QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



30 de janeiro de 2015

"PREFEITURA OU ZOOLÓGICO?"



O gestor municipal de Massapê no início da década de 1990 era Jacques Albuquerque (1989-1992), que muito vaidoso, habitualmente usava sapatos engraxados e bem polidos. Em plena segunda-feira, o sapateiro Dedé Pinto, amuado de ressaca, se dirigiu até a prefeitura para entregar o par de sapatos ao então prefeito. Logo na calçada Dedé Pinto se depara com seu sogro Zé Pinto, que conversava com o Expedito Galinha D’água. Ambos perguntam:
- Tu vai entregar este par de sapatos pra quem, Dedé Pinto?
- Pro Jacques!...
No portão principal Dedé Pinto se encontra com Gerardo Gatim que já foi indagando:
- Você quer falar com quem, Dedé Pinto?
- Com o Jacques!...
No corredor Dedé Pinto cruza com seu amigo o vereador Manoel Coelho do Tangente, que o interpela:
- Em que posso lhe ajudar meu Dedé Pinto? Você vai falar com quem?
- Com o Jacques!...
Na ante-sala, Dedé Pinto se encontra com Chico Rato que o inquire:
- Dedé Pinto, tu vai falar com quem?
- Com o Jacques!...
Ao adentrar o gabinete do ilustre prefeito, Dedé Pinto foi abordado na porta por Zé Leão, que dada à sua exuberância física, mais parecia um leão de chácara, e ligeiramente esbraveja:
- Vai falar com quem, Dedé Pinto???
- Com o Jacques!!! – respondeu Dedé Pinto, no mesmo tom de voz. É que ele acabara de tomar uns tragos de cachaça serrana para melhorar da ressaca e, aporrinhado com tantas abordagens inúteis, ao se encontrar com o ilustre prefeito, também esbravejou:
- Jacques!!! Eu estou na prefeitura ou é num zoológico???
- É claro que é na prefeitura. Mas porque você me faz esta pergunta, meu amigo Dedé Pinto?
- É por que o Pintinho aqui, que nas eleições se transforma num exótico tucano, agorinha se desviou de outro pinto com bigode que estava ao lado de um gordo galinha d’água, depois me safei de um esperto gatim, em seguida me encontrei com um cordial coelho, mais adiante desviei de um ligeiro rato, depois de um enorme leão e agora me deparo diante de um formoso Cabeça-de-Fita!!!
* Em tempo: os nomes e apelidos dos personagens são reais, todos Cabeças-de-Fita de carteirinha, com exceção do protagonista, que era Tucano roxo, segundo ele, no mar, no fogo e no ar.
Uma homenagem que faz o seu primo, o historiador e escritor Ferreirinha, por ocasião da missa de 30º dia do desaparecimento de José Adalberto Pinto, conhecido por Dedé Pinto, que exerceu artesanalmente o nobre ofício de sapateiro por cinco décadas, morto aos 71 anos dia 30 de dezembro de 2014, vítima de acidente fatal – Massapê, igreja matriz, sábado, 17h, dia 31 de janeiro de 2015.
Do livro: Estórias & Casos com Causos & Histórias de Massapê – autor: Ferreirinha de Massapê.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário