QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



2 de fevereiro de 2015

ACOMPANHE O DISCURSO DE POSSE DO DEP. E PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA, ZEZINHO ALBUQUERQUE

”Muito bom dia, senhoras e senhores aqui presentes. Bom dia a todos os cearenses que nos acompanham neste momento pela TV Assembleia, Rádio FM Assembleia e demais emissoras que transmitem esta sessão na Capital e no Interior do Estado.
Em especial, nosso bom dia a todos os deputados estaduais que comigo compõem a legislatura 2015/2019. Saúdo também aos ex-deputados que nos prestigiam hoje, autoridades que aqui se encontram, a todos os servidores e servidoras desta Casa, bem como aos membros da imprensa aqui presentes.
Aos cearenses que ocupam neste momento as dependências desta Assembleia, sejam muito bem-vindos como testemunhas deste momento democrático.
Nesta data, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará inicia sua Vigésima Nona Legislatura. Isto acontece porque esta Casa teve sua composição eleita pela vontade soberana do povo cearense.
O compromisso com a continuidade de um Parlamento forte e produtivo, atento e aberto à vontade da população, será uma marca desta Legislatura.
Meus amigos e minhas amigas,
Minhas palavras iniciais são de agradecimento aos colegas parlamentares que, nesta data, elegeram a Mesa Diretora desta Casa para os próximos dois anos. Caberá a esta Mesa a condução dos trabalhos do Poder, em sintonia com o interesse público.
Estarão comigo, exercendo esta missão, os deputados Tin Gomes, Danniel Oliveira, Sérgio Aguiar, Manoel Duca, João Jaime, Joaquim Noronha, Ely Aguiar, Aderlânia Noronha e Robério Monteiro.
Grandes desafios se colocam diante de nós, colegas deputados e deputadas. O agravamento da crise de abastecimento de água porque passa nosso País é uma realidade historicamente vivenciada pelos cearenses.
Há exatos dois anos, quando assumi a Presidência desta Assembleia, afirmei, nesta tribuna:
‘Nossa geografia física é extremamente hostil ao nosso povo e estamos saindo; mas ainda não saímos da pior seca dos últimos 50 anos.’
Pois bem, meus amigos e minhas amigas: O quadro que vivíamos se agravou desde então. Pelo quarto ano consecutivo, o Ceará tem registrado chuvas abaixo da média. Precisamos agir para evitar o aprofundamento das consequências da seca, o que preocupa nossos irmãos em todos os 184 municípios.
Estamos confiantes de que, muito em breve, teremos chuvas em nosso Estado, nos permitindo acreditar na chegada de dias melhores para todos os cearenses.
Paralelo a isso, é urgente que procuremos, agentes públicos e sociedade, nos unir em busca de soluções que tenham como objetivo a economia e o uso responsável da água, evitando desperdícios.
A Assembleia já deu grandes contribuições a este assunto e não fará diferente neste ano. Estaremos prontos a agir junto ao Poder Executivo, em busca de melhores dias para a > agropecuária, a indústria e o abastecimento da população em nosso Estado.
Nos últimos oito anos, foram feitos grandes investimentos, pelo Poder Executivo, em reservatórios, adutoras e poços profundos. Estes equipamentos nos levaram a melhores condições de armazenamento, distribuição e uso da água em todo o Ceará.
A continuidade de projetos estratégicos, como o Cinturão das Águas e a transposição das águas do Rio São Francisco, demonstra o esforço permanente que temos feito nesta direção.
De igual forma, nosso País enfrenta dificuldades no que se refere ao uso da energia elétrica, exigindo de nós, homens e mulheres que abraçaram a vida pública, soluções urgentes. Historicamente, o Ceará era considerado importador de energia elétrica, sendo hoje exportador.
Sociedade cearense,
Nesta Assembleia, recebemos, cotidianamente, as mais variadas delegações, instituições e entidades para apresentar demandas de interesse da população. Todos estes segmentos têm a garantia de espaço para manifestarem suas lutas e interesses, qualquer que seja o grau de poder político ou econômico.
Implantamos a prática de interagir com o governo estadual, trazendo secretários de governo a esta Casa para apresentar o que foi feito em suas pastas e debater assuntos de interesse da população.
Fizemos e continuaremos dando curso às modernizações das instalações e equipamentos da Casa. Pretendemos atuar também treinando, desenvolvendo e valorizando nossos servidores.
Em março próximo, estaremos, por meio da nossa página na Internet, oferecendo aulas gratuitas, para todos os alunos interessados em prestar o exame do ENEM.
Meus amigos e minhas amigas,
A Assembleia tem participação efetiva em relevantes conquistas alcançadas por diversos segmentos. Isto é fruto de negociações que mediou entre entidades representativas das categorias e o Poder Executivo. Seja por meio de audiências públicas, de campanhas institucionais ou pelos pronunciamentos realizados neste Plenário, este Poder está permanentemente atento a todos os assuntos relevantes para o nosso Estado e para o País.
Estaremos de mãos dadas com o Governo do Ceará, Prefeituras Municipais e toda a nossa população, sempre buscando construir um presente mais digno e um futuro mais promissor para todos os cearenses.
Nos últimos dois anos, por exemplo, desenvolvemos as campanhas institucionais Ceará Sem Drogas e Refinaria Já: Compromisso que precisa ser cumprido.
A questão das drogas interfere diretamente nos índices de violência do Estado, sendo necessário que nos mobilizemos permanentemente para alertar os jovens sobre o tema. Esta é, antes de tudo, uma questão essencial para evitar que mais famílias cearenses venham a perder seus filhos tragicamente.
No caso da Refinaria, continuaremos firmes na nossa luta, não só por este empreendimento, mas por outros grandes investimentos que venham trazer desenvolvimento e justiça social para o nosso Estado.
Senhoras e senhores,
Ser reconduzido à Presidência da Assembleia é uma missão que recebo consciente da responsabilidade que a acompanha. A convergência de opiniões entre os colegas deputados me recoloca na linha de frente dos desafios que surgem no cotidiano desta Casa. Estou certo de que terei o apoio dos meus pares e da sociedade para bem presidir este Poder.
Na condição de militante político e de parlamentar desta Casa há 24 anos, faço um registro especial a dois grandes homens públicos com quem tenho a honra de trabalhar em defesa do nosso Estado: o ministro e ex-governador Cid Gomes e o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes. A eles, minha mais profunda admiração.
Ao governador Camilo Santana, manifesto a convicção de que conduzirá nosso Estado aprofundando conquistas e desenvolvendo novos projetos que beneficiarão a todos os cearenses.
Agradeço à minha família pelo sólido apoio, que me dá a força necessária para superar obstáculos e cumprir esta missão, que Deus e os colegas deputados me confiam.
Dirijo este agradecimento de forma especial ao meu querido pai, Chagas Albuquerque, minha referência na vida pública que, assim como eu, também teve a honra de representar os cearenses nesta Casa.  A cada um dos cearenses que em mim confiaram seus votos nas últimas eleições, dirijo um afetuoso agradecimento por me permitirem representá-los nesta Casa pela sétima vez.
No entanto, todos os conterrâneos povoam meus pensamentos e minhas ações à frente da Assembleia, casa de todo o povo cearense. Isso me norteará no exercício desta Presidência.
Um obrigado, de coração, ao querido povo de minha terra natal, o município de Massapê.
Compartilho agora pensamento de nosso poeta maior, Carlos Drummond de Andrade: Se desejarmos fortemente o melhor, e, principalmente, se lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.
A todos vocês, meu caloroso abraço.
Que Deus nos ilumine e nos permita desempenhar bem esta missão.
Muito obrigado”!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário