliadas ou desafetas aos grupos políticos existentes no município de Massapê, sempre têm aqueles que fazem colocações, indagações, ocasionalmente inesperadas. Entre tantos assuntos e bate-papos, certa vez uma pessoa chegou à seguinte indagação? Quem é a verdadeira oposição ao prefeito Antonio José (PROS)? O PSDB de Luiz Pontes ou o PMDB de Jacques Albuquerque?

Um amigo mais metódico no campo das ideias políticas, respondeu sem titubear, ninguém! Enquanto outro disse: “é Luiz Pontes, Jacques não é oposição e nunca será, é apenas um dissidente”. Preferimos acreditar diante dessas e outras assertivas populares - tenham ou não fundamentos - a disputa pelo poder é natural na política. Será aqui em Massapê ou em qualquer município do Brasil. Não existe partido em que não se discuta a disputa pelo poder.

No entanto, o blog usando um pouco de seu pragmatismo político entende que dificilmente a oposição parte unida nas eleições do próximo ano. Por quê? Porque é muito simples explicar o óbvio: tanto Jacques como Luiz Pontes têm suas vaidades políticas, além do mais nunca foram unidos e jamais se unirão. É que nem água e óleo nunca se misturam, por mais que queiram insistir.

A relação entre eles sempre foi conflituosa, sendo agravada nas campanhas políticas. No pleito de 2008, e no ardente desejo de retornar à Prefeitura - após já ter perdido três disputas consecutivas, Jacques Albuquerque num de seus discursos calorosos elevou o tom e pegou pesado ao afirmar que iria ganhar as eleições para tirar os “guabirus” da Prefeitura, referindo-se ao grupo político comandado por Luiz Pontes. Isso significa dizer que o desentendimento político há mais de duas décadas não irá ser esquecido de uma hora pra outra. Claro que não! Os desentendimentos entre eles ainda permanecem vivos e fortes na cabeça do eleitorado massapeense.

Para reforçar essa tese, basta recorrer à campanha de governador do Ceará, em 2014, quando foi anunciado à vinda de Eunício Oliveira a Massapê para participar de uma passeata. Jacques queria o movimento político partindo do Mumbaba de Baixo; enquanto Luiz queria do comitê do PSDB, próximo às dependências do CVT.  Em razão da falta de consenso político, nem houve a passeata naquele momento.

A soberba tomou conta da oposição massapeense. Antes da decisão do TSE, que decretou sentença penal condenatória de um processo do Ministério Público Eleitoral contra políticos do PSDB local, Fernando Antonio, candidato derrotado nas eleições de 2012, no afã de sair (pré) candidato novamente prenunciava ser postulante ao Paço Municipal. Essa ideia meio abstrata ele deixou transparecer nos convites em carros de som que poderia ser a força do partido em 2016. Ele deu seu apoio à candidatura de Moses Rodrigues a prescindir, apoiar os candidatos proporcionais de Luiz Pontes, causando um forte descontentamento dentro do partido. Em uma das postagens feitas no blog Jorge Costa, o blogueiro chegou a citar que Luiz Pontes teria lhe afirmado que o PSDB lançaria candidato próprio no ano que vem. Por sua vez, Jacques Albuquerque também tem suas pretensões de sair (pré) candidato. Isso demonstra evidências de que a oposição está dissonante, ou seja, ninguém se entende. Cada um deles com suas vaidades próprias que não rimam com alinhamentos políticos.

A oposição caminha em passos muitos lentos, sem encontrar unidade. Da mesma forma, está dividida e manifesta ódio e rancor ao criticar por criticar, sem ideias coerentes e consistentes. Como os casamentos por conveniência, as oposições de Massapê também vão acabar de modo a envergonhar os seus eleitores.

Aconteceu ano passado, eles não se uniram em torno de um chapa congênere. Cada um apoiou deputados estaduais e federais diferentes. Rolaram apostas pelos quatro cantos da cidade na tese de que os candidatos apoiados pelo prefeito e o presidente da Assembleia seriam relegados a segundos planos. Depois das urnas abertas, os candidatos majoritários e proporcionais defendidos por pai e filho foram os vencedores em primeiros lugares. Já os da oposição perfilaram em segunda, terceira e quarta posições.

Mas, partamos do pressuposto de que haja alinhamento político entre PMDB e PSDB – que acho muito improvável – mesmo assim é muito difícil o atual prefeito perder as eleições em 2016. Além do que já foi feito na Saúde, Educação, Infraestrutura e Ação Social, Antonio José está planejando muita coisa boa, vindo por aí. O prefeito está bem intencionado para realizar muitas coisas para a qualidade de vida da população massapeense.

Trouxe sete ambulâncias; construiu e reformou escolas municipais modernas; sistematicamente vem distribuindo cestas básicas à população carentes; faz a cultura resplandecer, trazendo bandas renomadas e cantores nacionais; já estar em processo avançado na construção do matadouro público, vem construindo praças na sede e distritos para o lazer da população; vem construindo a estrada de Massapê a Meruoquinha, um anseio acalentado de muitos anos no coração daquela comunidade, e por aí vai. Tem muito mais, basta à população acreditar e esperar pra ver.

Ele conta com apoios importantes, além de aglutinar forças na esfera local, como a Prefeitura, Câmara de vereadores, sustentáculo do Presidente da Assembleia e apoios dos governos estadual e federal totalmente a seu favor. Basta observar a força e união de todos eles nas fotos que se seguem.
Para exemplificar essa constatação, ressalte-se um dos trechos pronunciados no dia em que o governador do Ceará, Camilo Santana, esteve inaugurando a pavimentação asfáltica da estrada Massapê ao distrito de Tangente, ao afirmar: “Aqui assumo o meu compromisso de trazer ainda nessa gestão do prefeito Antonio José, uma fábrica para garantir trabalho digno à população. E tem mais, ele terá todo o meu apoio no que for necessário para garantir a qualidade de vida dos irmãos massapeenses”, ressaltou.

Por tanto, ratifico que é por estas e outras razões que o prefeito do município de Massapê, apesar das dificuldades encontradas com a recessão e queda do FPM, apesar das adversidades pelos quais passam os municípios de todo o Brasil, ele será reeleito à Prefeitura de Massapê, em 2016. Junto ao seu pai, eles são a maior liderança no município. Para eles, o silêncio é o único som conveniente para um bom jogador político, sobretudo não dando importância às futricas e picuinhas políticas que partem de uma oposição desarmônica.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial